Feche os olhos por um instante e se imagine com os pés na areia, sentindo a luz natural, sua respiração, um leve calor do sol e perceba o bem-estar. Abra e olhe em torno, tendo como vista o gigante rio Negro. Sinta-se cercado pela água e pela vida. Essa reconexão de amor às coisas vivas é um dos conceitos que na arquitetura se chama de biofilia. E essa fonte de inspiração que valoriza a saúde, o conforto emocional, e a conexão com a natureza está presente em vários projetos da Prefeitura de Manaus, desenvolvidos pela equipe de arquitetos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), especialmente os do “Nosso Centro” e para o complexo turístico da Ponta Negra.
Com 1.650 metros quadrados, a revitalização do antigo Local Casa de Praia, cercado por um calçadão de pedras portuguesas com desenhos e mosaicos, semelhantes aos que foram usados pelo paisagista Burle Max, receberá intervenções dentro do programa de crescimento econômico e social “Mais Manaus”, lançado pelo prefeito David Almeida.
“A revitalização vai transformar a área degradada e abandonada em um espaço mutigeracional, para todas as idades, tendo como diferencial sua visão de paisagem natural, contemplando o rio. Ali teremos uma central de artesanato, área de duty free, praça de alimentação, espaço para shows e playground. Ele é um exemplo da biofilia, algo cognitivo para o ser humano”, explica o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.
Em tempos de pandemia e pós-pandêmico, experiências ao ar livre, a vida neste ambiente biofílico, já é tendência moderna e que conectará mais pessoas aos espaços exteriores. O espaço terá ainda mesas em áreas arborizadas, um restaurante e passarela mirante da praia. Manaus merece!
Caravana do Empreendedorismo
Até sexta-feira (06), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Manaus (Sebrae) promove a “Caravana do Empreendedorismo” no Shopping Manaus ViaNorte com cursos, palestras, oficinas e consultorias gratuitas para empreendedores. Durante evento, acontecerão palestras, oficinas e consultorias na “Arena Sebrae”, montada na praça de alimentação. As palestras serão no período da manhã, a partir das 10h, oficinas a partir das 13h e as consultorias acontecem das 14h às 18h. Já os cursos acontecem no período da noite, no auditório do Sebrae, que também estará na praça de alimentação do shopping, das 18h às 21h. Para participar das oficinas, palestras, e cursos, é necessário realizar uma inscrição prévia no site www.lojasebraeam.com.br. Fica a dica!
Omisso
Lamentável, desastrosa, patética, insensível e inacreditável a omissão e a indiferença do atleta maratonista da cloroquina, o incomível e irrecuperável Bolsonaro, diante do bom desempenho dos atletas brasileiros, nas olimpíadas de Tóquio. Merecedor do pódio de papelão com medalha no peito de cuspe à distância. (Vicente Limongi Netto)
Inscrições para ‘Maratona Manaus Visão Hack 2021’
Com base no tema “Cidades Inteligentes” e sob formato de Hackathon, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e em parceria com o Instituto Visão Amazônica, abriu as inscrições gratuitas para a “Maratona Manaus Visão Hack 2021”. A proposta é mobilizar indivíduos de diversas áreas, especialmente aqueles que atuam com inovação tecnológica, e jovens que desejam criar negócios de base tecnológica (startups).O evento será realizado nos dias 27, 28 e 29 de agosto, no Casarão da Inovação Cassina, no centro histórico. As inscrições seguem até 22 de agosto, a partir do link disponibilizado em semtepi.manaus.am.gov.br.
Empreendimento turístico e de lazer
Estimular o espírito dos negócios na realidade ribeirinha, a partir de conceitos da economia criativa, foi o mote que impulsionou uma oficina de empreendedorismo para jovens da comunidade Punã, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, município de Uarini (AM). Com o apoio da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em parceria com a Petrobras, por meio do Projeto Amazonas Sustentável, os participantes, alunos do curso técnico de gestão em desenvolvimento sustentável, organizaram um plano de negócios. Eles delinearam estratégias envolvendo a Casa Punã, casarão histórico revitalizado no início de junho. A ideia é transformar o local em um empreendimento turístico e de lazer, com um espaço gastronômico regional e cinema. Outro modelo desenhado, que envolve o Punã como um todo, diz respeito ao ecoturismo.
Criação de RDS no rio Manicoré
Moradores da região do rio Manicoré, no município de mesmo nome, com 15 comunidades, estão se mobilizando para garantir celeridade à criação de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) no local, que tem sido alvo de diversas atividades predatórias, como o desmatamento ilegal, que afeta o modo de vida destas populações tradicionais. O processo teve início em 2008, mas, devido à falta de consenso entre os moradores e o poder público, não foi concluído até hoje. Segundo a Rede Transdisciplinar da Amazônia (Reta) e lideranças locais, é necessário concretizar a criação da Unidade de Conservação (UC) devido a relatos sobre o avanço de atividades ilegais de desmatamento, pecuária, caça, pesca e até garimpo na região. O pedido já foi encaminhado ao órgão gestor da política ambiental do Amazonas, à Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM) e é acompanhado pela Procuradoria da República no Amazonas (MPF- AM).
Seleção de obras de arte no Amazonas é divulgado
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa publicou, ontem (02), os resultados finais dos editais para seleção e aquisição de obras de arte e de acervo bibliográfico de produção amazonense. Lançados em maio deste ano, os editais fazem parte do programa de auxílio ao setor de cultura e economia criativa, anunciado pelo governo do Estado. Os contemplados deverão se apresentar para fazer a entrega das obras e realizar a solicitação do pagamento entre os dias 4 e 13 de agosto. A lista está disponível no Portal da Cultura, na aba “Editais” (editais.cultura.am.gov.br). O resultado preliminar do edital de propostas artísticas de conteúdo virtual também está disponível na aba de Editais.
Feira do ‘Servidor Empreendedor’
Confecções, acessórios, objetos artesanais, comidas típicas, entre outros produtos, foram comercializados na sexta-feira (30), em mais uma edição da feira do “Servidor Empreendedor”, como parte das ações voltadas à valorização dos servidores públicos municipais. Em um novo formato, a feira aconteceu no estacionamento da Semad, na Vila da Prata, zona Oeste, com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), que cedeu 24 barracas para a instalação dos microempreendedores. Fica o registro!
BDay
Hellen Arantes, Mizael Medina e Terezinha Maia figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os cumprimentos da coluna!
GALERIA