Presidente Bolsonaro assegura ao governador Wilson Lima a manutenção da competitividade da ZFM

Em Brasília (DF), o governador Wilson Lima reuniu-se ontem (09), no Palácio do Planalto com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, para definir mudanças no Decreto Federal 10.979/2022, que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25% em todo o país. O ato será reeditado para preservar a competitividade das indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus (ZFM).

“Tivemos uma reunião muito produtiva, com a presença de representantes das indústrias do Amazonas e do presidente Jair Bolsonaro. Tivemos a garantia de que os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus, que já possuem o PPB, não sofrerão essa redução do IPI, o que garante competitividade das empresas instaladas no Pólo Industrial de Manaus e a manutenção dos empregos”, disse o governador.

Presentes na reunião, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva; ex-superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), coronel Alfredo Menezes; o ex-senador Alfredo Nascimento; e o coordenador do Comitê de Assuntos Tributários Estratégicos do Governo do Amazonas (Cate), Nivaldo Mendonça.

Wilson Lima afirmou que convidou o presidente Bolsonaro para que faça a assinatura do novo decreto em Manaus, o que deve ocorrer ainda neste mês de março. “O Amazonas não é contra a redução (do IPI). Entendemos a boa intenção do Governo Federal nesse processo de reindustrialização e aumento da competitividade; nossa maior preocupação é com a Zona Franca de Manaus”, reforçou Wilson Lima.  

Encontro internacional de meio ambiente

Durante a 12ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), estará em pauta a conservação ambiental e desenvolvimento sustentável, com foco na população da floresta (Divulgação)

O equilíbrio entre conservação ambiental e desenvolvimento sustentável, com foco na população da floresta, estará em pauta durante a 12ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force). O encontro que tem o governador Wilson Lima como atual presidente, acontece de 16 a 18 de março, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. O Amazonas foi escolhido como sede do evento por unanimidade, em maio de 2019, durante a última reunião do GCF realizada em Caquetá, na Colômbia. Com a presença de governadores de 38 estados e províncias de 10 países ao redor do mundo, o GCF Task Force retoma suas atividades após dois anos de hiato por conta da pandemia de Covid-19.

Dia do Consumidor

A Vivo inicou sua campanha em comemoração ao Dia do Consumidor com uma semana cheia de ofertas em smartphones, acessórios e produtos de casa inteligente, válidas tanto para as compras feitas nas lojas físicas como na Loja Online da Vivo (https://lojaonline.vivo.com.br/), que oferece frete grátis para todo o País. Com vigência até 15 de março, além dos descontos, a Vivo garante o parcelamento em até 21x sem juros no Vivo Itaucard com até 10% de cashback. Maravilha!

Laboratório Móvel do TCE-AM

O Laboratório Móvel da Corte de Contas do TCE-AM deve iniciar na segunda quinzena de março, a fase de inspeções e análise da qualidade asfáltica de obras públicas realizadas em Manaus e nos municípios da região metropolitana (Divulgação)

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) deve iniciar na segunda quinzena de março a fase de inspeções e análise da qualidade asfáltica de obras públicas realizadas em Manaus e nos municípios da região metropolitana com o Laboratório Móvel da Corte de Contas. As inspeções seguirão um cronograma com locais pré-selecionados e com contratos vigentes. O Laboratório Móvel é uma iniciativa da Corte de Contas a partir da adaptação de um caminhão que realiza a coleta de amostras de solo, pavimentação e estrutura de vias públicas utilizando prensas, esclerômetros, balanças, extratoras e outros equipamentos necessários para as fiscalizações do solo, possibilitando a elaboração de um laudo que identifica se a qualidade da construção está de acordo com o estabelecido nos contratos de execução da obra. Aplausos para o conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro e Silva pela iniciativa!

 Celeridade em licenciamento ambiental

O deputado estadual Adjuto Afonso (PDT) cobrou, ontem (09), na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas, celeridade na liberação de licenças ambientais, para que haja o repasse de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), aos produtores de agricultura familiar dos municípios do Amazonas. O parlamentar tomou conhecimento por meio da mídia de que 29 municípios não acessaram o recurso disponibilizado em 2021. O parlamentar ressaltou que não adianta colocar recursos disponíveis aos municípios se não resolver questões fundiárias, auxiliar na elaboração de propostas, dar celeridade na liberação de licenças ambientais, que, segundo a reportagem, é o principal entrave, dentre outros fatores. É por aí!

Tratativas

Marcellus Campêlo, coordenador executivo da UGPE e o novo diretor-presidente da Ageman, Elson Ferreira, em tratativas de assuntos comuns às duas pastas (Divulgação)

O coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), engenheiro civil Marcellus Campêlo e o novo diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Elson Ferreira, em tratativas de assuntos comuns às duas pastas, entre eles, a padronização da iluminação pública dos parques residenciais e urbanos construídos pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) com a do restante da cidade.

Cortesia

Com o interesse de verificar os diferenciais da bioeconomia amazônica e de que forma este segmento econômico sustentável pode favorecer a região e a relação bilateral entre o Amazonas e a comunidade nipônica, o cônsul-geral do Japão em Manaus, Masahiro Ogino, e a cônsul-geral adjunta do Japão, Reiko Nakamura, visitaram o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) nesta terça-feira (8). Eles foram acompanhados pelo superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Algacir Polsin, e pelo gestor do CBA, Fábio Calderaro.

Programa Nacional de Inclusão de Jovens

– O Projovem Urbano envolve jovens com faixa etária entre 18 e 29 anos, que não concluíram o ensino fundamental e que são residentes de zonas urbanas (Divulgação

Lançada ontem (09), a 10ª edição do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), que envolve jovens com faixa etária entre 18 e 29 anos, que não concluíram o ensino fundamental e que são residentes de zonas urbanas. Em Manaus, o programa ocorre desde 2005, e já beneficiou e formou no decorrer de suas edições, aproximadamente 16 mil alunos. Neste ano, a meta é engajar 1.400 alunos nas sete zonas geográficas da cidade. A duração do curso é de 18 meses, sem interrupções e compreende três dimensões: ensino fundamental, qualificação profissional inicial e participação cidadã. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio de recursos disponibilizados pelo governo federal.


BDay

Carol Carvalho, Chester Einsenhower, minha neta Anna Thereza de Aguiar Reis e Léa Macedo figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Empresária de sucesso, de bem com a vida, a ravissante Carol Carvalho festeja hoje ao lado do seu amado Filipe Braúna, mais uma virada de folhinha. Happy Birthday my dear
Aniversariante da temporada, meu amigo querido e TOP fotógrafo Célio Said, festejou ontem mais um março na sua vida. Congratulations my brother
Os ‘vermelhos’ João Paulo Faria, Israel Paulains e Enéas Dias Navegante, ajustando os últimos detalhes para o lançamento do Festival Folclórico de Parintins 2022, nesta sexta-feira, no Teatro Amazonas
Os descolados Ramon Abrahim e Fátima Gusmão curtem merecidas férias pelo Nordeste. Ontem, eles estavam em Natal-RN, se deliciando com os acecipes do Restaurante Peixada da Comadre. Aproveitem
Sempre participativa Lúcia Maria Corrêa Viana foi cumprimentar sua amiga Tatyana Cury, uma das festejadas aniversariantes de ontem
Ao lado do presidente da Fieam, Antonio Silva, o governador Wilson Lima fala à impresa sobre a promessa do presidente Bolsonaro de preservar a competitividade das indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus (Divulgação-Secom)