A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora de Faixa (EAF) anunciaram, ontem (01), o início da implementação de três das seis Infovias na Bacia Amazônica, previstas pelo edital do Leilão do 5G. O conselheiro da Anatel Moisés Moreira e o presidente da EAF, Leandro Guerra, acompanharam o transbordo dos cabos de fibra óptica que serão usados nas Infovias 02, 03 e 04.
Os 2,3 mil quilômetros de cabo óptico subaquático foram fabricados pela chinesa ZTT Submarine Cable & System e chegaram ao país pelo porto CECMA, em Manaus. Durante o procedimento de transbordo, que começou no último dia 26 de julho, os cabos são transportados do navio Jutha Male para as embarcações brasileiras responsáveis pelo próximo passo na implantação: o lançamento.
As três infovias fazem parte do Norte Conectado, programa do Governo Federal que prevê a implementação de nove infovias pelos rios da Amazônia. A EAF será responsável pela construção de seis delas, com mais de 10 mil quilômetros de cabos subaquáticos e investimento de cerca de R$ 1,34 bilhão. A primeira etapa vai conectar 26 cidades de quatro estados da região Norte.
“Trata-se de um programa sem precedentes, que vai levar sinal de dados de alta velocidade para garantir à população melhorias na educação, saúde, pesquisa, defesa e judiciário”, afirma Moisés Moreira, conselheiro da Anatel e presidente do GAISPI, Grupo que tem as funções de disciplinar e fiscalizar a aplicação dos recursos e as obrigações da EAF, determinadas pelo Edital do 5G.
Leandro Guerra, presidente da EAF, pontua que é um projeto único na história da telecomunicação mundial. “Os 10 mil quilômetros de cabo de fibra óptica vão cruzar o território amazônico”, afirma Guerra. “Há meses, nossa equipe de operações tem liderado as expedições que fazem o raio-x dos rios onde os cabos serão instalados. As embarcações são transformadas em laboratórios flutuantes, com equipamentos sofisticados, como sonares, que mapeiam o leito dos rios e servirão de orientação para determinar o local exato onde o cabo será acomodado com segurança. Agora, nos preparamos para o lançamento dos cabos.”. Aplausos!
Mostra “The Human Light” celebra a fotografia na galeria de artes do ICBEU Manaus
Manaus ganhará uma nova programação cultural a partir de terça-feira, 8 de agosto, com a Mostra Coletiva “The Human Light”, que reúne setenta e três obras de trinta e dois artistas fotográficos, sob curadoria de Sérgio Cardoso, na The Art Gallery do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos, ICBEU Manaus. A proposta da mostra é expor as leituras socioculturais dos artistas fotográficos sobre as expressões das pessoas nos ambientes em situação da natureza iluminada, O diretor artístico do ICBEU Manaus e responsável pela curadoria da mostra é Sergio Cardoso. O diretor presidente do ICBEU Manaus, Luis Fabian Barbosa, destaca a importância desta nova reunião artística: “por aqui exibiram suas obras nomes consagrados e outros que chegaram a este patamar de visibilidade social e reconhecimento artístico. Nossa galeria tornou-se, em sete anos, o lugar da fotografia amazonense com expressividade e significação inestimável. É com muito orgulho que proporcionamos esta vitrine”.
Amazonas Beer Festival
Os apreciadores de cerveja artesanal, gastronomia e boa música já podem se preparar para a nova edição do Amazonas Beer Festival, que inicia nesta sexta-feira (04). Organizado pelo Amazonas Shopping, o evento, que se tornou tradicional na cidade, vai contar com a presença de cinco marcas importantes do mercado cervejeiro. O Amazonas Beer Festival acontece até o dia 13 de agosto, na Praça de Eventos Rio Negro, sempre a partir das 16h. Imperdível!
‘Te Encontro na Barroso’ ganha mais uma edição com tributo a Rita Lee
A Rua Barroso, localizada no Centro de Manaus, recebe no próximo domingo (06), mais uma edição do evento ‘Te Encontro na Barroso’, promovido pelo Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) e com entrada gratuita. A iniciativa começa às 16h e contará 13 atrações musicais, além de 40 expositores criativos dos mais diversos segmentos (papelaria, vestuário, acessórios, gastronomia, entrou outros). A última edição, realizada em setembro de 2022, reuniu mais de 7 mil pessoas no local. Somadas, as duas edições anteriores reuniram mais de 20 atrações musicais, 100 empreendedores e mais de 12 mil pessoas. Este ano, a previsão de João Fernandes, diretor do CCCI, é atrair ainda mais os moradores da capital. Entre as atrações desta edição estão a escola de dança Art Factory, show com a trilha autoral do espetáculo ‘Cabaré Chinelo’, grupo Couro Velho, grupo Jambu, Maracatu Pedra Encantada, Trio Amazônia Jazz, além dos DJs Carol Pedrosa, Sheila Benjamin, Luaninha, FZero e Cricket Bug. O destaque será a banda N69 que fará um tributo à saudosa cantora Rita Lee, rainha do rock brasileiro. Além de muita música e dança, o público poderá conferir o Espaço Gastronômico (Sr & Sra Pastel, Kikão Batalha, Esse Café, Sou Gourmet, Cakes RM, Black Cat – Lasanharia e Doces, Texas Burger e Hot Dog e Delícias das Manas), a Feira Criativa com mais de 40 expositores, intervenções artísticas, exposições e espaços instagramáveis. Vai ser bom demais!
D’Água Negra celebra a noite no clipe “Escárnio”
A banda amazonense D’Água Negra está pronto para levar o público a uma imersão profunda e misteriosa com o lançamento do seu novo clipe “Escárnio”, primeira canção inédita na sequência do EP de estreia, “Erógena”. Com um som jazzístico, soul e indie aliado a elementos psicodélicos, o grupo convida os ouvintes a se conectarem com suas vulnerabilidades e celebrarem a liberdade da noite no clipe da faixa. Gravado no Rio de Janeiro durante a turnê nacional do seu EP debut, o vídeo apresenta o olhar apurado estético do projeto. Assista ao clipe “Escárnio”: https://youtu.be/9CelqxVw1U4. Confira!
Governo do Amazonas recebe embaixador da Nova Zelândia no Brasil
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira recebeu, ontem (1/08), o Embaixador da Nova Zelândia no Brasil, Richard Predergast. O objetivo da ação foi de alinhar possíveis parcerias com o país, sobretudo, para o crescimento econômico sustentável. Ao longo de 2023, o Governo do Amazonas ampliou a presença geopolítica do Amazonas no cenário internacional, trazendo parcerias de destaque para a agenda socioambiental do Estado. o governo recebeu embaixadores de diversos países e buscou apoio no México, Estados Unidos e Áustria, garantindo cooperações e o repasse de mais de R$75 milhões para o meio ambiente. Representando o governador Wilson Lima, o titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) esteve junto ao diplomata da Nova Zelândia em uma visita ao Museu da Amazônia (Musa), Zona Norte de Manaus. Na oportunidade, a conversa fluiu sobre os desafios da conservação da Amazônia, que deve incluir, sobretudo, mecanismos de combate à pobreza. É por aí!
Dia Internacional dos Povos Indígenas
Em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, o Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas (PPGDA/UEA) realizará, no próximo dia 9 de agosto, das 14h30 às 21h, o I Seminário de Temáticas Socioambientais: Direito dos Povos Indígenas. O evento acontecerá no auditório da Escola de Direito (ED), localizado na rua Major Gabriel, 767, bairro Centro. O simpósio busca promover a visibilidade da cultura e da identidade dos povos indígenas, contando com a contribuição de professores e a experiência da liderança indígena Ismael Munduruku. A partir disso, o seminário pretende oferecer uma visão jurídica e social sobre os direitos dos povos indígenas e a sua inclusão no meio universitário, a fim de auxiliar para a formação crítica e cidadã dos participantes. Muito bom!
SES-AM faz alerta para alto número de casos Vitiligo no estado
Em alusão ao Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo, celebrado ontem (01/08), a Secretaria de Estado de Saúde do Estado do Amazonas (SES-AM) alerta pata o avanço dessa doença de pele auto imune, que causa perda de pigmentação em áreas específicas do corpo, resultando em manchas brancas na pele, conhecidas como lesões cutâneas de hipopigmentação. Essa condição se caracteriza por manchas brancas de tamanho variável na pele, resultando em uma diminuição da cor nessas áreas. O vitiligo pode afetar pessoas de todas as idades, raças e gêneros, e embora não seja uma condição grave em termos de saúde física, pode ter um impacto emocional significativo, afetando a autoestima e qualidade de vida dos pacientes. De acordo com a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), unidade vinculada a SES-AM, já são 118 casos nos primeiros seis meses de 2023. O dermatologista e diretor clínico da fundação, Dr. Renato Cândido fala do impacto social que o paciente sofre quando convive com a doença. O vitiligo é uma doença de difícil tratamento, mas que, em alguns casos específicos, os cuidados podem quase anular a proliferação das manchas. O dermatologista destaca que, quando tratado no início, tem mais chances de desacelerar o avanço da doença. Olho vivo!
Fábrica da Fujifilm em Manaus completa 30 anos
Com o rápido desenvolvimento da operação, transferiu-se para novas instalações em 1994, onde se encontra até hoje. Instalada numa área de mais de 50 mil m2, que abriga três prédios, a unidade opera atualmente com corte de papel fotográfico, também usado em artes gráficas, movimentando mais de 6 milhões de m² de papel por ano. Desde a sua implantação, a fábrica já produziu mais de 347 milhões de m² de papel colorido. E, ao longo da sua história, chegou a produzir 374 milhões de filmes fotográficos. A fábrica da Fujifilm também produz, atualmente, conjuntos para impressão fotográfica e digital e, ainda, fitas Linear Tape-Open (LTO), para armazenamento de dados. Maravilha!
Festival de Cinema da Amazônia divulga filmes selecionados para 2023
O Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte anuncia 50 filmes selecionados para a programação de 2023. Em sua quinta edição, o festival será realizado de 22 a 25 de agosto, com as principais mostras no Teatro Amazonas, e outras atividades em espaços culturais no Centro de Manaus. Todas as atividades são gratuitas. No total, 16 curtas-metragens concorrem aos prêmios da Mostra Amazônia. Dedicada exclusivamente para obras dos estados da Amazônia Legal, a mostra competitiva vai premiar Melhor Filme do Júri e do Público, Direção, dois prêmios de Melhor Atuação, Roteiro, Direção de Fotografia, Montagem, Direção de Arte e Som. Filmes de outras regiões fora da Amazônia estarão na Mostra Outros Nortes, que terá 12 obras. A Mostra Olhar Panorâmico, que nesta edição terá 10 obras, será exclusivamente on-line com filmes amazônicos que não estão na mostra principal.
BDay
Jean Cleuter Mendonça, Maria Bolognese Novoa Tadros, Roberto Tadros Júnior, Heron Rizzato, Ellen Garcia, Basílio Neto, Fátima Lima, Robertinho Cohen, Hissa Abrahão, France Mendes Medeiros e Marcelo Lobo Coelho figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA