Pela segunda vez o Ministério da Saúde reduz o número de doses de vacinas contra covid-19 previstas para março. A informação foi divulgas no sábado (6/3), com a previsão de entrega de oito milhões de doses a menos que o informado na última quinta-feira (4/3).
A pasta agora prevê entregar 30 milhões neste mês. A mudança se dá pela exclusão de oito milhões de doses da Covaxin do laboratório indiano Bharat Biotech, e que seriam importadas da Índia.
Agora, são previstas 23,3 milhões de doses da Coronavac, do Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica Sinovac, 3,8 milhões da vacina da AstraZeneca/Oxford, produzida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); e 2,9 milhões via consórcio Covax Facility.
Houve um novo aumento de 600 mil doses da Coronavac, cuja previsão anterior eram de 22,7 milhões. Na última quinta-feira, a pasta já havia anunciado 8,6 milhões de doses a menos no Programa Nacional de Imunização. Até quando vai perdurar esse puxa-encolhe?
Fieam abre agenda de capacitações em Comércio Exterior
Voltadas para teoria e prática das operações de Comércio Exterior, a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), por meio do seu Centro Internacional de Negócios (CIN), realiza o programa “Agende-se com o Futuro” que reúne 16 cursos de capacitações, ao longo dos meses até outubro, com cursos a distância ao vivo e on-line ministrado por especialistas da área. O programa pretende ampliar o conhecimento dos participantes em comércio exterior para que possam iniciar nas empresas operações vinculadas às transações comerciais internacionais. Iniciando nesta terça-feira (9), com cursos introdutórios de ‘Operações e Conceitos do Comércio Exterior’ (dias 9 e 10) e um passo a passo sobre ‘Importação: fundamentos e práticas’ (24 e 25), a agenda de cursos se encerra em outubro com ensinamentos sobre os ‘Custos Pertinentes a Importação e Marketing Internacional’. Os cursos têm duração média de 6h a 8h e podem ser feitos por qualquer pessoa ou empresa, sem nenhum pré-requisito. Muito bom!
Oxford afirma que sua vacina induz resposta imunológica adequada contra a variante encontrada em Manaus
Dados preliminares de um estudo feito pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca indicam que a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica e pela universidade britânica induz uma resposta imunológica adequada contra a variante encontrada em Manaus. Os resultados detalhados da pesquisa ainda não foram divulgados, mas a eficácia do imunizante contra a nova cepa foi confirmada ao Estadão por pesquisadores envolvidos nos estudos. A notícia é especialmente positiva para o Brasil, pois a Fiocruz tem um acordo com Oxford/AstraZeneca e já começou a produzir a vacina. A AstraZeneca confirmou que estão sendo realizados estudos “para avaliar a resposta imune da vacina contra a variante P.1”. Informou ainda que “os dados serão publicados tão logo estejam disponíveis. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.
TIM estreia no ClubHouse
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a TIM acaba de lançar nas redes sociais, a campanha #ImagineAsPossibilidadesDeSerMulher, assinada pela Betc Havas e cocriada e narrada por influenciadoras reconhecidas na promoção dos direitos e lutas femininas. A data marca também a estreia da operadora na rede social do momento, o ClubHouse, promovendo conversas sobre temas como identidade de gênero, inclusão de mulheres no mercado de trabalho e feminismo. Patrocinadora oficial do Comitê Olímpico do Brasil, a operadora destacará também as mulheres no esporte, contando as histórias de atletas do Time Brasil. Maravilha!
Pinhocchio retorna às aulas presenciais
Após o anúncio do Governo do Amazonas para a liberação das escolas de educação infantil voltarem a oferecer o ensino presencial, o Pinocchio Centro Educacional iniciou, ontem (8) a recepção aos seus alunos. Localizada no Bairro Adrianópolis, a instituição é referência no segmento por formar integralmente com dedicação e carinho gerações de crianças com idade de 2 a 5 anos. Investimentos em equipamentos de proteção individual (EPI), tecnologia, distanciamento social, ambientes arejados, medidas de higiene e restrição de circulação de pessoas para evitar aglomerações fazem parte do protocolo adotado para garantir maior segurança a toda comunidade escolar. A diretora do Pinocchio, Nelly Falcão de Souza, esclarece que os pais e responsáveis de alunos do grupo de risco ou que não se sentem seguros em regressar no sistema presencial poderão optar pelas aulas remotas que continuarão sendo oferecidas. É por aí!
Pátio Gourmet lança campanha de Páscoa
O Pátio Gourmet promove neste sábado (13) uma live com o chef Lucas Pyetro e apresenta ao público os ovos e esculturas de chocolate que fazem parte da linha de produtos de Páscoa deste ano. Intitulada “Magnifique Cacau: transformando chocolate em arte”, a campanha reúne as principais tendências mundiais no segmento. O lançamento será transmitido a partir das 17h, no instagram @patiooficial.
Operação Enchente 2021
O governador Wilson Lima lançou, ontem (8), a Operação Enchente 2021, um pacote de ações para minimizar os impactos sofridos pela população dos municípios que serão afetadas ou que já estão isoladas pela cheia dos rios neste ano. O investimento será de mais R$ 67 milhões em ações como ajuda humanitária; crédito e anistia de dívidas; apoio ao setor primário; e instalação de abrigos e de estações de tratamento de água. A operação visa socorrer, inicialmente, os 19 municípios das calhas dos rios Juruá, Purus e Madeira, onde vivem aproximadamente 130 mil pessoas. Os municípios Guajará, Ipixuna, Itamarati, Eirunepé e Envira, na calha do Juruá; e Boca do Acre e Pauini, na calha do Purus, já decretaram Situação de Emergência. A União já reconheceu a Situação de Emergência em Boca do Acre, o que permite o envio de recursos e suporte do Governo Federal.
Sistema Fieam realiza ação Social
Entidades representantes da indústria, comércio e agricultura realizaram no fim de semana, doação de 2,6 mil quilos de alimentos e máscaras de proteção para unidades hospitalares de Manaus que atuam na linha de frente da covid-19. A ação que contou com a participação do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam, Sesi, Senai e IEL) ocorreu ao longo do último dia 5 em zonas de toda a cidade e beneficiou mais de 200 famílias, além de profissionais da saúde com máscaras para uso diário. “A ideia foi fazer a diferença, junto às demais entidades de classe, com ações diretas a população em diferentes zonas e localidades de Manaus”, disse o presidente da Fieam, Antonio Silva.
FMS acende luzes para sensibilizar população sobre o “Março Lilás”
A campanha “Março Lilás” é dedicada à sensibilização e enfrentamento ao câncer de colo do útero, tipo que mais mata mulheres no Amazonas, segundo autoridades da área. O objetivo é alertar sobre a importância do exame preventivo e da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). No mundo são quase 570 mil novos casos da doença por ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), de 2019. No Amazonas a estimativa é de 40,18 casos desse câncer, em cada 100 mil mulheres. Pensando nisso, a Prefeitura de Manaus por meio do Fundo Manaus Solidária (FMS), realizou, ontem à noite (8), um ato simbólico de enfrentamento e prevenção à doença com o acendimento das luzes no prédio da sede do Executivo municipal, no Bairro Compensa I, |Zona Oeste. A iluminação vai permanecer até o final deste mês.
Projeto de sustentabilidade ambiental Amacro
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) junto à Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) apresentou o projeto Amacro aos governos do Amazonas, Acre e Rondônia, em reunião on-line realizada nesta semana. O nome do projeto é um acrônimo da sigla dos três estados e tem previsão de lançamento oficial para o mês de abril, em Rondônia. A Amacro compreende um conjunto de ações para fomentar a sustentabilidade ambiental por meio do desenvolvimento socioeconômico na região do sul do Amazonas, leste do Acre e noroeste de Rondônia, potencializando vocações locais de bioeconomia e circuitos produtivos agrosustentáveis por meio de ações multissetoriais.
Diário de vacinação contra covid-19 no Amazonas
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulga o consolidado diário de vacinação contra covid-19 no Amazonas. Dados parciais do Programa Nacional de Imunização, da FVS-AM (PNI/FVS-AM), apontam que 392.735 doses foram aplicadas em todo o estado até esta segunda-feira (8), sendo 307.536 de primeira dose e 85.199 de segunda dose. Até o momento o Amazonas recebeu 738.420 doses de vacina contra a Covid-19. Destas, 729.710 doses entregues e 8.134 doses a serem entregues. A informação está disponível no site da FVS-AM por meio do link https://bit.ly/3aTsndS.
BDay
Célio Said, Tatyana Cury, Haroldo Jorge Furtado (em Fortaleza-CE), Maria Giése Cardoso de Almeida, Roseane Mota e Francisca Abadala figuram na lista das festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA