Começou, ontem (08) e segue até esta terça-feira (09), o período para confirmação do reordenamento de estudantes da rede pública de ensino, para o ano letivo 2024. Para efetuar o processo de matrículas, os pais e responsáveis devem realizar a entrega obrigatória da documentação na unidade escolar. No processo de reordenamento, a escola informou aos responsáveis para qual unidade de ensino o aluno seria encaminhado para dar continuidade aos estudos em 2024.
De acordo com a Gerência de Matrículas da Secretaria de Educação, sem a entrega dos documentos, a vaga fica disponível no sistema, podendo ser reservada por outro candidato no período de matrícula de novos alunos. O responsável precisa ir até a nova escola para apresentar os documentos.
A diretora de Planejamento da secretaria, Cristina Bentes reiterou, a necessidade de entrega da documentação mesmo para os casos em que os pais não concordem com a unidade escolar em que o filho foi reordenado.
“Após o reordenamento automático, se o candidato não entregar os documentos, ele não efetivou a matrícula. Nos casos em que os pais não estejam satisfeitos com a escola que o filho foi reordenado, é fundamental garantir a vaga nessa escola para, depois poder solicitar a transferência, conforme o cronograma do calendário de matrículas 2024”, enfatizou a gerente Cristina Bentes.
Para confirmar a matrícula na escola, é preciso apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento (original e cópia); CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de idade; comprovante de residência (cópia do último mês que anteceder a matrícula); cartão de vacinação (cópia); duas fotos 3X4 recentes do aluno e documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula.
Entre 10 e 11 de janeiro, serão realizados os atendimentos para alunos com deficiência (de todos os ensinos), tanto em caso de transferências, quanto de novos estudantes PCDs. de 12 a 16 de janeiro, será o período de transferência entre os demais alunos da rede. O processo de matrícula para novos alunos acontece de 17 a 19 de janeiro. A programação do Calendário de Matrículas de 2024 pode ser acompanhada pelo site matriculas.am.gov.br.
Em medida cautelar, TCE-AM suspende contratação de R$119 milhões da Prefeitura de Manaus
Em medida cautelar publicada nesta segunda-feira (08), a presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, suspendeu contratação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) avaliada em R$119,1 milhões. A contratação realizada pelo órgão da Prefeitura de Manaus foi realizada por meio de dispensa de licitação. A decisão foi publicada, na íntegra, no Diário Oficial do TCE-AM, e pode ser acessado em doe.tce.am.gov.br. No entanto, de acordo com o relatório apresentado, a contratação ocorreu no dia 29 de dezembro, quando a estiagem severa dos rios já não estava mais causando prejuízos à população. Foi apontado na representação que a dragagem dos igarapés não seria viável durante o período atual de cheia, e que essa ação deveria ter sido realizada nos piores meses de setembro e outubro, quando a estiagem estava mais intensa. A decisão foi publicada, na íntegra, no Diário Oficial do TCE-AM, e pode ser acessado em doe.tce.am.gov.br. (Fonte D24 Am)
Democracia
Será hoje, o espetáculo justo, oportuno e memorável, da pantomima cívica. Puxão de orelhas e lição para açodados e baderneiros. O novo panteão das liberdades democráticas será inaugurado no Salão Negro do Congresso, que receberá centenas de democratas e patriotas. O povão não foi convidado. Assistirá tudo por telões. O Brasil e o mundo estarão atentos para os marcantes discursos. Difícil prevê qual será o mais emocionante. Como 2024 é ano de eleições, todos enfatizarão que não se bate na democracia nem com uma flor. Os 3 poderes da República existem, pelo menos no papel, para defender os legítimos interesses da coletividade. O 8 de janeiro de 2023 fechou as feridas. O implacável xerife Alexandre de Moraes penalizou acusados com condenações avaliadas exageradas por juristas. Outras ganharam penas suaves, premiadas com tornozeleiras. Outra turba, mais felizarda, mereceu grãos de bondade do coração do ministro da Suprema Corte. Estão livres, leves e soltos, como cantam os versos do imortal Gilberto Gil. ( Vicente Limongi Netto)
Exposição japonesa acontece no Centro Cultural Palácio da Justiça
O Governo do Amazonas, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa, traz para o Centro Cultural Palácio da Justiça a exposição “Ambientes Construídos: um guia alternativo do Japão”. A mostra acontece de 10 de janeiro a 03 de fevereiro, de forma aberta ao público, e conta com uma cerimônia de abertura fechada para a imprensa e convidados às 19h desta terça-feira (09). A exposição, realizada pelo Consulado-Geral do Japão em Manaus e pela Fundação Japão, tem como foco arquitetura, construção civil e engenharia ambiental, com finalidade de promover o intercâmbio cultural e artístico entre o Japão e o Brasil. A exposição reúne vários painéis de obras relacionados a paisagens e construções japonesas consideradas como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, apresentados em fotografias, textos e vídeos. Os elementos são montados de forma que os visitantes possam visualizar tridimensionalmente os arquipélagos que formam o Japão. Vale a agendar!
Boneca Kamélia abre oficialmente o Carnaval 2024 em Manaus
A emblemática boneca Kamélia desembarcou em Manaus, à noite de sábado (06), no aeroporto internacional Eduardo Gomes, onde recebeu a “chave da cidade”, dando início oficial às festividades carnavalescas na capital amazonenses. Em seguida uma animada carreata dirigiu-se até a sede do Olímpico Clube, onde aconteceu o “Baile de Chegada”. A tradição de chegada da Boneca Kamélia é regulamentada pela Lei n. 1722/13, de autoria do então vereador Arlindo Júnior, e reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas desde 2015 e é celebrada como parte integrante da história cultural de Manaus.
Amazonas é o primeiro estado do Brasil a adotar software Smart para monitoramento da biodiversidade
O Amazonas é o primeiro estado brasileiro a adotar oficialmente em sua base de coleta e armazenamento de dados ambientais uma ferramenta que une tecnologia, ciência e o conhecimento tradicional para fortalecer o monitoramento da biodiversidade, facilitar a gestão e aumentar a proteção de Unidades de Conservação (UC). O software Smart está em implementação pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema), com apoio da Wildlife Conservation Society (WCS Brasil) e WWF Brasil. O software Smart já é utilizado em mais de 600 áreas protegidas de 55 países. No Amazonas, a ferramenta já é utilizada em 12 UC Estaduais. Parceira da implementação do projeto, a WCS Brasil formou 24 monitores comunitários em cinco áreas protegidas no interflúvio dos rios Purus e Madeira: Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Igapó-Açu, RDS Rio Madeira, RDS Rio Amapá, RDS Matupiri e Parque Estadual Matupiri. As áreas protegidas são estratégicas por integrarem a proposta de criação do Mosaico de Áreas Protegidas no Baixo Rio Madeira. A iniciativa faz parte do projeto Conservando Juntos, em parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e a WCS Brasil, apoiado pela Sema.
Inspirada no verão a Vivo convida as pessoas a curtirem a estação mais esperada do ano
O verão chegou e para celebrar a estação mais amada pelos brasileiros, a Vivo lança uma nova campanha apresentando seu memorável ícone, o Vivinho, em formatos diferenciados que fazem relação à elementos dessa estação, como uma boia gigante de piscina, brinquedos de praia e até uma ilha. Criada pela Africa Creative, a campanha reforça o posicionamento de marca “Tem Tempo pra Tudo” trabalhado ao longo do último ano e faz um convite para as pessoas viverem o verão no seu tempo. A campanha conta com filmetes que serão veiculados em Pay TV e mídia online, além de uma grande estratégia de mídia exterior desenhada pela Galeria.ag, por meio de seu hub de OOH Vitrine, que levará todos os Vivinhos estilizados para dezenas de formatos de out of home dentro dos principais aeroportos do país, grandes capitais e nos destinos mais procurados durante esse período de férias.Muito bom!
Amazonas inova com uso de tecnologia compacta durante operações
O Amazonas é o primeiro estado do Brasil a utilizar câmeras móveis em formato compacto, em operações policiais com foco no combate à criminalidade. A ferramenta está sendo empregada durante o cumprimento da operação Impacto, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O “paredão móvel” é um sistema de videomonitoramento capaz de identificar restrições em veículos que circulam no perímetro onde as câmeras são colocadas. A partir das informações captadas pela ferramenta, os militares que atuam em cumprimento de operações policiais passarão a realizar abordagens com mais precisão de carros ou motos suspeitos. As ações que ocorrem com o apoio da ferramenta têm como objetivo reduzir os índices de criminalidade em Manaus, e continuarão sendo realizadas em diferentes zonas da capital do Amazonas de forma itinerante. Muito bom!
Dia Nacional de Combate à Tortura
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.797, que institui o Dia Nacional de Combate à Tortura, a ser celebrado, anualmente, no dia 14 de julho, em todo o país. O texto foi publicado ontem (08), no Diário Oficial da União. A iniciativa reforça o compromisso assumido pelo Brasil de tomar medidas eficazes de caráter legislativo, administrativo, judicial ou de outra natureza para prevenção e combate à tortura. A data remete a 14 de julho de 2013, quando o ajudante de pedreiro Amarildo de Souza foi detido e levado para a base da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), da Polícia Militar do Rio de Janeiro, na comunidade da Rocinha. De acordo com a Justiça, ele foi torturado e morto por agentes na sede da Unidade. O corpo não foi encontrado até hoje.
BDay
Afrânio Pio de Souza, Karla Henderson, Álvaro Siqueira, Heloísa Helena Veloso de Lima, Marcelo Serafim, Helen Coimbra, Pedro Mendonça, Jader Rezende (em Belo Horizonte-MG), Guto Oliveira, Marcelo Serafim, Claudio Fonseca. Geraldo Catunda e Fábio Augusto Maciel (em Belém-PA) figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA