Em Brasília, o governador do Amazonas, Wilson Lima solicitou, ontem (04), em ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a suspensão dos efeitos do Decreto Federal nº 11.052/2022 para a Zona Franca de Manaus (ZFM), que retirou a competitividade da indústria de concentrados do Pólo Industrial de Manaus, ameaçando milhares de empregos.
No encontro, Wilson Lima propôs ao ministro a realização de uma rodada de conversas com técnicos do Amazonas e empresários paulistas para comprovar que o modelo Zona Franca não prejudica a geração de empregos em São Paulo e nem no restante do país.
Alexandre de Moraes é relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que o Governo do Amazonas ingressou no STF, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM).
O decreto zerou a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) do polo de concentrados e retirou o diferencial competitivo das indústrias do setor na ZFM. Somente o pólo de concentrados gera cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos e movimenta, inclusive, a economia de municípios do interior.
O procurador-geral do Estado, Giordano Bruno Costa da Cruz, o secretário de Estado da Fazenda, Alex Del Giglio, o secretário chefe da Casa Civil, Flávio Antony Filho, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Roberto Cidade, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STF), Mauro Luiz Campbell Marques, acompanharam o governador Wilson Lima na reunião com o ministro Alexandre de Moraes.
‘Confio na Justiça e na Constituição’
O deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) afirmou, ontem (04), que confia no Judiciário e na Constituição Federal para a manutenção da viabilidade econômica da Zona Franca de Manaus. A declaração ocorre dois dias após o partido do parlamentar ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra os decretos federais que ameaçam aproximadamente 500 mil empregos diretos e indiretos gerados pelo Pólo Industrial de Manaus (PIM). Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Ricardo Nicolau espera que a ação judicial, articulada em conjunto com a bancada amazonense no Congresso Nacional, possa trazer de volta a segurança jurídica para a manutenção e ampliação do modelo econômico do estado. Apoiadíssimo!
Seminário
Lídia Abdalla, CEO do Grupo Sabin, é palestrante do seminário ‘Ativando a Economia Regional – Aproveitamento das Potencialidades da Amazônia’, que acontece nesta quinta-feira (5), sob a organização da associação Pan-Amazônia. Entre os maiores players de saúde no país, o Sabin está completando dez anos de atuação na capital do Amazonas, onde gera diversos empregos e receitas que contribuem para o seu desenvolvimento econômico e social. Por conta disso, Abdalla também será agraciada com a medalha ‘Grandes Amazônidas’, comenda destinada às principais lideranças empresariais da região.
“Direitos das Famílias e do Idoso”
Especialista em Direitos da Pessoa Idosa, a advogada Patrícia Novais Calmon lançou com muito sucesso o livro “Direitos das Famílias e do Idoso”, publicado pela Editora Foco, explicando os princípios básicos para a aplicação de direitos das pessoas idosas, mas também encontrando interfaces desses direitos com o Direito das Famílias. Temas como a alienação parental inversa, abandono afetivo de idosos e a adoção de idosos são fundamentados com precisão. Parabéns!
Massas artesanais exclusivas by Janete Fernandes
Um rodízio de massas exclusivas feitas especialmente para levar para casa e degustar com quem você gosta, elabaorado pela culinarista Janete Fernandes (Palazzolo). São 09 opções de massas e seus molhos. As massas artesanais são feitas com exclusividade para este rodízio (serve duas pessoas ou mais). Reserve seu pedido com 6h à 12h de antecedência pelo fone: 92 98129 8222. Fica a dica!
Fabricante de cosméticos é o Microindustrial do Ano
Da vida acadêmica para o desafio empresarial de transformar recursos da biodiversidade amazônica em produtos da cosmética. Danniel Pinheiro, 28 anos, mestre em biologia, há cinco anos é um dos fundadores da empresa Biozer da Amazônia, e no próximo dia 27 vai receber o título de Microindustrial do Ano, em solenidade promovida pelo Sistema Indústria do Amazonas no Clube do Trabalhador. A Biozer tem sua história iniciada em 2008, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), com o pesquisador Carlos Cleomir de Souza Pinheiro, pai de Danniel, que a idealizou com o objetivo de levar saúde e beleza, ao contribuir para a percepção de bem-estar na vida das pessoas com o uso de produtos essencialmente naturais, seguros e sustentáveis, baseados na biodiversidade amazônica. Maravilha!
“Luto Interrompido”
A dor da perda de entes queridos retratada por meio da arte, em uma simbólica homenagem póstuma às milhares de famílias vítimas da covid-19. Essa é a proposta do projeto cultural “Luto Interrompido”, que em sua primeira temporada, conta a história de quatro pessoas em que as famílias tiveram a dor do luto interrompido em tempos pandêmicos, e, agora, tem a oportunidade de homenageá-las em uma performance de dança-teatro. Proposto pela performer Thays Araújo, que protagoniza a produção, o projeto conta com direção, produção e concepção de Mabrini Muniz. “Luto Interrompido” foi gravado nas ruas, utilizando espaços que estavam fechados durante o pico da pandemia.
Sinal verde para a maior obra do novo Prosamin+ em Manaus
A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas obteve o sinal verde do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para abrir a Licitação Pública Internacional (LPI) da maior obra de intervenção do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O aviso de LPI da Obra 1 do Prosamin+ foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira (03). A licitação terá como finalidade a contratação de empresa para execução de obras e serviços de engenharia, compreendendo a recuperação ambiental, urbanística e habitacional nas áreas de intervenção direta do Prosamin+ no Igarapé do Quarenta, no trecho entre a Rua Alberto Carreira, no Bairro Japiim, e a comunidade da Sharp, no Bairro Armando Mendes, zona Leste.
Cemitérios públicos de Manaus terão ambientação musical no Dia das Mães
Os seis cemitérios públicos da cidade receberão, no domingo (08), Dia das Mães, uma ambientação musical exclusiva para garantir um acolhimento diferenciado às famílias que estarão fazendo homenagens póstumas. A estimativa é de que mais de 500 mil pessoas passem pelos dez campos-santos de Manaus, sendo seis na capital e quatro na zona rural. Os cemitérios irão funcionar de 6h às 18h, e mais de mil servidores municipais atuarão no atendimento e orientação ao público. Uma grande estrutura de atendimento foi montada, por meio da Semulsp, em parceria com outras pastas do Executivo municipal.
BDay
Mazé Chaves de Oliveira, David Alves de Mello Jr., Verinha Seixas Simões, Euros Barbosa, Rosina Marques Limongi, Alfredo Nascimento, Karla Angélica De Darli, Clara Nogueira e Lucilene Pizzonia figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA