A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas está convocando pessoas que já tenham se recuperado da Covid-19 para a doação de plasma convalescente. A coleta do plasma funcionará por agendamento, que pode ser feito por meio dos números (92) 3655-0166, 98421-4184 e 99984-4585, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O procedimento para doação de plasma será idêntico ao processo de doação de sangue comum.
Porém, para o plasma convalescente, o candidato precisa atender a alguns critérios específicos, tais como: ser do sexo masculino; ter entre 18 e 60 anos; comprovar que teve Covid-19 confirmada por meio do teste PCR; no mínimo 30 dias após o desaparecimento total dos sintomas; que não tenha tido hepatite B ou C, sífilis, HIV, HTLV ou doença de Chagas.
Uma única doação poderá atender até quatro pacientes. A expectativa do Hemoam é começar a distribuir o plasma convalescente a partir da segunda semana de junho, quando o estoque do produto já deverá ter volume para suprir a demanda dos hospitais.
A coleta do plasma convalescente para auxiliar no tratamento da Covid-19 tem aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e foi formatado em um protocolo que também está em andamento em diversos estados brasileiros.
Precaução
A Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) vai manter a suspensão do atendimento presencial na sede do órgão até o próximo dia 30 de junho. Durante esse período, a PGE-AM continuará a atender os contribuintes somente por meio dos canais eletrônicos, como e-mails, telefones (fixo e celular) e via mensagens de texto no WhatsApp. A decisão levou em conta a situação de emergência na saúde pública causada pela pandemia do novo coronavírus. A medida está em conformidade com as diretrizes determinadas pelo Governo do Estado por meio do Decreto nº 42.330, de 28 de maio de 2020, que permite a cada órgão da administração estadual decidir sobre o seu próprio funcionamento durante o surto da doença. É por aí!
Lives alusivas ao Dia do Meio Ambiente
A Distribuidora Atem, em parceria com o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), realizam nos dias 05, 08 e 10 de junho, uma programação especial de lives sobre alternativas simples, que podem ser adotadas pela sociedade para contribuir com a sustentabilidade. A atividade alusiva ao Dia do Meio Ambiente (05 de Junho) acontece às 18h, no instagram @postosatem. A Gerente de Comunicação e Marketing da Atem, Monique Lasmar, ressalta que a programação foi planejada para que todos os participantes possam refletir sobre suas ações no meio ambiente, e principalmente aprender de que forma é possível contribuir para minimizar os impactos. As lives terão a participação do coordenador de comunicação do Idesam, Samuel Simões Neto, como mediador e palestrante.
Coleção Manifesto
A marca de mobiliário Dell Anno Manaus entrou de vez na nova década com o lançamento da Coleção Manifesto. Por conta da pandemia o evento foi todo on-line, mas nem por isso foi menos grandioso. Dividido em quatro atos, o lançamento foi transmitido via Instagram e contou com a presença do músico Rodrigo Soltton. Também participaram do evento, Beth Venzon, pesquisadora de moda e curadora da plataforma Moda 365, o diretor de Marketing da Dell Anno, Edson Busin, entre outros nomes de diversas áreas como Lilian Pacce, David Hertz, Pedro Franco e Arthur Lescher.
Mexa-se em Casa
A terceira edição do projeto “Mexa-se em Casa”, que oferece à população aulas por meio de lives nas páginas oficiais da Faar no Instagram e Facebook da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), receberá nesta quarta-feira (03), a partir das 16h, o instrutor de dança, Rogério Maranhão, que vai ministrar um aulão de ritmos, e a professora de Educação Física, Joseane Valle, que será responsável pelo alongamento antes e depois da atividade. Destacando a importância de se exercitar, inclusive com a dança, Rogério afirma que a aula de ritmo será bem divertida e com espaço para tudo, inclusive músicas juninas. Olha, que legal!
A Teoria da Perda de uma Chance
Aluna do curso de Direito da Faculdade Santa Teresa, Bárbara Letícia Carvalho assina, junto com Érica Costa e Herbet Soares, artigo publicado no site www.jus.brasil, uma referência no segmento, no país. Intitulado “A Teoria da Perda de uma Chance”, o artigo trata de um tema atual e instigante: o direito de pleitear, na Justiça, ação de reparação por ter sido impossibilitado de concorrer a algo, de realizar determinação ação. No artigo, eles apresentam um panorama histórico sobre o tema, com reflexões sobre a mensuração do dano, a natureza jurídica, a reparação e as indenizações previstas.
Jovens Solidários
Quarenta estudantes do programa de Melhor Aprendiz do Centro de Ensino Literatus participaram do “Projeto Jovens Solidários”. A iniciativa doou na segunda-feira (1°) cerca de 230 quilos de alimentos não perecíveis para o setor de Serviço Social do Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, para beneficiar pacientes de baixa renda atendidos pela unidade. Além disso, os estudantes também confeccionaram mais de 130 máscaras de proteção que serão destinadas aos profissionais do Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, que estão trabalhando na linha de frente em combate à Covid-19. O projeto é coordenado pela professora Paula Freire, que também ministra o módulo de Projeto do curso de Auxiliar Administrativo. Bela iniciativa!
O poder das emoções
Com o tema “O poder das emoções”, acontece, nesta quarta-feira (03), a partir das 11h20, mais uma edição do programa “Sala do Professor”. A iniciativa idealizada pelas secretarias estadual e municipal de Educação, tem o intuito de debater estratégias de inteligência emocional para lidar com emoções no dia a dia, no período de pandemia. A roda de conversa será transmitida pelos canais de TV do projeto “Aula em Casa” (2.2, 2.3, 2.4, 2.5 e 32.5 da TV Encontro das Águas) e poderá ser acompanhada, ainda, pelo aplicativo “Mano” e pelo YouTube. Nesta edição, a “Sala do Professor” será mediada pela jornalista Daniela Cardoso e contará com a participação da pedagoga e coach, Cybele Monteiro e da psiquiatra e coach, Selma Haddad. A atividade terá a duração de 40 minutos.
Semana Acadêmica da Fametro
A Semana Acadêmica do curso de Jornalismo do Centro Universitário Fametro prossegue até sexta-feira (05), com a proposta de refletir sobre assuntos que causam impacto na cobertura jornalística. O evento, que começou segunda-feira (1°), tem como tema central o “Jornalismo em tempos de pandemia”. Os assuntos em pauta têm como foco a cobertura jornalística sobre a Covid-19. Os convidados são os jornalistas Fábio Melo, da Rede Amazônica, que dissertar sobre a cobertura jornalística na pandemia, às 9h, e Daniel Jordano, da Band FM, que trata do mesmo tema, às 19h, mas com foco no radiojornalismo. A programação acontece por meio de interação via Google Meet, a partir da sala de aula criada especialmente para o evento no Google Classroom, intitulada “Jornalismo em tempos de pandemia”, que pode ser encontrada com o código ccjiu64. As apresentações são por meio de videoconferência.
BDay
Weimarina Normando Cabral, Edson Chaves figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA
Parabéns