O Amazonas acaba de receber um carregamento recorde de insumos e equipamentos enviados pelo Ministério da Saúde (MS) para apoiar as ações de combate à pandemia no estado. A carga inclui mais de 244 mil unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), 25 respiradores do tipo invasivo, usados em leitos de UTI, e 20 respiradores de transporte, destinados a cuidados intermediários e transferências hospitalares.
O processo de distribuição de 45 respiradores para os hospitais que estão tratando pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19 em Manaus e no interior do Estado. Foram enviados respiradores do tipo invasivo, usados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e respiradores de transporte, os quais são destinados a pacientes que necessitam de cuidados intermediários e transferências hospitalares.
Os equipamentos serão enviados para o Hospital Delphina Aziz, Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, Hospital e Pronto Socorro João Lúcio e Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo.
Uma nova Itália
Contrariando quem defende a reabertura do comércio e defendendo que a capital do Amazonas ainda não alcançou o pico da pandemia provocada pela pandemia, o prefeito Arthur Virgílio Neto clamou por ajuda do governo federal e de líderes mundiais em emocionada entrevista concedida ontem (1º), ao canal de notícias CNN Brasil. “Eu diria que Manaus virou a Itália”, alarmou, diante do cenário de colapso na saúde e do aumento expressivo de óbitos. “Na minha opinião não estamos no pico ainda e não sei, sinceramente, o que vai significar quando chegarmos lá, mas depois que a curva começar a descer vai demorar um tempo até tudo estabilizar”, avaliou Arthur Virgílio, defendendo que ainda não é hora de suspender o isolamento social. “Tem gente que pensa que depois que a curva começar a descer virá o país das maravilhas de Alice”, completou. É por aí!
Vendas pelo drive thru e delivery
O Manauara Shopping inovou em sua forma de atendimento durante o período de distanciamento social e passou a oferecer no seu site uma página com a indicação de todas as lojas presentes no empreendimento que têm canais de venda online. A entrega dos produtos poderá ser realizada por delivery ou pelo novo formato de drive thru, que será oferecido a partir deste sábado (02). Os clientes que optarem pelo drive thru deverão realizar a compra online, pelo whatsapp ou e-commerce da loja, agendar o horário de recebimento e retirar o produto sem precisar sair do carro, no estacionamento G4 vermelho. Além disso, também haverá os serviços de vendas on-line e delivery, com a entrega do produto diretamente na casa do comprador. Pelo menos 50 lojas de todos os segmentos já aderiram à uma dessas modalidades. A lista completa já está disponível na aba “compras on line” no site do shopping (www.manauarashopping.com.br). Fica a dica!
Cultura Sem Sair de Casa
Em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a temporada de lives promete movimentar o cenário artístico neste mês de maio. Produtores culturais podem contar com a “Agenda Virtual”, disponível no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), para divulgar as apresentações realizadas nas redes sociais. A agenda virtual faz parte da campanha “Cultura Sem Sair de Casa”. Para incluir o evento no calendário, basta fazer o cadastro, com informações, como nome do evento, data, hora, link ou perfil onde ele será realizado, classificação indicativa, breve descrição do espetáculo e uma foto (flyer de divulgação ou foto do artista). Fica a dica!
Operação Alquimia Legal
A equipe da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon-AM), sob o comando da delegada-geral, Emília Ferraz, e coordenação do delegado Eduardo Paixão, deflagrou nesta semana, a operação “Alquimia Legal”, que objetiva apurar denúncias sobre o aumento significativo no preço de itens que são utilizados no combate contra o novo coronavírus. De acordo com o delegado Eduardo Paixão, titular da Especializada, a investigação começou após várias denúncias feitas por meio do disque-denúncia da Decon e da Visa Manaus, onde clientes afirmaram que os produtos que estavam em falta, voltaram às farmácias, mas os preços subiram demais com a pandemia. Uma sugestão: as blitze também poderiam se estender a hospitais particulares que estão praticando preços estratosféricos no seu atendimento!
Exportações registraram aumento de 5,13% em março
A Balança Comercial do Amazonas foi pouco afetada no mês de março, pelo impacto dos primeiros dias da pandemia no estado. As exportações alcançaram a cifra de US$ 67,13 milhões em março de 2020, o que representa um crescimento de 10,91%, quando comparado com março de 2019, e de 5,13%, em relação a fevereiro de 2020, de acordo com levantamento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). O estudo completo está disponível em www.sedecti.am.gov.br. Maravilha!
Michelin doa máscaras
O
Governo do Estado recebeu um lote de 50 mil máscaras cirúrgicas doadas pela
empresa Michelin, uma das principais fabricantes de pneus do país. O material
será destinado aos profissionais da saúde que atuam no Hospital e
Pronto-Socorro Delphina Aziz e Hospital de Combate ao Covid-19, na Nilton Lins,
duas unidades de referência no atendimento aos casos do novo coronavírus. A
doação foi recebida na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), responsável
por controlar a entrada e saída de insumos adquiridos e doados ao estado.
Doação de botas de PVC
A Yamaha Motor da Amazônia, empresa do pólo de duas rodas instalada no Distrito Industrial doou à Central de Medicamentos (Cema), 664 pares de botas de PVC. O material será destinado aos profissionais que atuam no Hospital de Combate ao Covid-19, na Nilton Lins. Isso se chama responsabilidade social!
Treinamento 100% digital
Em tempos de isolamento social e home office, a capacitação profissional à distância ganha ainda mais relevância nas organizações. Para manter seus profissionais atualizados e incentivar o autodesenvolvimento, a TIM multiplicou seus esforços para oferecer novos conteúdos e experiências de treinamento 100% digitais para seus colaboradores e líderes. É por aí, se reinventar é preciso. Aplausos!
BDay
Dom Luiz Soares Vieira, Flávia Skrobot Grosso, Ronaldo Alves Brasil, Veridiana Said, Wesley Lima e Luis Fernando Cornejo (em Canton, na Georgia-USA) figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA