Zonas Francas de Brasil e Uruguai têm novo marco das relações comerciais

As relações comerciais entre Brasil e Uruguai têm novo marco com a publicação, no Diário Oficial da União de sexta-feira (30), do Decreto n. 11.213, de 29 de setembro de 2022. O documento internalizou no Brasil o 83º protocolo adicional ao Acordo de Complementação Econômica n. 2 (Brasil-Uruguai), estabelecendo a desgravação total e imediata da Tarifa Externa Comum (TEC) ou de impostos nacionais de importação, quando aplicáveis, às mercadorias produzidas em Zonas Francas e Áreas Aduaneiras Especiais dos dois países.

Na prática, o protocolo estabelece o livre comércio de mercadorias produzidas em Zonas Francas e Áreas Aduaneiras Especiais entre Brasil e Uruguai, abrangendo, inclusive, as mercadorias produzidas no Pólo Industrial de Manaus (PIM), o que abre um importante mercado em ascensão aos exportadores regionais.

O 83º protocolo adicional ao ACE n. 2 é um passo de grande relevância para o avanço na integração e no comércio entre Zonas Francas e Áreas Aduaneiras Especiais dos dois países, pois, apesar de as relações estarem estabelecidas desde 2014, por meio do 72° protocolo adicional ao acordo, a lista de produtos permitidos era bastante limitada e negociada anualmente entre os dois países.

Agora, a partir da devida implementação do 83° protocolo adicional ao acordo, espera-se que os exportadores do PIM possam ampliar a competitividade uma vez que a negociação abrange a totalidade das mercadorias produzidas localmente, além de contar com maior previsibilidade e segurança jurídica às suas operações, já que o novo protocolo não possui prazo de expiração estabelecido.

O novo protocolo adicional deverá ter o início de sua vigência formal em cinco dias após a Secretaria-Geral da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) comunicar ter recebido dos dois países a notificação de que foram cumpridas as formalidades para sua aplicação.

Filhote do Pará entra no clima do Círio de Nazaré

Com programação especial alusiva ao Círio de Nazaré, o restaurante Filhote do Pará brinda sua clientela com show folclórico e a boa culinária típica paraense (Divulgação)

O restaurante Filhote do Pará (Avenida Tancredo Neves, 9 – Parque Dez), acena com uma programação especial para os devotos religiosos, alusiva ao Círio de Nazaré, que inclui a culinária típica paraense. As ações iniciam no próximo dia 04 e o se estendem até 9 de outubro, com almoço e jantar. Segundo Mário Valle, diretor do grupo Roteros, idealizador do evento, as atividades são uma forma de homenagear Nossa Senhora de Nazaré e ao Círio, que é uma das maiores manifestações cristã do Brasil. Quem for ao Filhote do Pará nesse período, será recepcionado com banhos de cheiro vindos diretamente do Mercado Ver-o-Peso, e também, serão recepcionados pelos típicos carimboleiros, com um receptivo especial para o público. A programação com certeza irá mexer com o imaginário do público. Coisa boa! Informações: (92) 98440-7742.

Revista Indústria Brasileira – Edição Setembro 2022

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lança a revista Indústria Brasileira, um veículo de comunicação dirigido prioritariamente à sua base de representação, às autoridades políticas e aos formadores de opinião. O objetivo da CNI é oferecer uma referência atualizada das principais ações em defesa da indústria nacional e do desenvolvimento brasileiro. Muito bom!

“Eu Voto na Amazônia Viva”

Cartaz da Mobilização Eu Voto na Amazônia Viva – Circuito Jovens do Futuro, no Acre (Divulgação)

A campanha “Eu Voto na Amazônia Viva”, iniciativa apartidária com o objetivo de conscientizar a população para votar em candidatos que tenham propostas em prol da conservação da floresta amazônica, alcançou, até o final de setembro, mais de dois milhões de pessoas por meio de ações de mobilização e engajamento em quatro estados. O movimento faz parte do projeto “Amazônia nas Eleições 2022”, realizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), e em parceria com coletivos e organizações socioambientais brasileiras. As ações de comunicação tiveram início em junho, no Dia do Meio Ambiente, e seguem até o início de 2023, reforçando a mensagem de envolvimento do cidadão no acompanhamento dos planos de governo que estarão em vigor nos próximos mandatos. As ações presenciais ocorreram em quatro estados da Amazônia Legal: Amazonas, Acre, Amapá e Maranhão, e envolveram centenas de voluntários. . A campanha completa está disponível no site euvotonaamazoniaviva.org 

Dicas para economizar na hora das compras

Pela primeira vez, a Copa do Mundo ocorrerá em novembro, próximo à Black Friday e à primeira parcela do 13º salário. Para muitos brasileiros, essa é a oportunidade de modernizar seus equipamentos eletrônicos e comprar uma TV para acompanhar os jogos. Pensando nisso, o Serasa eCred, plataforma de busca de crédito da Serasa, preparou algumas dicas especiais para ajudar a economizar na hora de fazer essa compra. Confira todas as dicas no Serasa Ensina: https://www.youtube.com/shorts/18ztQfTvJF4

Temporada de queimadas é destaque de podcast sobre BR-319

As queimadas na Amazônia é o ponto de partida do novo episódio do podcast Momento Observatório BR-319 (Divulgação)

O incêndio que atingiu uma área de mais de 1,8 mil hectares no Território de Uso Comum (TUC) do Rio Manicoré, flagrado pelo Greenpeace Brasil, em agosto, é o ponto de partida do novo episódio do podcast Momento Observatório BR-319. A área afetada fica dentro da área abrangida pela Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), dada pelo Governo do Amazonas às comunidades tradicionais do rio Manicoré. O território abriga quatro mil moradores em 15 comunidades. Segundo Maria Cleia Delgado Campina, presidente da Central das Associações Agroextrativistas do Rio Manicoré (Caarim), ainda em janeiro de 2022, os moradores já observavam a movimentação de pessoas com gasolina e motosserras com o intuito de desmatar a área. Até setembro deste ano, o Amazonas já superou o número de focos de calor registrados em todo o ano de 2021. São mais de 18 mil focos, contra 14.848 do ano passado.

“Encontro com Mujeres Fuertes” 

Neste sábado (01), das 9h às 11h, a Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos realiza o “Encontro com Mujeres Fuertes”, evento que marcará o encerramento da primeira edição do projeto, que beneficiou 50 refugiadas venezuelanas em Manaus. A cerimônia será na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT). Realizado com recursos oriundos de reversão trabalhista do MPT e em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), o projeto “Mujeres Fuertes” é voltado exclusivamente para mulheres venezuelanas, chefes de família, que já empreendem ou queiram empreender no ramo da gastronomia. Durante a cerimônia também será anunciada a segunda fase do projeto, que já recebeu mais de 300 inscrições de mulheres venezuelanas. A primeira edição aconteceu de janeiro a setembro deste ano, beneficiando 50 refugiadas.

Do Brasil para o mundo!

A Amazônia está representada na Jaguar Parade deste ano na cidade de Nova Iorque (USA), com esta bela escultura assinada pelos artistas plásticos Rui Machado e Lívia Mourão (Divulgação)

A Fundação Amazônia Sustentável (FAZ) e a @Dell Technologies estão representadas na Jaguar Parade deste ano. O evento é conhecido pela exposição de esculturas de onças com intervenções artísticas em cidades e dessa vez acontece em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A instituição escolheu representar a conservação da Amazônia e a valorização dos povos tradicionais na escultura que está exposta no zoológico do Central Park desde o dia 7 de setembro. A obra “Preservar é preciso” é uma colaboração do multiartista amazônico Rui Machado com a artista plástica Lívia Mourão. Rui Machado continua levando sua arte pelo mundo. Parabéns!

16º Festival de Teatro da Amazônia

Neste mês de outubro, mês das crianças, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa promove uma agenda repleta de atividades artísticas para toda família no Teatro Amazonas. A programação inclui atrações infantis e apresentações gratuitas do 16º Festival de Teatro da Amazônia. Iniciando a programação, neste sábado (1º), às 20h, a casa de óperas recebe a apresentação especial da Orquestra de Repertório Popular do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, que traz um repertório composto por clássicos da música brasileira e internacional. Ainda participam do evento os grupos artísticos: Coral Infantil, Coral Infantojuvenil, Coral Jovem e Coral Adulto. Programa imperdível!

Outubro Rosa

A campanha “Outubro Rosa”, teve início ontem (30), na Praça Dom Pedro II, em frente ao Museu Cidade de Manaus (Muma), com o intuito de sensibilizar e mobilizar a sociedade na luta contra o câncer de mama. Ao longo do mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá intensificar o atendimento às mulheres em todas as unidades básicas da capital, com ações educativas e serviços que oportunizam o diagnóstico precoce da doença. Maravilha!

BDay

Dahilton Pontes Cabral, Kamila Reis, Arthur Bisneto, Aldelime Carvalho, Geraldo Siqueira, Julian Barbosa e Claudio Rosas figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Amigo querido de anos, o empresário Dahilton Pontes Cabral é um dos celebrados aniversariantes deste sábado. Parabéns
Na Cidade Maravilhosa, Zeca Nascimento dá o devido apoio ao amigo de infância da Villa Municipal, atual Adrianópolis, general Eduardo Pazuello, que disputa uma das vagas da Câmara Federal pelo belo Rio de Janeiro
Antonia Brito Bentes e Annamaria Melo, presenças animadas no Chá das Amigas que movimentou a tarde de quinta-feira no Hotel Seringal
Jusssara e Erasmo Betolini proprietários da recém-inauguada loja Italínea Manaus (Wesley Andrade)
Karina Melo. Franci Ribeiro e Monique Rebouças prestigiando a abertura da loja Italínea Manaus (Wesley Andrade)
Roberto Ceriotti e Rodrigo Rigol (diretores da Fábrica Italínea), Lília Carvalho (arquiteta e gerente da loja Italínea Manaus). Jussara Betolini (proprietária da loja) e Dinarte Fernandes (representante Italínea Região Norte – (Wesley Andrade)