Nesta terça-feira (16), o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) será eleito o novo corpo diretivo do tribunal. O novo presidente vai comandar a instituição no biênio 2022-2023. De acordo com a Lei Orgânica do Tribunal (Lei nº 2.423/96), devem ser eleitos o presidente e o vice-presidente para o mandato no biênio 2022/2023, além do corregedor-geral, ouvidor e os presidentes da 1ª e 2ª Câmaras do TCE-AM, com mandatos para o mesmo período. Ainda conforme a Lei Orgânica da Corte de Contas, a eleição ocorre com voto direto e secreto dos sete conselheiros que compõem o Tribunal. São considerados eleitos os conselheiros mais votados. Estão aptos aptos a concorrer ao cargo os conselheiros Júlio Pinheiro, Érico Desterro, Yara Lins e Ari Moutinho. Os três primeiros foram eleitos em 2019 para a Corregedoria-Geral; Ouvidoria e Escola de Contas Públicas do TCE, respectivamente.
De repente, 75 anos!
Com boa música brasileira, feijoada, cerveja gelada e na companhia de amigos queridos, festejei no sábado passado a chegada dos meus 75 anos. A celebração foi um presente do meu amigo-irmão Zeca Nascimento que abriu sua morada para receber a mim e convidados chamados por ele para concelebrar minha nova data. A comemoração rolou no varandão da casa fincada no Centro antigo. O azul do meu Boi Caprichoso invadiu as dependências da casa com centenas de balões pendurados no teto. Na hora do parabéns, junto com o apagar da velinha mágica, ouviu-se uma formidável queima de fogos saudando mais um ano da minha vida. Chorei emocionado. Vivi ali um dos momentos mais significativos da minha existência propiciado por um amigo fiel: Zeca Nascimento. Descrever tudo o que senti naquele dia não caberia neste espaço. Só sei que eu estava feliz e em paz com a vida. Obrigado Zeca, pelo régio presente que simbolizou o apreço que tens por mim. Valeu meu caro. Gratidão!
Presidente da Academia Brasileira de Letras visita Manaus
Na primeira vez que um presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) visita Manaus, o escritor Marco Luchesi participou de encontros com intelectuais e lideranças indígenas promovidos pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). “Fiz questão de vir a Manaus antes do fim do mandato por três motivos: conhecer a terra de amigos queridos, reduzir as distâncias e aproximar dos nossos grandes valores culturais, além do ecológico. Aliás, o país que tem 300 línguas tem o “soft power“, a verdadeira riqueza e não o minério”, ressaltou. Para o presidente do Concultura, Tenório Telles, a presença do poeta Marcos Lucchesi em Manaus é simbólica, pelo interesse crescente pela Amazônia e a força de seu imaginário. Luchesi reuniu-se com lideranças indígenas residentes em Manaus, depois de visitar a Mostra de Arte Indígena, em exposição na sede do Concultura, Palácio Rio Branco, Centro.
Dupla Felicidade
O jornalista Vicente Limongi Netto e Wrilene comemoram 50 anos de casados, no próximo dia 20. No dia seguinte, Limongi completa 77 anos de idade. De acordo com ele, seguindo o canto de Ezra Pound: “O que amas de verdade, permanece. O resto é escória”. É por aí!
Reunião de Trabalho da Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira
Acontece nesta terá-feira (16), em Manaus, a primeira reunião de trabalho da Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira, projeto que abrange 32 municípios dos Estados do Amazonas, Acre e Rondônia, e que tem o objetivo de gerar desenvolvimento da região, conciliando ações coordenadas com sustentabilidade. O encontro, que acontecerá na sede do governo do Amazonas, contará com diversas entidades, como a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), além de representantes do governos estaduais da área de atuação da ZDS. O objetivo dessa primeira reunião é apresentar para os Governos estaduais e demais entidades envolvidas as próximas etapas do projeto, e definir um plano de ação para a ZDS. Após o Amazonas, Acre e Rondônia também receberão reuniões presenciais do grupo.
Praia da Ponta Negra é reaberta ao público
O primeiro domingo de reabertura da praia da Ponta Negra após a flexibilização do uso do balneário nos finais de semana, no último dia 14, foi tranquilo e sem ocorrências, com pancadas de chuva e um sol típico dos dias de novembro, com crianças correndo pela areia, muito banho no rio e famílias reunidas. Pela manhã, em razão da chuva, a faixa de areia foi pouco movimentada, tendo maior fluxo de banhistas pelo período da tarde. Com mais de 70% da população vacinável imunizada contra a Covid-19, o prefeito de Manaus, David Almeida reabriu o acesso à praia da Ponta Negra também aos domingos. Muito bom!
Amazon Stem Academy Summit 2021
Nesta quarta e quinta-feira, dias 17 e 18 de novembro, acontece o Amazon Stem Academy Summit 2021, evento digital que reunirá palestrantes nacionais e internacionais para fomentar a evolução na educação das áreas STEM (sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática). A Academia Stem é uma iniciativa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e tem apoio da Samsung. “É necessário adotar práticas de ensino por meio de metodologias ativas, possibilitando ao aluno aprender, adaptar e compartilhar seu modo de buscar conhecimentos. Isso coloca a aprendizagem como uma atividade motivadora e atraente aos alunos da era digital. Esse é um dos assuntos que vamos abordar no evento”, afirma o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Felipe Chiarello, que é um dos palestrantes do Amazon Stem Academy Summit.
Sindicato da Indústria de Olarias firma parceria para troca ecológica de tijolos
Quinhentas toneladas de madeira descartadas por mês no aterro sanitário agora serão destinadas a indústrias do pólo oleiro, graças ao termo de cooperação assinado no dia 10, na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), pelo Sindicato da Indústria de Olaria do Estado do Amazonas (Sindicer/ AM) e a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). A madeira proveniente da poda das árvores em todo o município será trocada por tijolos para uso nas construções das obras públicas de Manaus. A assinatura do termo de cooperação representa a união de esforços para a implementação de sistema de trocas, objetivando o recolhimento de resíduos de podas de árvores realizadas pela Semulsp para entrega às empresas associadas ao Sindicer/Am, que se responsabilizarão por sua destinação final, entregando à Secretaria, como contrapartida, produtos cerâmicos produzidos por suas empresas filiadas. O secretário da Semulsp, Sabá Reis, na ocasião da assinatura do ato, relatou que mais de 500 toneladas mensais de madeira vão deixar de ir para os aterros sanitários, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Agora os troncos e galhos das árvores têm como destinação final a incineração, servindo de combustível, alimentando os fornos das empresas de tijolos.
BDay
Ex-governador Amazonino Mendes, Eliane Schneider, Gilson Monteiro, Rosiene Carvalho, José Pacífico, Christian Naranjo, Edilúcio de Castro Alves e Valentin figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA