Teatro Amazonas poderá tornar-se Patrimônio Mundial nos próximos anos

O Teatro Amazonas e o Theatro da Paz, localizados em Manaus (AM) e Belém (PA), poderão ser reconhecidos como Patrimônio Mundial pela Unesco. O primeiro passo para a elaboração da candidatura dos Teatros da Amazônia será dado entre os dias 13 e 15 de dezembro, quando ocorre a primeira oficina de mobilização no Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, Centro de Manaus). O evento, aberto ao público, inicia nesta quarta-feira (13), às 14h. 

Símbolos máximos do ciclo da borracha na região, os teatros de Belém e Manaus representam as artes, a arquitetura e a história da Amazônia, e a relação da região com a economia e a geopolítica internacional entre os séculos XIX e XX.

A oficina de mobilização envolve os governos dos estados do Amazonas e Pará, prefeituras de Manaus e de Belém, representações da sociedade civil, pesquisadores e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que deve coordenar o processo da candidatura e apresentá-la, representando o Brasil, ao Centro do Patrimônio Mundial da Unesco. 

A abertura, nesta quarta-feira (13), irá contar com a apresentação de conceitos, princípios e procedimentos para a candidatura a Patrimônio Mundial. Na sequência, serão expostos os requisitos de proteção, conservação e gestão do Teatro Amazonas e do Theatro da Paz. Durante a semana, a programação segue com visitas técnicas e discussões para elaboração das ações previstas nos próximos anos.  

O Teatro Amazonas, tombado como primeiro monumento em Manaus pelo Iphan, acumula uma história de 127 anos.  “O Teatro Amazonas é um símbolo do processo de modernização nacional, impulsionado pelo ciclo da borracha, refletindo a influência europeia através de um padrão estético eclético com uma arquitetura que incorpora elementos indígenas e referências da flora e fauna regional”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz. 

Para a secretária de cultura do Pará, Úrsula Vidal, o reconhecimento do Theatro Nossa Senhora da Paz valoriza o espaço e o fomento às artes com dimensão planetária. “A candidatura pelo reconhecimento da Unesco a estes dois extraordinários patrimônios arquitetônicos, no coração da Amazônia urbana, tem um valor mais do que simbólico para o Brasil. Nossa região irá sediar a COP 30, em 2025, e o turismo receberá um significativo impulso. As duas casas de espetáculos já são uma referência cultural da Amazônia, dentro do Brasil”, contextualizou a secretária. Maravilha!

Governo do Amazonas garante no STF votação favorável ao uso de créditos de ICMS da ZFM

Governo do Amazonas garante no STF votação favorável ao uso de créditos de ICMS da Zona Franca de Manaus (Mauro Neto)

O estado do Amazonas conquistou uma vitória histórica para o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), após o Supremo Tribunal Federal (STF) finalizar, na segunda-feira (11), o julgamento de ação ajuizada pelo governador Wilson Lima, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM), validando o uso de créditos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) da ZFM. A Suprema Corte derrubou as autuações da Fazenda do Estado de São Paulo que rejeitavam esses créditos, e proibiu novas medidas nesse sentido. Os ministros do STF acolheram, de forma unânime, a tese defendida na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1004 ajuizada contra o conjunto de autuações do Fisco Paulista e de decisões proferidas pelo Tribunal de Impostos e Taxas paulista que, desde março de 2022, passou a não mais reconhecer os créditos oriundos da ZFM. “Essa decisão do STF a favor do Amazonas é mais uma vitória da Zona Franca de Manaus. A Constituição Federal garante que incentivos fiscais relativos ao ICMS sejam concedidos às indústrias instaladas aqui sem exigir a anuência dos demais Estados e do Distrito Federal e assim vai continuar sendo. Agradeço aos ministros que entenderam a ação que ingressamos por meio da Procuradoria Geral do Estado”, disse o governador Wilson Lima. Que boa notícia!

Fim da seca no Rio Negro

Ainda sob efeitos da seca, todas as 62 cidades do Amazonas, incluindo Manaus, seguem em situação de emergência. O boletim divulgado pelo Governo do Estado no domingo (10) informa que a estiagem continua afetando 599 mil pessoas. Embora a seca tenha chegado ao fim no Rio Negro, em Manaus, e os sinais da cheia já comecem a aparecer no Rio Solimões, no interior do Amazonas, os impactos da estiagem se prolongaram. Durante a pior fase no interior do Estado, a seca histórica provocou a morte de botos e peixes. A estiagem também criou bancos de areia – porções de terra que deslocam para o meio do rio – que deixaram embarcações encalhadas. Em Manaus, o Rio Negro registrou a pior seca em 121 anos de medição. Após oscilar entre subidas e descidas, o Rio Negro atingiu a estabilidade no dia 17 de novembro, quando marcou 12,96 metros. Desde então, as águas estão subindo de forma contínua. No dia 27 de novembro, o Rio Negro voltou a ficar acima dos 14 metros e, na quinta-feira, 7 de dezembro, registrou uma cota de 14,97 metros. Coisa boa!

‘Natal em Rede’ leva espetáculo natalino para a população do interior do Amazonas 

A cantata “O Mundo Encantado do Natal” garante programação para toda a população do Amazonas (Marcely Gomes)

Do palco às telas, “O Mundo Encantado do Natal” garante programação para toda a população do Amazonas. A partir desta sexta-feira (15), o inédito “Natal em Rede” leva para o público do interior, com transmissão online pelo Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, o espetáculo musical “Simplesmente Natal”, que também estará disponível para o público em geral no Youtube da Cultura do AM. Promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a ação integra o interior do Estado à programação natalina. Tendo o coro como seu grande ator, “Simplesmente Natal” é uma cantata composta pelo núcleo musical do Liceu, com os corais Adulto e Infantojuvenil, Orquestra Jovem e Quarteto de Cordas, além do Grupo Experimental de Teatro, que cantam a história do nascimento de Jesus de forma linear e simples. As primeiras localidades a receber a programação, no dia 15 de dezembro, são os municípios de Lábrea e Manacapuru, além da comunidade Vila Amazônia, que prestigiarão o musical, às 9h, nas Salas de Cultura. Os demais municípios receberão a transmissão até dia 22 de dezembro.

Grupo de trabalho discute estratégias de recuperação da BR-319

O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro conduziu, na segunda-feira (11), em Manaus, a 2ª reunião do grupo de trabalho que debate as soluções e alternativas para melhorar a infraestrutura da BR-319 AM/RO. Acadêmicos da região, sociedade civil e representantes do setor produtivo contribuíram com propostas e sugestões de recuperação da rodovia, que interliga 22 municípios na Floresta Amazônica, e vai de Manaus (AM) a Porto Velho (RO). Também participaram do encontro o subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides; a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse; e o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) do Amazonas, Orlando Fanaia. Fica o registro!

Ações sociais do Uninorte beneficiaram mais de 14 mil pessoas em 2023

O projeto Bike Sem Barreiras, do Uninorte disponibiliza bikes adaptadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, atendeu 330 pessoas na faixa liberada da praia da Ponta Negra (Divulgação)

Com o objetivo de promover o bem-estar e desenvolvimento da população manauara, o Uninorte – Centro Universitário do Norte realizou, ao longo do ano, 29 projetos de responsabilidade social nas áreas de saúde, cultura, educação, entre outras. As ações sociais beneficiaram mais de 14,2 mil pessoas e arrecadaram 4,9 mil itens para doação, como alimentos e roupas. Ao todo, foram 42 entidades sociais beneficiadas, 50 parcerias celebradas e mais de 3,3 mil professores e alunos engajados em fazer o bem. Pelo trabalho realizado, o Uninorte recebeu, pela 19ª vez, o ‘Selo Instituição Socialmente Responsável’, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Na área de inclusão, o projeto Bike Sem Barreiras, que disponibiliza bikes adaptadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, atendeu 330 pessoas. Ele funciona na faixa liberada da praia da Ponta Negra, de forma gratuita. Coisa boa, parabéns!

Personalidades são homenageadas com medalha da Ordem do Mérito Judiciário do TRT-11

Magistrados, advogados, servidores e outras personalidades foram homenageadas, com a insígnia da Ordem do Mérito Judiciário, concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR). A cerimônia ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM). Os 42 condecorados são cidadãos que se destacaram por suas atividades ou prestado relevantes serviços à cultura jurídica e à Justiça do Trabalho, em especial ao Tribunal do Amazonas e de Roraima. A lista das personalidades homenageadas foi aprovada em sessão ordinária do Tribunal Pleno do TRT-11 no mês de novembro, a partir de indicações dos desembargadores. Na cerimônia foram entregues medalhas de cinco graus hierárquicos: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Parabéns aos homenageados!

Literaturas indígenas, africanas e afro-brasileiras são abordadas em livros produzidos a partir de pesquisa científica 

Literaturas indígenas, africanas e afro-brasileiras são abordadas em livros produzidos a partir de pesquisa científica da Fapeam (Divulgação)

Investigar estratégias de práticas leitoras voltadas para o ensino básico no Amazonas, com foco nas literaturas e nas culturas indígena, afro-brasileira e africana, é o objetivo da pesquisa “Literaturas africanas e literatura afro-brasileira: práticas leitoras para a sala de aula”, desenvolvida com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no âmbito do Programa Humanitas – Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), edital N° 005/2022. O estudo coordenado pela pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Adriana Cristina Aguiar Rodrigues, resultou na produção de dois livros, “Literatura indígena: práticas leitoras para a sala de aula” e “Literaturas africanas, literatura afro-brasileira: práticas leitoras para a sala de aula”, destinados, especialmente, para professores da educação básica e para discentes de licenciaturas, que podem encontrar nas obras mecanismos, que auxiliam no planejamento de atividades de práticas leitoras que incluam as culturas e as literaturas indígena, afro-brasileira e africanas.

“Uma Noite de Esperança” 

A Casa das Artes abre para o público neste ano, durante a temporada do Mundo Encantado do Natal, trazendo mais de 45 obras de referência cristã, que retratam o local de nascimento do menino Jesus. São presépios dos mais diversos tipos de materiais e concepções expostos na mostra inédita intitulada “Uma Noite de Esperança”. A exposição é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Custódia dos Frades Menores Capuchinhos do Amazonas e Roraima e o Museu dos Capuchinhos. Além da representatividade artística, a exposição traz um significado ainda maior por comemorar os 800 anos da criação do presépio por São Francisco de Assis, em 1223, na cidade de Greccio, na Itália. Desde então tornou-se um hábito universal montar presépios nesta época do ano. A Casa das Artes fica na rua José Clemente, Largo de São Sebastião e funciona de terça-feira a domingo, das 17h às 21h. Entrada gratuita. Confira!

Ibama combate queimadas e desmatamento em Autazes (AM)

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em conjunto com o Batalhão de Policiamento Ambiental – BPAmb/PMAM, flagrou aproximadamente 500 hectares de desmatamento ilegal nos municípios de Autazes e Manaquiri, ambos no Amazonas (AM). A Operação Dríade iniciou-se em 03 de dezembro e já aplicou nove multas que ultrapassam R$ 1,3 milhão. Foram apreendidos equipamentos e ferramentas utilizados para promover o desmatamento com uso do fogo na região, como motosserras e combustível. Autazes, é o sétimo município amazonense com maior índice de queimadas e derrubada de florestas. As queimadas incêndios florestais da região colaboraram para o fenômeno da fumaça na região de Manaus nos meses de outubro e novembro de 2023. A Operação Dríade realizou autuações que ultrapassam R$ 1,3 milhão.

Reabilitação do Centro de Manaus 

Em mais uma ação integrada e de gestão compartilhada, o prefeito de Manaus, David Almeida lançou, ontem (12), no Casarão da Inovação Cassina, um dos mais amplos planos de ação para o centro histórico da capital, com matriz de responsabilidades para dez secretarias e institutos municipais. O estudo reforça o programa “Nosso Centro”, que colocou Manaus entre as sete capitais do Brasil que estão apostando na reabilitação dos seus centros históricos, melhorando a qualidade de vida da população; ampliando a infraestrutura, serviços, intervenções e planejamento urbano; e fazendo obras com geração de emprego e renda na capital. Com o plano e a matriz, a prefeitura vai promover soluções urbanísticas, operações para fomento a negócios, e melhorias de infraestrutura, com mais de 20 ações coordenadas e integradas em uma grande força-tarefa municipal dentro do “Nosso Centro”, que já tem três obras em andamento no território central – mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello e largo de São Vicente. Muito bom!

BDay

Neuzimar Pinheiro Júnior, Lou Souza Caliri, João Chagas Júnior, Joana Limongi (em Brasília-DF), Luís Lemos, Mauro Souza, Danilo Priolli Araújo e Leandro Souza figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Aline Rocha e Mariza Carvalho Gaioto emolduram Maria Mestrinho, aniversariante da temporada em festejo no começo desta semana
Aniversariante da semana o querido Marmud Camely celebrou no domingo, sua nova data, reunindo amigos no seu gostoso flat da Ponta Negra para um concorrido almoço (Ana Claudia Jatahy)
Profissional da melhor qualidade Alzira Miranda foi eleita nova presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas-CREA. Parabéns (Ana Claudia Jatahy)
O guapo Pedro Camely novo engenheiro da família, na festa surpresa do tio Marmud no Edifício Cristal da Ponta Negra (Ana Claudia Jatahy)
A Procuradora de Justiça, Jussara Pordeus, comemorando com o artista plástico Jandr Reis e o amigo Fernando Dantas, o título de a mais nova doutora em direito do pedaço. Parabéns
Em Belém (PA), minhas amigas queridas, irmãs Eulália Santiago e Rita Ramos, brindam a abertura de seu empreendimento, o Ohh Lala Gourmet, serviço especializado em alta culinária. Amei a novidade, meninas