A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) inicia nesta semana a campanha ‘Estoque Seguro’, com ações que pretendem alcançar até 1.000 mil bolsas de sangue armazenadas até o final do mês de Novembro. A campanha reúne estratégias que incluem o uso racional do sangue, captação de novos doadores e ajustes no fluxo do ciclo do sangue. O estoque seguro é uma preocupação do hemocentro para garantir o abastecimento de todos os hospitais durante as festividades de final de ano.
“Desde o mês de outubro estamos amargando um fraco comparecimento de doadores e, consequentemente, um estoque baixo. Estamos nos mobilizando para tentar estimular o comparecimento diário para resultar em pelo menos 250 doações diárias. Com esse número nossa meta será alcançada até o final do mês e assim garantir o abastecimento de sangue para as festas de final de ano”, disse o diretor técnico, Sérgio Albuquerque.
Quem comparecer ao Hemoam nos próximos dias poderá ser surpreendido por uma das ações, tais como, sorteio de brindes, prestação de serviços de beleza, saúde e bem-estar, além de homenagens para os doadores que acumulam mais doações. As atividades surpresas começam a partir da próxima quinta-feira (16).
Para doar sangue precisa estar munido de documento oficial com foto, estar bem de saúde, pesar acima de 50kg, ter entre 18 e 60 anos, e ter dormido pelo menos 6h de sono na noite anterior à doação. Quem tem entre 16 e 17 anos pode doar acompanhado de um responsável legal.
O Hemoam funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, na Avenida Constantino Nery, nº4397, bairro Chapada. O hemocentro não funcionará nesta quarta-feora (15) e na segunda (20), em virtude dos feriados.
Professor da UEA é semifinalista do prêmio LED de Educação 2024
O professor Huanderson Barroso Lobo, do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campo, do município de Carauari (a 788 quilômetros de Manaus), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), é semifinalista do prêmio LED de Educação 2024, um dos mais importantes da educação no Brasil. o projeto “Corporeidade, lúdico e criação na formação de professores” foi desenvolvido na disciplina Processos de Alfabetização e Letramento do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campo-Carauari, a partir de oficinas que objetivavam o aprender brincando. Além disso, durante as práticas, os discentes produziram um memorial autobiográfico descrevendo as vivências na Amazônia. “Estou extremamente feliz com essa conquista coletiva. O trabalho realizado é fruto de uma fenomenologia das vivências, na qual docentes e discentes mantêm uma relação de horizontalidade com vistas ao aumento da nossa potência criativa”, explicou o professor. O LED – Luz na Educação surgiu com o propósito de mapear, reconhecer e amplificar as práticas que estão potencializando o futuro da educação no Brasil.
Black Friday com super descontos, surpresas e prêmios
Provando que o desafio da economia é uma missão possível sim, o Super Nova Era, inicia sua campanha de Black Friday. Além dos tradicionais descontos da sexta-feira mais esperada do mundo (24 de novembro) a marca promete uma dinâmica diferente para premiar clientes que aceitarem entrar para o game da economia on-line. Quem aceitar se tornar um agente da economia e for um dos 100 primeiros a desvendar a missão, ganha prêmios, dentre eles, ingresso para o show da cantora Mari Fernandez, que acontece este mês. Que tal?
Suframa contribui nos debates sobre inovação para futuro ‘Fórum Amazonense de Petróleo e Gás Natural’
Integrante desde o último mês de agosto do Grupo de Trabalho de Tecnologia e Inovação (GT-TI), do “Fórum Amazonense de Petróleo e Gás Natural (FAMP&G)” – que seria realizado em dezembro na Arena Vasco Vasques, mas que foi adiado por conta de problemas relacionados à vazante dos rios para nova data a ser definida ainda neste mês de novembro -, a Suframa tem contribuído com discussões para a criação de ações voltadas ao fomento do setor de petróleo e gás natural no Estado. A instância foi instituída em maio deste ano para ordenar, articular e apoiar as ações das organizações que atuam no setor e desenvolver a cadeia de valor de petróleo e gás natural. Um dos principais objetivos é ampliar a exploração do gás natural, como forma de diversificar a matriz econômica no estado. Atualmente, cerca de 60 empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM) são usuárias do gás natural. É por aí!
Exposição “The Doctor’s” no Shopping Ponta Negra
Médicos, odontólogos e outros profissionais de saúde aceitaram o desafio de sair dos bastidores para um ensaio fotográfico com o profissional das lentes, Wesley Andrade, na exposição ‘The Doctors’. A mostra abre nesta quarta-feira (15) no Shopping Ponta Negra. Segundo Wesley Andrade, a mostra nasceu das mais variadas lentes fotográficas, não apenas como um registro da imagem, mas com a captação da essência e da alma dos participantes. Wesley disse que pretende entregar na nova exposição, mais do que arte, ele quer mostrar sentimento por meio dos registros e das expressões captadas. Durante o ensaio, ele procura conversar com cada participante, conhecer algo mais profundo, sentir a emoção de cada um. Agora, é conferir!
Baixista sueco Magnus Rosén grava videoclipe e documentário no Amazonas
O baixista sueco Magnus Rosén está no Amazonas para a produção do videoclipe da música “Paper Plane”, que será lançada em 2024. O músico gravou em Presidente Figueiredo, com o apoio da equipe da La Xunga Produções. “A música trata de um sonho simples que se realiza, a mensagem é acreditar nos seus sonhos”, define Magnus Rosén. “O videoclipe levanta a questão de como nós devemos ser mais cuidadosos com a floresta amazônica”. Rosén conta que está no Brasil a convite de Bengt Carlsson, presidente da organização sueca Bento 50. É a primeira vez que ele vem a Manaus. “Produzimos elementos documentais com entrevistas que envolvem a floresta, a natureza e as pessoas que cuidam dela”, destaca o baixista. Em Presidente Figueiredo, as gravações aconteceram na Gruta da Judeia, Porteira e Fazenda Marupiara.
Escola Aníbal Beça comemora um ano sob gestão do Cetam
A Escola de Educação Profissional e Tecnológica Aníbal Beça comemora um ano sob a gestão do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) com números expressivos: a unidade já formou 3 mil alunos em cursos de Qualificação Profissional. A unidade passou para o controle da autarquia em novembro de 2022, quando foi reinaugurada pelo governador Wilson Lima, após passar por obras de readequação para atender a educação profissional. Com arquitetura atual e arrojada, o Centro Cultural Aníbal Beça tem capacidade para atender até 5,4 mil alunos por ano, divididos nos três turnos. A escola é a primeira do Cetam na zona leste de Manaus e conta com dois andares, num total de 3.764,7 metros quadrados de área construída. Muito bom!
Primeira edição impressa do Diário Oficial do Estado do Amazonas completa 130 anos
A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) celebra, nesta quarta-feira (15), 130 anos da primeira edição impressa do Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE) que circulou com oito páginas em 15 de novembro de 1893, dia em que se comemorava o quarto ano da Proclamação da República. Na primeira página foi publicado o Decreto N° 037, de 8 de novembro de 1893, criando e regulamentando a Repartição de Terras. Os três primeiros exemplares do DOE foram impressos em tecido de cetim e oferecidos pelo governador Eduardo Ribeiro ao capitão tenente e comandante da Flotilha João Pereira Leite, ao tenente coronel e comandante do 36° Batalhão de Infantaria Geografo de Castro Silva e ao barão de Juruá e vice-governador do estado, Guilherme José Moreira. Na época, o preço da assinatura anual do DOE era de 12$00 réis para a população na capital e 15$00 réis anuais para entrega nas cidades do interior do Estado. Segundo o diretor-presidente da Imprensa Oficial, João Ribeiro Júnior, o documento centenário é parte significativa da evolução do Amazonas. om 130 anos de existência, o Diário Oficial testemunhou diversos momentos históricos no Amazonas e no Brasil, como a fase áurea da borracha (1879-1912), a inauguração do Teatro Amazonas (1896), a Guerra de Canudos (1897), a morte do governador Eduardo Gonçalves Ribeiro (1900), a inauguração do Porto de Manaus (1909), a implantação da Zona Franca (1967), a visita do Papa João Paulo II ao Amazonas (1980) e a proclamação da Nova Constituição Estadual (1989). História pura!
Grupo GR tem vagas abertas para fiscal de patrimônio e atendente em Manaus
O Grupo GR, uma das maiores empresas de segurança e terceirização de serviços do país, está com inscrições abertas em Manaus, sendo 4 oportunidades para fiscal de patrimônio e 3 para atendente. O candidato selecionado receberá salário e benefícios compatíveis com o mercado. O Grupo GR oferece ainda treinamentos contínuos e possibilidade de crescimento profissional. As informações sobre as vagas e orientações para se candidatar estão no site oficial da empresa (www.grupogr.com.br), no ícone Trabalhe Conosco. A empresa, que tem mais de 250 vagas de emprego este mês em todo o Brasil, não recebe currículos por e-mail ou contato telefônico. A candidatura é realizada somente pelo site, sem custo para participação nos processos seletivos, por meio de plataforma digital. Fica a dica!
Exposição em homenagem a Santos Dumont, no Shopping Ponta Negra
O Sétimo Comando Aéreo Regional (VII Comar) inaugura nesta sexta-feira (17) no Shopping Ponta Negra, a exposição “Santos Dumont – 150 anos do Pai da Aviação”. A mostra que segue até o dia 19, o objetiva destacar o legado do patrono da Aeronáutica de uma forma imersiva e interativa, reforçando a conexão entre a história de Dumont e o progresso tecnológico atual. Entre os itens da exposição, o público poderá ver desde maquetes de aeronaves militares, assentos e comandos de voo da aeronave C-115 Búfalo; manequins feminino e masculino com o macacão de voo; expositores de metal alusivos a Santos Dumont;busto de Santos Dumont; e até uma exposição estática do 2oGDAAE. No domingo (19), além da exposição de Santos Dumont, também haverá a apresentação da banda de música da Base Aérea de Manaus. A entrada é gratuita, no piso L3. Confira!
‘Cabaré Chinelo’ tem novas sessões em São Paulo e no Teatro Amazonas
Em novembro, o “Cabaré Chinelo” tem novas apresentações em São Paulo e no palco do Teatro Amazonas. Com a tradição de ingressos esgotados em todas as sessões desde a estreia, o espetáculo premiado do Ateliê 23 também concorre ao 22º Anual Prêmio Cenym de Teatro Nacional, da Academia de Artes no Teatro do Brasil, com indicações para “Melhor Elenco”, “Melhor Figurino” e “Melhor Companhia”. O resultado vai ser divulgado no dia 21 deste mês. Na capital paulista, a peça fica em cartaz na sexta-feira (17) e domingo (19), no Teatro B32, no Itaim Bibi. Os ingressos estão disponíveis em teatrob32.byinti.com. A classificação é 18 anos. É a segunda vez que o Ateliê 23 leva o “Cabaré Chinelo” para a capital paulista.
BDay
Ex-prefeito Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto, Mariza Carvalho Gaioto, Rubens Eduardo Teixeira, Maria do Céu Athaíde, Lucas Melkids, Catarina Assi e Sérgio Fonsêca Júnior figuram entre os festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna.
GALERIA