O Governo Federal anunciou, uma série de medidas para minimizar os impactos da estiagem pela qual passa o Amazonas que já afetou mais de 200 mil famílias no estado. Ontem (04), durante visita à Manaus, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, anunciou a antecipação do pagamento do programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
As antecipações de pagamentos serão feitas no próximo dia 19 de outubro e vai abranger beneficiários que vivem nos municípios que estão contemplados no Decreto de Estado de Emergência, assinado pelo governo Wilson Lima na última semana e que abrange 55 municípios amazonenses.
O vice-presidente reforçou que todos os recursos possíveis serão disponibilizados pelo Governo Federal para minimizar os efeitos do fenômeno. “O presidente Lula solicitou que viéssemos aqui e que fizéssemos reunião de trabalho para ouvir a comunidade. Não faltarão recursos. Quem tiver necessidade, encaminhem para que a gente, dentro da lei, possa liberar os recursos o mais rápido possível e atender a população”, disse aos presentes.
O governador Wilson Lima destacou a importância da presença do Governo Federal, que vem somar com o trabalho que já está sendo feito pelo governo estadual. “Temos feito um trabalho de monitoramento e realizando uma série de ações. Se essas necessidades extrapolarem a capacidade do estado, recorremos ao Governo Federal”.
Serão repassados até R$ 800, na forma de Auxílio Abrigamento, para moradores que tiveram suas casas destruídas na comunidade do Arumã, no município de Beruri, distante à 173 km de Manaus, após um desbarrancamento de terra ocorrido no último sábado e que deixou, até o momento, dois mortos e três desaparecidos.
Aos pequenos agricultores, extrativistas e pescadores com renda de até 1,5 salário mínimo, que tiveram perda da produção por causa da estiagem, será pago um benefício de R$ 850. Pescadores também poderão sacar o recurso do Seguro Defeso antecipadamente, nos próximos dias. Vamos aguardar!
E as queimadas urbanas continuam
A Semmas foi acionada por conta de mais uma queimada, na área de vegetação, nas proximidades da bola das Letras. Com a chegada do Corpo de Bombeiros, uma equipe de fiscalização da Semmas começou o trabalho para identificar as causas da queimada. Ainda ontem (04), o vereador Rodrigo Guedes denunciou outra queimada, desta feita na Avenida Brasil, em frente ao Centro de Convivência Madalena Daou, no Santo Antonio. Os terrenos são privados. Resta a Semmas averiguar os casos para identificar os autores e aplicar as penalidades administrativas, com multa e até prisão. Queimar é crime. A população pode contribuir denunciando queimadas por meio do WhatsApp (92) 98842-2161 ou no e-mail: [email protected].
Carta Magna
Há 35 anos, Ulisses Guimarães, de pé, levantava os braços, entregando ao Brasil e aos brasileiros o documento que chamou de “Constituição Cidadã”. Carta Magna que traduz anseios e direitos dos cidadãos. Enche de orgulho os brasileiros. Durante 20 meses, deputados e senadores constituintes discutiram temas e propostas de todos os segmentos da sociedade. Como relator-geral dos exaustivos, calorosos e minuciosos trabalhos, o deputado amazonense, ex-presidente nacional da OAB, Bernardo Cabral, hoje com 91 anos. Juntos com Cabral, os relatores adjuntos, José Fogaça, Adolfo de Oliveira e Antônio Carlos Konder Reis. Os dois últimos agora morando no céu. (Vicente Limongi Netto)
Técnica chinesa para tratamento de dores musculares e articulares
Referência internacional, o Programa RespirAR tem utilizado a ventosaterapia no tratamento das dores crônicas, musculares e articulares dos pacientes. Coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), essa técnica milenar desempenha um papel fundamental no processo de reabilitação em diversas patologias. A antiga prática da medicina tradicional chinesa proporciona bem-estar e alívio de dores através da sucção na pele, criando uma ação relaxante e promovendo a circulação sanguínea nas áreas afetadas. “Os benefícios da ventosa são eficazes para vários tipos de dores. Os maiores casos que temos recebido nos últimos meses no núcleo do RespirAR da Aparecida são de lombalgias, gonartrose e bursite, onde nas primeiras semanas de tratamento os resultados são evidentes”, comentou a fisioterapeuta do RespirAR, Fernanda Barreto. Muito bom!
Inimiga da Amazônia
O veto permanente da ministra do Meio Ambiente Marina Silva à recuperação da BR-319 como medida estruturante para amenizar o isolamento dramático de amazonenses com a falta de navegabilidade dos rios na estiagem, foi criticado ontem (04), pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM) na tribuna do Senado. Marina integrou delegação com outros cinco ministros, encabeçada pelo Vice-Presidente Geraldo Alckmin, que esteve hoje, no Amazonas, para para anunciar ações emergenciais e paliativas para socorrer a situação de catástrofe em todo o sistema hídrico da região . Plinio disse que Marina acha muito bonito se ressentir pela morte de 100 botos, mas não se importa com o drama da população isolada do Amazonas. E agora dona Marina, como é que fica?
Força-tarefa levará água potável para mais de 60 comunidades rurais durante estiagem
Uma força-tarefa da Prefeitura de Manaus com a Águas de Manaus vai levar água potável para mais de 60 comunidades rurais durante a estiagem na capital amazonense. A ação deve beneficiar mais de 6 mil pessoas nas regiões afetadas. Na semana passada, o poder municipal decretou situação de emergência em decorrência da seca do rio Negro. A distribuição iniciou na segunda-feira (02). Além de mais de 95 mil litros de água, a Águas de Manaus fornecerá apoio técnico para fazer o abastecimento de água nos locais, com caminhões-pipa e a presença de equipe para fazer controle de qualidade do líquido. Para realizar essa distribuição, serão utilizadas lanchas das Secretaria Municipal de Educação (Semed) e de Saúde (Semsa), além de balsas pequenas que ainda conseguem navegar pelos rios da região. “Estamos falando de 6,5 mil a 6,8 mil pessoas. Esse trabalho não se dá somente hoje. Esse alimento vai acabar. Acredito que, provavelmente, a gente vai fazer de 15 em 15 dias ou de 30 em 30 dias, dependendo das condições dessa estiagem, dessa seca severa”, enfatizou o prefeito David Almeida. É por aí!
“Hoje estamos menos esfumaçados”
Olhei pela janela quando cheguei em casa e até pensei “hoje estamos menos esfumaçados”… o relógio marcava umas 20h45. Agora, 22h15, me deparo com outra cena e com outro odor, muito forte de fumaça. São espetáculos bizarros e assustadoramente belos. Lembrei do verso de uma canção do Renato que diz “nesses dias tão estranhos fica a poeira se escondendo pelos cantos”. Sim, esse é o nosso mundo e ultimamente o que é demais nunca é o bastante, e a primeira vez talvez seja a última chance. “Os inimigos estão livres, nós…”. Nós? Eu nem saberia dizer… (Orlando Câmara – Jornalista)
Juíza do TRT-11 é selecionada para curso da Organização Internacional do Trabalho
A juíza Carolina de Souza Lacerda Aires França, do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), foi selecionada para participar de um curso internacional promovido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). A seleção se deu por meio de iniciativa da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (Codep) para aprimorar as competências técnicas de magistrados e servidores, com o apoio de parcerias estratégicas. Organizado e implementado pelo Centro Internacional de Formação da OIT (CIFOIT), este projeto de formação é voltado à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em colaboração com o IEFP/Portugal. O curso será realizado por videoconferência reunido profissionais do direito de Angola, Brasil, Cabo Verde, Portugal e São Tomé e Príncipe. O CIFOIT promove ativamente a formação avançada dos profissionais do direito para que possam utilizar plena e corretamente as fontes disponíveis de direito internacional do trabalho na sua prática nacional. Muito bom!
Curso de Administração da Faculdade Santa Teresa recebe nota máxima do MEC
O curso de Administração da Faculdade Santa Teresa (FST) foi avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). A nota 5 reconhece a excelência do curso e posiciona a instituição com nível educacional de alta qualidade. A mantenedora da FST, Maria do Carmo Seffair, ressalta que, o resultado valida os esforços de todo o corpo docente da instituição para a construção de uma faculdade de excelência, com oferta de educação de qualidade. Parabéns!
TVLAR agiliza atendimento com novo Crediário Digital
Empresa do comércio varejista com maior capilaridade na Amazônia, estando presente em 2 estados e 49 municípios, a TVLAR está dando um novo passo para a satisfação de seus clientes com o lançamento do Crediário Digital, aplicativo que facilita o acesso ao crédito e reduz o tempo de compra para poucos minutos. O novo aplicativo da TVLAR permite que os clientes solicitem crédito de qualquer lugar, podendo acompanhar a aprovação, limites, consultar contratos e até mesmo renegociar dívidas. Com o novo aplicativo, o limite fica imediatamente disponível, permitindo que o cliente vá à loja apenas para concluir sua compra, apresentando um documento de identificação. Que tal?
Crianças da Casa Azul Amazônia receberão brinquedos doados pelo Pátio Gourmet
A campanha solidária do Pátio Gourmet, pelo Dia das Crianças, chega à sua quarta edição, este ano, recebendo doações de brinquedos novos e usados – em bom estado – que serão entregues ao Projeto Casa Azul Amazônia, do Lar de Vitórias. A instituição atende 400 crianças e adolescentes com necessidades especiais – síndrome de Down, autismo, microcefalia, entre outras. Os brinquedos podem ser doados em qualquer uma das três lojas do Pátio Gourmet – na avenida Djalma Batista; na rua Terezina, Adrianópolis; e na Via Láctea, conjunto Morada do Sol. Que tal colaborar?
BDay
Claudia Mendonça, Leopoldo Péres, Lúcia Clara Brito Marques (em Brasília-DF), Michel Mello, Ana Guerra, Mario Vasques e Jorge Pinheiro Neto figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna. Agora, vamos às devidas comemorações.
GALERIA