Em Brasília (DF), o governador Wilson Lima reuniu-se ontem (09), no Palácio do Planalto com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, para definir mudanças no Decreto Federal 10.979/2022, que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25% em todo o país. O ato será reeditado para preservar a competitividade das indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus (ZFM).
“Tivemos uma reunião muito produtiva, com a presença de representantes das indústrias do Amazonas e do presidente Jair Bolsonaro. Tivemos a garantia de que os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus, que já possuem o PPB, não sofrerão essa redução do IPI, o que garante competitividade das empresas instaladas no Pólo Industrial de Manaus e a manutenção dos empregos”, disse o governador.
Presentes na reunião, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva; ex-superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), coronel Alfredo Menezes; o ex-senador Alfredo Nascimento; e o coordenador do Comitê de Assuntos Tributários Estratégicos do Governo do Amazonas (Cate), Nivaldo Mendonça.
Wilson Lima afirmou que convidou o presidente Bolsonaro para que faça a assinatura do novo decreto em Manaus, o que deve ocorrer ainda neste mês de março. “O Amazonas não é contra a redução (do IPI). Entendemos a boa intenção do Governo Federal nesse processo de reindustrialização e aumento da competitividade; nossa maior preocupação é com a Zona Franca de Manaus”, reforçou Wilson Lima.
Encontro internacional de meio ambiente
O equilíbrio entre conservação ambiental e desenvolvimento sustentável, com foco na população da floresta, estará em pauta durante a 12ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force). O encontro que tem o governador Wilson Lima como atual presidente, acontece de 16 a 18 de março, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. O Amazonas foi escolhido como sede do evento por unanimidade, em maio de 2019, durante a última reunião do GCF realizada em Caquetá, na Colômbia. Com a presença de governadores de 38 estados e províncias de 10 países ao redor do mundo, o GCF Task Force retoma suas atividades após dois anos de hiato por conta da pandemia de Covid-19.
Dia do Consumidor
A Vivo inicou sua campanha em comemoração ao Dia do Consumidor com uma semana cheia de ofertas em smartphones, acessórios e produtos de casa inteligente, válidas tanto para as compras feitas nas lojas físicas como na Loja Online da Vivo (https://lojaonline.vivo.com.br/), que oferece frete grátis para todo o País. Com vigência até 15 de março, além dos descontos, a Vivo garante o parcelamento em até 21x sem juros no Vivo Itaucard com até 10% de cashback. Maravilha!
Laboratório Móvel do TCE-AM
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) deve iniciar na segunda quinzena de março a fase de inspeções e análise da qualidade asfáltica de obras públicas realizadas em Manaus e nos municípios da região metropolitana com o Laboratório Móvel da Corte de Contas. As inspeções seguirão um cronograma com locais pré-selecionados e com contratos vigentes. O Laboratório Móvel é uma iniciativa da Corte de Contas a partir da adaptação de um caminhão que realiza a coleta de amostras de solo, pavimentação e estrutura de vias públicas utilizando prensas, esclerômetros, balanças, extratoras e outros equipamentos necessários para as fiscalizações do solo, possibilitando a elaboração de um laudo que identifica se a qualidade da construção está de acordo com o estabelecido nos contratos de execução da obra. Aplausos para o conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro e Silva pela iniciativa!
Celeridade em licenciamento ambiental
O deputado estadual Adjuto Afonso (PDT) cobrou, ontem (09), na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas, celeridade na liberação de licenças ambientais, para que haja o repasse de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), aos produtores de agricultura familiar dos municípios do Amazonas. O parlamentar tomou conhecimento por meio da mídia de que 29 municípios não acessaram o recurso disponibilizado em 2021. O parlamentar ressaltou que não adianta colocar recursos disponíveis aos municípios se não resolver questões fundiárias, auxiliar na elaboração de propostas, dar celeridade na liberação de licenças ambientais, que, segundo a reportagem, é o principal entrave, dentre outros fatores. É por aí!
Tratativas
O coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), engenheiro civil Marcellus Campêlo e o novo diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Elson Ferreira, em tratativas de assuntos comuns às duas pastas, entre eles, a padronização da iluminação pública dos parques residenciais e urbanos construídos pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) com a do restante da cidade.
Cortesia
Com o interesse de verificar os diferenciais da bioeconomia amazônica e de que forma este segmento econômico sustentável pode favorecer a região e a relação bilateral entre o Amazonas e a comunidade nipônica, o cônsul-geral do Japão em Manaus, Masahiro Ogino, e a cônsul-geral adjunta do Japão, Reiko Nakamura, visitaram o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) nesta terça-feira (8). Eles foram acompanhados pelo superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Algacir Polsin, e pelo gestor do CBA, Fábio Calderaro.
Programa Nacional de Inclusão de Jovens
Lançada ontem (09), a 10ª edição do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), que envolve jovens com faixa etária entre 18 e 29 anos, que não concluíram o ensino fundamental e que são residentes de zonas urbanas. Em Manaus, o programa ocorre desde 2005, e já beneficiou e formou no decorrer de suas edições, aproximadamente 16 mil alunos. Neste ano, a meta é engajar 1.400 alunos nas sete zonas geográficas da cidade. A duração do curso é de 18 meses, sem interrupções e compreende três dimensões: ensino fundamental, qualificação profissional inicial e participação cidadã. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio de recursos disponibilizados pelo governo federal.
BDay
Carol Carvalho, Chester Einsenhower, minha neta Anna Thereza de Aguiar Reis e Léa Macedo figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA