Olha que beleza! Alunos e professores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participam, voluntariamente, do projeto Chatbot Callcenter Saúde atendendo a população que busca orientações quanto a sinais e sintomas de Covid-19. Durante três turnos de atendimento, das 7h às 19h, 257 professores e alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia se revezam nos atendimentos pelo aplicativo SASi, disponível em todas as plataformas.Funcionando desde o dia 06 de abril, o chatbot já atendeu 1 mil pessoas e foram feitos 20 mil downloads do app. O sistema agora será ampliado oferecendo acolhimento psicológico e atendimento, via callcenter, com médicos e enfermeiros.
Segundo a coordenadora do Laboratório de Tecnologia em Saúde e Educação (LABTECS) da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da UEA, professora Elielza Guerreiro Menezes, “a população anseia por informações como os sinais e sintomas que estão apresentando, quais as unidades de saúde que elas podem procurar, a gente faz toda a informação relacionada a isolamento social, isolamento domiciliar e outras informações que a gente vai informando. Nós estamos em fase de últimos ajustes da implantação do callcenter de acolhimento psicológico. E o callcenter saúde será uma outra modalidade de atendimento”. Muito bom!
Vem ai, Boto, a primeira série da Artrupe
Contemplada no edital da Ancine Prodav, a série “Boto” com 13 episódios produzidos pela Artrupe vai estrear no dia 15 de maio, às 23 horas na TV Ufam, canal 8 da NET. Dirigida por Rafael Ramos, Diego Bauer e Victor Kaleb, a série tem como trama o cotidiano de um grupo de teatro, o coletivo Boto, que está realizando um filme, e recebe a chegada de uma jovem desconhecida. As experiências trazidas pela gravação do longa, misturadas com os fortes acontecimentos que ocorrem no período, modificam a vida dos personagens, e isso se mistura com a história contada por eles na narrativa: a lenda do boto adaptada para o contexto contemporâneo manauara. A série foi escrita pelos dramaturgos Leonardo de Sá, Lígia Souto e Marcus Mazieri, e marcou o último trabalho do diretor de arte Óscar Ramos, falecido ano passado. As gravações aconteceram entre maio e agosto de 2017, e duraram 13 semanas.
Trabalhando a
Liberdade
A
Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) está utilizando a
mão de obra carcerária na lavagem da rouparia usada no Abrigo Emergencial para
acolhimento de pessoas em situação de rua, montado na Arena Poliesportiva
Amadeu Teixeira. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de
Assistência Social (Seas) e visa ajudar no combate ao avanço do novo
coronavírus na capital. Trinta detentos estão envolvidos na ação solidária, que
beneficia cerca de 200 pessoas em situação de vulnerabilidade. Os reeducandos
fazem parte do projeto de ressocialização “Trabalhando a Liberdade” e já atuam
nas lavanderias do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), Instituto
Penal Antônio Trindade (Ipat) e do Centro de Detenção Provisório Masculino 2
(CDPM 2), todos localizados no km 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista). Os
reeducandos que disponibilizarem a mão de obra carcerária receberão o direito
de remir um dia da pena a cada três dias de trabalho não remunerado, conforme
prevê a Lei de Execução Penal (LEP).
Ação Social
Participantes das Feiras de Produtos Regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) entregaram, na quinta-feira (09), cerca de 5 toneladas de alimentos para pessoas em vulnerabilidade social. A doação dos feirantes teve como destino os pontos de acolhimento do Governo do Estado, beneficiando mais de 600 pessoas abrigadas na Arena Amadeu Teixeira, no Abrigo do Coroado e no Instituto Abílio Pontes. A entrega dos produtos foi realizada em parceria com as secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e de Assistência Social (Seas), e com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).
Proteção para peritos e auxiliares de necropsia
Peritos e auxiliares de necropsia do Amazonas passarão a trabalhar com os kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) confeccionados nos laboratórios da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA). O material foi doado pela instituição ao Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC). Ao todo, foram doados 20 equipamentos para o DPTC. A expectativa é que outros exemplares sejam disponibilizados ao Sindicato dos Peritos. A doação foi formalizada pelo reitor da UEA, Cleinaldo Costa, ao diretor do DPTC, Lin Hung Cha, e à diretora do Instituto Médico Legal, Sanmya Leite. O kit é composto por protetores faciais, avental em TNT (100% polietileno) impermeável, capuz e par de propés e perneiras impermeáveis que vão até a altura dos joelhos. Os materiais foram fabricados em impressoras 3D.
Atendimento porta em porta
As equipes da Águas de Manaus seguem trabalhando para levar serviços essenciais até a casa dos manauaras. Há 10 dias, cerca de 240 colaboradores da concessionária trabalham na linha de frente dos atendimentos itinerantes, se deslocando até a casa dos moradores. Nestas duas semanas, foram realizados, em média, 2,5 mil atendimentos por dia aos consumidores, auxiliando na resolução de pendências de maneira prática e segura. Os atendimentos presenciais da concessionária na loja central e nos PAC’s estão suspensos até o fim da pandemia do coronavírus. Com isso, a empresa está levando mais comodidade aos seus clientes desde o fim do mês de março. Na porta de casa, a população pode tirar dúvidas, negociar débitos, efetuar pagamentos de faturas, além de solicitar diversos serviços da concessionária como cadastro na tarifa social, troca de titularidade, segunda via e outros. É por aí!
Balanço Covid-19
A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) registrou mais 82 casos do novo coronavírus (Covid-19) no balanço divulgado ontem (10), totalizando 981 casos no Amazonas. O número total de óbitos no estado chegou a 50, com a confirmação de Covid-19 como causa de mais dez mortes que estavam sendo investigadas, de óbitos que ocorreram entre os dias 5 e 9 de abril. Do total de casos de Covid-19 no Amazonas, 863 são em Manaus e 118 no interior do estado. Mais três municípios registraram casos positivos do novo Coronavírus: Anori, Maués e Tefé. Agora, além da capital, 16 municípios do Amazonas têm casos confirmados.
Banda Supercolisor lança clipe com Leo Pressato
Antecipando seu novo álbum “Viagem ao Fim da Noite”, a Banda Supercolisor reflete o amor, o desejo e a ambiguidade na balada “Sempre”, que conta com a participação de Leo Fressato. No clipe, Fressato surge se transformando em sua drag Rita Lina. A música está disponível em todas as plataformas de streaming. Confira: https://youtu.be/Udx3aJ6_m-U
Delícias Pascais
O almoço de Páscoa tem tudo para ser especial, mesmo em tempos de isolamento social, com os restaurantes fechados. No caso do Amazonas Shopping, os restaurantes Fiorentina, Boteco Dedé e Pirão da Terra estarão funcionando com delivery ou encomenda de pratos para a data. Fica a dica!
“Páscoa é tempo de alegria, de celebrar o amor, o triunfo da vida. Que o amor renasça em plenitude na casa e no coração de todos. Que Deus nos abençoe e nos livre de todo mal causado por esse momento doloroso que assola o mundo”. Feliz Páscoa para todos!
BDay
Isaltino Barbosa Filho, dona Léo Nascimento, Luís Felipe Gil de Brito, Inês Daou, Alan Kardec Nascimento, Elizeth Lange, Fred Lobão, Audrey Fink, Áries Neto e Terezinha Ribeiro figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA