Para refletir neste dia. o texto é longo, porém, vale a pena ler até o fim! O Natal é, certamente, a festividade mais importante do Cristianismo. Considerando os números atuais, podemos dizer que uma em cada quatro pessoas que vivem em nosso planeta de oito bilhões de habitantes, é cristão e, portanto, celebra a data.
Embora lembremos que, nem entre os cristãos, a data é um consenso, pois os ortodoxos celebram entre os dias 5 e 6 de janeiro, enquanto a data mais conhecida seja 25 de dezembro.
Hoje, sabemos que a festa pouco tem de cristã, e menos ainda possui ligação com o Sul Global. Religiões pré-cristãs celebravam o solstício de inverno e o Deus Sol ao final de dezembro, na esperança de que o inverno não fosse eterno e, em seguida, a primavera trouxesse o renascimento da vida.
Logo, como no hemisfério sul, saudamos a chegada do verão com diversos símbolos natalinos tradicionais como: Papai Noel, árvores enfeitadas, frio, lareiras, entre outros, que não fazem sentido em nossa realidade climática.
Contudo, se nos afastarmos dos dogmas e discussões religiosas, podemos pensar numa espiritualidade, fora da instituição, que nos dê um sentido para celebrarmos o Natal, nesse e nos próximos anos.
Penso que, a primeira intuição natalina é que a vida pode ser uma dádiva, um presente. E, quiçá, possamos reclamar menos a respeito do que nos falta e sermos mais gratos pelo que temos.
Dessa forma, poderíamos iluminar nossa visão, por vezes embaçada pelo narcisismo, enxergarmos nossos privilégios e, ao mesmo tempo, o desamparo em que se encontram milhões de pessoas. Iguais a nós perante a lei, mas desprovidas da humanidade que nos sobra e que poderíamos compartilhar.
A segunda intuição a respeito da espiritualidade natalina versa sobre o binômio abundância e escassez. É comum, nessa época do ano, vermos lojas, magazines, mercados e as vendas por canais digitais dispararem.
Sair para fazer compras, em geral, se torna uma aventura estressante, pois muitos detalhes devem ser preparados com atenção. Enfeites, presentes, comida e bebida fartas numa bela mesa tornaram-se símbolos importantes numa era de hiperconsumo (termo cunhado pelo filósofo francês Gilles Lipovetsky).
Todavia, na atual crise econômica enfrentada pela maior parte da população brasileira, a imagem de abundância não passa de uma vaga lembrança. Não, necessariamente do que se viveu, apenas do que se viu em campanhas publicitárias veiculadas nos aparelhos de televisão que ficam à mostra em nossas cidades.
Dados do segundo inquérito nacional, sobre segurança alimentar em 2022, apontam que 33 milhões de brasileiros e brasileiras vivem em situação de fome. Para essas pessoas, não haverá Papai Noel, presentes ou ceia, restará apenas a desolação causada pela fome.
Se o Natal não recuperar em nós a esperança de uma sociedade mais justa, se não despertar em nós solidariedade e compaixão, se não retirar de nossos olhos o véu do narcisismo, quaisquer traços de espiritualidade morrerão.
Se é verdade que o nascimento de uma criança palestina, há dois mil anos, reuniu o humano, o divino e a natureza (representados no presépio), quem sabe haja Natal (Andrey Albuquerque Mendonça é professor de Humanidades Digitais, Filosofia, Cultura, Consumo e Religião na ESPM-SP)
Cella Bártholo concorre ao prêmio “Destaques Musical.Rio 2022
A amazonense Marcella Bártholo está concorrendo ao prêmio “Destaques Musical.Rio 2022”, na categoria Atriz Coadjuvante, no espetáculo “Cazas de Cazuza”. Promovido pelo site Musical.Rio, a premiação, uma das mais importantes do segmento, destaca os melhores artistas, em 21 categorias. A votação para escolha dos vencedores desta edição iniciou na quinta-feira (22) e segue até 02 de janeiro, pelo site www.musical.rio.br/vote. Os ganhadores serão anunciados no Instagram @musical.rio, no dia 05 de janeiro de 2023. Que tal votar na nossa conterrânea?
Grupo DB tem vaga para pessoas com deficiência (PCDs)
O Grupo DB, maior empresa do setor de supermercados do Norte do país, está com 20 vagas de trabalho em aberto para Pessoas Com Deficiência (PCDs). “Os candidatos não precisam ter obrigatoriamente experiência, visto que a empresa oferece treinamento específico para cada uma das funções conforme o perfil das vagas a serem preenchidas”, afirmou a diretora de recursos humanos do Grupo DB, Elane Medeiros. Os candidatos podem fazer as inscrições por meio do site https://dbsupermercados.com.br/
Sidney Rezende será homenageado no Programa Especial de Natal do Manauara Shopping
O maestro Sidney Rezende será homenageado neste sábado (24), no projeto “Natal Manauara”, com um bate-papo entre os músicos Fred Góes e Simão Assayag mediado por Edmundo Oran, item oficial do Caprichoso. Com duração de 50min, o programa tem a produção de André Guimarães e roteirização de Irian Butel e recorda o legado musical deixado por Sidney em seu último projeto executado em vida – o Natal Manauara. A iniciativa tem o apoio cultural da Info Store e estará disponível no Canal do Manauara Shopping no YouTube. (Link: https://www.youtube.com/@manauarashop). “A proposta deste especial de Natal é prestar uma merecida homenagem ao gigante da música regional Sidney Rezende, mostrando as contribuições deixadas por ele e relembrando o belíssimo trabalho desenvolvido exclusivamente para o shopping”, explicou Isa Lucena, gerente de marketing do Manauara Shopping e idealizadora do projeto.
Feijoada Executive By Rio
Vocês já estão pensando no Carnaval 2023? Pois bem, vem aí a mais badalada feijoada carnavalesca de Manaus. A folia já tem data para acontecer, será no dia 11 de fevereiro (sábado), no Tropical Executive. Para animar o encontro gastronômico batizado de Feijoada Executive By Rio, foi contratado o aclamado puxador de samba enredo Nego. Em breve, o promotor do ziriguidun, o irriquieto Fernando Salignac nos estará passando maiores detalhes. Aguardem!
Apuí ganha iluminação pública
O Governo do Amazonas concluiu, na quinta-feira (22), a primeira fase do programa de modernização da iluminação pública do interior, ao encerrar os trabalhos em Apuí (a 453 quilômetros de Manaus). Lançado em maio passado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, e executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o Ilumina+ Amazonas implantou 56,8 mil pontos desde o seu lançamento, em maio de 2022. Ao todo, 29 municípios já contam com luz de LED, incluindo 34 comunidades rurais e indígenas. Segundo o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, a meta estabelecida foi alcançada com sucesso e até superada, já que o programa, inicialmente, seria executado apenas nas áreas urbanas das cidades, mas chega ao final contemplando também comunidades rurais e indígenas.
Natal Solidário Uninorte
A campanha Natal Solidário do Uninorte – Centro Universitário do Norte realizou a entrega de presentes para mais de 240 pessoas, entre alunos de escolas públicas e pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação envolveu a participação de colaboradores e estudantes da Instituição de Ensino Superior, que atenderam aos pedidos de Natal feitos por cartas. Foram beneficiados alunos das escolas estaduais Barão do Rio Branco e Raio de Sol, além dos residentes do abrigo Moacyr Alves. Os presentes incluíram brinquedos, roupas, calçados e outros itens solicitados pelos beneficiários. Os presentes para os residentes do abrigo Moacyr Alves foram entregues durante um café da manhã especial na quinta-feira (22), na sede da Instituição. Os colaboradores do Uninorte puderam interagir com os residentes e conhecer melhor o trabalho da entidade beneficente. Aplausos!
Lei Seca
Iniciadas ontem (23), as operações de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) voltadas às festas de fim de ano. As ações acontecerão em todas as zonas de Manaus até o dia 1º de janeiro de 2023. Serão montadas barreiras de fiscalização com foco principalmente na Lei Seca. Trinta e cinco agentes de trânsito e policiais militares lotados no Detran-AM estarão nas ruas. A Lei nº 13.546, aprovada em dezembro de 2017, alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelecendo maior rigor para o motorista que praticar o homicídio culposo (sem intenção) ou de lesão corporal de natureza grave ou gravíssima, sob o efeito de álcool ou de outras substâncias psicoativas que causem dependência. As disposições da norma entraram em vigor em abril de 2018. Dura Lex, sed Lex!
Exôdo natalino
Mais de 31 mil pessoasdevem deixar Manaus entre sexta-feira (23) e domingo (25), segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), por meio fluvial e terrestre, para ir aos municípios do Amazonas. Neste ano, a agência aponta que o movimento de pessoas tende a ser 20% maior do que em 2021.De acordo com a Arsepam, as festividades de fim de ano colaboram para o aumento no fluxo de passageiros, pois muitas instituições entram em recesso. É por aí, todos engajados no espírito natalino!
Panetones com sabor amazônico
Vejam só! Com mais de 30 anos dedicados à arte da cozinha, a empreendedora e culinarista Inês Monteiro resolveu inovar criando panetones com sabores de nossa região. Além de rechear os produtos com sabores amazônicos, Inês prepara a iguaria desde o início da produção. O segredo é manter a fermentação adequada para garantir a qualidade do alimento. No cardápio, tem panetones de tucumã, pirarucu, de tacacá e outros sabores. Quem comeu diz que é uma delícia. Que tal experimentar a novidade?
BDay
Antonio Carlos Duarte, Socorrinha Carvalho (em Parintins-AM), Anwar Assi, Karla Suelen Veras, Josenor Rocha e Adriano Perruollo figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos.
GALERIA