Alex Del Giglio diz que a queda na arrecadação do Amazonas será observada a partir deste mês

A queda na arrecadação tributária do estado do Amazonas, resultado da redução da atividade econômica como medida de contenção da pandemia do novo coronavírus no estado, deve ser observada com maior intensidade a partir do mês de maio, explica o secretário de fazenda do Amazonas, Alex Del Giglio.

Ontem (28), o secretário concedeu entrevista para uma rádio da capital e explicou que a redução da atividade econômica tem um prazo médio de 45 a 60 dias para surtir efeito na arrecadação do estado. “A análise tem que considerar o delay (atraso) da relação entre a atividade econômica e a arrecadação tributária”, diz o secretário.

“Com a paralisação quase total da atividade no mês de março, o reflexo disso se dará em maio, por isso, que a gente está vendo a queda expressiva neste mês”, ressaltou, informando que a redução da arrecadação estadual, sobretudo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e do IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores), deve ser da ordem de 25% neste mês. Em abril, esta queda foi discreta de apenas de 4,42%.

O secretário enfatizou ainda que o governo vem realizando um trabalho de reequilíbrio orçamentário e fiscal, o que já garantiu, como já anunciado pelo governador Wilson Lima, o pagamento do salário dos servidores até o fim do ano de 2020.

Solidariedade contínua

Sensível ao esforço que o Poder Municipal vem fazendo para manter a atenção básica à população mais vulnerável em meio à pandemia da Covid-19, a multinacional Electrolux doou equipamentos para equipar duas cozinhas comunitárias. São fogões, freezers, coifas, multiprocessadores, liquidificadores, refrigeradores e outros eletrodomésticos que foram entregues à Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) nesta quinta-feira, 28/5. A doação foi intermediada pelo Fundo Manaus Solidária, que coordena a campanha #ManausSolidária.

Sala Rosa do 28 de Agosto tem zero pacientes

Olha que notícia boa! A segunda Sala Rosa do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto está totalmente vazia após mais de 60 dias de funcionamento recebendo pacientes com Covid-19. Na manhã de onten (28), as 40 camas, colchões e cadeiras foram retiradas para serem lavadas; os aparelhos desligados e a sala vai receber manutenção de infraestrutura, como pinturas nas paredes e os reparos necessários. Na quarta-feira da próxima semana (03), a sala estará novamente montada. Maravilha, que continue assim!

Explosão de saber

A BullDog Steak Burger, localizada na Rua Rio Madeira, Bairro Nossa Senhoras das Graças, criou uma super promoção. Os clientes que comprarem qualquer burger do menu poderão levar por mais um real um hambúrguer BullDog Slider, ou seja, a versão mini do mesmo hambúrguer.
Os burgers são de 150g  e de 200g de carne fresca e moída no dia o que confere bastante suculência e sabor. O pão é uma receita especial, criada pela chefe da casa. A hamburgueria oferece uma verdadeira explosão de sabor e procura inovar sempre. Uma das novidades da casa é a maionese artesanal. Os pedidos podem ser  feitos por iFood, Rappi ou ZapDelivery 98449-0017. Mas, se o cliente preferir também pode fazer a retirada no balcão.

Bate-papo com Leila Pinheiro

A cantora Leila Pinheiro, uma das intérpretes de maior prestígio do cenário musical brasileiro, participa de um bate-papo nesta sexta-feira, às 10h (horário de Manaus), regado de boa música no projeto virtual “Jazz na Sala”, desenvolvido pelo Festival Amazonas Jazz.  Já às 15h (Manaus), o secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz, conduzirá um debate sobre economia criativa. Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o “Jazz na Sala” tem sessões transmitidas pela sala de teleconferência, canais do YouTube e Facebook da UEA, da página no Facebook da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e no Facebook do Festival Amazonas Jazz. Vale ficar ligado!

 
Jovens cientistas

As alunas do terceiro ano do ensino médio no Colégio Martha Falcão, Maria Tereza Lobato Kauffman e Sofia Gabrielli Lopes Maricaua, são responsáveis por um estudo inédito que tem como objetivo desenvolver um filtro utilizando as fibras lignocelulósicas do açaí para realizar o controle da qualidade do ar no Amazonas. A pesquisa acaba de se tornar finalista da Feira Brasileira de Jovens Cientistas, primeira feira de ciências online para jovens do nosso país. A feira será totalmente virtual e foi criada por jovens que participaram das maiores feiras de ciências do Brasil e do mundo para democratizar ainda mais o acesso a eventos científicos para estudantes de todo o país. Palestras de cientistas brasileiros renomados, além de workshops e uma maratona de inovação fazem parte da programação do encontro. A feira está prevista para acontecer no próximo mês, entre os dias 26 e 28. 

Danos causados pelo tabagismo

No Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no domingo (31), a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) alerta para os danos ocasionados pelo tabagismo, que pode causar mais de dez tipos de câncer. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o Amazonas terá, em 2020, 380 novos casos da doença em estruturas como traqueia, brônquios e pulmões. O tabagismo ainda causa câncer na bexiga, pâncreas, fígado, colo do útero, ovários, esôfago, rins, ureter, laringe, boca e cavidade oral, faringe, cavidade nasal e seios nasais, estômago, cólon e reto e leucemia mieloide aguda. Além dos casos de câncer, o tabagismo é fator de risco para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos e para o desenvolvimento de tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade e catarata. Olho vivo!

Repasse gordo

Em reunião com os prefeitos do interior, ocorrida ontem (28), o governador Wilson Lima anunciou o repasse aos 61 municípios da segunda parcela do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), na ordem de R$ 23,4 milhões, para investimentos no combate à Covid-19. Com a nova parcela que deve ser liberada nos próximos dez dias, o interior totalizará cerca de R$ 46,8 milhões em recursos recebidos do Governo do Estado desde o início da pandemia.

Solidariedade pai’égua

A influenciadora Huma Kimak entregou duas toneladas de alimentos às famílias moradoras de comunidades do Bairro União. A ação faz parte da campanha “Corona Sem Fome”, idealizada pela influenciadora e que contou com a parceria do Superatacado Nova Era. Bom demais!

BDay

Serginho Monteiro de Paula, Vivian Pascarelli Oliveira Figliuolo, Cristóvão Nonato, Nívea Mendonça, Diego Afonso, Simone Trigueiro, Francisco Marques, Cid Soares, Indra Mara Bessa, Marilton Seixas, Ny Varela e Chico Neto figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Bacharel em Direito, a descolada Ny Varela é uma das festejadas aniversariantes desta sexta-feira. Cheers
Amigo querido, Serginho Monteiro de Paula recebe hoje todos os confetes por mais uma virada de folhinha, Parabéns
Meus considerados Jones e Josefa Tuma festejaram ontem 37 anos de casamento feliz e equilibrado. Nossas congratulações
Advogada aguerrida, Ângela Segadilha recebeu as devidas parabenizações por mais um maio na sua vida, Parabéns, darling
Neste tempo de pandemia a elegante Evelise Pessoa tem administrado seus negócios no melhor estilo home office. Poderosa
Estrela do cenário artístico brasileiro, a cantora Leila Pinheiro participa de um bate-papo nesta sexta-feira, às 10h (horário de Manaus), regado com boa música no projeto virtual “Jazz na Sala” (Reprodução)
O secretário de Fazenda do Amazonas, Alex Del Giglio anuncia queda na arrecadação tributária, resultado da redução da atividade econômica do estado (Divulgação)