Fim de semana violento: Manaus em clima de guerra patrocinada por facção criminosa

Revitalizada recentemente, a rotatória Umberto Calderaro Filho, popularmente conhecida como “Bola das Letras”, localizada na Avenida Theomário Pinto da Costa, Bairro Dom Pedro, foi vandalizada e incendiada no domingo em plena luz dia, por uma facção criminosa, chocando a população manauense.

A audácia dos bandidos se replicou pela capital amazonense e em dois municípios da região metropolitana, com agências bancárias incendiadas e saqueadas. O ódio dos marginais também se estendeu a delegacias, escolas, UBS’s, ônibus e até uma ambulância, todas incendiadas cruelmente.

O prejuízo ainda está sendo contabilizado. A força policial se mostra fraca e insipiente. É preciso que o Governo do Amazonas tome decisões enérgicas, inclusive pedindo reforço à força armada nacional e ao exército brasileiro para acabar com o campo de guerra em que se tornou Manaus. Estamos acuados, com medo e sem ter a quem recorrer.

No domingo, uma suposta nota de esclarecimento foi divulgada pelos bandidos nas redes sociais, acusando frontalmente o secretário de Segurança Pública pela ação extrema tomada por eles, os criminosos, no fim de semana. CHEGA! NÃO MERECEMOS ISSO, QUEREMOS NOSSO DIREITO CONSTITUCIONAL DE IR E VIR.

Terra sem Lei

“O Amazonas virou terra sem lei, sem ordem, sem governo. Passei oito anos como um prefeito que denunciava o crescimento do tráfico na capital e no Estado inteiro. O presidente Bolsonaro deve mandar para cá, imediatamente, a Força Nacional”, disse o ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), neste domingo (6.6), sobre a onda de criminalidade desencadeada na capital e em outros municípios do Estado neste final de semana, após a morte de um traficante. “Wilson Lima é uma figura caricata, seu comunicado foi ridículo, nunca fez e nunca fará nada pela segurança pública. Ele é apenas um mamulengo de ventríloquos que avançam vorazmente sobre o dinheiro público”, afirmou Virgílio, que sempre denunciou o clima de insegurança na capital durante seu mandato de prefeito. É por aí!

Site facilita venda de produtos amazônicos

A loja virtual Jirau da Amazônia fruto da parceria entre comunidades tradicionais conta com site que facilita venda de produtos amazônicos (Divulgação)

O Jirau da Amazônia, loja virtual fruto da parceria entre comunidades tradicionais, Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Americanas, celebra dois anos de existência neste mês. Ao todo, são 368 artesãos de 28 comunidades ribeirinhas do Amazonas e 315 famílias beneficiadas pela iniciativa de e-commerce, que reverte 100% do lucro para reinvestir no projeto. Para celebrar o projeto e apresentar resultados e perspectivas, a FAS e Americanas promoveram ontem (07), uma live para comemorar a data.  No Jirau da Amazônia, os artesãos vendem acessórios, artigos de casa, artesanatos e peças decorativas produzidas com sementes naturais, fibras e madeiras de reaproveitamento. As vendas são feitas para todo Brasil por meio do site www.americanas.com.br/marca/jirau. Fica a dica!

Chez Lenize-Manuel Figueiredo

No domingo ensolarado que passou meus considerados Lenize e Manuel Figueiredo abriram sua confortável morada localizada à Rua Canapuã, no chicoso Condomínio Ephigênio Salles, para um almoço em torno de Socorro Iannuzi e o marido, comandante Sérgio Lacerda. O casal está de passagem por Manaus, vindo de São Paulo, rumo a Parintins, terra natal de Socorro. Todos os anos em junho eles fazem um tour para passar o níver dela. Devido à pandemia, foi acionado um pequeno grupo para evitar aglomeração. Sur la table, delícias da culinária regional, arrematado com o bem receber do casal anfitrião. Foi tudo de bom!

Novas fragâncias para o Dia dos Namorados

Coffee Woman Lucky e Coffee Man Lucky são as apostas de O Boticário para o Dia dos Namorados (Divulgação)

Mais uma vez, o Dia dos Namorados será comemorado em meio às restrições causadas pela pandemia. Por conta disso, muitas empresas estão com investimentos altos para a data. É o caso da marca nacional de beleza O Boticário, que acaba de lançar duas fórmulas instigantes que unem o cheiro característico da pele com o âmbar e o frescor das especiarias, as novas fragrâncias são capazes de agradar homens e mulheres. A colônia Coffee Woman Lucky une o calor do âmbar e a sensualidade da pimenta rosa, enquanto a Coffee Man Lucky traz uma combinação instigante das notas sensuais do âmbar ao patchouli e a pimenta preta. Que tal experimentar?

Dinâmica de relacionamento com cidadãos 

A Suframa, por meio de sua Ouvidoria Interna, implementará uma nova dinâmica de relacionamento com cidadãos e usuários de serviços por meio do Conselho de Usuários de Serviços Públicos da Autarquia. Esta ferramenta, instituída pela Lei nº 13.460/2017 e regulamentada pelo Decreto nº 9.492/2018, constitui-se em uma nova forma, totalmente virtual e gratuita, de participação direta da sociedade na avaliação e melhoria dos serviços públicos. Qualquer cidadão pode atuar voluntariamente como conselheiro, bastando cadastrar-se a qualquer tempo por meio da plataforma https://conselhodeusuarios.cgu.gov.br. Após o cadastro, o usuário poderá consultar, avaliar e propor melhoria dos serviços, bem como responder as enquetes promovidas pela Instituição, as quais subsidiarão a adoção de melhorias dos serviços oferecidos.

Mostra Substância D’ Casa

A “Mostra Substância D’ Casa” vai movimentar a cena de móveis entre os dias 26 e 30 de julho, na D’ Casa Home Decor, no Vieiralves (Divulgação)

Mais de 1.000m2 de exposição com 120 horas em atividade que, durante cinco dias, reunirá 40 profissionais amazonenses, entre arquitetos e designer de interiores, expondo criações igualmente valorizadas no mercado nacional e internacional. Trata-se do maior evento arquitetônico de Manaus promovido neste ano, intitulado “Mostra Substância D’ Casa”. A mostra será realizada entre os dias 26 e 30 de julho, na D’ Casa Home Decor, no Vieiralves. A iniciativa celebra um ano de sucesso da marca, que se posicionou como referência em Manaus, no segmento de móveis de alto padrão. A proprietária da D’ Casa, Simone Haddad, explica que a marca trouxe para cidade um novo conceito de arquitetura que permite a reconexão das pessoas com o lar. “A D’Casa mostra a substância do viver bem, do sentimento na busca pelo essencial, o conforto e a delícia dos momentos em família”. É por aí!

No céu

Há bons 10 anos, na página inteira, do Globo, destacando meu irmão Djalma, a grande atriz e professora Camila Amado falecida no domingo, disse que escreveria a biografia dele.  Finalmente, a admirada atriz vai ter tempo para cumprir o prometido. Nas varandas floridas do céu. Junto do próprio Djalma. Anjos trarão os originais para Nelson Motta, amigo de todas as horas do Djalma, para escrever o prefácio. (Vicente Limongi Netto) 

Cigás festeja o aumento do consumo de gás natural 

A Placibrás da Amazônia, no Pólo Industrial de Manaus (PIM) é a maior consumidora de gás natural do segmento industrial (Divulgação)

No primeiro quadrimestre do ano, o segmento industrial registrou aumento de 26,6% na média diária de consumo de gás natural (GN), em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), concessionária do serviço público de distribuição e comercialização do insumo no estado. A economia proporcionada pelo combustível é apontada como a principal razão deste desempenho; e comprovada por meio de estudo feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Levantamento de maio deste ano da ANP indica que o GN representa economia de até 55% para as indústrias, quando comparado aos demais combustíveis disponíveis no mercado amazonense. Muito bom!

BDay

Paulo Victor Antony Sckobot, Ingrid Lira Benzecry, André Anzoategui, Vanua Rezende e Rayat Cury figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Socorro Ianuzzi e o marido Sérgio Lacerda com Lenize e Manuel Figueiredo, os anfitriões do almoço que movimentou o Condomínio Ephigênio Salles no fim de semana
Grácelia Benacon de Oliveira e o marido José Artur com a amiga anfitriã Lenize Figueiredo
Rogério (Roca) de Jesus, dona Dylcia Iannuzzi e Zeca Nascimento no almoço domingueiro no Ephigênio Salles
A arquiteta e urbanista Ingrid Lira Benzecry celebra nesta terça-feira mais uma virada de folhinha. Congratulations, my friend
Na exuberância da juventude, a bela Ava Laredo recebeu no domingo todos os paparicos por mais uma virada de folhinha. Santé, jolie fille
A praça Bola das Letras antes de ser vandalizada na tarde de domingo (Altemar Alcântara)