Governo do Amazonas atua no controle do acesso de crianças menores de 12 anos à Festa dos Visitantes

Para promover uma Festa dos Visitantes segura para crianças e adolescentes, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), atuou no controle do acesso de menores de 12 anos ao Bumbódromo. A restrição para menores dessa faixa etária foi uma decisão conjunta entre o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o Ministério Público (MP-AM), Defensoria Pública (DPE-AM) e o executivo estadual.

Além de controlar e impedir que a determinação da Justiça fosse descumprida, a Sejusc atuou, ainda, no controle do acesso de adolescentes maiores de 12 anos, que puderam participar do evento desde que acompanhados dos pais ou responsáveis. Nos casos de adolescentes desacompanhados, foi exigida a autorização com firma reconhecida em cartório ou o documento emitido pela DPE-AM e MP-AM. 

A titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, acompanhou os trabalhos e falou sobre as poucas ocorrências registradas. Entre 17h e 22h, quando o fluxo de público foi maior nos portões de entrada, foram realizadas abordagens e orientações, sempre que necessário. 

A rede de proteção também agiu de forma coordenada e estratégica, envolvendo o MP-AM, os conselheiros tutelares de Parintins, além da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS) para o controle do acesso aos portões do Sambódromo. 

Para reforçar a orientação sobre a permissão, técnicos da Sejusc capacitaram os agentes de portaria e profissionais que atuam nas entradas. “Essa capacitação não foi somente para a Festa dos Visitantes, mas para os 4 dias de festa, o que inclui as noites do festival”, lembrou Jussara Pedrosa. Muito bom!

Promovido pela presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, o 1º Concurso de Artigos Científicos do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) premiará os dez primeiros colocados com a publicação de artigo na Revista Científica da Corte de Contas (Divulgação)

O Iº Concurso de Artigos Científicos do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) premiará os dez primeiros colocados com a publicação de artigo na Revista Científica da Corte de Contas, além de prêmios em dinheiro para os três primeiros colocados. O certame promovido pela presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, tem por objetivo incentivar a produção acadêmica e fomentar o debate sobre o papel e as competências da Corte de Contas. A execução do concurso está sendo feita pelo vice-presidente do Tribunal e presidente da comissão da Revista Científica, conselheiro Fabian Barbosa. O prazo para submissão dos artigos é até o dia 5 de julho, e pode ser feito no site do Tribunal, por meio do link https://www2.tce.am.gov.br/?page_id=71728. O autor do artigo vencedor levará o prêmio de R$5 mil em dinheiro, além da publicação na revista. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até às 23h59 do dia 5 de julho. Os interessados precisam preencher um formulário eletrônico disponível no site do TCE-AM e anexar o artigo em formato PDF, junto com documentos de identificação e comprovante de grau de escolaridade. A inscrição será confirmada por e-mail. Podem participar acadêmicos de cursos superiores de direito, administração e contabilidade, bem como graduados, pós-graduados, mestres, doutores e pós-doutores. É permitida a coautoria de até três candidatos, sendo que um dos autores deve possuir, no mínimo, título de doutor. Cada autor ou coautor pode submeter apenas um trabalho.

Um efetivo formado por mais de 100 agentes foi destacado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas para atuar na Festa dos Visitantes, que aconteceu à noite de quinta-feira (27)), em Parintins, com a apresentação dos cantores Thiaguinho e Belo. Um grupo de militares com especialistas na área de combate a incêndio, salvamento em altura, resgate, além de profissionais da área de saúde, como médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos e fisioterapeuta, estavam de serviço para atender às ocorrências de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Além do Bumbódromo, os bombeiros também atuaram na prevenção de ocorrências no aeroporto, na orla, nas estradas e área urbana da cidade com apoio de viaturas de combate a incêndio, ambulâncias e embarcações. Parabéns!

Bois Boiola e Rasgadinho celebram a diversidade em Parintins

Símbolos da diversidade em Parintins, o Boi Boiola juntamente com Boi Rasgadinho, participam pela primeira vez, no Bumbódromo, de um ato público alusivo ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ (Reprodução Internet)

Para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, os bois Boiola e Rasgadinho, que são símbolos da diversidade em Parintins, participam de um ato público alusivo à data, no Bumbódromo, pela primeira vez na história, hoje, 28 de junho. A atuação antecede a primeira noite da disputa entre Caprichoso e Garantido. A apresentação tem o patrocínio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), que é parceira nas ações da campanha “Boi-bumbá para Todos”, da Sejusc. Este é o segundo ano que o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ é celebrado durante a realização do Festival de Parintins. Em 2023, em alusão à data, os currais dos bois Caprichoso e Garantido hastearam bandeiras da diversidade. Em respeito à rivalidade, os itens tiveram suas cores alteradas: no curral Zeca Xibelão, a parte vermelha da bandeira foi substituída pela tonalidade coral. Na Cidade Garantido, o azul deu vez ao lilás. Bacana!

O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), recebe às 10h desta sexta-feira (28), no Turistódromo o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, para anunciar a parceria na promoção do 57º Festival de Parintins. Na ocasião, também será lançado oficialmente o voo Manaus-Lisboa pela companhia aérea TAP. Que maravilha!

Para quem não quer perder o 57º Festival de Parintins, e está sem muita grana, uma opção acessível é o Hotel Ilha Bela, que acena com um inusitado ‘redário’, localizado na avenida Nações Unidas, no Centro (Divulgação)

Para usufruir da natureza, tirar uma soneca ou até mesmo ler um livro ao som dos pássaros, o descanso em uma rede é ideal. Para quem não quer perder a grande festa do 57º Festival de Parintins, na qual devem comparecer cerca de 120 mil turistas, uma opção acessível aos visitantes é o Hotel Ilha Bela, um inusitado hotel de rede, localizado na avenida Nações Unidas, Centro. O hotel de rede, que funciona exclusivamente durante o período do festival, espera atender a grande demanda, oferecendo uma hospedagem econômica, segura e acolhedora. Seguindo as diretrizes da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), a hospedagem está incluída no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).  O redário oferece uma experiência única, com um ambiente funcional e confortável, com diárias a partir de R$ 150 que inclui café da manhã. Além das redes, o Hotel Ilha Bela também oferece acomodações com beliches, atendendo às necessidades de grupos e famílias que buscam conforto e economia. O hotel de rede tem capacidade para 1,2 mil pessoas. Com cinco anos de funcionamento, o hotel de rede já se estabeleceu como uma alternativa confiável para os turistas que visitam Parintins durante o festival. Coisas de Parintins!

Como parte da revitalização que o Governo do Amazonas realizou no Aeroporto Regional Júlio Belém, para o 57º Festival de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), houve a melhoria e ampliação no sinal gratuito de Wi-Fi disponibilizado aos usuários. Os serviços foram executados pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, destaca que a intenção é oferecer uma melhor experiência aos usuários do aeroporto, o que já vem sendo sentido por turistas e moradores. Foram instalados dois links de internet banda larga com velocidade de 850 mega, cada um, nas salas de embarque e desembarque, para atender até 1,4 mil usuários simultaneamente. Para conectar o celular à internet, basta o usuário acessar a rede GOV_AMAZONAS_FREE. Bela iniciativa!

Colaboradores da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), está em Parintins, intensificando as ações de vigilância sanitária para prevenir Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA), durante o Festival Folclórico (Anne Alves-FVS-RCP)

Para garantir que os participantes do 57º Festival de Parintins brinquem o boi-bumbá com segurança e saúde, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), vem intensificando as ações de vigilância sanitária para prevenir Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA). Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a vigilância sanitária contribui na prevenção de doenças, controle de qualidade de alimentos e bebidas, fortalecendo as condições sanitárias adequadas. A fiscalização sanitária está sendo realizada em serviços de alimentação, vendedores ambulantes, embarcações e eventos, no sentido de evitar não apenas prevenir doenças, como também mitigar riscos de emergências de saúde pública. É por aí!  

“Raízes, tradições e saberes”. Esses são os subtemas que vão ser abordados pelo boi-bumbá Caprichoso nas três noites do 57º Festival Folclórico de Parintins. A apresentação do projeto de arena aconteceu em coletiva de imprensa ocorrida ontem (27). A apresentação contou com a participação do presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo, além dos itens oficiais do boi como o apresentador Edmundo Oran, o amo do boi Prince do Boi, o pajé Erick Beltrão, a sinhazinha da fazenda Valentina Cid, a cunhã-poranga Marciele Albuquerque, a porta-estandarte Marcela Marialva e a rainha do folclore Cleise Simas. Segundo o presidente Rossy Amoedo, os artistas do Caprichoso tiveram liberdade para trabalhar suas alegorias e o que vai ser apresentado nas noites de festival, com integração de tecnologias, mas sem perder a essênciada tradição do espetáculo. Maravilha!

Lar de ribeirinhos e morada de quem nasce ou escolhe viver por lá, Parintins é também o berço de uma das principais identidades culturais do país. Banhada pelo imponente Rio Amazonas, é possível ver que essas águas e essa terra têm muito em comum. O gigante Amazonas recebe esse nome no estado devido ao encontro das águas dos rios Negro e Solimões e elas não se misturam. Parintins também é assim: ao mesmo tempo que se une pelo boi-bumbá, se divide pelas cores que cada um representa. A divisão da cidade a partir da Catedral fica evidente até nos detalhes. Na faixa de pedestre, um lado é vermelho, outro é azul. Bancos de praça, calçadas e placas de sinalização também ganham as cores dos bumbás, reforçando uma dualidade que se intensifica durante a semana do Festival de Parintins. Coisas que só Parintins tem!

BDay

 Simone Abrahim, Ricardo Benzecry, Lúcia Vianez Nasser, Edgard Franco de Sá, Lala Santiago (em Belém-PA), Valdir Gonçalves, Ângela Segadilha, Cinthia Fonseca, Ana Ausier, Zezé Cardoso, Dione Rocha e Vanessa Viana figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado, 28 de junho. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Sem dúvida alguma, a rainha do Festival Folclórico de Parintins 2024, é a cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira. A moça está com tudo e não está prosa. Na sua participação no BBB 24, ela mostrou a cultura cabocla e divulgou como nunca o Festival Folclórico da Ilha Tupinambarana. Isabelle é 10
Outra celebridade do momento é o avermelhado gaúcho Matteus Azevedo, namorado de Isabelle Nogueira, que já está em Parintins para acompanhar sua bela, torcendo pelo Boi Garantido
Torcedora fanática do Boi Caprichoso, Débora Benchimol largou sua confortável morada em Boca Raton, na Flórida, e já está em Parintins para prestigiar o boi do seu coração. Haja pavulice
Já minha amiga advogada Mazé Tiradentes de derrete de amores pelo boi contrário, o Garantido. Ontem, ela marcou presença na Festa dos Visitantes. Hoje, prestigia a abertura do 57º Festival Folclórico de Parintins
Daniele e Roberto Graupner Júnior este ano não irão a Parintins, resolveram aproveitar o sol de Miami para descansar e recarregar as batarias, enquanto o povo se joga nos três dias do festival. É por aí
Rui Machado reuniu ontem, um grupeto de amigas para um almoço informal no seu novo endereço no Vieiralves. Menga Junqueira, Lúcia Bittencourt, Odenir Machado e Sonia Jinkings, foram as eleitas para participar do encontro gastronômico. O Ruizinho é um anfitrião nota 10