Com o objetivo de difundir, apoiar e patrocinar projetos de produção artística e cultural, o governador Wilson Lima regulamentou, no Decreto nº 42.501, publicado na edição da última terça-feira (14) do Diário Oficial do Estado, a Lei nº 3.585, de dezembro de 2010, que institui o Fundo Estadual de Cultura (FEC). O Fundo é um dos mecanismos do Sistema Estadual de Cultura, prioridade na gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que garante o alinhamento do Amazonas à política pública nacional para o segmento.
O Fundo Estadual de Cultura, que é um instrumento de financiamento da política pública cultural no Amazonas, também visa a difusão, apoio e patrocínio à pesquisa, formação artística, gestão cultural e diversidade cultural, bem como a projetos voltados à preservação e difusão do patrimônio cultural material e imaterial, além da expansão de espaços de circulação da produção cultural.
A Lei nº 3.585/2010 estabelece que 50% dos recursos do Fundo serão aplicados em apoio a projetos culturais de pessoas físicas e de entidades artísticas e culturais regularmente constituídas e consideradas de utilidade pública, de acordo com programa, subprogramas e projetos artísticos e culturais aprovados pelo Conselho Estadual de Cultura. Muito bom!
Fortalecimento do modelo ZFM
O superintendente da Suframa, Algacir Polsin participou, ontem (17), de videoconferência promovida pela Associação PanAmazônia com o objetivo de apresentar as diretrizes da nova gestão da Autarquia e as ações que estão sendo efetivadas visando ao fortalecimento do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). A Associação PanAmazônia é uma organização não governamental, com sede em Manaus, que reúne peronalidades, instituições e empresas da Amazônia Continental (constituída pelos estados de Rondônia, Roraima, Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso e pela Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela). Em seu pronunciamento inicial, Polsin destacou, novamente, a importância de trabalhar integrado com todos os parceiros da Autarquia, criando uma sinergia de trabalho que possa vencer os obstáculos de maneira mais facilitada, e também de zelar sempre pela lisura e pela transparência em todas as ações da instituição. É por aí!
Desmobilização Completa
A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) finalizou, na quinta-feira (16), a desmobilização do Hospital de Combate à Covid-19 na Nilton Lins. Em 90 dias, foram contabilizados mais de 1.800 atendimentos na unidade. A ala voltada para o tratamento de indígenas que havia sido montada no local foi transferida para o Hospital e Pronto-socorro 28 de Agosto.
A desmobilização, segundo o secretário interino da Susam, Marcellus Campêlo, é um marco do fim do momento crítico que o estado passou durante a pandemia. Mais de 100 equipamentos, entre monitores e ventiladores mecânicos adquiridos pela Susam ou doados pelo Ministério da Saúde, estão sendo remanejados para as unidades da rede. “Serão distribuídos para os hospitais de emergência 28 de Agosto, Platão Araújo, João Lúcio e também para os hospitais com atendimento especializado a crianças, os hospitais infantis”, detalhou o secretário da Susam.
Convidada Ilustre
A professora universitária e ex-ministra da Cultura de Portugal, Isabel Pires de Lima, é a convidada especial para uma conversa sobre ‘Cultura, democracia e política em tempos de pandemia’, durante a 6ª sessão do Webinário Internacional. O evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas (PPGICH/UEA). A sessão será transmitida na próxima segunda-feira (20), às 15h (horário Manaus), pelo canal da TV PPGICH no YouTube. O Webinário Internacional ‘Cidadania e Democracia em tempos de pandemia’ é promovido pelo Observatório da Cidadania e Relações de Poder, braço extensionista do PPGICH, que conta com o apoio do Edital da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX/UEA). A coordenação é dos professores: Dra. Gimima Silva, Dra. Lúcia Puga e Dr. Otávio Rios.
Reabertos para visitação turística
Na segunda etapa de reabertura dos espaços administrados pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, os centros culturais Palácio Rio Negro e Povos da Amazônia voltaram a receber visitantes. O agendamento pode ser feito no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e no aplicativo Cultura.AM. Para agendar uma visita, basta escolher o espaço, horário, informar um número de telefone e o CPF. O Teatro Amazonas, Centro Cultural Palácio da Justiça e Palacete Provincial, além dos parques Jefferson Péres e Rio Negro reabriram na primeira etapa. Assim como os outros espaços, Palácio Rio Negro e o Povos da Amazônia estão disponíveis de terça a sábado, das 9h às 15h. Já os parques funcionam diariamente, das 6h às 14h. Os espaços foram sanitizados para receber a população, também foram adotadas medidas de recomendação de prevenção contra o novo coronavírus, como grupos reduzidos de visita, distanciamento de 1,5 metro, totens com álcool em gel, guias com equipamento de proteção e testes de temperatura na entrada. Para entrar, é obrigatório o uso de máscara.
Flash Disco
Neste sábado (18), a tradicional festa Flash Disco retorna em formato ‘drive-in’, garantindo uma opção segura para os fãs de flashback matarem a saudade dos anos 70, 80 e 90. A balada será comandada pelo DJ Raidi Rebello e ocorrerá das 20h às 2h, no Pump Drive-in, localizado no estacionamento da Universidade Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, Bairro Flores. O espaço tem capacidade para 400 veículos e dispõe de praça de alimentação e bares, que atenderão os clientes sem a necessidade de saída do carro. O uso de máscaras é obrigatório
Família Planejada
A maternidade Nazira Daou foi palco, ontem (17), do lançamento do projeto Família Planejada por meio do qual pretende realizar, pelo menos, 432 cirurgias de laqueadura até o fim do ano. O lançamento aconteceu na maternidade, localizada no Bairro Cidade Nova, referência em Planejamento Reprodutivo na rede estadual de saúde. Com o projeto, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) objetiva reduzir o tempo de espera das mulheres que aguardam laqueadura na rede pública. As cirurgias de rotina estão mantidas na unidade, durante a semana, e no fim de semana, haverá plantões cirúrgicos específicos a fim de acelerar os procedimentos de pacientes já marcados. As cirurgias de fim de semana iniciam já a partir deste sábado e domingo (18 e 19). Olho vivo!
Novidades no Shopping Ponta Negra
O segundo semestre segue com novidades no Shopping Ponta Negra. Entre elas, a chegada de novas operações no segmento de alimentação: Blend Café Mineiro, no segundo piso (L2), e o Go Juice, no L3. E, neste sábado (18), às 14h, está prevista a abertura da loja IPlace, no L2. E, em agosto, será a vez da clínica Sensumed, no L2. Ao todo, neste ano, o centro de compras abriu as portas para seis marcas, além de reinaugurar mais cinco.
Também inauguraram neste ano no Shopping Ponta Negra o Ateliê do Sorriso e a Ortobom, ambas localizadas no piso L1. E em novo espaço, Kumbuca Presentes e Decorações, no L2, quiosque da Moderna Suplementos, Gelateria Arte di Latte, o quiosque da A&D Wear e a Drogaria Santo Remédio, as quatros no primeiro piso.
Matrícula Solidária
Com apenas R$ 0,79 e mais 1 quilo de alimento não perecível (com exceção do sal e açúcar), é possível ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade e, ainda, se inscrever em um dos dezessete cursos técnicos do Centro de Ensino Literatus e dar início a uma formação profissional que oferece maiores oportunidades no mercado de trabalho. Os interessados podem realizar a Matrícula Solidária, até dia 10 de agosto, nas unidades do Literatus localizadas na rua Pará (no bairro Nossa Senhora das Graças) e Avenida Djalma Batista (no São Geraldo), no www.literatus.edu.br ou WhatsApp (92) 9 8142-1615. O aluno pode adquirir o alimento de forma mais rápida, prática e segura, através da lista disponível no site da Bemol, https://bit.ly/matriculasolidaria. Fica a dica!
Recertificação
O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), autarquia estadual do Governo do Estado e órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) recebeu, ontem (17), a segunda recertificação da NBR ABNT ISO 9001:2015. A recertificação foi recomendada sem nenhuma não conformidade. A mesma tem validade por três anos. O Ipem Amazonas é o mais antigo órgão delegado do Brasil a ter essa certificação pela Gestão de Qualidade. Parabéns!
Nível Elevado em transparência
Governo do Amazonas foi classificado como ‘Nível Elevado’ no Ranking da Transparência divulgado pelo Ministério Público de Contas (MPC) junto ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). O executivo estadual saltou do percentual de 80,4%, obtido na última avaliação, para 96,64%, ocupando o segundo lugar na lista dos entes avaliados. A análise dos dados é feita por meio do Portal da Transparência. A análise das informações teve como critérios fatores relacionados aos itens: transparência ativa, transparência passiva e boas práticas. Os avaliados recebem pontuação por meio de escala que varia entre zero e 100% e as classificações nos níveis elevado, mediano, deficiente e crítico. A Controladoria-Geral do Estado (CGE) é o órgão responsável pela coordenação da Política de Transparência do poder executivo estadual.
BDay
Manoel Jùnior, Sammya Cury, André Corrêa, Mônica Bonfim, Stanley Pinheiro Braga figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA