O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, recebeu a Ordem do Mérito Amazônico Danilo Remor, na solenidade em comemoração aos 30 anos de atividades da Ação Pró-Amazônia. A cerimônia ocorreu na segunda-feira (29) à noite, na sede da Confederação Nacional da Indústria, em Brasília.
Fundada em 1991, a Ação Pró-Amazônia é integrada pelas federações das indústrias dos nove estados que compõem a Amazônia Legal e atua em favor do desenvolvimento sustentável na região. O objetivo é mostrar para o Brasil e ao mundo o enorme potencial produtivo e as oportunidades da região. A Pró-Amazônia funciona na Confederação Nacional da Indústria.
Antonio Silva destaca a Ação Pró-Amazônia como importante fórum para o fortalecimento da indústria na região amazônica, combate às desigualdades regionais, e cita como um dos bons resultados de atuação da associação o projeto Norte Competitivo. “O projeto resultou num plano estratégico para o transporte de carga na Amazônia Legal, com mapeamento da atual infraestrutura da região”, diz.
Índios Karipuna ameaçados
As constantes ameaças sofridas pelos indígenas Karipuna, que vivem na área de influência da BR-319, em Rondônia, como desmatamentos e invasões de terras, são destaques do informativo mensal do Observatório BR-319 (OBR-319), lançado nesta semana e disponível aqui: https://bit.ly/3EgWycs. O informativo mostra que a Terra Indígena (TI) Karipuna perdeu mais de mil hectares (ha) de floresta somente em 2021 e está entre as mais desmatadas da Amazônia Legal, liderando o ranking de desmatamento, em outubro, entre as 69 TIs monitoradas pelo OBR-319. Além disso, bateu o recorde da série histórica para o mês, com a perda de 145,53 hectares (ha). O desmatamento e queimadas, os rios da região estão secando causando uma série de problemas para os indígenas como a falta de peixes e prejudicando as árvores frutíferas. E haja desmatamento e nada de soluções!
Não ao Réveillon!
Ao menos 16 capitais brasileiras decidiram não fazer festa de Réveillon neste ano devido à pandemia de Covid-19. Segundo levantamento, Campo Grande, Fortaleza, Macapá, Belo Horizonte, Salvador, São Luís, João Pessoa, Palmas, Curitiba, Teresina, Recife, Aracaju, Brasília, Belém, Goiânia e Vitória optaram pela não realização de eventos para celebrar a virada de 2021 para 2022. Esperamos que o bom senso do prefeito de Manaus, David Almeida prevaleça, vetando o ‘Réveillon da Esperança’ na capital amazonense. Não é hora de celebrações, o Brasil está doente!
Bebida Kombucha desenvolvida no CBA será testada na Virrosas
Com o objetivo de promover ações conjuntas com o setor secundário e fomentar o empreendedorismo biotecnológico, representantes do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) visitaram, no fim de novembro, a sede da empresa Virrosas, em Manaus (AM). A equipe do CBA foi recebida pelos diretores empresariais Paulo Monteiro e Eduardo Monteiro. Durante a visita o gestor do Centro, Fábio Calderaro, e os pesquisadores da instituição puderam conhecer melhor as atividades realizadas pela empresa no estado. Na ocasião, foi discutida a possibilidade de se promover, nas instalações da Virrosas, o teste de fabricação em larga escala do kombucha hoje produzido nos laboratórios do CBA. O kombucha é uma bebida funcional com diversos benefícios comprovados à saúde e feita de forma totalmente natural, a partir da fermentação de bactérias e leveduras e sem adição de qualquer componente artificial. Muito bom!
Mérito
Por reconhecimento da vereadora Professora Jacqueline, a Câmara Municipal de Manaus manifestou moção de aplausos na manhã de 30 de novembro, ao professor e cantor Ângelo Cabral Esperança, conhecido popularmente como Ângelo Speranza. A motivação veio pelo reconhecimento de seu trabalho enquanto profissional da educação e pela fase final de seus estudos no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal do Amazonas, no curso de Doutoramento em Educação. Ângelo é pedagogo conhecido no meio educacional e acadêmico pelos estudos LGBTs, inclusão educacional e, no meio cultural da música amazonense.
Muma reabre com espaço dedicado a Moacir Andrade
Depois de quase dois anos fechado por causa da pandemia, o Museu da Cidade de Manaus (Muma) reabre, de forma gradativa e seguindo todos os protocolos sanitários contra a Covid-19, a partir do final da primeira quinzena deste mês, trazendo como bônus à população uma nova ala dedicada ao pintor Moacir Andrade, artista multitalentos, escritor, professor que formou gerações de pintores e levou a arte amazonense para galerias e colecionadores do Brasil e do mundo. O novo espaço é composto de uma antessala e sala principal, onde será instalado o ateliê do artista, que foi doado pela família, para que a população e visitantes conheçam parte do acervo particular e o processo criativo do artífice. A filha do artista, Gracimoema Andrade, ressaltou que a ideia de doar para o museu público municipal é uma forma de compartilhar o amor às artes que seu pai produziu com tanta paixão e energia. Maravilha!
Sorteio de um caminhão de prêmios
O shopping Manaus ViaNorte iniciou, a promoção “Natal na Neve – Um Sonho de Presente Para Você”, em parceria com a Apa Móveis e Lojas Torra, que vai sortear um caminhão de prêmios e cinco vales compras de R$ 1 mil. A cada R$ 200 em compras, o cliente tem direito a um número da sorte para concorrer aos prêmios. Os cupons podem ser validados por meio de QR Codes presentes em totens no centro de compras ou presencialmente, no estande de trocas, localizado no 1º piso, ao lado do Pic Place. Doando um quilo de alimento no ponto de troca, o cliente tem direito a cupons em dobro. O sorteio será no dia 3 de janeiro de 2022, quando será conhecido o ganhador do caminhão de prêmios da Apa Moveis e dos cinco vales compras no valor de mil reais das Lojas Torra.
Tabela periódica 3D em braile para deficientes visuais
O aluno da Escola Sesi Dra. Emina Barbosa Mustafa, Vitor Gabriel Simões, 18, desenvolveu, em parceria com o Conselho Regional de Química XIV Região, uma tabela periódica em braile 3D, criada com o uso da tecnologia de impressão 3D, utilizando filamentos para modelagem dos 118 elementos catalogados na tabela periódica.Com o uso do programa Autodesk Inventor, software completo de ferramentas de engenharia para criação de projetos 3D e documentação e simulação de materiais, o aluno finalista da primeira turma do Novo Ensino Médio Sesi Senai desenvolveu, em parceria com o Conselho de Química, um projeto da tabela periódica completo em braile e 3D para uso na rede municipal e na estadual.Aplausos!
BDay
José Guerra Filho, Marco Araújo e Ítalo Araújo figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA