O start foi dado! Promovido pelo Governo do Estado começa hoje, na Ilha Tupinambarana, no Amazonas, o 56º Festival Folclórico de Parintins, que vai reunir até domingo, 02 de julho, centenas de milhares de pessoas vindas dos quatro cantos do planeta no Centro Cultural de Parintins, o Bumbódromo, para assistir durante três dias o embate dos bois, Caprichoso e Garantido, em busca do título vitorioso de 2023;
O Boi Caprichoso leva para a arena o tema “O Brado Do Povo Guerreiro”, que exalta a construção coletiva a qual surgiu o bumbá negro com uma estrela na testa. O brado que o Caprichoso pretende ecoar na arena é a brincadeira de criança surgida do sonho promessa e anseio de uma gente que teceu uma nova forma de revolução forjada na simplicidade de ser e na de seguir vivendo em meio às adversidades.
O Boi Garantido apresentará um manifesto dos povos da floresta em defesa da vida. Por todas as vidas. Acreditando que a resistência cultural é poderosa aliada em uma luta de escala universal, na qual a arte, a criatividade e a paixão, são as principais ferramentas na conquista de corações e mentes para a causa de uma sociedade em que, a liberdade e a vida sejam os bens mais valiosos.
Conforme sorteio, o Garantido abre as três noites do festival, enquanto o Caprichoso encerra o espetáculo com garra e a esperança de conquistar o bicampeonato. Na arena da disputa, o visitante terá a oportunidade de assistir a maior ópera a céu aberto do mundo, contando e cantando os mistérios e lendas dos povos originários da floresta amazônica. Espetáculo formidável. Que vença o melhor!
Ministra da Cultura participa da abertura do 56° Festival Folclórico de Parintins
A ministra da Cultura do Brasil, Margareth Meneses chega nesta-sexta-feira (30), à Ilha Tupinambarana para participar da abertura do 56º Festival Folclórico de Parintins. Esta será a primeira visita oficial da ministra à região Norte, quando aproveitará a oportunidade para falar sobre a importância da disputa dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, para a Cultura do País. Entre outros assuntos a ministra vai abordar a Lei Paulo Gustavo e o trabalho para descentralizar os recursos de fomento à Cultura, especialmente para esta região do país. Seja bem-vinda, ao maior festival folclórico do Brasil, senhora Ministra!
Monitoramento epidemiológico
Técnicos da Vigilância em Saúde do Amazonas realizaram, ontem (29), um treinamento para capacitar a equipe responsável pela coleta de dados em serviços que vão integrar o monitoramento epidemiológico do 56º Festival Folclórico de Parintins. A capacitação é iniciativa da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). O treinamento foi realizado no Centro do Idoso Pastor Lessa, no bairro Itaúna, em Parintins. Durante o curso, a equipe tirou dúvidas sobre as formas de preenchimento dos dados em formulários de forma a facilitar a atuação e monitoramento da Vigilância em Saúde durante a festa de boi-bumbá. Muito bom!
Festa dos Visitantes agita Parintins
Parintins ferveu à noite de ontem (29) com a “Festa dos Visitantes”, dando início ao 56º Festival Folclórico de Parintins . A folia aconteceu no Bumbódromo, local que é a identidade cultural da cidade dos bumbás. Para quem não pôde ir à Ilha Tupinambarana, a festança foi transmitida ao vivo no telão instalado no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus. Promovida pelo Governo do Estado, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) e apoio cultural da Eneva, a Festa dos Visitantes 2023 teve como atração nacional as cantoras Ludmila e Simone Mendes, além de atrações locais de diferentes gêneros musicais, se revezando no palco 360º montado na arena e proporcionando uma experiência única para parintinenses e visitantes. Neste ano, a Festa dos Visitantes reforçou o papel social ao incentivar a troca de um quilo de alimento não perecível por uma pulseira de acesso ao evento. A festa iniciou com a rapper Rafa Militão na sequência, Mikael, George Japa, Uendel Pinheiro, Jr Paulain, David Assayag e Fafá de Belém, seguida das atrações nacionais, Ludmila e Simone Mendes . Foram 8 horas de muita alegria e descontração. Valeu!
Delegacia do Turista
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Polícia do Interior (DPI) inaugurou, ontem (29), a Delegacia do Turista. A unidade funcionará exclusivamente durante o 56° Festival Folclórico de Parintins, das 8h às 17h, nos dias 29/06, 30/06 e 1°/07, e das 8h às 12h, no dia 2/07. A estrutura está preparada para atender as demandas dos brincantes que vieram prestigiar a disputa dos bumbás Caprichoso e Garantido. Maravilha!
Um festival de patrocínios para Parintins
A magia da Amazônia atrai muitas pessoas para os estados que estão na floresta por diversos motivos e razões. Um dos motivos que tem atraído a cada ano mais pessoas para o Amazonas é o Festival Folclórico de Parintins, um dos eventos mais incríveis da América Latina. Um espetáculo envolto de artes cênicas, música, dança, artes plásticas, ritos, lendas e cotidiano da vida cabocla, se projeta a cada ano como um dos eventos mais cobiçados do grande público e por empresas. Além da injeção de patrocínio do Governo do Estado do Amazonas e Ministério do Turismo, os Bois de Parintins têm há 28 anos o patrocínio da Coca-Cola Brasil, 21 anos do banco Bradesco e 12 anos da companhia de cervejas Ambev, em mais: Tec Toy, Pixbet, Samel, Eneva, Bemos, Assaí, O Boticário, Nívia, InfoStore, Lupo e o retorno da estatal Correios e da companhia espanhola de telefonia VIVO, após 5 anos da última parceria. Um grande feito dada a invisibilidade que sobrevoa a região Norte do país e a dificuldade de grandes empresas patrocinarem projetos em estados distantes do eixo sul-sudeste. Aplausos!
Torcedores rumam a Parintins
De malas prontas, vestidos com as cores dos seus bois, torcedores de Caprichoso e Garantido continuam embarcando com destino a Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). Eles fazem parte dos mais de 120 mil turistas que vão curtir o Festival de Parintins, que acontece de 30 de junho a 2 de julho. No Porto de Manaus, os dias que antecedem a festa dos bumbás são os mais agitados. Teve torcedor que deixou para comprar e arrumar tudo na última hora. O importante para os torcedores é curtir como manda o figurino todos os dias do festival. É por ai!
Saiba como se prevenir de doenças com alimentação segura e hidratação durante o festival de Parintins
Se você está na ilha da magia para assistir o 56º Festival Folclórico de Parintins e passar mal de saúde por ter ingerido algum alimento que não fez bem? A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), listou alguns cuidados sanitários para seguir e ficar longe de doenças causadas por alimentação insegura. A principal medida a ser tomada pelo visitante é conferir as condições de armazenamento e refrigeração dos produtos comercializados. Quem comprar comida em barracas deve verificar o acondicionamento dos alimentos, principalmente, sopas, churrasquinhos, kikão e sanduíches de forma geral. Verificar as condições higiênicas de quem está manipulando o alimento, desde a roupa até a higiene das mãos. Fazer a compra de alimentos em comerciantes credenciados que passaram por treinamentos de boas práticas de manipulação junto à Vigilância Sanitária de Parintins em conjunto ao Devisa da FVS-RCP. Caso estabelecimentos ou barracas desrespeitem as normas sanitárias de alimentação segura, o visitante deve fazer denúncias para a Vigilância Sanitária por meio do numero: (92) 99169-8671. Para driblar o calor é melhor se hidratar com água de qualidade. A hidratação deve ser constante, e para evitar mal-estar, é importante intercalar bebidas alcoólicas com goles de água. Simples assim!
Acessórios para brincar de boi
Com alta procura por acessórios e adereços inspirados nos bois Garantido e Caprichoso, a 18ª Mostra de Artesanato e Economia Solidária, demandou o aumento da produção dos artesãos para atender todos os que estão em busca daquele item charmoso para completar o visual e curtir o 56º Festival Folclórico de Parintins. Com mais de 50 artesãos espalhados pela tradicional tenda localizada defronte a Praça da Catedral, a Mostra de Artesanato já é um ponto de referência para moradores da Ilha e visitantes, repercutindo no aumento da vendas de cocares, brincos, colares, ombreira e outros acessórios, como peças feitas de marchetaria. As peças têm agradado ao público que vista o local. Maravilha!
Alavancando patrocínios
O Festival de Parintins, que acontece em 30 de junho, 1º e 2 de julho, chega à sua 56ª edição comemorando o crescimento de 30% nos patrocínios, reforçando sua marca como potência artística do Brasil. Responsável por este crescimento está a produtora de eventos Maná Produções, que há 20 anos cuida de toda área comercial e gestão executiva do projeto incentivado e não tem medido esforços para submeter projetos para a captação de patrocínios na busca da manutenção da cultura nortista e Amazônica e do respeito aos povos originários e a floresta.Muito bom!
BDay
Márcia Batista Santoro. Denise Morgado Junqueira, Dirce Seixas Nunes e Autamine Salum figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA