Aleluia! Finalmente a luz no fim do túnel está se tornando palpável para os amazonenses. Ontem (18), no fim da tarde chegou o primeiro carregamentos das vacinas Coronavac aguardadas ansiosamente pela população.
O Governo do Amazonas já definiu a logística para distribuição de doses da vacina contra a Covid-19, no interior do Estado. As primeiras 256 mil doses produzidas pelo Instituto Butantan enviadas pelo Governo Federal, começarão a ser encaminhadas aos municípios a partir de terça-feira (19).
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM) é responsável pela montagem dos kits de cada município, com o número de doses necessárias para atender os grupos prioritários dessa primeira etapa: trabalhadores de saúde, idosos de 80 anos ou mais, idosos de 75 a 79 anos, pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e população indígena.
A rede estadual é responsável pela distribuição das vacinas e insumos. Todas as informações como cronograma, locais de vacinação, horários, público a ser atendido ficarão a sob responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde que devem executar o Plano Nacional de Imunização.
A indígena Vanda Ortega, da etnia Witoto, foi a primeira a ser vacinada no Amazonas, em solenidade realizada no Centro de Convenções Vasco Vasques. As 495 salas de vacinas dos 62 municípios do Estado estarão abertas já a partir desta terça-feira. A hora é agora!
Mudanças na resolução de Projetos Industriais da ZF
Diante da proposta de reformulação da Resolução nº 204/2019, que dispõe sobre a apresentação, análise, aprovação e acompanhamento de projetos industriais, o Ministério da Economia (ME) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) realizam audiência pública, nesta quarta-feira (20), às 10h (horário de Manaus), para discutir o tema. O evento será realizado por videoconferência através do link https://meet.google.com/isc-ymdn-zgt e será, ainda, transmitido pelo canal do YouTube da Suframa (suframanews). De acordo com o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, a proposta da nova resolução é oriunda de discussões entre os Conselheiros Federais e o corpo técnico da Autarquia.
“Norte pelo Norte”
Um grupo de jovens de Manaus realiza uma grande mobilização para ajudar nas demandas urgentes das unidades de saúde. A campanha, intitulada “Norte pelo Norte”, iniciou com a banca Arco e Rap e ganhou apoio de outros artistas locais, além de pessoas de outros segmentos e de um exército de jovens e adolescentes que se juntaram a eles pelo Twitter. Para os interessados em unir forças com o “Norte pelo Norte”, mais informações podem ser obtidas pelos perfis @luizmontts, @duda.raposo, @beadasmakes_, @bh_yann, @mav.vsc, @tadake7k, @arcoerap, @igorbriito_, @maludacio. Solidariedade se pratica assim.
Corrente Solidária
A corrente solidária na luta contra a Covid-19 já resultou na doação de 12.301 Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) à Central de Medicamentos do Amazonas (Cema). O órgão tem atuado como ponto de recebimento e entrega de donativos para abastecer as unidades de Saúde da capital e do interior. Dos EPIs doados à Cema, em janeiro de 2021, 12 mil são máscaras de proteção individual e 301 são máscaras de VNI, doados pelas empresas Moto Honda e Videolar S.A. Além dos EPIs, a Central também recebeu doações de medicamentos do Hospital Domiciliar do Brasil. Ao todo, foram entregues 12.130 unidades de remédios utilizados no tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19. Do total, 5.235 são medicamentos que compõem o chamado “kit intubação”.
Aliança Covid Amazonas
Com o avanço dos casos da Covid-19, voltando a registrar recordes de hospitalizações e sepultamentos nos últimos dias. Desde abril do ano passado, a Aliança Covid Amazonas, coordenada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), vem atuando nesse sentido e já beneficiou mais de 350 mil pessoas em todo o estado com o apoio estratégico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema). A Aliança está reforçando sua mobilização para minimizar os impactos causados pela nova onda de proliferação do vírus, com o pedido de doações de recursos e materiais. Um canal de doação exclusivo para essa situação foi criado e doações podem ser feitas pelo PIX 09351359000188 ou via cartão de crédito no link www.kickante.com.br/campanhas/sos-amazonas.
Reforço Essencial
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou, na manhã de ontem (18/), de forma virtual, a colação de grau antecipada de 15 alunos dos cursos de Medicina. Os discentes de Enfermagem, Medicina e Odontologia receberão antecipadamente, a outorga de grau, para atuar ainda neste mês de janeiro no sistema de enfrentamento da pandemia, realizado pela rede pública de saúde. A antecipação das colações tem como base a Lei Federal n. 14.040, de 18 de agosto de 2020, que orienta as instituições de Ensino Superior a abreviarem a duração dos cursos, obedecendo às regras, desde que os alunos tenham cumprido 75% da carga horária. Os alunos da UEA que aceitaram colar grau antecipadamente, complementarão por 180 dias as suas atividades no Sistema Único de Saúde (SUS). Maravilha!
Nota de Esclarecimento
A Prefeitura de Manaus esclarece que não é válido um documento intitulado “Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19”. Trata-se de uma proposta de planejamento apresentada ainda no ano passado (2020), feita com informações disponíveis à época, já defasada diante da realidade atual. A divulgação desse documento pode gerar desinformação na população, que anseia pela imunização contra essa doença. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que fechará o plano de vacinação para a capital amazonense de acordo com a quantidade de doses que serão repassadas pelo Governo do Amazonas e definirá as prioridades após portaria do Ministério da Saúde.
Usura
O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) intensificou a fiscalização a empresas que comercializam e transportam cilindros de oxigênio em Manaus. Ontem (18), o órgão autuou uma loja de artigos hospitalares na Rua Rio Javari, Bairro Nossa Senhora das Graças, pela venda de um kit com cilindro de oxigênio a R$ 5 mil. A ação ocorre após denúncias de consumidores sobre a alta abusiva dos valores cobrados na venda do item, com demanda crescente durante o novo pico de casos de Covid-19 no Amazonas. A empresa deve apresentar resposta em até 24 horas sobre a venda de um kit com cilindro de oxigênio (5 litros), máscara, válvula reguladora, cateter nasal, extensor de cateter e frasco umidificador, no valor de R$ 5 mil – para isso, o órgão solicitou as notas fiscais apresentando os valores de compra e venda dos itens em novembro e dezembro de 2020, e janeiro de 2021. É por aí!
ABAV arrecada doações para profissionais de saúde do AM
Para estender o alcance da campanha idealizada pela estadual do Amazonas, a ABAV Nacional está mobilizando agências de viagens associadas em todo o Brasil a doarem equipamentos de proteção individual em auxílio aos profissionais de saúde do estado. As doações podem ser encaminhadas à ABAV-AM no endereço da associada Taj Mahal Tours, localizada no centro da capital, na Avenida Getúlio Vargas, 741 – 69020-010 Manaus (AM).
Novo Horário
O Amazonas Shopping informa que as lojas consideradas como serviços essenciais estão funcionando em novo horário no centro de compras, adequando-se à determinação estabelecida em decreto do Governo do Estado. A alteração é apenas no horário de encerramento. As informações podem ser conferidas nas redes sociais do centro de compras. O atendimento pelo drive-thru das demais lojas também segue funcionando das 10h às 18h.
BDay
Verena Frota, Ilner de Souza, Yvelise Braga e Emerson Pinto figuram na lista das festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!