Ministério Público fiscaliza galpões para garantir segurança durante festival de Parintins

Em fiscalização na manhã de ontem (26) na cidade de Parintins, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) constatou que o Boi Garantido não apresentou a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para suas alegorias, documentação essencial que certifica a supervisão de engenheiros e mecânicos sobre a estrutura dos carros alegóricos, garantindo a segurança da festividade.

A verificação ocorreu em preparação para o 57° Festival Folclórico de Parintins, que terá início nesta sexta-feira (28). Para assegurar o cumprimento das normas de segurança, a 3ª Promotoria de Parintins promoveu a ação em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC).

Presente à inspeção, o promotor de Justiça Caio Fenelon, da 3ª Promotoria de Justiça de Parintins, enfatizou a importância da segurança durante eventos pirotécnicos e elétricos. “É imprescindível verificar a conformidade das alturas e inspecionar as bases para garantir que o peso seja adequadamente suportado. Essas medidas são essenciais para a segurança de todos e o festival seja livre de acidentes”, afirmou Fenelon.

Além disso, na última terça-feira (25), a Promotoria de Justiça emitiu uma série de recomendações às associações folclóricas Caprichoso e Garantido. Entre as orientações, destaca-se a importância de seguir rigorosamente as normas de segurança no trabalho, bem como ter cautela no momento do içamento de equipamentos e alegorias, respeitando as restrições descritas na regulamentação e visando evitar acidentes durante o festival.

No festival do ano passado, incidentes envolvendo a queda de estruturas chamaram a atenção durante a apresentação do Boi Garantido. O soldador João Bosco e o coreógrafo Élio Siqueira foram atingidos por uma alegoria que desabou devido a uma falha na estrutura de ferro, resultando em ferimentos a ambos. Além disso, a plataforma que transportava a rainha do folclore, Edilene Tavares, desabou abruptamente.

Felizmente, a dançarina estava segura por cabos e saiu ilesa. Ainda durante o evento, um incidente adicional ocorreu quando um boneco de um carro alegórico se desprendeu e caiu na arena, mas sem causar ferimentos aos presentes. Segurança é tudo!

Em uma nova etapa da campanha solidária do Instituto Sabin irá beneficiar moradores do Rio Grande do Sul atingidos pelas enchentes com uma nova área criada no portal para a aquisição de itens que atendam às necessidades básicas da população gaúcha (Reprodução Internet)

Moradores do Rio Grande do Sul atingidos pelas enchentes serão beneficiados por uma nova etapa da campanha solidária do Instituto Sabin. Após arrecadar R$ 16,2 mil, 4 toneladas em itens de vestuário e roupas de cama, 3,6 toneladas de alimentos, 6 mil litros de água e 1,2 mil itens de higiene pessoal, as contribuições passam a acontecer por meio do site do Instituto. Uma área foi criada no portal para a aquisição de itens que atendam as necessidades básicas da população gaúcha. “A página funciona como um e-commerce solidário, no qual estão listados itens a serem doados. É importante ressaltar que existe a possibilidade de escolher doar para o Rio Grande do Sul ou uma organização na região do país de sua preferência”, explica a coordenadora do Instituto Sabin, Mayane Burti. A meta é arrecadar R$ 25 mil, sendo que, a cada real doado, o Instituto Sabin doará mais R$ 1 para ações emergenciais no estado.  Até o dia 30 de junho, é possível doar os seguintes itens: Teste de Covid (R$ 5,50), Cobertor (R$ 40,00), Kit Saúde – algodão, luva, bandagem e outros (R4 80,00) e Cesta básica (R4 150,00). Que tal colaborar e ajudar nossos irmãos do Rio Grande do Sul?

O Amazonas Shopping está oferecendo uma série de serviços até esta sexta-feira (28), voltados para  à pessoa idosa. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana. A iniciativa faz parte da campanha Junho Violeta, que tem o objetivo de alertar para a conscientização e combate à violência contra os idosos. Entre os serviços oferecidos estão a oferta de crédito para anciãos, empreendedores, emissão de credencial de estacionamento, da carteira do idoso e cadastro em programas sociais. Os serviços estão disponíveis até sexta-feira (28), das 10h às 17h, na Praça de Eventos Rio Solimões, próximo ao Rei do Mate. Muito bom!

Sempre inovando e se consolidando nas grandes campanhas, a Vivo mais uma vez figura na lista de patrocinadores oficiais do Festival Folclórico de Parintins (Divulgação)

A empresa se consolida, mais uma vez, como Patrocinadora Oficial do Festival de Parintins. Duclerc Ladeia, novo diretor da Vivo na Regional Norte, estará na cidade para acompanhar de perto as ações da empresa na Ilha. Com o mote “Paixões do Norte, orgulho do Brasil”, a marca preparou uma série de ações pela cidade, como no Porto, praça da Catedral e Bumbódromo, com estações para descanso do brincante enquanto o aparelho celular é carregado, maquiadores, e jogos interativos envolvendo músicas dos bois e brindes. Além disso, clientes do Vivo Valoriza, programa de relacionamento da empresa, e influenciadores estão entre os convidados para viver experiências únicas no Camarote da marca. E, para aproximar ainda mais a marca dos amazonenses, contratou a dupla de artistas Curumiz, que desenvolveu a arte da identidade visual para a Vivo. Maravilha!

No coração da Amazônia, o Festival Folclórico de Parintins transcende a celebração cultural, estabelecendo-se como uma plataforma dinâmica para marcas que almejam uma conexão mais profunda e interativa com o público. Durante a edição da ópera a céu aberto, que começa com a Festa dos Visitantes, nesta quinta-feira (27), e segue com as apresentações de Caprichoso e Garantido, sexta-feira, sábado e domingo (28 a 30), visitantes e moradores têm a oportunidade de vivenciar emoções diversas, que vão da beleza da festa e da representação da tradição dos bumbás, às ativações inovadoras das grandes marcas, que se superam a cada ano para surpreender o público. À frente de algumas dessas principais marcas presentes no evento está a Varanda Multiagência, que já tem 18 anos de atuação no festival. Este ano, a empresa é responsável pela concepção e execução do projeto Praça Coca-Cola (na Praça do Japonês), por ações em Pontos de Venda (PVs), espaços instagramáveis que estão viralizando na cidade e ativações inovadoras que envolvem o público em brincadeiras e experiências de degustação, além de estimular a consciência ambiental, em programação que convida-o à arregaçar as mangas e ajudar a limpar as áreas onde os barcos ficam ancorados. É por aí!

A bela Marciele Albuquerque, cunhã-poranga do Boi Caprichoso, realiza o processo de carboneutralização de suas atividades enquanto item Carbono Neutro do Festival de Parintins (Divulgação)

Mais de 120 mil pessoas devem passar pelo Festival Folclórico de Parintins, que acontece entre os dias 28 e 30 de junho. Como um verdadeiro símbolo da Amazônia e uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil, o Festival também é uma importante ferramenta de promoção e conscientização ambiental. Pensando nisso, Marciele Albuquerque, cunhã-poranga do Boi Caprichoso, realiza o processo de carboneutralização de suas atividades enquanto item do boi. A iniciativa é realizada em parceria com o Idesam (Instituto de Desenvolvimento da Amazônia), que também realizará outras ações de conscientização do público durante o Festival. Por meio do Projeto Carbono Neutro (PCN), o Instituto está medindo as emissões de carbono de Marciele desde janeiro até o período do Festival de Parintins. O levantamento das emissões está sendo feito a partir do consumo de energia elétrica e deslocamentos terrestre e aéreo. A estimativa é que o trabalho seja concluído no mês de julho. “Minha relação com a natureza vem de casa, aprendi com minha família. Eu sou filha da terra, sou munduruku e a Amazônia me inspira! Este ano, minha parceria com o Idesam. tem algo que cabe no momento que estamos vivendo, de emergência climática: ser o primeiro item carbono neutro do Festival de Parintins é minha evolução dentro e fora da arena. Com esse tipo de ação, todos saem ganhando”, comemora Marcielle Albuquerque. “O CO2 desempenha um papel importante para que exista vida no planeta, mas quando liberado em excesso causa efeitos devastadores e um desses efeitos são as mudanças climáticas. Nosso objetivo é conectar pessoas à floresta por meio do plantio de árvores, tornando possível que elas se responsabilizem pelo impacto causado ao planeta”, afirma Kate Guimarães, coordenadora do Projeto Carbono Neutro do Idesam. Maravilha!

Integrante do grupo ALLOS, em parceria com o Instituto da Criança, o  Manauara Shopping, aderiu à campanha “Vem Doar Alimentos”, que arrecada itens não perecíveis para famílias de baixa renda atendidas por organizações sociais. A campanha vai até 7 de julho e beneficiará a Casa Vhida – Associação de Apoio à Criança com HIV, sediada no bairro Dom Pedro. A população pode contribuir com alimentos não perecíveis, como arroz, macarrão, trigo, fubá, açúcar, feijão, enlatados, leite, biscoitos, sal, café e óleo, entre outros. Alimentos perecíveis não serão aceitos. As doações devem ser entregues no ponto de arrecadação localizado no Piso Tucumã, em frente à Comepi. .A Casa Vhida oferece suporte médico, psicológico e social a crianças que vivem com HIV. Campanhas como esta são importantes para ajudar a suprir necessidades básicas e fortalecer a rede de apoio a essas famílias. Quem quiser conhecer mais o trabalho da instituição pode entrar em contato pelo Instagram @casavhida, ou pelo telefone (92) 3656-1250.

Os pais e responsáveis que desejam investir na educação dos filhos podem contar com a expertise das Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS). O Pinocchio Centro Educacional e o Colégio Martha Falcão acabam de abrir matrículas para o segundo semestre de 2024 e oferecem diversas vantagens aos alunos transferidos. Entre elas, isenção do pagamento da matrícula (referente à primeira parcela da semestralidade) e desconto para crianças da mesma família, além de valor promocional para o uso das plataformas e agenda utilizadas pelas instituições. “O Pinocchio e o Martha Falcão contam com uma infraestrutura diferenciada e completa para atender os alunos, além de uma equipe de excelência, com formação e experiência na área de educação, incluindo assistência psicopedagógica, psicológicas. pedagogas especializadas e um corpo docente competente e experientes, informa a diretora das INFS, Nelly Falcão de Souza. Outro diferencial do Pinocchio e do Martha Falcão é a metodologia aplicada, que foca na formação integral de seus alunos, com proposta socioconstrutivista, desenvolvendo programa socioemocional e de educação ambiental. Projetos sociais e voluntários também são desenvolvidos pelas duas instituições, estimulando os alunos e toda a família a se engajarem em prol do próximo. Ao longo do ano, dezenas de ações são realizadas e ajudam pessoas em vulnerabilidade social e econômica que residem em Manaus, no interior do Amazonas ou até mesmo em outra região do país, como aconteceu recentemente com as doações destinadas para a população do Rio Grande do Sul. Coisa boa!

Entrando no clima do Festival de Parintins 2024, os Postos Equador, principal rede de combustíveis da Ilha Tupinambarana, estão repletos de novidades para os moradores e visitantes que vão curtir a maior festa folclórica do País. As novidades começam com a reinauguração dos quatros postos da rede na Ilha. Esses postos, em Parintins, destacam agora a marca da bandeira nas cores em azul e também em vermelho, numa homenagem aos bumbás Caprichoso e Garantido, celebrando a tradição, a cultura que representa a Amazônia e seguindo um caminho que outras grandes empresas também adotaram. Durante esta semana, os postos Equador em Parintins estarão realizando uma promoção especial: a cada R$ 30 em abastecimentos em uma das unidades, os clientes ganham um copo exclusivo e comemorativo do 57º Festival. Os copos tem as cores dos bois para que cada torcedor possa escolher o seu favorito. A promoção é válida enquanto durarem os estoques.

A Amazonastur lançou, ontem (26) a quarta edição do Turistódromo, na praça da Catedral, centro de Parintins. O espaço dedicado aos turistas oferece serviços essenciais de informações úteis e seguras para uma experiência mágica na Ilha Tupinambarana. O Turistódromo conta com um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), onde atuam os turismólogos da Amazonastur preparados para atender os visitantes. O centro especializado conta com a participação de 16 instituições estaduais, onde o turista pode procurar atendimento para participar das ações que ocorrem no espaço.  “Como sempre nos diz o governador Wilson Lima, o turismo pode se tornar uma das maiores matrizes econômicas do nosso estado. Parintins é um exemplo disso, o turista sai da ilha encantado”, afirma Ian Ribeiro presidente da Amazonastur. 

A Tap Air Portugal anuncia a retomada dos voos entre Lisboa e Manaus, capital do estado da Amazónia, a operação terá três voos semanais, com escala em Belém, que acontecem às segundas, quartas e sextas. O primeiro voo está marcado para o próximo dia 4 de novembro. A notícia não poderia ser melhor, doravante o amazonense não terá que se deslocar até a capital paraense para voar até Lisboa. Parabéns para nós!

BDay

José Artur de Oliveira, Lourdes Buzaglo, Otoni Mesquita e Dulce Almeida figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira, 27 de junho. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Amigo querido que a vida meu deu nesses anos, o empresário Jose Artur de Oliveira é um dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. A data será celebrada com sua Gracélia (outra amiga que amo), em um caprichado jantar à luz de velas. Bonjour mon cher
Outra renomada aniversariante de hoje, é a Lourdes BuzagIo, ícone do cerimonialismo amazonense e celebrada personalidade da alta sociedade manauense. Parabéns, minha querida
Goiano de raça, Luismar Rocha brilha há mais de 30 anos no colunismo social da gostosa cidade de Itumbiara, na divisão dos estados de Goiás e Minas Gerais. Um gentleman, esse amigo querido
Desanuviando a cuca no Belo Rio, cidade que ama de paixão, a comunicadora Baby Rizatto batendo pernas ontem à noite na orla carioca com o amigo Luiz Freitas de Araújo Filho, um manauense que mora por lá há mais de 50 anos. Gosto deles demais
Personalidade estimada da alta sociedade manauense, a querida Ana Rita Antony volta a nos brindar com seu programa ao vivo “Sempre aos Domingos”. pelas ondas da rádio FM do Povo. Sucesso, amiga querida
Wladmir Motta, diretor responsável e fundador da Varanda Multiagência, já está em Parintins para comandar. Este ano, a empresa é responsável pela concepção e execução do projeto Praça Coca-Cola (na Praça do Japonês) e por ações em Pontos de Vendas. Vai ser o máximo