Amazonas reduz taxa de transmissão do novo coronavírus

A taxa de transmissibilidade do novo coronavírus (RT), no Amazonas, apresentou uma redução de 1,3 para menos de 1,0 nas primeiras semanas do mês de fevereiro. Atualmente a RT está em 0,95, sendo a menor taxa já registrada este ano, colocando o Amazonas na 22ª posição no ranking desse indicador entre os estados brasileiros. 

Em janeiro, o estado ocupava a primeira posição no ranking da taxa de transmissão do novo coronavírus no país, com 1,30, o que significa que cada 100 pessoas infectadas transmitiam o vírus para outras 130. 

A desaceleração é fruto de uma combinação de fatores, que inclui a restrição de circulação de pessoas no Amazonas, a suspensão temporária das atividades comerciais não essenciais, o aumento dos índices de isolamento e o avanço da vacinação no estado, que também está em primeiro lugar no ranking nacional.

Para o secretário de saúde, Marcellus Campêlo, o retorno das atividades não essenciais depende da queda expressiva de casos e dos óbitos que, apesar de reduzidos, ainda estão em patamares altos. Oremos!

Festival de música eletrônica solidário

A cantora amazonense Márcia Novo, coordenadora do projeto “Vidas Indígenas Importam”, campanha emergencial de ajuda às comunidades indígenas da capital e proximidades (Divulgação)

Com objetivo de ajudar a comunidade indígena Parque das Tribos em meio a pandemia da Covid-19, a Colab MAOMOON/SÃO vai realizar um festival de música eletrônica totalmente on-line e beneficente, nos dias 21 e 28 de fevereiro, com transmissão ao vivo pelo site: veneno.live. Durante as apresentações, o público será incentivado a realizar doações. Os recursos serão destinados ao projeto “Vidas Indígenas Importam”, uma campanha emergencial de arrecadação para as comunidades indígenas da capital e proximidades, idealizada pela cantora Márcia Novo, uma das principais referências da música regional amazonense. Vale conferir!

Fusão entre Ibama e ICMBio

O Ministério Público Federal (MPF) requisitou informações do grupo de trabalho (GT) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que estuda a fusão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). No início deste mês, a Força-Tarefa (FT) Amazônia do MPF realizou audiência pública sobre o assunto, em que falta de transparência no processo de fusão e prejuízos à Amazônia foram apontados pelos participantes. Em ofício enviado ao MMA, o MPF requisitou manifestação formal do GT sobre as notas técnicas e apontamentos realizados pelos debatedores da audiência pública. A medida leva em conta a ausência de representantes do MMA na mesa de debates da audiência o que não possibilitou a contraposição de argumentos. É por aí!

Recomeço de vida

Enfermeiros, médicos e trabalhadores do Hospital e Pronto-Socorro Delpina Aziz aplaudem a passagem de oito pacientes que ontem receberam alta médica (Lucas Silva-Secom)

O Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, em Manaus, viveu ontem (18) um momento emocionante. Um anúncio diferente mobilizou as equipes da unidade. Era o “Código Ouro”, fluxo de informação que indica a alta de pacientes curados da Covid-19. Cerca de 150 enfermeiros, médicos e trabalhadores aplaudiram a passagem de oito pacientes que receberam alta médica que estavam internados na enfermaria de campanha, montada para dar suporte à demanda do hospital. A saída do grupo foi emocionante. Os pacientes passaram aplaudidos pelas equipes de saúde até a porta do hospital, onde encontraram seus familiares. A vida recomeça!  

Coca-Cola na sua casa

O Grupo Simões informa que a partir de agora o aplicativo “Coca-Cola na sua casa” está atendendo a toda a cidade de Manaus. Os consumidores poderão comprar os produtos de todo o portfólio da Coca-Cola, Heineken, Monster Energy, Del Valle e AdeS, direto da fábrica, localizada em Manaus, e receber em casa. O app está disponível para download nas lojas virtuais Google Play Store e Apple Store; Na ferramenta, os consumidores encontram promoções, campanhas dos produtos Coca-Cola e combos especiais para cada ocasião da semana, como café da manhã, almoço, lanche da tarde e  festa em casa. Coisa boa!

Colégios Militares do Amazonas têm desempenho acima da média em avaliação nacional

A qualidade de ensino das escolas militares do Amazonas têm atingido notas acima da média nas avaliações nacionais (Divulgação-SSP/AM)

Reconhecidas pela qualidade do ensino, as escolas militares do Amazonas têm atingido notas acima da média nas avaliações nacionais. Na mais recente avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador do país para o ensino básico, o desempenho dos colégios militares ficou acima da nota média de todos os estados. Juntas, as nove unidades militares do Amazonas tiveram uma média de 6,03, considerando as notas do Ensino Fundamental – séries iniciais e séries finais – e do Ensino Médio, juntas. O resultado é maior que a média de todos os estados. São Paulo, o melhor ranqueado, teve nota 5,6, seguido do Paraná, com 5,5, e Goiás, 5,3. Parabéns!

Clínica de Psicologia da Fametro retoma atendimento ao público

O Centro Universitário Fametro está com agendamento aberto para atendimento gratuito na Clínica de Psicologia da instituição. O serviço é direcionado ao público interno da Fametro, professores e estudantes, e a comunidade em geral. Os interessados podem ir até a clínica, que funciona na avenida Constantino Nery, 22, bairro Chapada, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e solicitar o formulário de atendimento.

Cooperação técnica

O vice-presidente do Implurb, Claudemir Andrade, o diretor de Planejamento do órgão, arquiteto Pedro Paulo e o presidente do conselho, arquiteto Jean Faria, em reunião para analisar detalhes do documento (Divulgação/Implurb)

Buscando a aproximação institucional e reduzir entraves de legislação, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM) vão firmar um Termo de Cooperação Técnica, para cumprir uma das metas do prefeito David Almeida de promover melhorias no exercício conjunto profissional e no licenciamento urbano. Ontem (18), uma reunião para analisar detalhes do documento. Entre as ações entre as instituições estão o desenvolvimento de palestras, cursos, oficinas e termos de colaboração, além da troca de informações constante de forma a permitir que arquitetos e urbanistas tenham maior expertise e conhecimento quanto às leis em vigor, apresentando projetos com maior qualidade técnica. Muito bom!

Semana de Combate às Drogas e Alcoolismo

Neste sábado (20) é celebrado o Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo. A data busca alertar a população sobre o uso indevido dessas substâncias, a importância de reconhecer o problema e buscar tratamento médico, além dos reflexos que a dependência causa em toda a família. Para conscientizar estudantes do curso Técnico em Enfermagem, o Centro de Ensino Literatus realizará, entre os dias 22 e 26, uma ação virtual para ajudar a levar informação à população. Bela iniciativa!

BDay

Rita Bacuri, Aldemiro Dantas Jr, Milciete Assayag, Pedro Vieira de Castro, Sonia Jinkings, Carlos Honorato, Cristina Campos, Ederval Santos e Fernando Sena figuram na lista das festejados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Rita Bacuri, Pesquisadora das mais competentes da Fiocruz/AM, a queridíssima Rita Bacuri é uma das festejadas aniversariantes desta sexta-feira. Félicitations cher ami
Doutor em Direito, juiz do Trabalho do Poder Judiciário (AM) e professor da Escola da Magistratura do Amazonas, Aldemiro Dantas recebe hoje todos confetes por mais uma virada de folhinha. Parabéns, mestre
Dublê de empresária e advogada competente, a cameleônica Mary Tuma enfeita a coluna desta sexta-feira. Gosto dela (Ana Claudia Jatahy)
O secretário de saúde, Marcellus Campêlo, diz que o retorno das atividades não essenciais depende da queda expressiva de casos e dos óbitos que, apesar de reduzidos, ainda estão em patamares altos (Diego Peres-Secom)