Amazonastur lança Protocolo de Biossegurança para segmentos de turismo no estado

O Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) disponibilizou, ontem (19), aos operadores do trade amazonense o Protocolo de Biossegurança dos Serviços Turísticos do Amazonas, um estudo que reúne as principais orientações dos órgãos mundiais de saúde para as boas práticas sanitárias, que devem ser utilizadas no período pós-pandemia.

A cartilha oferece aos operadores, durante a retomada gradual dos serviços, orientações sobre as condutas a serem implementadas nos empreendimentos, para que ofereçam aos turistas, consumidores e profissionais do setor a segurança necessária à prevenção da Covid-19, transformando o maior estado do país em um destino seguro para a atividade turística.

Conforme a presidente Roselene Medeiros, da Amazonastur, o protocolo é um dos eixos de recuperação do setor no estado. O documento já pode ser baixado, por meio do site www.amazonastur.am.gov, e servirá de base aos empreendedores para o retorno das atividades turísticas.

Destaques em revista nacional

O Colégio Martha Falcão e o Pinocchio Centro Educacional, que fazem parte das Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS), irão ilustrar as páginas da revista Inspirações. Produzida pela líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, Mind Lab, e a consultoria educacional focada em cursos e soluções para instituições de ensino de todo o Brasil, Humus, a segunda edição da revista será lançada online no final de julho. “Na primeira edição da revista realizamos uma radiografia do sistema educacional da Finlândia, que há anos ocupa os primeiros lugares nas avaliações do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). E, agora, estamos trazendo ideias realizadas por instituições daqui mesmo do país para inspirar professores, mantenedores, diretores de escola e gestores públicos”, informou a gerente administrativa da Humus, Thalita Chrispim. Maravilha!

Eventos drive-in autorizados

O governador Wilson Lima assinou, ontem (19), o Decreto nº 42.411, que autoriza a realização de eventos drive-in no Amazonas, desde que os organizadores adotem medidas sanitárias para resguardar a saúde e a segurança da população. O texto seguiu para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). O decreto vale para exibições de shows, palestras, filmes e apresentações culturais produzidos em ambiente aberto, público ou privado, em que o cliente ou espectador permaneça no interior de um veículo, que deve ser exclusivamente carro de passeio, sendo vedado o acesso de motocicletas, motonetas, patinetes, bicicletas e similares, bem como de pedestres. Cabe à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa autorizar a realização dos eventos.

Parceria

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a organização Transparência Internacional Brasil deverão firmar parceria com o intuito de fomentar programas de integridade, controle social e transparência, somando às políticas públicas de prevenção à corrupção, no Amazonas. A proposta surgiu durante reunião virtual ocorrida ontem (19), entre representantes das instituições. O controlador-geral do Estado, Otávio Gomes, sugeriu a retomada dos trabalhos do Conselho de Ética do Amazonas, ao mesmo tempo em que informou sobre a discussão em andamento para a criação do Comitê de Combate à Corrupção, que envolve todos os órgãos de controle; e do Comitê de Transparência, grupo que deverá contar com a atuação dos demais órgãos estaduais estratégicos neste tema. É por aí!

Cobertura de redes de acesso móvel

O Conselho Diretor da Anatel em reunião extraordinária confirmou por unanimidade a celebração do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da TIM, o primeiro desde o regulamento de 2013. Em março o acordo tinha sido validado, também por unanimidade, pelo Plenário do Tribunal de Contas da União (TCU). O TAC prevê o arquivamento de processos por um valor de referência de R$ 639 milhões e contemplará ações de melhorias de qualidade e experiência do cliente bem como incremento de infraestrutura de rede em mais de 2.000 localidades. Três milhões de pessoas serão beneficiadas nas regiões Nordeste (66%), Norte (13%), norte de Minas Gerais (20%) e em Goiás (1%), em cidades onde a tecnologia de quarta geração ainda não está disponível. Que beleza!

De volta, as feiras da ADS

No final deste mês, as Feiras de Produtos Regionais do Governo do Amazonas voltam a funcionar em Manaus. A primeira edição será realizada no dia 30 de junho, às 15h, no Manaus Plaza Shopping, localizado na Avenida Djalma Batista, nº 2100. A Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), responsável pela organização das feiras, informa que todas as medidas de proteção e combate ao novo coronavírus já estão sendo implementadas para receber os clientes. As feiras de Produtos Regionais da ADS movimentam a economia do setor primário no Amazonas. Só em 2019, foram faturados mais de R$ 23 milhões com a comercialização de produtos da agricultura familiar, na capital e no interior.

Drive-thru junino

O Amazonas Shopping realiza o “Drive-thru Junino”, a partir da próxima quarta-feira (24), seguindo até 05 de julho, sempre das 12h às 20h, de segunda-feira a domingo. O cardápio especial das comidinhas típicas foi desenvolvido pelos restaurantes do centro de compras: Alemã, Empório do Dedé, Tucumã Café e Pirão da Terra, para que os clientes possam pedir pelos canais digitais do shopping e agendar o dia e horário para retirar no drive-thru. Entre as delícias do cardápio tem bolos de macaxeira e de milho, mingaus, pirarucu de casaca, caruru, e outras delícias. Os clientes podem solicitar o cardápio junino pelo link de whatsapp dos restaurantes, disponível no site www.amazonasshopping.com.br ou nas redes sociais – Instagram @amazonasshopping e Facebook Amazonas Shopping. 

Embaixador azul

O apresentador do Boi Caprichoso, Edmundo Oran é mais um embaixador do Centro Universitário Fametro em Parintins. Ele irá ingressar na instituição a partir do segundo semestre, no curso de Administração, na modalidade de Educação à Distância (EAD), com bolsa de estudos 100%. No último dia 09 deste mês, a Fametro já havia anunciado o Pajé do Boi Garantido, Adriano Paketá, também como embaixador da marca. A coordenadora de ensino da Fametro em P arintins , Lanira Garcia Cardoso, explica que a instituição escolheu dois grandes nomes da cultura do município para representá-la, reforçando assim o seu compromisso com a cidade.

Restaurante Responsável
A Abrasel no Amazonas criou o selo “Restaurante Responsável”, mais uma opção de estratégia de prevenção ao novo coronavírus. Para receber o selo, o restaurante tem que estar adimplente com a Abrasel/AM e seguir alguns requisitos de higienização da Fundação de Vigilância em Saúde no Amazonas e da Devisa (Departamento de Vigilância Sanitária. Os requisitos de higienização podem ser encontrados nos sites dos respectivos órgãos. Além do selo “Restaurante Responsável” visível nas fachadas dos estabelecimentos, os clientes encontrarão no interior dos bares restaurantes um guia prático e instrutivo, boas práticas de segurança de alimentos, higienização e outros alertas válidas também para a prevenção de outros vírus mais comuns. Muito bom!

Honraria
A mantenedora da Faculdade Santa Teresa, Maria do Carmo de Albuquerque, foi uma das homenageadas pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esman), com a Comenda do Mérito Acadêmico. A cerimônia foi realizada por meio de videoconferência. A medalha é um reconhecimento às pessoas que contribuem para o aperfeiçoamento de profissionais nas Ciências Jurídicas. Parabéns!

Em tempo de festa junina

Em ritmo de festa junina o Grupo Dedé é o primeiro a oferecer o cardápio típico da época na unidade do Parque 10. E no local, recebendo os clientes, está o casal Cleverton e Sandrea Parente. O chef Dedé Parente afirma: “Como todos nós estamos sem poder ir para um animado arraial, tivemos a ideia de incorporar ao nosso cardápio todas as sextas-feiras, pratos típicos da época junina, para que assim o cliente possa matar a saudade destas deliciosas comidas juninas”. Eita, coisa boa!

Solidariedade

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus-Codese encerrou, por hora, as inscrições para novas entidades no site da Campanha Manaus Mais Humana. Como acordado com o presidente da entidade, Euler Guimarães junto a sua equipe, na reunião logística e operacional, futuramente será reavaliado a possibilidade de novos cadastros para uma segunda fase das doações aos que mais sofreram com a pandemia. Nesta primeira fase foi atingido 50% do objetivo que é entregar cestas básicas de alimentos e material de higiene pessoal para entidades que distribuíram para essas pessoas cadastradas com eles.

BDay

Sigrid Simonetti, Maneca Chaves, Heleninha Monteiro de Paula (no Rio), Jean Beltrão (em Parintins), Rachel Pacheco e Nilce Lobo figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Em tempo de carinho explícito os primos Heleninha e Leonardo Monteiro de Paula. Aliás, hoje, Heleninha festeja no Rio, mais um junho na sua vida. Cheers
Gabriel Oliveira, proprietário do restaurante Biliskão, no Parque 10, avisa que sua casa de comidas está devidamente equipada com o selo “Restaurante Responsável!
Cleverton e Sandrea Parente acenam com um delicioso cardápio junino na Cachaçaria do Dedé, unidade do Parque 10. Vale a pena conferir
O controlador-geral do Estado, Otávio Gomes e a ONG Transparência Internacional Brasil deverão firmar parceria com o intuito de fomentar programas de integridade, controle social e transparência, somando às políticas públicas de prevenção à corrupção, no Amazonas
Luciana Braga é discreta, comunicativa, bem nascida e excelente colaboradora do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, onde atua desde 2005. Gosto dela
Edmundo Oran é o mais novo embaixador do Centro Universitário Fametro, em Parintins. Haja pavulagem
O presidente do Codese, Euler Guimarães junto a sua equipe avaliam a possibilidade de novos cadastros para uma segunda fase das doações aos que mais sofreram com a pandemia (Divulgação)
O Governo do Estado, por meio da Amazonastur, sob o comando de Roselene Medeiros, disponibilizou aos operadores do trade amazonense o Protocolo de Biossegurança dos Serviços Turísticos do Amazonas, um guia com as principais orientações dos órgãos mundiais de saúde para as boas práticas sanitárias, que devem ser utilizadas no período pós-pandemia (Janailton Falcão)