Sedecti alinha apoio da GIZ para criação do Plano Estadual de Bioeconomia

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) alinhou, ontem (19), o apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) nas ações voltadas à implementação de projetos de Bioeconomia para o estado, incluindo a elaboração do Plano Estadual de Bioeconomia. 

O titular da Sedecti, Serafim Corrêa, que participou das discussões, destacou que a colaboração com a GIZ é importante para o desenvolvimento sustentável do Amazonas. “Estamos empenhados em criar um plano de bioeconomia que não só promova o crescimento econômico, mas que também valorize e preserve os recursos naturais e as comunidades locais”. 

A diretora de Projetos da GIZ, Tatiana Balzon, explicou que foi alinhado o apoio da agência na criação do Plano Estadual, cujas ações serão discutidas com a sociedade, e que a colaboração com a GIZ vai além do apoio financeiro, abrangendo também consultoria técnica e estratégica para a criação de um plano abrangente e eficaz. 

Também participaram da reunião o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama), Aluizio Barbosa, que esteve presente nas articulações de apoio da GIZ, a assessora do Departamento de Bioeconomia e Ações Estratégicas, Beatriz Rocha, e demais técnicos da Companhia. É por aí!

O ouvidor Mario de Mello apresentou uma série de iniciativas da Ouvidoria do TCE-AM, destacando programas inovadores como “Aluno Ouvidor”, “Ouvidoria na Comunidade”, “Ouvidoria Ambiental” e “Ouvidoria +Presente” (Divulgação)

Em um encontro que reuniu mais de 350 servidores de 33 tribunais de contas do país, o conselheiro e ouvidor do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Mario de Mello, reforçou o compromisso da corte de contas amazonense com a transparência e a melhoria contínua de suas práticas institucionais. Durante o Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas (ENCCO 2024), realizado entre os dias 18 e 20 de junho em Sergipe, o ouvidor Mario de Mello apresentou uma série de iniciativas da Ouvidoria do TCE-AM, destacando programas inovadores como “Aluno Ouvidor”, “Ouvidoria na Comunidade”, “Ouvidoria Ambiental” e “Ouvidoria +Presente”. Em sua apresentação, Mario de Mello também citou um trecho da Constituição de 1988 para enfatizar a importância da atuação dos servidores do tribunal frente às demandas da população. “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. Com essa fala, o conselheiro destacou como a visão constitucional deve guiar a atuação dos servidores públicos, reforçando a necessidade de uma administração pública mais eficiente, justa e alinhada aos interesses dos cidadãos. Muito bom!

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) realizam nesta quinta-feira (20), o “Fórum Técnico da Reforma Tributária”, com o objetivo de analisar os impactos da PLP 68/2024 na Zona Franca de Manaus; apresentar e discutir proposta de melhorias no arcabouço regulatório. A convenção ocorrerá às 14 horas, na sede da Fieam, auditório Ernani Leão de Freitas – 4º andar, e contará com a presença da diretora da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério de fazendo (SERT/MT), Camila Cavalcante, e o auditor fiscal Roni Peterson Brito.

Em Humaitá, o procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, troca impressões com presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e CNJ, ministro Luís Roberto Barroso (Divulgação)

Representando o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), o procurador-geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, acompanhou a abertura dos trabalhos da 1ª Edição da Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal de 2024, realizada no Sul do Estado, nas cidades de Humaitá e Lábrea. A ouvidora-geral do MPAM, procuradora de Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva, e o promotor de Justiça Christian Anderson Ferreira da Gama participaram da solenidade. Coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e capitaneada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, a ação iniciou na segunda-feira (17) e segue até o dia 21 de junho, no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Tarcila Prado de Negreiros Mendes, na BR-230, em Humaitá. A ideia do CNJ é, em poucos minutos de audiência, permitir que, em “uma única ação, sejam resolvidas demandas em localidades nas quais foram identificadas pouca presença do Estado e alto índice de litígios de grande repercussão e complexidade”. A Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal é dividida em três eixos de atuação, segundo o CNJ: ambiental, acesso à Justiça e à cidadania e coleta de dados.

A época mais gostosa do ano chegou e o Millennium Shopping está preparando uma grande festa para os seus clientes, com bolo de milho, maçã do amor, cocada, brincadeiras, quadrilha e forró. O ‘Arraiá Bondimais’ vai acontecer nos dias 12, 13 e 14 de julho, no estacionamento, no piso G3 do mall. Atrações musicais, gastronomia e entretenimento fazem parte do arraial que promete ser o mais completo de Manaus. Tudo em um espaço de 5 mil metros quadrados de festa, com segurança, conforto, localização privilegiada e estacionamento. A programação inicia às 18h, é gratuita e voltada para toda a família. Além disso, o arraial vai contar com espaços pet, kids e instagramável para quem quiser fazer registros da festa. Maravilha!

O homenageado Pedro Monteiro acompanhado dos pais, Martha e Carlos Rosas, e de sua mulher, Karine (Divulgação)

O empresário e diretor da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Pedro Monteiro recebeu, na terça-feira (18), a ‘Medalha do Mérito Empresarial J. G. Araújo 2024’ da Associação Comercial do Amazonas (ACA), em cerimônia que ainda oficializou a posse da nova diretoria (biênio 2024/2026) e comemorou os 153 anos da entidade, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). Pedro é sócio proprietário da empresa Virrosas Alimentos, existente há 111 anos no mercado amazonense. O homenageado aproveitou a ocasião para agradecer aos colaboradores, parceiros e familiares, que juntos impulsionam os negócios da empresa, com foco na inovação e na sustentabilidade, e contribuindo para o desenvolvimento do Amazonas. Os empresários Radyr Gomes de Oliveira, William Assef Abrahim, Leonarda Safira Gaspar Pinheiro e Maria da Paz Nunes também receberam a Medalha do Mérito Empresarial J. G. Araújo.

A proposta do desfile do artista e gestor cultural, Roberto Batista, é uma forma de mostrar seu aprendizado na vivência como artista de figurino no Festival Folclórico de Parintins e de sua vivência com o candomblé (Divulgação)

O desfile Encantaria – intervenções de moda étnica, confirmado para 21 de junho, às 18h, no Mercado Leopoldo Neves, em Parintins-AM, é a contrapartida social do projeto homônimo, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult). A proposta do projeto do artista e gestor cultural, Roberto Batista, nasceu como forma de mostrar o aprendizado na vivência como artista de figurino no Festival Folclórico de Parintins e da sua religiosidade no candomblé.  “Povo da Mata”, “Fios e Contas”, “Penachos”, “Paramentas” e “Terreiro” são os nomes escolhidos para demarcar os grupos das 20 peças confeccionadas por Roberto Batista. “Estamos propondo mostrar à cidade, a produção do que fazemos e podemos. Ao final do projeto, a ideia é criar um catálogo de moda, composto pelas coleções apresentadas na passarela, após o desfile. Maravilha!

Com a mesma magia que encantou o público em 2015, quando levou para casa o Oscar de Melhor Animação, “Divertida Mente 2” retorna ainda mais emocionante às telas do cinema, navegando pela mente de Riley, que agora enfrenta as turbulências da adolescência. O filme estreia nesta quinta-feira (20) nas salas do Cinépolis do Shopping Ponta Negra, com 22 horários disponíveis. Quem for assistir ao filme no sábado ou no domingo, dias 22 e 23 de junho, vai receber gratuitamente algodão doce com as cores dos personagens. A ação inicia a partir das 15h, no piso L3, próximo ao cinema. O brinde tem quantidade limitada e será distribuído conforme o estoque. Que tal?

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE/AM) promoveu à tarde de ontem (19), uma sessão especial para celebrar os 120 anos do Jornal do Commercio (JC). A propositura foi do deputado Adjuto Afonso. O CEO do JC, Sócrates Bomfim Neto e sua mãe, Selma Bonfim encabeçaram a lista dos 17 homenageados, composta por antigos e atuais colaboradores do tradicional matutino amazonense. O Plenário Ruy Araújo ficou lotado de convidados que foram prestigiar os consagrados da data, inclusive, este colunista. Estou na maior pavulice, afinal, ser honrado em vida é privilégio de poucos. As fotos da Galeria são do movimentado evento são da Cleide Sousa.

BDay

Sigrid Simonetti, Maneca Chaves, Heleninha Monteiro de Paula (no belo Rio), Claudio Valente (em Goiânia-GO), Nilce Lobo, Jean Beltrão (em Parintins-AM) e Rachel Pacheco e figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira, 20 de junho. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

O CEO do Jornal do Commercio, Sócrates Bomfim Neto e sua mãe, empresária Selma Bomfim, encabeçaram a lista dos 17 homenageados pelo parlamento amazonense
Este colunista exibe com orgulho o diploma concedido pela ALE-AM, alusivo aos 120 anos do tradicional Jornal do Commercio
Assessora Cleide Sousa e a colunista Mazé Mourão, que também foi pinçada para receber a honraria concedida pela ALE-AM
Colaboradoras do Jornal do Commercio, Suely Vasconcelos e Adriane Oliveira, que também foi homenageado no festejo dos 120 anos do Jornal do Commercio
Ricardo-Carmen Novoa Silva e o colunista do JC, Carlos Aguiar também foram prestigiar a homenagem da ALE-AM ao centenário Jornal do Commercio
Socorro Siqueira, Luciana Felicori, Dione Rocha e Iriane Raposo da Câmara, também marcaram presença na homenagem ao JC