Ontem (15), data que marca a Proclamação da República Brasileira, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e suas sete organizações regionais de base proclamaram ‘emergência indígena’ e reivindicando a garantia dos direitos dos povos indígenas .
A campanha Emergência Indígena entra na sua segunda edição e enfatiza o tema: “Direitos não se negociam. Demarcação Já!”. O objetivo da campanha é estruturar o enfrentamento de ataques à vida dos povos indígenas, que estão constantemente lutando contra as negociações dos seus direitos, o aumento de assassinatos e o avanço do agronegócio, mineração e das invasões.
A primeira edição do Emergência Indígena iniciou em 2020 e teve foco no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e das violações cometidas pelo governo de Jair Bolsonaro.
Com o lançamento da nova fase da mobilização, a Apib também torna público um manifesto que será enviado para agentes dos poderes públicos e atores da sociedade civil e a criação do Comitê Emergência Indígena. No Comitê, lideranças indígenas e pontos focais, indicados pelas organizações regionais de base da Apib, irão reportar e discutir semanalmente as ameaças ocorridas nos territórios, nas ruas, redes e no Estado.
Integram o Comitê Emergência Indígena: a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sudeste (Arpinsudeste), a Assembleia Geral do Povo Kaiowá e Guarani (Aty Guasu), a Comissão Guarani Yvyrupa, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e o Conselho do Povo Terena.
“O Marco-Tráfico mostrou o toma lá dá cá entre os poderes da república. Os direitos indígenas viraram moeda de troca. A eleição do presidente Lula foi uma conquista coletiva. No entanto, o contexto eleitoral forçou uma aliança ampla, que incluiu setores econômicos e políticos conservadores e anti-indígenas.
O Congresso Nacional segue dominado por parlamentares patrocinados por corporações nacionais e internacionais e acionistas do agronegócio, que querem acabar com os direitos indígenas. As Bancadas do boi, da Bíblia, e da bala representam uma verdadeira ameaça às nossas vidas! A maioria dos Governos Estaduais e Municipais seguem sendo conservadores e anti-indígenas.”, diz trecho do documento. Leia o manifesto completo aqui: https://apiboficial.org/2023/11/14/emergencia-indigena-direitos-nao-se-negociam/
Coral Jovem do Liceu homenageia o Dia da Consciência Negra
O Coral Jovem do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro traz ao Teatro da Instalação o espetáculo “Afro Music”, que homenageia o Dia da Consciência Negra. Com entrada gratuita, a apresentação acontece às 19h desta quinta-feira (16).Instituído no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra,é uma importante data para o contexto cultural afro-brasileiro, em reconhecimento à ascendência africana na constituição social, interracial, religiosa e cultural das nações. Com musicalidade caracteristicamente africana e um trabalho vocal linguisticamente diferenciado, a proposta do concerto contempla a agregação de instrumentos percussivos, indumentárias coloridas para os cantores, coreografia e simbolismos representativos no cenário. O Liceu Cláudio Santoro é uma escola de artes gratuita implementada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que traz a democratização do ensino de artes como música, dança e teatro. É por aí!
Saúde realiza dia de intensificação de consultas em dermatologia
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) realiza, neste sábado (18), a partir das 8h, um dia de intensificação de consultas dermatológicas, na sede do Sest Senat, localizada na Avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital. O atendimento será para casos de dermatologia geral. Para ser atendida, a pessoa deverá levar o Cartão do SUS e um documento de identidade com foto. A sede do Sest Senat fica logo após a “bola do Jorge Teixeira”, na avenida Autaz Mirim. Para crianças menores, os pais ou responsáveis legais deverão levar cartão de vacinas e exames mais recentes, caso já tenha apresentado o mesmo problema de pele. A partir das 7h, serão distribuídas 1 mil senhas, número previsto de pessoas atendidas.
Passarela na Avenida Ephigênio Salles será inaugurada nesta quinta-feira
A Prefeitura de Manaus inaugura, às 10h desta quinta-feira (16)/, a passarela da Avenida Ephigênio Salles, localizada no bairro Aleixo. A prefeitura entrega aos pedestres uma estrutura metálica moderna, resistente e que garantirá segurança ao equipamento com dois elevadores nas laterais da avenida. A obra, é fruto de parceria da gestão municipal com o governo do Estado, é alternativa para promover a segurança dos pedestres e garantir a fluidez do trânsito na área. A nova passarela vai fazer da Avenida Ephigênio Salles uma via expressa, sem paradas. Maravilha!
Dia da Consciência Negra: em quais capitais o dia 20 de novembro é feriado
O Dia da Consciência Negra é comemorado na próxima segunda-feira, dia 20 de novembro. A data, que faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, não é feriado nacional, mas garante um dia de folga em seis estados brasileiros. São eles: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Por causa dos decretos estaduais, todas as cidades desses seis estados, incluindo as capitais, têm o Dia da Consciência Negra como feriado. Já nos demais estados do país, apesar de os governos estaduais não terem decretado feriado no dia 20, leis municipais podem estabelecer essa medida em cada cidade, individualmente. É o caso da capital do estado de Roraima, Boa Vista (RR).
Diretor do Casarão de Ideias participa da Bienal de Dança em África
A convite da Yodine Produções, empresa sediada na cidade de Maputo, no Moçambique, o diretor do Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), João Fernandes, participará, a partir do dia 20 deste mês, da Biennale de La Danse en Afrique (Bienal de Dança em África), que ocorrerá no Moçambique. Segundo João Fernandes, que também é criador e organizador do Mova-se Festival de Dança, o convite visa facilitar a troca artística e apoiar a promoção das artes cênicas por meio de colaborações entre profissionais de diferentes países. “O Mova-se é um case de sucesso! É um festival promovido há 14 anos e que, inclusive, foi selecionado para fazer parte da 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas 2023 (Mica), promovido pelo Ministério da Cultura. Logo, estar na bienal, promove um intercâmbio muito valioso. Tanto para aqueles que moram na África, quanto para os nossos profissionais que moram no Amazonas”, comenta ele. A Bienal de Dança em África é o maior festival de dança pan-africano, e conta com um programa diversificado com artistas de diversos países, principalmente do continente africano. Boa sorte, João!
Cursos da FST alcançam primeira colocação no Enade
Psicologia e Administração são cursos da Faculdade Santa Teresa que alcançaram a primeira colocação, entre as instituições privadas do Amazonas, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Direito e Ciências Contábeis da FST também aparecem na lista das primeiras colocações, entre as faculdades particulares. Coisa boa!
Rio Negro continua secando
Neste ano, o Rio Negro registrou a pior seca da história da capital em mais de 120 anos de história. Dados do porto mostram que o rio chegou a 12,70 metros. E a seca prossegue, o rio desceu, em uma semana, 21 centímetros. A continuação da vazante ocorre após o rio subir 52 centímetros em 11 dias. Em Manaus, a seca colocou a cidade em estado de emergência, fechou escolas da zona rural, isolou comunidades e mudou cenários, como, a praia da Ponta Negro e o Encontro das Águas. No final de outubro, o rio voltou a subir e até o dia 7 de novembro, foram mais de 50 centímetros positivos. No entanto, no dia 8, as águas voltaram a descer. Desde então, o rio tem vazado uma média de 3 centímetros por dia. Esse fenômeno é conhecido como repiquete no Amazonas, uma espécie de efeito sanfona do rio. Até quando?
Parceria
O Centro de Ensino Literatus se tornou o novo parceiro do Clube de Benefícios do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM). Com isso, a partir de agora, os profissionais inscritos no Coren-AM passam a contar com descontos em cursos on-line e presencial, entre eles, 5% no Técnico em Enfermagem e 10% nas especializações e capacitações. A presidente do Grupo Literatus, Elaine Saldanha, destaca que essa é uma oportunidade para os Auxiliares de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros contarem com a expertise da instituição, que é referência em qualificação no Amazonas, com mais de 40 mil técnicos formados ao longo de 32 anos de atuação. Muito bom!
1ª Parada Natalina’ de Manaus
O prefeito de Manaus, David Almeida, prestigiou, à noite de ontem (15), a realização da ‘1ª Parada Natalina’ da cidade, que aconteceu no entorno do parque Amazonino Mendes, localizado entre as avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, nos bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves, zonas Norte e Leste da capital. O desfile, coordenado pelo Fundo Manaus Solidária (FMS), contou com mais de 600 artistas e cinco carros alegóricos de Natal, que encantaram o público presente. Na oportunidade, foi realizado também o acendimento da árvore de Natal no espaço público. Muito bom!
Padre Zenildo Lima é ordenado novo bispo auxiliar de Manaus
Nomeado pelo Papa Francisco, como bispo auxiliar de Manaus, o padre Zenildo Lima, foi ordenado ontem (15), na celebração de conclusão do 5º Congresso Missionário Nacional, no Studio 5. O presbítero, que é reitor do Seminário Arquidiocesano São José e um dos vice-presidentes da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama), foi nomeado pelo Papa em setembro.. A nomeação ocorreu após uma solicitação do arcebispo metropolitano Dom Leonardo Steiner, que pediu mais um bispo para lhe auxiliar na Cúria Metropolitana. A celebração reuniu padres, religiosos e fiéis de diversas paróquias de Manaus. Fica o registro!
BDay
Eliane Schneider, José Pacífico, Rosiene Carvalho, Christian Naranjo e Edilúcio Castro Alves figuram entre os festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna.
GALERIA