O prefeito de Manaus, David Almeida, abriu a Festa das Luzes na Secretaria Municipal de Limpeza Publica (Semulsp), em homenagem aos servidores do órgão que atuaram na pandemia da Covid-19 e anunciou aporte financeiro no valor de R$ 980 milhões para fortalecer ações de infraestrutura na capital amazonense. A iniciativa aconteceu no sábado (06), e teve a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima.
David Almeida ressaltou a ajuda orçamentária para os próximos meses e reforçou que Manaus terá o maior natal da história, com o “Natal das Águas, Luz da Esperança”, depois da cidade vivenciar um ano tão difícil.
O secretário da Semulsp, Sabá Reis, destacou que o evento é um resgate para a cidade de Manaus, “A população de Manaus já sofreu demais com a pandemia da Covid-19, e, com todos os problemas enfrentados, teve atuação constante e fundamental dos servidores da Semulsp, em um dos piores momentos que o mundo todo vivenciou e ainda luta”, enfatizou Sabá Reis.
O prefeito agradeceu o trabalho realizado pelo secretário Sabá Reis, titular da Semulsp, pela transformação junto com sua equipe nas ruas e outros espaços públicos de Manaus.
Carlinhos Bandeira faz show no Teatro Amazonas
Conhecido internacionalmente com o Grupo Carrapicho, o músico Carlinhos Bandeira contará a sua história musical no show e gravação do DVD “Carlinhos Bandeira – 35 anos de arte no piano”, nesta quinta-feira (11), às 20h, no Teatro Amazonas. Com duas horas de duração, o espetáculo contará com as participações de David Assayag, Bella Queiroz, Arnaldo Barreto, Nicolas Jr., Lívia Prado, Fabrício Mendes, Raquel Barbosa, Arlindo Neto, Nay Souza, Klinger Júnior, Téo Muniz, Vanessa Alfaia e o Coral da Semulsp. O show é gratuito, porém, devido à pandemia para ter acesso ao teatro é necessário se cadastrar pelo link: https://sistemas.cultura.am.gov.br/sigec/eventos/inscricao?s=0c9c9d0c24f250e5e5481c47edbcf56c e ao término deste haverá um comprovante, que deverá ser apresentado impresso ou na tela do celular, na entrada do espetáculo, junto com o documento de identificação cadastrado.
HSM Expo NOW
No próximo dia (19), às 16h, acontece a última rodada de eventos on-line e gratuito da HSM Expo NOW. O quinto e último episódio trará ao público uma palestra com David Roberts sobre disrupção na tecnologia. Sob os pilares “ser, sentir e fazer sentido”, o evento oferece uma nova experiência de aprendizado, conexões entre líderes, insights e atividades práticas. Durante a apresentação de Roberts, será exposta a uma visão ampla sobre as tecnologias disruptivas e como utilizá-las para criar um futuro melhor. O especialista foi vice-reitor da Singularity University, recebeu vários prêmios como CEO e é empreendedor serial, tendo criado startups com investimentos de mais de US$ 100 milhões da Kleiner Perkins, Vinod Khosla, Cisco, Oracle, Accenture, In-Q-Tel e outras. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do site oficial www.hsmexpo.com.br.
Casarão da Inovação Cassina ganha reconhecimento internacional
Finalista do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel 2021 e entre o top 10 da lista do Prêmio Jaraqui Graúdo, do Jaraqui Valley, na categoria Espaço Colaborativo de Inovação, o Casarão da Inovação Cassina, administrado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), vem ganhando destaques em toda sua trajetória planejada e executada pela Prefeitura de Manaus, a contar de sua reabertura. Na última semana, o espaço ganhou o prêmio internacional Architecture Masterprize, na categoria Patrimônio. Localizado no Centro Histórico de Manaus, o espaço tem por objetivo fomentar, apoiar e desenvolver atividades de cunho inovador, tecnológico e empreendedor de modo que o ecossistema digital de Manaus cresça economicamente. O prédio do antigo hotel Cassina, que abriga o Casarão, passou por mudanças em sua infraestrutura, e dispõe de ampla capacidade para sediar eventos oriundos ou não da capital. São mais de 4 mil atendimentos desde o início deste ano e as expectativas para 2022 é alcançar um público ainda maior.
Um estranho no ninho da política
Sérgio Moro seguia bem como magistrado, até cair na asneira e na armadilha de aceitar ser ministro da Justiça de um governo complicado. A começar pelo chefe da nação. O ar arrogante e empavonado, de pretenso sabidão, a fala fanhosa e a colossal formalidade, não são virtudes agradáveis nem recomendáveis para quem deseja fazer carreira política. Sendo assim, creio que o ex-juiz enfrentará batalhas inglórias e tacapes pesados de diversos adversários, não apenas de Lula, a começar por Bolsonaro, caso venha para a disputa eleitoral fantasiado de anti-Lula. Ficará sob a inspiração dos pais-de-santo descobrir qual será a artilharia de Moro contra Lula. Alquimistas de Lula seguramente não perderão o sono, com o debut de Moro na rinha das pauladas. Onde o vale tudo prospera. Moro enfrenta dificuldades dentro da própria comunidade jurídica. Também não defendo Lula. Já é quase oitentão e tenho afazeres mais importantes para fazer. O fato é que o ex-presidente não tem mais pesadelos com processos na justiça. Foi “inocentado” em todos eles, pela anulação dos três processos já julgados. Agora, Lula ostenta um vistoso e falso diploma de cidadão ilibado e franciscano. Oremos, Brasil. (Vicente Limongi Netto)
Povos indígenas ocupam COP26 de forma inédita
A grande presença de representantes de povos indígenas tem sido destaque nesta primeira semana da Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas, a COP26. A ida de uma delegação com 40 indígenas de todos os biomas brasileiros, o discurso da jovem Txai Suruí na abertura da Conferência do Clima e a realização de diferentes programações sobre os desafios que os povos indígenas enfrentam deram sinais de que foi conquistado por eles um espaço inédito. A iniciativa ‘Uma Concertação para a Amazônia’, rede que reúne mais de 400 lideranças para criar soluções para a conservação e o desenvolvimento sustentável da região, viu a abertura desses espaços como um avanço, mas destaca que é preciso transformar essa oportunidade em ações concretas, que beneficiem de fato os povos indígenas da Amazônia e de outros biomas. Somando a este discurso, a jovem Samela Sateré Mawé, liderança indígena e ativista ambiental do movimento Fridays for Future (fundado pela ativista sueca Greta Thunberg), afirma que a delegação indígena está na COP para ocupar lugares de fala. Ela participa de sua primeira COP como integrante da Concertação.
Corrida Comemorativa
O Amazonas Shopping reuniu 1.200 atletas durante a corrida em comemoração aos 30 anos do empreendimento. A competição realizada pela primeira vez faz parte da grande celebração que acontece no mês de novembro para homenagear o primeiro shopping de Manaus. Foi tudo de bom!
Cigás registra melhor desempenho mensal de venda de gás natural em 10 anos
A comercialização de gás natural (GN) no Amazonas alcançou, em setembro, o melhor desempenho mensal desde o início da operação comercial da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), há 10 anos. A média de volume comercializado foi de 5,596 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia – unidade de medida padrão para aferir o desempenho da distribuição de gás natural). Todos os segmentos atendidos pela Cigás, concessionária do serviço público de distribuição e comercialização de gás natural, apresentaram desempenho superior aos registrados antes do início da pandemia, no referido mês. Atualmente, são beneficiados com o GN fornecido pela Companhia os segmentos Termelétrico, Industrial, Comercial, Veicular, Residencial e o mais recente, o de Liquefação/Autogeração. O aumento de geração de energia foi um dos fatores que contribuiu para o desempenho na comercialização de gás natural no Amazonas. Muito bom!
BDay
Desembargadora aposentada Marinildes Lima, Erick Bandeira de Melo, minha neta Júlia Pedroza de Aguiar, Charles Guerreiro, Simone Araújo e Terezinha Frota figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA