Festival de Teatro da Amazônia premia vencedores da 17ª edição

O 17º Festival de Teatro da Amazônia encerrou na noite de domingo (15) com a peça “A Pequena Esperança”, da Cia Vitória Régia, e a premiação dos vencedores, no palco do Teatro Amazonas.

Durante a cerimônia também foram homenageados nomes do teatro amazonense como Cibely Bentes, Nonato Tavares, Koia Refkalefsky, Socorro Papoula, Dori Carvalho, Adilson Araújo, Nereide Santiago, Cleonor Cabral, Beckinha, Geraldo Langbeck, Ivan de Oliveira, Luiz Cabral, Gomes de Lima, Socorro Andrade, Márcio Souza, Wagner Melo, Sérgio Cardoso, Norma Araújo e Chico Cardoso.

“Com essa homenagem, agradecemos pela contribuição que essas pessoas deram ao teatro no Amazonas e têm dado até os dias de hoje”, afirma Gorete Lima, vice-presidente da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam).

A edição 2023 teve 30 espetáculos, 31 apresentações, divididos em nove dias de programação. No total, 15 foram da Mostra Jurupari, 10 fizeram parte da mostra não competitiva Ednelza Sahdo e cinco produções convidadas. Foram 216 trabalhos inscritos na seleção, de 22 estados do Brasil, com várias linguagens, infantil, adulto, teatro de bonecos, dança-teatro e performance.

“Foram 10 espetáculos do Amazonas, 13 do Norte do País, duas do Nordeste, cinco do Sul, cinco de São Paulo, dois de Minas Gerais, três do Rio de Janeiro, foi o recorde de inscrições e isso só demonstra a importância que o festival alcançou no teatro brasileiro”, afirma Cleber Ferreira, presidente da Fetam.

O festival é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura via Ministério da Cultura – Governo Federal: União e Reconstrução, apresentado pelo Nubank e organizado pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), com apoio da Weg, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e da Prefeitura de Manaus via Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

TCE-AM celebra 73 anos

Uma das mais prestigiadas corte de contas do Brasil, o TCE-AM festeja neste ano 73 anos de bons serviços ao Estado do Amazonas (Divulgação)

Ontem (16), o Tribunal de Contas do Amazonas-TCE-AM celebrou 73 anos de criação. São 73 anos de avanços em várias áreas e de aprimoramentos em vários serviços. São 73 anos de muito trabalho, de vigilância ao erário e responsabilidade com a coisa pública. Parabéns ao TCE-AM e, sobretudo, aos 1.056 servidores e colaboradores que trabalham, diariamente, para que o órgão ultrapasse barreiras e se mantenha como destaque entre os Tribunais de Contas brasileiros. Para comemorar a data, o presidente da Corte de Contas, conselheiro Érico Desterro, homenageou antigos servidores com o livro do Projeto Memória, que conta parte da história da instituição. Viva o TCE-AM!

Belém sedia Fórum da Gestão Moteleira e workshops profissionalizantes

Nos dias 17,18 e 19 de outubro, proprietários e gerentes de motéis irão se reunir para discutir temas como marketing, inovação e gestão, no Fórum de Gestão Moteleira, no Bristol Umarizal Hotel, na cidade de Belém (PA). Realizado pela Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) com correalização do Guia de Motéis, o fórum tem o objetivo de promover e estreitar o relacionamento entre os moteleiros da região. Neste dia 17, o professor Antonio Carlos Morilha ministrará o workshop Governança no Motel. Já no dia 18, o assunto a ser abordado por ele será sobre Recepção de Motel. Os workshops terão início às 9h e vão até às 17h. Por fim, no dia 19 de outubro, às 15h, o presidente da ABMotéis, Felipe Martinez, ministrará a palestra sobre Marketing no motel e o perfil do consumidor; e o diretor da entidade, Leonardo Dib, falará sobre Conceitos da Gestão Moteleira. Muito bom!
 

Rio Negro alcança vazante histórica

O rio Negro atingiu ontem (16), a cota de 13,59 metros, a menor já registrada na história, em 121 anos de leitura pelo porto de Manaus (Imagem Internet)

A Prefeitura de Manaus informa que, nesta segunda-feira (16), o rio Negro atingiu a cota de 13,59 metros, a menor já registrada na história, em 121 anos de leitura pelo porto de Manaus. A informação foi confirmada pela Gerência de Encaminhamento e Acompanhamento (GEA), da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg). De acordo com a GEA, que vem fazendo o monitoramento da vazante dos rios Negro e Amazonas, a tendência é de que o volume dos rios continue baixando até o final deste mês. Conforme levantamento realizado pela Sepdec, 63 comunidades rurais ribeirinhas de Manaus estão sendo afetadas pela severa estiagem deste ano. Por conta disso, uma força-tarefa foi montada pela Prefeitura de Manaus, nos últimos dias, para levar cestas básicas, água potável e itens de higiene às famílias afetadas pela seca dos rios.

Professora da rede estadual embarca para o Japão para falar sobre os desafios do ensino da língua japonesa no Amazonas

A professora amazonense Érica Tomioka está no Japão representando a comunidade Nikkei, que tem como finalidade manter a cultura do Japão viva no Brasil (Eduardo Cavalcante)

A professora Érica Tomioka, da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Bilíngue Professor Djalma da Cunha Batista, localizada no bairro Japiim, foi a única do Amazonas e uma das três pessoas selecionadas de todo o Brasil, para representar a comunidade Nikkei no Japão, que tem como finalidade manter a cultura do Japão viva no Brasil. Nikkei é uma denominação voltada para descendentes de japoneses nascidos fora do país, ou para japoneses que não vivem no Japão. A professora Érica vai passar uma semana no Japão, neste mês de outubro, onde apresentará atividades diferenciadas desenvolvidas no Brasil. Durante a visita, serão realizadas diversas reuniões diplomáticas com representantes do governo japonês. Uma das temáticas é apresentar os desafios do ensino da língua japonesa no estado do Amazonas. A professora, Érica Tomioka, ressaltou que deve mostrar como funciona o ensino da língua no estado, além de mobilizar os representantes japoneses no intuito de conseguir mais apoio para a formação dos professores nativos, por meio de cursos, treinamentos para os profissionais que já trabalham na rede, entre outros. Maravilha!

Shopping Ponta Negra promove desfile com personalidades locais

Os nomes estão sendo guardados a sete chaves, mas são pessoas que, de algum modo, marcam a vida de Manaus e vão pisar pela primeira vez na passarela do Ponta Negra Fashion Summer, nos próximos dias 25 e 26, evento promovido pelo Shopping Ponta Negra. O produtor do desfile, Fernando Salignac, apenas adianta que haverá muitas surpresas, mas que o principal é a homenagem à cidade de Manaus, ressaltando pessoas que têm trabalhos incríveis na cidade. Em breve, o shopping divulgará mais detalhes. Aguardem!

Alerta ambiental: resíduos de longa duração ameaçam ecossistemas na Amazônia

A falta de coleta adequada dos resíduos de longa decomposição nos igarapés de Manaus contribui com a crise ambiental que ameaça o Amazonas e o planeta (Antonio Menezes)

A crescente crise ambiental que ameaça o Amazonas e o planeta agora enfrenta mais um desafio preocupante: a falta de coleta adequada dos resíduos de longa decomposição, como sacolas e plásticos em geral, eletrônicos, metais e outros produtos que demoram séculos, e até milênios, para se desintegrar, gerando sérios impactos ambientais dos rios, oceanos, solos e ecossistemas. Os resíduos de longa decomposição incluem também vidro, pneus e outros materiais que persistem no meio ambiente. De acordo com dados recentes, a produção global de plástico atingiu um novo recorde em 2023, superando 380 milhões de toneladas, contribuindo significativamente para o problema dos resíduos de longa duração. Com um compromisso sólido com a preservação do meio ambiente, a empresa Norte Ambiental, do Grupo Bringel, localizada no município de Iranduba, oferece os melhores serviços e soluções para garantir que os resíduos sejam tratados de forma responsável, minimizando seu impacto negativo na natureza. É por aí!

“Patrulha Canina” é o escolhido do CineMaterna desta terça-feira

A “Patrulha Canina”, animação que foi sucesso no período da pandemia, está de volta com o subtítulo “Um filme superpoderoso” e é o escolhido do projeto Cinematerna, desta terça-feira (17), a partir das 14h, na sala VIP da Rede Cinépolis do Shopping Ponta Negra. As oito primeiras pessoas com bebês que chegarem 30 minutos antes do início do filme e procurarem a coordenação do projeto ganham cortesia no ingresso. O CineMaterna é um projeto nacional que organiza sessões especiais de cinema para mães, pais e acompanhantes com bebês de até 18 meses. O objetivo é oferecer entretenimento para este segmento de público, mas em ambiente especialmente montado para os bebês.

McCrispy Chicken o novo integrante da família McDonald1s

Chegando para integrar a família McCrispy Chicken do McDonald’s, o novo sanduíche McCrispy Chicken Elite vai desafiar as leis da ciência e o paladar de todos com o molho Honey & Fire, de laranja, mel e aroma de pimenta vermelha, que é picante e adocicado ao mesmo tempo. Além de duas camadas do molho, o McCrispy Chicken Elite conta com o famoso frango crispy do Méqui, feito de 100% peito de frango temperado e empanado, que garante a crocância por fora e a suculência por dentro, alface, tomate, bacon em fatias, queijo cheddar fatiado e um pão tipo brioche com batata. Todos os ingredientes geram o sabor inigualável que só o Méqui consegue proporcionar. Eu experimentei e adorei!

Café Ribeira

Inaugurou, no último dia (14),  o Café da Ribeira com um cardápio diverso que conta com deliciosas combinações regionais, como, bolos, tapiocas, sanduíches,  bebidas quentes e geladas. São muitas opções para comer e beber à vontade. A casa de desjejum está com as portas  abertas sábados e domingos a partir das 6h30 e fica localizado na Av. Lourenço da Silva Braga, 100E – Centro, zona sul de Manaus – Próximo ao Parque Jeferson Peres. O local, conta com estacionamento, ambiente climatizado, e vista para o rio negro que rende belos registros fotográficos. Maravilha!

BDay

Lenise Ipiranga, José Carlos Ferreira, Érica Kurschat de Souza, Radyr Júnior e Mario Pollari figuram na lista de aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna. Agora, vamos às devidas comemorações.

GALERIA

Durante as festividades de aniversário de 73 anos do TCE/AM, o presidente Érico Desterro e Silva entrega o livro do Projeto Memória ao ex- presidente do Corte de Contas, Afrânio de Sá (Ana Claudia Jatahy)
Kátia Souza representou o marido Josué Filho, ex-presidente da Corte de Contas que também foi homenageado (Ana Claudia Jatahy)
Juiz federal Lizandro Garcia Gomes Filho e sua mãe, dona Lourdes Gomes, também receberam o livro do Projeto Memória em homenagem ao ex-presidente Lizandro Garcia Gomes (Ana Claudia Jatahy)
Carol Kresch, Silvia Verst, Cláudia Jorge de Souza Kresch, Flávio Jorge de Souza, Eduardo Pimentel Jorge de Souza, André Kresch e Daniel Kresch, familiares do 1º conselheiro do TCE-AM, Elphego Jorge de Souza (Ana Claudia Jatahy)
Minha contemporânea do curso de Comunicação, nos bons tempos da UA, hoje, Ufam, Lenise Ipiranga é uma das festejadas aniversariantes desta terça-feira. Parabéns, amiga querida
Érica Kurschat de Souza celebra hoje ao lado do marido, o chef de cuisine, Fernando de Souza Neto, a chegada de mais um outubro na sua vida. A comemoração será intimista