Covid-19: sem oxigênio, pacientes morrem asfixiados em hospitais de Manaus

Com a nova explosão de casos de Covid no Amazonas, ontem (14), o estoque de oxigênio acabou em vários hospitais de Manaus, levando pacientes internados à morte por asfixia, segundo relatos de médicos que trabalham na capital amazonense. O governo federal anunciou que vai transferir pacientes para outros Estados e pediu ajuda aos Estados Unidos com o fornecimento de um avião adequado para trazer cilindros a Manaus.

Com a situação agravada, o presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), Mário Viana, fez um apelo para que o governo federal intervenha na Saúde do Estado. “Estamos perdendo vidas aqui. Há algumas semanas a gente já vinha citando que era um cenário de guerra e que o caos iria se instalar. É o que eu vejo hoje. Apesar dos esforços, a situação, no meu entendimento, é crítica. É preciso ter um comando unificado, um comitê de crise instalado em vários setores para poder dar as soluções necessárias para essa situação de guerra que aqui vivemos”, afirmou. (Com informações do Estadão)

Governo do Amazonas requisita oxigênio de 17 indústrias do PIM

O governo amazonense requisitou administrativamente o eventual estoque ou produção de oxigênio de 17 indústrias do Pólo Industrial de Manaus (PIM). A medida tomada ontem (14), pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), visa garantir a assistência de pacientes, após as principais fornecedoras do insumo não suportarem a demanda das redes pública e privada do estado, que passou a ser cinco vezes maior nos últimos 15 dias. A requisição está prevista na Constituição Federal e na Lei nº 8.080/1990, a Lei do SUS. A ação integra uma série de esforços do governo amazonense para atender a alta demanda ocasionada pelas internações de pacientes com o novo coronavírus. As requisições foram encaminhadas para as empresas Gree Eletric, Moto Honda, LG Eletronics, Yahama Motor, Electrolux, TPV, Whirlpool, Sodecia da Amazônia, Denso Industrial da Amazônia, Caloi, Flextronics International, Semp TCL, Ventisol, Carrier, Daikin, Samsung e Cometais.

Trabalho remoto durante agravamento da Covid-19

Com o aumento do número de infectados por Covid-19 e ausência de leitos em hospitais públicos e privados, servidores da área administrativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed) criaram uma petição pública solicitando à Prefeitura de Manaus a viabilização de trabalho remoto para os próximos dias. O documento pode ser acessado no link: http://chng.it/b9XMxqTW. Segundo a petição, muitos servidores permanecem desenvolvendo suas atividades presencialmente, atendendo ao público sem receber equipamentos de proteção individual e utilizando o transporte coletivo em seus deslocamentos, contribuindo para a circulação do vírus. Ainda segundo os servidores, a disponibilização do auxílio financeiro ‘Nossa Merenda’ deveria ser efetivada por meio de ferramentas digitais, protegendo a saúde de toda a comunidade escolar, inclusive pais e alunos. Hoje, a distribuição do auxílio é realizada por meio de cartão físico.

Calendário de atividades anuais on-line

Como forma de incentivar o distanciamento social ainda necessário durante a pandemia, o Centro de Ensino Técnico (Centec) está lançando neste mês um calendário anual voltado apenas para atividades on-line. A lista conta com workshops, lives e conferências para tratar de temas como empregabilidade e saúde em diferentes áreas. Os eventos serão abertos para a população em geral e a inscrição é gratuita. Segundo Márcio Gonçalves, diretor-geral do Centec, a novidade surgiu da necessidade de ofertar uma agenda virtual para os alunos durante a pandemia. “Tudo foi pensado tendo em mente a missão da escola, que é formar profissionais técnicos alinhados às questões comportamentais. Temos de auxiliar os nossos alunos no desenvolvimento de habilidades como liderança, empatia e responsabilidade. E para continuarmos com o nosso objetivo, lançamos o calendário virtual de atividades”, explica o diretor.

Plano de Cooperação

Os governos do Amazonas e Federal lançaram, ontem (14), um Plano de Cooperação, com o apoio de outros cinco estados brasileiros, para o transporte aéreo e tratamento, num primeiro momento, de 235 pacientes acometidos pela Covid-19 em Manaus, cujos quadros clínicos são considerados moderados. A medida foi tomada pelo Comitê de Resposta Rápida nas redes oficiais do governo amazonense com base na escassez de oxigênio para suprir a demanda gerada com o aumento de hospitalizações decorrentes da pandemia na rede pública estadual de saúde. Nesta sexta-feira (15), serão transferidos 90 pacientes para os Estados do Maranhão, Piauí e Distrito Federal.

Videoconferência 

A coordenadora Estadual do Programa de Imunização da FVS-AM, Izabel Nascimento, durante a transmissão, reforçou o papel da vacina na eliminação de doenças infecciosas no mundo

Com transmissão realizada pelo Centro de Mídias da Escola Superior de Estado da Saúde (ESA), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realizou, ontem (14), uma web palestra, sobre o Plano Estadual de Operacionalização da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, para os 62 municípios do Estado. A ação faz parte da estratégia de mobilização da FVS com os municípios para execução da campanha que ainda não há data para início.

Atendimentos Suspensos

 A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) informa que estão suspensas todas as conizações e consultas ambulatoriais ginecológicas até 31 de janeiro. A medida começa a valer desde ontem (14) e leva em conta o grave cenário da pandemia de Covid-19 no Amazonas. As conizações e consultas ambulatoriais ginecológicas estarão suspensas de 14/01 a 31/01 e o seu retorno será avaliado pela gerência de Ginecologia, junto à Direção da FCecon, levando em conta a situação epidemiológica da Covid-19.

Processo seletivo para a doação de ração

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), inicia, nesta sexta-feira, um processo seletivo para a doação de ração para protetores e cuidadores de cães e gatos (Divulgação)

Com objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida animal, por meio do auxílio de quem atua com a causa de proteção da fauna doméstica no Amazonas, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), inicia, nesta sexta-feira (15), um processo seletivo para a doação de ração para protetores e cuidadores de cães e gatos. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de fevereiro, através do site: fas-amazonas.org. O edital faz parte das ações de implementação do Cadastro Estadual de Protetores e Cuidadores de Animais, que visa facilitar o atendimento e o acesso a serviços oferecidos pelo poder público. Muito bom!

Banda Tucandeira

A banda amazonense Tucandeira lançou o seu primeiro CD e DVD intitulado Mata Sonora. A obra está disponível tanto em formato físico, quanto digital nas principais plataformas de streaming.  O grupo traz como proposta uma mistura de ritmos amazônicos e latinos, com destaque para o carimbó, beiradão, baião, samba, marabaixo, salsa, cúmbia, merengue, entre outros. Para comemorar, o grupo promoveu no último dia 13 uma live de lançamento em suas redes sociais. Confira!


BDay

Luiza Benaion, Fabiano Affonso, Rosa dos Anjos, Marcos Vinícius Paracat de Paula, Luísa Melo, Henry Pinheiro e Zeca Torres  figuram na lista das festejados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!