O Sistema de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) desencadeou a operação “Fique em Casa” desde as primeiras horas de ontem (06), em pontos comerciais de Manaus. O objetivo da ação policial é o cumprimento do Decreto Estadual nº 42.101, que suspende o funcionamento de estabelecimentos comerciais, como parte das ações preventivas do Governo do Amazonas para combate ao novo coronavírus (Covid-19). O descumprimento do decreto estadual pode ser enquadrado no crime de desacato, de acordo com a delegada-geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Emília Ferraz. Quem for flagranteado terá que responder judicialmente.
“Todas as delegacias estão de prontidão para receber o pessoal que esteja descumprindo o decreto governamental, e eles serão enquadrados, feitos os Termos Circunstanciais de Ocorrência (TCO) pelo crime de desobediência. Já existe um estudo feito pelo Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), então todos já estão municiados neste estudo para lavras os procedimentos”, explicou Emília Ferraz.
A delegada também pediu para que a população se conscientize de que o momento é muito delicado e que as pessoas precisam ficar em casa por uma questão de segurança, para que vidas sejam resguardadas. Desde o dia 21 de março, a Polícia Militar já abordou mais de 2,6 mil estabelecimentos a partir de denúncias ao 190. O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Ayrton Norte, afirmou que a operação também está acontecendo, simultaneamente, no interior do estado, e que os policiais militares estão nas ruas para que se cumpra o decreto estadual. Ele pediu a compreensão da população. É por aí, nada de ficar flanando nas ruas. FIQUEM EM CASA!
Iniciado o projeto “Aula em Casa”
Os estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual agora contam com conteúdos transmitidos ao vivo pelo projeto “Aula em Casa”. As transmissões em tempo real começaram ontem (06), data em que inicia a terceira semana do regime especial de aulas não presenciais devido às medidas de prevenção à transmissão do novo coronavísrus. As aulas são gravadas no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) pelos professores responsáveis e transmitidas em canal aberto pela TV Encontro das Águas e pelos canais alternativos no Youtube e Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As aulas e reprises seguem o cronograma divulgado nas redes sociais da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Maravilha!
TA ganha iluminação especial no combate à Covid-19
Patrimônio histórico nacional, o Teatro Amazonas ganhou, desde ontem (06), iluminação especial em alusão ao combate ao novo coronavírus. A iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, visa inserir o espaço nas ações de enfrentamento à Covid-19. A iluminação, na cor verde, remete à esperança e será mantida até o domingo de Páscoa (12). O espaço cultural também passará a ser um ponto de coleta da campanha “Amazonas Solidário para mobilizar a sociedade a cumprir as medidas de prevenção contra o Covid-19, recomendadas pelo Ministério da Saúde. Serão arrecadados produtos de limpeza e higiene, colchões, roupas, alimentos e eletroeletrônicos e as entregas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no sistema de drive-thru (retirada das doações sem que seja preciso sair do carro) para minimizar o contato com os doadores. Muito bom!
Novos leitos clínicos para casos da Covid-19
O hospital da Universidade Nilton Lins, na Zona Centro-Sul de Manaus, já foi disponibilizado ao Governo do Estado com 400 novos leitos clínicos que vão atender casos do novo coronavírus. Nesta semana, a unidade de saúde passará pelo processo de dedetização e desinfecção, além de testagem da rede de gases. Durante live ocorrida ontem (06) nas redes sociais do estado, o governador Wilson Lima voltou a reforçar a necessidade de distanciamento social para conter o avanço do Covid-19 no Amazonas. Os 400 leitos clínicos do hospital da Nilton Lins, segundo Wilson Lima, poderão ser adaptados para leitos de UTI, conforme a necessidade de atendimento e disponibilidade de equipamentos. Em paralelo, Wilson Lima tem mantido interlocução constante com representantes do comércio, da indústria e com os integrantes da área técnica do Governo do Estado para avaliar, assim que for possível, a retomada gradativa das atividades econômicas. É por aí!
Sidia
doa notebooks para ajudar nas pesquisas no combate ao Coronavírus
Com o objetivo de reforçar as pesquisas de validação da Cloroquina no combate
ao novo coronavírus, o Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia doou ao Governo
do Estado do Amazonas 30 notebooks. A entrega foi feita ao diretor-presidente
da Processamento de Dados S/A (Prodam-AM), João Guilherme de Moraes Silva, na
última sexta-feira (03/04), na sede do instituto. Para o superintendente do
Sidia, Chris Lee, este é o momento de união da sociedade no combate ao novo coronavírus.
“Estamos falando de uma pandemia sem precedentes, na atualidade, e o Sidia está
aqui para somar. Para nós é ainda mais gratificante saber que nossa doação vai
contribuir com as pesquisas que buscam a cura do Covid-19”, destacou. Aplausos
ao Sídia pelo belo exemplo de responsabilidade social.
Suframa prorroga
prazo para a quitação de débitos
A
Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) informa que fica prorrogado
por 90 dias o prazo para a quitação de débitos decorrentes do saldo residual
das obrigações referentes à substituição das etapas de Processos Produtivos
Básicos (PPBs) por Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) – previstas em Portarias Interministeriais – ,
assim como a obrigação prevista na Lei de Informática, em que a empresa
beneficiária deve efetuar o pagamento ou pode apresentar plano de
reinvestimento (relatórios demonstrativos – RDs – anos-base até 2016), com
apresentação de justificativas contextualizadas para a situação vivenciada pela
empresa beneficiária ou entidade credenciada, em função da situação de
emergência de saúde pública decorrente da Covid-19.
Educação e Coronavírus
O Ministério da Educação (MEC) autorizou que instituições integrantes do sistema federal de ensino suspendam, em caráter excepcional, as aulas presenciais dos cursos de educação profissional técnica de ensino médio em andamento, ou optem por atividades não presenciais substitutivas, por até 60 dias. O prazo pode ser prorrogado a depender de orientações do Ministério da Saúde e dos órgãos de saúde estaduais, municipais e distrital. De acordo com portaria publicada na edição de ontem (06), do Diário Oficial da União (DOU), as instituições de ensino que optarem pela substituição de aulas presenciais por atividades não presenciais têm duas opções: utilizar recursos digitais para mediá-las ou possibilitar aos estudantes acesso a materiais de apoio e orientações para a continuidade dos estudos.
“Obeso Mórbido”
Após passagem pelo circuito de festivais brasileiros, o curta-metragem “Obeso Mórbido”, dirigido por Diego Bauer e Ricardo Manjaro, será disponibilizado na internet nesta quarta-feira, 08 de abril, nos sites Vimeo e YouTube. Ao todo, o filme passou por sete festivais, dentre eles alguns dos de maior prestígio no mercado nacional. O curta de 14 minutos é uma produção da Artrupe e Duplofilme, com o apoio da Manauscult por meio do Concurso-Prêmio Manaus de Audiovisual, e 602 Filmes.
Suporte psicológico
O distanciamento social é uma medida importante no combate à Covid-19. O afastamento repentino das atividades diárias e até de familiares, aliado ao temor provocado pelas incertezas da pandemia, podem abalar a saúde emocional, causando estresse e ansiedade. Por isso, a TIM decidiu ampliar o horário de atendimento do Programa de Apoio Pessoal, que – dentre outras iniciativas – oferece suporte psicológico aos colaboradores e seus dependentes.
BDay
Mosa Barbosa Alexandre, Isaac Sabbá, Sandra Salignac, César Catingueira, Brenda Braga, Luiz Desmarets, Ocirema Fonseca, Débora Cameli, Jaqueline Souza e Adriana Carvalho figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA