Cerimônia de entrega do Prêmio United Earth Anazônia Award, o Nobel Verde, movimenta o Teatro Amazonas

O icônico Teatro Amazonas iluminou-se ontem (27) à noite, para a cerimônia de entrega do 1º Prêmio United Earth Amazônia Award o Prêmio Nobel Verde. Presente, o prefeito de Manaus, David Almeida subiu ao palco para fazer o discurso de abertura, ressaltando que o prêmio é um reconhecimento importante para o trabalho realizado em Manaus e o seu protagonismo nas futuras discussões ambientais.

O anfitrião da noitada, foi o presidente e diretor-executivo da United Earth, Marcus Nobel, e representantes da LCTM BrandBuilders, uma das instituições que criaram o prêmio.

A ideia é tornar o Prêmio United Earth Amazônia Awarduma referência como acontece com o Prêmio Nobel, para conscientizar a população a mudar hábitos e atitudes para contribuir com a preservação do planeta, tendo o bioma Amazônia como uma diretriz e salvaguarda.

Os organizadores pretendem realizar uma cerimônia anual e levar a iniciativa para outras cidades do mundo, de forma que se torne um prêmio global com características de cada localidade. 

Os premiados na área de Artes e Música foram o cantor e compositor, Roberto Carlos, e Erasmo Carlos (In Memoriam), por sua obra musical “Amazônia”, um ode à conservação da Amazônia. Erasmo Carlos foi representado por seu filho Leonardo Esteves.

Na área de ESG (responsabilidade socioambiental e governança), os seis projetos premiados foram: “Vaga-Lume”, na área Educacional, desenvolvido para atender as crianças das comunidades rurais da Amazônia.

Os agraciados receberam uma escultura no formato de esfera brilhante com seis elementos vazados relacionados com os valores da United Earth, cada um deles representando o homem com seus braços, conectando com a fauna, flora, ar, água, recursos naturais, e com toda a humanidade, integrados e entrelaçados em uma única peça, criação do artista e escultor brasileiro Darlan Rosa. Entre os patrocinadores do evento, o grupo Tellescom e Moto Honda da Amazônia, com apoio do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus.

                             OS PREMIADOS

“Sataré-Mawé, projeto de Eco-Etnodesenvolvimento que busca a independência econômica por meio da bioeconomia sustentável do guaraná pelas comunidades do Amazonas.

“Sakaguchi Agroflorestal”, projeto de aprimoramento e disseminação do agroflorestal gerando desenvolvimento social e econômico da comunidade de imigrantes japoneses e da região.

“Braziliando”, estudo que desenvolveu a integração entre turistas e os povos tradicionais da Amazônia por meio da inovação em tecnologia de turismo de base comunitária.

“Rede Mulheres do Maranhão”, projeto que promove a inclusão social e econômica por meio do empoderamento das mulheres para o empreendedorismo a partir do cultivo e subprodutos do babaçu,

 “Projeto Pamine – Renascer da Floresta”, desenvolvido pela comunidade indígena Paiter Suruí para devolver à floresta o que dela for retirado.

Fiocruz Amazônia oferece curso gratuito e virtual para profissionais que atuam na saúde pública

Por meio da plataforma de Educação à Distância (EAD), a Fiocruz Amazônia/Fiotec abriu as inscrições gratuitas para o curso de atualização “Agravos Imunopreveníveis de interesse em Saúde Pública na Amazônia” (Divulgação)

A Fiocruz Amazônia/Fiotec abriu as inscrições gratuitas para o curso de atualização “Agravos Imunopreveníveis de interesse em Saúde Pública na Amazônia”, que será realizado de forma virtual, por meio de plataforma de Educação à Distância (EAD). O curso será oferecido dentro do projeto “Amazônia: Ciência, Saúde e Solidariedade no Enfrentamento à Covid-19”, realizado pela Fiocruz com incentivos  da USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), por meio do NPI EXPAND e SITAWI (Finanças do Bem). Os ensinamentos são destinados a profissionais de saúde da Atenção Básica das redes municipais, com foco nos agentes comunitários de saúde (ACSs), agentes de combate a endemias (ACEs) e agentes comunitários indígenas de saúde (ACIS), vinculados às secretarias de Saúde dos municípios amazônicos. A finalidade é fortalecer o enfrentamento à Covid-19 e atuação desses profissionais em seus territórios, incentivando a melhoria da cobertura vacinal instituída pelo Programa Nacional de Imunização. Inscrições no link https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/agravosimunopreveniveis2023/

Litoral do desespero 

O sangue engessa o barro. A lama espessa mergulha nas profundezas do chão e dar de beber aos mortos. A angústia e o sofrimento tingem o céu cinzento, triste e arrasado do litoral norte de São Paulo. É o litoral da desgraça. Resultado de mais uma tragédia anunciada. Mais de 60 mortos. O descaso vence o bom senso.  O choro e o desespero comovem o mundo e humilham o Brasil. O grito amargurado e aflito sai da alma e explode na indignação da Pátria. O branco, o vermelho e o caqui dos bravos bombeiros colam na lama, aquecendo a esperança. Repórteres controlam o soluço diante dos dramas das cenas tingidas por dor, gemidos e tristezas. Enxadas, baldes,furadeiras, picaretas, escavadeiras, cães farejadores, compõem o cenário avassalador. O vai e vem dos populares é sofrido e lento. A  solidariedade tenta controlar o choro da alma.  Animais agonizantes e sacrificados viram anjos. O verde encardido das plantas e flores irão iluminar as estrelas. (Vicente Limongi Netto)

Governo do Amazonas abre matrículas para o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro

O curso de música figura na programação do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro que inicia na quarta-feira (1º/03), a nova temporada de matrículas para 2023 (Michael Dantas)

O Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro inicia na quarta-feira (1º/03), a nova temporada de matrículas para os cursos de Dança, Artes Visuais, Música e Artes Cênicas nas unidades de Manaus (Sambódromo e Centros Estaduais de Convivência da Família Magdalena Arce Daou e Padre Pedro Vignola) e no município de Envira (distante 1.216 quilômetros de Manaus). No dia 7 de março, também serão abertas vagas para cursos de Equilíbrio Corporal, Dança, Musicoterapia e Violão, em parceria com a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnAti). As aulas serão ministradas na unidade do Sambódromo do Liceu, em Manaus. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente nas respectivas unidades do Liceu na capital, até o dia 2 de março e, em Envira, no Centro de Eventos e Negócios Agropecuários, até o dia 3 de março. As unidades irão funcionar em dois horários: 8h às 11h e 14h às 17h. As vagas abrangem várias faixas etárias, incluindo cursos destinados ao público infantil a partir dos 5 anos. 

Literatus abre matrículas para o EJA

Para aqueles que ainda não concluíram o Ensino Fundamental e Médio, investir na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma alternativa para retomar o tempo perdido e aumentar as oportunidades no mercado de trabalho. O Centro de Ensino Literatus está com matrículas abertas aos interessados em concluir os estudos. Com o EJA do Literatus, é possível conquistar o diploma por meio do provão. A avaliação tem 3 horas de duração e irá analisar os conhecimentos dos participantes. Essa é a maneira mais rápida para obter a certificação. A instituição também oferece a opção de estudar por disciplina, em que o aluno pode estudar nas turmas regulares, de segunda a sexta, ou nas manhãs de sábado. Além disso, há a possibilidade de estudar in company, em que o trabalhador pode assistir às aulas no próprio ambiente de trabalho. Os interessados podem efetuar a inscrição, através do site https://www.literatus.edu.br/

Distrito Bioagroindustrial é tema de encontro em Rio Preto da Eva

Estafe da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) participou, ontem juntamente com a Prefeitura de Rio Preto da Eva, do Encontro das Lideranças Comunitárias de 2023 (Divulgação-Sepror)

O Governo do Estado via Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou, ontem (27), juntamente com a Prefeitura de Rio Preto da Eva, do Encontro das Lideranças Comunitárias de 2023. O seminário teve como pauta o lançamento e discussão dos investimentos para Bioagroindustrial (Biodarpe), além de temas relacionados ao setor primário da região, como a regularização fundiária, assistência técnica rural, escoamento da produção, recuperação de ramais, licenças ambientais e implantação de cinco Agrovilas. O Distrito Bioagroindustrial teve sua área doada pelo Conselho de Administração da Suframa (CAS), em dezembro de 2020, e já possui aproximadamente 20 empresas cadastradas, com a expectativa de geração de mais de 10 mil empregos nos próximos 10 anos. Na sua implantação, o projeto passará por estudos de impacto ambiental para criar leis municipais com regulamento e norma de instalação das indústrias.

Encomendas de Páscoa das empresas 

A produção de itens relacionados ao período da Páscoa já está a todo vapor no Pátio Gourmet. Uma das apostas para este ano são as encomendas das empresas para presentear colaboradores e fornecedores. A marca criou um catálogo exclusivo, apresentando os produtos desenvolvidos com esse foco. As encomendas podem ser feitas pelo número (92) 98453-4120. Muito bom!

‘A Arte e Beleza dos Bonecos Japoneses’

A exposição itinerante “A Arte e Beleza dos Bonecos Japoneses”, inicia na quinta-feira, no Centro Cultural Palácio da Justiça, na Avenida Eduardo Ribeiro, Centro. A mostra tem entrada gratuita (Divulgação)

Inicia na quinta-feira (02/03), às 9h, a exposição itinerante “A Arte e Beleza dos Bonecos Japoneses”, no Centro Cultural Palácio da Justiça, na Avenida Eduardo Ribeiro, Centro. A mostra tem entrada gratuita e fica em exibição até o dia 25 de março, de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, no espaço cultural, numa realização do Consulado-Geral do Japão em Manaus e da Fundação Japão, em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A iniciativa, que tem por finalidade promover o intercâmbio cultural e artístico entre o Japão e o Brasil, traz cerca de 60 exemplares que refletem o clima e as histórias da tradição japonesa de mais de 200 anos. Antes de chegar à capital amazonense, a exposição percorreu várias capitais brasileiras, tais como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Os visitantes. Imperdível!

Amazonenses poderão renegociar as dívidas no Feirão Serasa Limpa Nome 

Para conter a inadimplência, que atinge pela primeira vez o contingente de 70 milhões de brasileiros, a Serasa lança um novo mutirão nacional de negociação. O Feirão Serasa Limpa Nome reúne o número recorde de 425 empresas dispostas a oferecer uma série de facilidades para quem está querendo pagar seus débitos. São empresas de inúmeros segmentos, disponibilizando 365 milhões de ofertas de negociações, sendo que 113 milhões delas poderão ser quitadas por até R$ 100. No Amazonas, a Serasa registrou, em janeiro, mais de 1,5 milhão de pessoas inadimplentes, totalizando mais de 5 milhões de dívidas. O valor médio da dívida na região é de R$ 3.863,71 por pessoa. O Amazonas é o primeiro estado no ranking de representatividade de inadimplentes. É o estado com maior representatividade de dívidas de varejo. Para negociar as dívidas no Feirão Serasa Limpa Nome, acesse o site: http://www.serasalimpanome.com.br

Workshop gratuito sobre vacinação contra Covid-19 entre migrantes e refugiados venezuelanos

“A importância do profissional de saúde na vacinação contra a Covid-19 da população migrante venezuelana” é o tema do workshop gratuito que será promovido pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos nesta terça-feira (28), das 9h às 11h e das 13h às 15h, no Hotel Intercity, localizado na rua Prof. Marciano Armond, nº 544, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus. O seminário é voltado para médicos, enfermeiros, estudantes e outros profissionais que atuam na área da saúde. A iniciativa faz parte do projeto “Vacina Para Todos”, que visa uma série de ações para conscientizar e estimular a vacinação contra a Covid-19 entre migrantes e refugiados venezuelanos que vivem na capital amazonense, incluindo as populações indígenas, como da etnia Warao. É por aí!

BDay

Rômulo Mêne (no belo Rio), Mílcia bVraga Portella, Luiz Carlos Costa, Neuza Anello dos Santos, Neuzimar Pinheiro, Alcemir Figliuolo Neto, Bosco Cordeiro,  Erasmo Amazonas e Mozarth Melo figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

O presidente e diretor-executivo da United Earth, Marcus Nobel emoldurado por Leonardo Esteves (filho de Erasmo Carlos (in memoriam), e o ‘rei’ Roberto Carlos, foram homenageados na área de Artes e Música com Prêmio United Earth Amazônia Award (Halley Santiago)
O prefeito de Manaus , David Almeida discursa na abertura da cerimônia de entrega do 1º Prêmio United Earth Amazônia Award Prêmio Nobel Verde (Clóvis Miranda-Semcom)
Os homenageados com Prêmio United Earth Amazônia Award emolduram anfitrião da noitada, Marcus Nobel presidente e diretor-executivo da United Earth que foi presenteado com um cocar azul e branco da tribo Saterê-Mawé (Clovis Miranda)
O cirurgião plástico brasileiro Rômulo Mêne celebra nesta terça-feira no belo Rio, mais um ano de vida. Parabéns, amigo querido
Na paradisíaca Barra de São Miguel, em Alagoas, a querida Mílcia Braga Portella reuniu a família para celebrar em grande estilo seus 66 anos bem vividos. Saúde, amiga
O presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato, já levantou as âncoras do barco azul e branco iniciando os preparativos para o Festival Folclórico de Parintins 2013. Aguardem grandes surpresas