Hemoam reforça segurança para evitar contaminação de pacientes pelo novo coronavírus

A partir de agora, todos os pacientes que chegarem ao Hemoam (Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas) terão a temperatura aferida. A medida adicional começou a valer desde ontem (27), para evitar a entrada e proliferação do coronavírus na instituição.

No protocolo de entrada dos pacientes, foi acrescentada a medição da temperatura instantânea, por termômetro digital de testa. Em caso de febre ou outros sintomas do Covid-19, esse paciente será direcionado a outra unidade de saúde pública do Estado ou do Município.

“Essa medida é importantíssima para evitar que esse vírus comprometa a saúde de quem está internado ou em atendimento no Hemoam. Nossos pacientes, principalmente os de leucemia, têm a imunidade muito baixa e precisamos afastá-los ao máximo da exposição ao Covid-19”, disse a diretora do Hemoam, Socorro Sampaio.
Ainda na parte de assistência e internação dos pacientes também foram adotadas medidas preventivas, que estão em vigor desde a segunda quinzena de março. As visitas aos pacientes internados estão suspensas por tempo indeterminado.

Triagem para o abrigo emergencial

Para quem ainda não sabe o abrigo emergencial montado na Arena Amadeu Teixeira é direcionado para a população de rua que faz parte do grupo de risco para o coronavírus, que abrange idosos, gestantes, pessoas com doenças respiratórias e cardíacas. O espaço receberá essas pessoas a partir da segunda-feira (30). Nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27, foi feito atendimento inicial a pessoas em situação de rua, com a realização de triagem e oferta de banho e refeições. O atendimento não funcionará neste sábado (28) e domingo (29). Por recomendação dos órgãos de saúde, será necessário qualificar a triagem desta população, separando as pessoas por grupo de risco. Portanto, o serviço de acolhimento só acontecerá quando essa triagem for concluída. É por aí!

Covid-19: 81 casos confirmados no AM

Até ontem (27), o Amazonas tinha 81 pessoas com diagnósticos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Nas últimas 24 horas, foram identificados dois casos de Covid-19 no município de Manacapuru e mais 12 casos na capital, Manaus. Com isso, sobe para seis o número de diagnósticos positivos no interior. Os outros casos são em Parintins (2), Boca do Acre (1) e Santo Antônio do Içá (1). Em Manaus são 75 casos. A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, reforça o pedido para que a população siga em isolamento social. Olho vivo!

As rodadas de quantitative easing e a nova crise mundial

Há tempos eu comento sobre as rodadas de quantitative easing, q.e, que são operações de compra de títulos corporativos (ações de empresas) e títulos do governo, tudo para estimular artificialmente a economia. É o velho e inepto pensamento keynesiano para estimular a demanda ‘’efetiva’. Tal operação foi/é realizada pelos bancos centrais mundiais. Como o Banco Central tem dinheiro para comprar aqueles títulos? Ele cria dinheiro do nada (sim, isso existe) apenas acrescentando meros dígitos eletrônicos na conta reservas bancárias, que é uma conta que os bancos comerciais têm junto ao Banco Central. E foi assim que os bancos centrais inflacionaram – criaram dinheiro sem lastro algum – o mercado de ações e de títulos soberanos. As rodadas de q.e datam desde 2008 e foram elas que criaram a iminente crise mundial, que será a crise dos títulos corporativos e dos títulos soberanos. A Covid-19, um cisne negro, um evento imprevisível, veio para escancarar como o mercado mundial está altamente alavancado e frágil. (Bruno Veiga – Economia Liberal)

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Novos lotes de máscaras cirúrgicas e de macacões de polietileno de alta densidade irão reforçar o estoque de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) usados pelos servidores da saúde no atendimento aos casos do novo coronavírus. A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) informa, que o Amazonas está abastecido com todos os EPIs recomendados pelas autoridades sanitárias no manejo clínico de pacientes com Covid-19, entre eles a máscara tipo N95, indicada para procedimentos com risco de geração de aerossol, como intubação em leito de UTI. Maravilha!

Escolas Ribeirinhas Sustentáveis
O município de Carauari, no interior do Amazonas, foi a localidade escolhida para o projeto Escolas Ribeirinhas Sustentáveis. Localizado às margens do Rio Juruá, o pequeno município recebeu o projeto feito pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com o Instituto Federal da Amazônia (IFAM). O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Capes foi a ferramenta ideal para desenvolver o curso de formação continuada para professores de 60 comunidades ribeirinhas do Rio Juruá, que lecionam para mais de mil alunos de 36 escolas da região. Muito bom!

Reflexão

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) em Manaus lançou nas redes sociais um desafio para que as pessoas reflitam sobre a quantidade de resíduos que são gerados por dia, em uma casa, e qual o destino desses materiais. A proposta é que durante o período de isolamento social recomendado pelos órgãos de saúde para a prevenção ao novo coronavirus, a população faça a separação dos resíduos recicláveis. Podem ir para a reciclagem materiais como plástico, papéis e papelões, vidro, lata de alumínio e metal, isopor, entre outros. Depois que o período de isolamento for suspenso os participantes do desafio devem encaminhar os materiais para os Pontos de Entrega Voluntária (PEV) da Prefeitura. 

Olívia de Amores lança seu álbum de estreia

A cantora manauense Olívia de Amores lança seu álbum de estreia solo “Não é Doce”, após uma trajetória com a banda Anônimos Alhures. O projeto é multimídia, contando ainda com clipes para todas as faixas (já são 7 lançados), um game (disponível no Google Play) e um curta-metragem (em breve). As faixas tiveram produção de Bruno Prestes e masterização do vencedor do Grammy Steve Fallone (Strokes, Tame Impala, Kacey Musgraves). Ouça “Não é doce”: https://smarturl.it/NaoEDoceDisco.

Responsabilidade Social
Pensando nos profissionais da área da saúde e segurança que continuam atuando na prestação de serviços essenciais, a Atem doou à Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e Secretaria de Segurança Pública (SSP) mais de 26 mil litros de álcool 70% para que possam ser utilizados na higienização das unidades de saúde, hospitais ou para limpeza pessoal dos agentes que estão atuando no combate à pandemia. Belo exemplo de responsabilidade social

BDay

Otávio Raman, Neves, Suely Viana (no belo Rio), José Abelardo Santos e Ray Lima figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Um dos festejados aniversariantes deste sábado, meu querido amigo José Abelardo Santos ganhou antecipadamente um bolo com direito a velas de sua amada cara-metade Ana Tereza Jatahy Santos. Felizardo
Giovanna Figliuolo Vieira bonita, educado, elegante e gente da melhor qualidade. Uma verdadeira lady (Ana Claudia Jatahy)
Andrey Cavalcante e sua doce companheira de todas as horas, a incensada psicóloga Jaqueline Louise Sebben. Gosto dos dois (Pedrinho Aguiar)
Ora morando em Edimburgo, na Escócia, a bela Carolina Corrêa Marques da Silveira, festeja mais ano de vida neste domingo. Carolina cursa o último ano de doutorado em Ciências Sociais na prestigiada University of West of Scotland. Parabéns, menina
Amigos queridos de longas datas, Flávio Ricardo Castro e Alberto Chã Filho no melhor estilo carão. Meninos danados
Ora morando no belo Rio, a parintinense da gema Suely Viana recebe neste sábado todos os paparicos por mais uma virada de folhinha. Santé
Socorro Holanda e seu modelão verde água causando na cena fashion da Grande Manaus (Ana Claduia Jatahy)
A cantora manauense Olívia de Amores lança nas plataformas digitais seu álbum de estreia cujo destaque é a música Não é doce (Divulgação)
Doravante, todos os pacientes que chegarem ao Hemoam (Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas) terão a temperatura aferida para evitar a entrada e proliferação do coronavírus na instituição (Divulgação)