Em Brasília, Wilson Lima diz que Amazonas não abre mão da Zona Franca de Manaus

Cada vez mais empenhado em garantir a manutenção e o avanço do principal modelo econômico do Amazonas, o governador Wilson Lima garantiu que o Estado não abrirá mão da Zona Franca de Manaus (ZFM) e elencou algumas das ações que seu governo vem realizando para assegurar a permanência de incentivos fiscais e a geração de emprego e renda para os amazonenses.

“Nós não abrimos mão da Zona Franca de Manaus. A Zona Franca responde hoje por 70% da economia do nosso estado”, declarou o governador Wilson Lima, em Brasília, durante entrevista à imprensa omtem (28/02), dia em que a Superintendência da Zona Franca de Manaus completou 56 anos.

O governador lembrou, ainda, que um de seus atos no primeiro ano em que assumiu o Governo do Amazonas, em 2019, foi criar um grupo de trabalho formado por técnicos das secretarias estaduais de Fazenda (Sefaz) e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) para trabalhar em favor do modelo.

Wilson Lima informou, inclusive, que esse grupo está à disposição da bancada dos deputados federais e dos senadores do Amazonas para manter a defesa do modelo Zona Franca frente à Reforma Tributária.

Paralelo a Zona Franca, o governador do Amazonas tem defendido e incentivado novas matrizes econômicas, mas igualmente destacado que o modelo ZFM é a iniciativa de desenvolvimento regional mais bem-sucedida do país, sobretudo na área social porque gera mais de 500 mil empregos diretos e indiretos, além de receita tributária ao Estado e de contribuir para que o Amazonas preserve 97% da sua floresta. É por aí!

Espetáculo ‘Alice Músculo + 2’ no Teatro da Instalação

Cena do espetáculo ‘Alice Músculo + 2’, que abre a programação de dez anos da companhia de teatro Soufflé de Bodó (Divulgação)

A Soufflé de Bodó abre com o espetáculo ‘Alice Músculo + 2’, sua nova programação de dez anos da companhia de teatro. A peça fica em cartaz nos dias 3, 4, 10 e 11 de março, às 19h, no Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, Centro), com acesso gratuito. O enredo, a partir da história de Alice, propõe uma reflexão sobre a violência contra a infância, desde ambientes como beiradas de rio até escolas, um tema polêmico e comum no interior do Estado, que é o mito do boto encantado. Para quem ainda não sabe, a Soufflé de Bodó cria e executa eventos culturais na cidade e gerencia o Jandira Theater Move, primeiro teatro container itinerante da região norte, com 22 lugares.

Divulgado o resultado da audição para o “Coral Vozes da Compensa” 

A escola MW Ópera Studio divulgou o resultado das audições realizadas para a formação do “Coral Vozes da Compensa”. Das 40 vagas disponibilizadas, 34 foram preenchidas, e os selecionados já começam a receber preparação gratuita na escola. As audições ocorreram na última sexta-feira (24). De acordo com o diretor da MW Ópera Studio e idealizador do projeto, tenor Miquéias William, as pessoas selecionadas passarão por quatro meses de preparação, para apresentação ao público já na 4ª edição do In Concert, dia 30 de junho, no Teatro Amazonas. Maravilha!

Cella Bártholo lança releituras de clássicos da MPB

Em franca ascensão, a cantora e atriz amazonense Cella Bártholo retoma sua carreira solo na música apresentando releituras de clássicos da MPB (Divulgação)

Com os últimos quatro anos dedicados a espetáculos teatrais, a cantora e atriz amazonense Cella Bártholo retoma a carreira solo na música, apresentando releituras de clássicos da MPB. As canções, que ganham ressignificação numa estética mais atual, farão parte do EP Releituras, que ela lança em breve. A primeira canção do EP será apresentada nesta sexta-feira (03). Trata-se de “Vapor Barato”, famosa na interpretação de Gal Costa. Na voz de Cella, estará disponível a partir de meia noite em todas as plataformas digitais. No mesmo dia, às 20h, o videoclipe será exibido no canal da cantora no youtube – @cellabartholo. Confiram!

Seminário de Educação Inclusiva 

A Secretaria Municipal de Educação realiza, nesta quarta-feira (1º), às 18h, a abertura do “Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”. O evento ocorrerá no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. A ação é coordenada pela Gerência de Educação Especial (GEE) da Semed. O objetivo do seminário é proporcionar o debate sobre a temática, bem como capacitar os diretores, pedagogos e professores, que atuam na educação especial municipal. Fica o registro!

Painéis de Metas e Business Intelligence (BI)

O coordenador do Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica do TJAM. José Edson Ferreira Jr apresenta a uma plateia atenta as ferramentas de Business Intelligence desenvolvidas pelo Tribunal, para controle dos indicadores que são avaliados para o cumprimento de metas (Divulgação)

Servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas participaram do curso “Painéis de Metas e Business Intelligence (BI)”, promovido pela Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM). Na segunda-feira (27), a capacitação foi ministrada na modalidade presencial, no auditório do Centro Administrativo Des. José Jesus Ferreira Lopes, para servidores das unidades da capital. Ontem (28), foi a vez dos servidores das unidades do interior do Estado participarem, por meio de videoconferência. O instrutor responsável pela capacitação foi o servidor José Edson Ferreira Jr., mestre em Demografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e coordenador do Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica do TJAM. José Edson apresentou o glossário das Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e as ferramentas de Business Intelligence desenvolvidas pelo Tribunal para controle dos indicadores que são avaliados para o cumprimento dessas metas. Muito bom!

Exercícios benéficos para crianças e jovens com autismo

A prática de exercícios físicos promove diversos benefícios ao corpo e à mente, principalmente para crianças e adolescentes que possuem Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Segundo o profissional de Educação Física da Fórmula Academia, Daniel Maciel, as atividades realizadas de forma regular ajudam na melhora da concentração, na coordenação motora, agilidade e reflexo. O TEA é uma condição neurológico-comportamental que modifica a forma como a pessoa lida e se comunica com o mundo. O segredo para promover o desenvolvimento delas está justamente em promover a inclusão, respeitando as diferentes sensibilidades e estimulando cada criança ou jovem no seu ritmo. 

Turistas à vista

Na temporada de cruzeiros, a ManausCult e Amzonastur brindam os turistas que chegam com calorosas boas-vindas com rituais indígenas e apresentação de boi-bumbá (João Viana-Semcom)

Dando continuidade ao calendário da temporada de Cruzeiros 2022/2023 para o mês de março, a Manauscult e Amazonastur esperam que mais oito navios atraquem na capital amazonense ao longo dos próximos 30 dias. O Navio ‘Viking Sea’, da empresa marítima Viking Ocean Cruises, de bandeira norueguesa, chega a Manaus nesta quinta-feira ()2), às 12h, com 480 tripulantes e 930 turistas oriundos dos Estados Unidos, Inglaterra, França e Caribe. O desembarque ocorrerá no cais das Torres do porto de Manaus e a embarcação ficará fundeada até as 14h, deste sábado (04). O receptivo amazonense conta com rituais indígenas, apresentação de boi-bumbá, show de despedida, entrega de mapas da cidade, pesquisa de satisfação, atendimento bilíngue e um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no porto.

Roteiro turístico 

Entre os atrativos, os visitantes visitarão o Museu da Cidade de Manaus (Muma), Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Teatro Amazonas, Palácio Rio Negro, Museu da Amazônia (Musa), Centro de Instrução de Guerra na Selva, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), complexo turístico Ponta Negra e o Palácio Rio Negro. O centro histórico de Manaus é um dos locais mais procurados pelos turistas, que chegam à capital amazonense, como o Paço da Liberdade, que está recebendo todas as intervenções possíveis pela Prefeitura de Manaus, com apoio da Polícia Turística do Amazonas (Politur), para uma temporada segura. Maravilha!

Março Lilás

O governador Wilson Lima lança, às 9h30 desta quarta-feira (1º), o Movimento Estadual Março Lilás 2023 para alertar a população sobre a prevenção ao câncer de colo de útero, que é 100% evitável. Na ocasião, o governador também irá anunciar a intensificação de ofertas de atendimentos para estimular o diagnóstico precoce durante a semana da mulher. O Março Lilás foi instituído em 2019, primeiro da gestão do governador, e faz parte do calendário oficial de eventos do Amazonas. Em 2023, o tema é “Ame-se. Evite o câncer de colo de útero” e contará com diversas ações voltadas à prevenção da doença.

BDay

Bosco Fonseca, Eliane Gentil, Geraldo Dantas, Izabel Macedo, Sérgio Viana, Dolores Garcia Rodrigues, Luiz Felipe Monteiro, Lindomar Neves, Leon Furtado e Eduardo Laborda figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Meu amigo querido, o estilista Bosco Fonseca emplaca nesta quarta-feira mais um março na sua vida com muita alegria, saúde e disposição. Parabéns
Após deixar Toulose, na França, onde mora, desfilar como destaque na Marquês de Sapucaí na Mangueira, a manauense Titi Medina está entre nós para festejar no sábado, a chegada dos seus quarenta com amigos na Pousada Tarumã, Eu vou
A cerimonialista Sílvia Jane Santos foi uma das coordenadoras da recepção de convidados para a entrega do Prêmio United Earth Anazônia Award. No clique, ela com o anfitrião Marcus Nobel e o executivo da LCTM Brandbuilders, Fábio Marques
Sâmia Seixas Nunes, Graça Ferraz e Jéssica Cardoso, encontro de amigas que se respeitam e valorizam a verdadeira amizade. Gosto delas
Informalmente, Solange Saintclair, Izabel Macedo (uma das festejadas aniversariantes desta quarta-feira), Mazé Mourão e Márcia Rizzato no Carnaval que passou, no belo Rio. Danadinhas
Cada vez mais empenhado em garantir a manutenção e o avanço do principal modelo econômico do Amazonas, o governador Wilson Lima garantiu, em Brasília, que o Estado não abrirá mão da Zona Franca de Manaus (ZFM)