Ontem (18), em evento que marcou a retomada da atividade turística no Amazonas, o governador Wilson Lima defendeu o incentivo na educação e na geração de empregos para que o estado cresça e enfrente desigualdades sociais e econômicas, agravadas com a pandemia da Covid-19. Ele destacou que o Governo do Estado tem adotado estratégias para a retomada gradual da economia de forma segura e sustentável.
O governador afirmou que o Estado tem priorizado, além do fortalecimento da saúde, a execução de um plano de retomada gradual das atividades econômicas e do ensino nas escolas públicas, estabelecendo protocolos definidos pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) e demais autoridades de saúde.
Wilson Lima destacou, ainda, que o monitoramento de indicadores da Covid-19 mostra que há aumento de casos nas classes média e alta, que refletem no crescimento de internações na rede privada e que é resultado principalmente de aglomerações e descumprimento de regras de higienização e uso de máscara.
“Não é justo que a Ponta Negra continue aberta, não é justo que baladas continuem acontecendo e não é justo que as escolas continuem fechadas”, frisou ao reforçar que defende escolas abertas para reduzir desigualdades.
O bom filho a casa torna!
A Vivo acaba de contratar o executivo Marcelo Campos para assumir a direção da Regional Norte da Vivo. Marcelo iniciou sua carreira no segmento de telecom na Vivo – ainda no período da NBT. Ele agora retorna à companhia para comandar a atuação comercial da Vivo em toda a Regional, em que a empresa é líder com 35,9% de participação de mercado total e igualmente líder nos segmentos de pós e pré-pago, além de 4G e M2M (machine-to-machine). Marcelo chega para impulsionar os negócios da companhia nas operações móvel e fixo com a Vivo FTTH, que leva os serviços de TV por assinatura, telefonia fixa ilimitada e banda larga de ultravelocidade até a casa do cliente, no Amazonas, além do Amapá, Maranhão Pará e Roraima, que são os estados que fazem parte do mapa da telefonia na regional Norte.
Centec festeja 11 anos
Em comemoração aos seus 11 anos, o Centro de Ensino Técnico (Centec) promove uma série de workshops visando a conscientização dos jovens sobre os desafios que irão enfrentar no mercado de trabalho. Segundo a coordenadora de projetos da escola, Nathalia Flores, a programação foi definida a partir das novas tendências e dúvidas, de quem está iniciando a vida profissional, no contexto pós-pandemia. E ainda, novos alunos receberão 50% de desconto na matrícula, de 21 a 30 deste mês. Os workshops serão gratuitos e acontecerão inteiramente online e os links para inscrição e acompanhamento de horários estão disponíveis no site e redes sociais do Centec. Muito bom!
A fome que humilha
A pandemia aumentou a miséria. Milhões de brasileiros não têm nada para comer. Pesquisa do IBGE revela números assustadores e cruéis. A fome e a miséria liquidam ilusões. Afrontam sonhos. Humilham o ser humano. A ausência de higiene, roupas, moradia e escola, aumentam a desesperança. Perpetuam a dor. Devoram famílias. Destrói o futuro. Desespera a alma. Crianças sujas, com fome e maltrapilhas choram ouvindo a avó agoniada dizer que não tem comida em casa. A aflição de pais desempregados esmaga corações. Doações escassas amenizam o sofrimento e a humilhação. Criança alimentada é feliz. Criança com fome é consumida pela infelicidade da miséria. Sem forte e urgente ajuda dos governantes, o quadro desalentador não será alterado. Quem tem fome não sabe o que é dia radiante. Desconhece bonanças. Só pede a Deus que os ventos dos anjos tragam pratos de comida. (Vicente Limongi Netto)
Sem corantes e aromatizantes artificiais
A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo e que opera a marca em 20 países da América Latina e Caribe, anuncia a eliminação de corantes e aromatizantes artificiais de seus principais ingredientes. Ao longo dos últimos anos, a empresa trabalhou em conjunto com mais de 90 de seus fornecedores em toda América Latina e Caribe, sendo 15 no Brasil, para retirar aromatizantes artificiais de ingredientes como Mix de Baunilha, Molho Big Mac, Molho Ranch e Mostarda, além da remoção de corantes e aromatizantes artificiais do Queijo Cheddar (em fatia) e do Molho Barbecue. As mudanças afetam diretamente produtos como Big Mac, Cheeseburger e Quarterão, cujos pães já não possuíam nenhum destes aditivos artificiais, assim como o Molho Agridoce, Molho Caipira, Ketchup, Picles e Chicken McNuggets.
Ponta Nega volta a ser interditada
O prefeito de Manaus, Arthur Neto volta a interditar a praia da Ponta Negra para conter o avança do novo coronavírus. O anúncio foi feito no fim da tarde de ontem (18). Estão bloqueados os 4.800 metros quadrados da praia perene do complexo turístico, na Zona Oeste. Os pontos de acesso ao balneário estão fechados. Além disso, linhas de ônibus que integram a rota do complexo turístico não terão acréscimo de frota nos fins de semana, em reforço ao novo decreto. “Eu editei um novo decreto de situação de emergência, que inclui o fechamento da praia do complexo turístico Ponta Negra. É uma medida desagradável, mas administrar com seriedade significa você optar pelo desagradável para evitar o desastroso. Então, é para fechar mesmo a Ponta Negra, não estou preocupado se é época de eleição. Essa medida visa o bem da saúde e da vida do povo de Manaus”, destacou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. O seguro morreu de velho. Medida acertadíssima!
Parque Científico e Tecnológicodo Alto Solimões
Iniciativa da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio do Núcleo para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira do Estado do Amazonas (Niffam); o Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões recebeu, na última quinta-feira (17), um aporte de R$ 2,2 milhões – de um total de R$ 4 milhões para a sua estruturação na região. O Parque irá funcionar de forma descentralizada em três instituições de ensino e pesquisa que são: as unidades das Universidades Federal do Amazonas (Ufam) de Benjamin Constant e da Estadual do Amazonas (UEA) de Tabatinga, além do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) de Tabatinga. O recurso é fruto da “Missão Alto Solimões” realizada em março deste ano.
Amazone-se
O Plano de Retomada da Atividade Turística, “Amazone-se”, lançado ontem (18), pelo governo do Estado reúne projetos e programas para impulsionar o crescimento do segmento, um dos mais impactados pela pandemia da Covid-19. A implantação do plano iniciou em abril e é feita pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), que prevê ações de ordenamento do setor, apoio ao empresariado, promoção do destino Amazonas e obras de infraestrutura. A Amazonastur elaborou oito protocolos de biossegurança para implantação em agências de turismo, bares, restaurantes, eventos, hotéis, voltado também para guias de turismo, operadores de pesca esportiva, transporte terrestre e fluvial, além do usuário do Centro de Convenções Vasco Vasques. Para os operadores da pesca esportiva, os protocolos de biossegurança incluem a sugestão de realização do exame sorológico para Covid-19 dez dias antes de sua viagem, bem como a atualização da carteira de vacinação (Febre Amarela e Hepatite).
Sem comemorações
“Não é um ano de festas. É um ano de luto, de reconstrução, de curar nossas feridas”, disse o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, ao confirmar, ontem (18) o cancelamento de grandes eventos realizados pela prefeitura, como as comemorações do Aniversário da Cidade, do Boi Manaus e do Réveillon, por conta da pandemia do novo coronavírus . “Vamos nos concentrar no Natal e fazer dele uma grande festa espiritual, talvez o mais bonito, o mais original, que vai ser em família, um chamamento à paz e à compreensão das dificuldades que essa doença terrível causa a tantas famílias”, disse o prefeito.
BDay
Rodrigo Pacheco de Araújo, Sihame Cruz, Sidney de Aguiar Corrêa, Marlene Ituassú, Abdala Fraxe, Izabel Célia da Silva (em Fortaleza-CE) e Fante Melo figuram na lista das festejados aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna.
GALERIA