O transatlântico Amera, último navio da temporada de cruzeiros no Amazonas, atraca no Porto de Manaus nesta quarta-feira (18), com 680 pessoas a bordo entre tripulação e turistas. Para resguardar a população amazonense ante a disseminação da Covid-19, o governador Wilson Lima (PSC) proibiu, ontem (17), o desembarque de 680 turistas alemães em portos do Amazonas. “A minha determinação é a seguinte: ninguém vai descer em solo amazonense. Em condições normais, são muito bem vindos. Mas, diante dessa pandemia, do coronavírus, não podemos colocar a nossa população em risco. Eles vão atracar no nosso porto e, por uma questão humanitária, porque vão reabastecer a embarcação com água potável e mantimentos para que possam retornar à sua origem”. Aplausos para o nosso governador pela brilhante iniciativa. Que assim seja!!!
Amazonastur adia eventos programados
Em reunião ocorrida na segunda-feira (16), na sede da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) com a participação de empresários do trade turístico e técnicos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), a diretora-presidente do órgão, Roselene Medeiros, anunciou as medidas adotadas para evitar a contaminação por coronavírus, entre elas o adiamento pelo prazo de 30 dias de todos os eventos programados para o Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, incluindo palestras e atividades que envolvam mais de 100 pessoas. Também foi adiado o Workshop de Inovação em Turismo, parceria entre a Amazonastur e a Samsung Ocean, prevista para ocorrer de 24 a 26 deste mês, na sede do Instituto. Além disso, os seus cruzeiros que iriam atracar no Porto de Manaus nessa atual temporada já foram cancelados.
“A imaginação é a metade da doença; a tranqüilidade é a metade do remédio; e a paciência é o primeiro passo para a cura”. (Ibn Sina, médico e filósofo árabe, pai da medicina moderna)
Prevenção
O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) emitiu um comunicado às instituições associadas e não associadas recomendando a suspensão das atividades por 15 dias. A recomendação segue as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas para prevenção ao Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus (Sars-Cov-2). Outra orientação da entidade é que durante o recesso as instituições realizem a desinfecção de suas unidades, evitando assim, possíveis comunicações virais após o retorno das atividades. É por aí. Prevenção é a melhor defesa!
Jucea suspende atendimento presencial
Com o intuito de combater a disseminação do novo coronavírus, a Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea), em conformidade com o Decreto Governamental nº 42.061, de 16 de março de 2020, anunciou, ontem (17), a suspensão temporária do atendimento ao público em sua sede, pelos próximos 15 dias. A medida entra em vigor nesta quarta-feira (18). Segundo o presidente da autarquia, Enio Ferrarini, a medida preventiva é para a segurança tanto dos servidores quanto dos usuários. O presidente da Junta Comercial do Amazonas ressalta que todos os serviços oferecidos pelo órgão estadual são 100% on-line, por meio do Portal de Serviços, no site da autarquia www.jucea.am.gov.br.
Conectados
O avanço do coronavírus no Brasil vem mudando o cotidiano da população, que está sendo orientada a evitar locais de grande concentração, com escolas cancelando as aulas e profissionais orientados a trabalhar remotamente. Diante disso, a Claro colocou uma série de iniciativas para clientes e não clientes para manter os brasileiros conectados e informados durante esse período de combate ao vírus como pontos públicos de Wi-Fi, concessão gradativa de bônus de internet para os clientes pós-pagos e acesso ilimitado ao aplicativo Coronavírus SUS, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e ainda, abertura de canais aos clientes de TV por assinatura. Muito bom!
Programação Suspensa
Atenção! A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa suspendeu, desde ontem (17), a programação dos espaços culturais administrados pela pasta. Os festivais, Amazonas de Jazz, Amazonas de Ópera, assim como os Ensaios dos Bumbás foram adiados. A medida é preventiva e atende a recomendação do Ministério da Saúde e do Governo do Amazonas para impedir a propagação do coronavírus no Estado. De acordo com o secretário Marcos Apolo Muniz, todas as atividades nos espaços culturais serão suspensas até o dia 1° de abril, neste primeiro momento. A agenda será reavaliada a cada quinzena, conforme o cenário no Estado. Fica a dica!
Gás Natural Canalizado
Mais de 1 mil unidades consumidoras do Amazonas já usam o gás natural canalizado. O marco foi alcançado no último dia 14 de fevereiro, quando a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) interligou à rede de distribuição o Residencial Príncipe de Gales, no Bairro Adrianópolis, onde 96 unidades habitacionais foram atendidas. Até dezembro de 2020, a Cigás estima atender mais 894 unidades, totalizando 2.302. As ampliações também beneficiaram o segmento comercial, que já contabiliza 237 unidades consumidoras atendidas, entre elas restaurantes, bares, hotéis, supermercados, lavanderias e academias. Quatro shoppings de Manaus contam com o gás natural nos restaurantes das praças de alimentação, além de outros serviços. Até janeiro, a rede contava com 132 quilômetros de extensão em Manaus. Boa notícia!
Globo vai reprisar Novelas
Por conta da pandemia do Coronavírus, a TV Globo decidiu dar uma pausa nas gravações das novelas que estão no ar atualmente. Desta forma, pela primeira vez na história da emissora, o horário nobre da emissora contará com a reprise de novelas antigas. Segundo informações do colunista Flávio Ricco, do UOL, um compacto da novela ‘Fina Estampa’ de Aguinado Silva substituirá a novela das 21h, ‘Amor de Mãe’’, a partir da próxima segunda-feira (23). Outra novidade na grade da emissora é “Totalmente Demais’, que entrará no lugar da novela ‘Salve-se Quem Puder’. Assim como ‘Fina Estampa’, a trama escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm também será compactada.
Amazonas Energia agora é da Eletronorte
A Eletrobras informou ao mercado na segunda-feira (16) que transferiu o controle da Amazonas Energia para a Eletronorte. No processo foram transferidas 497.946.334 ações ordinárias da companhia que representam o capital social da Amazonas Energia, pelo valor de por R$ 3,1 bi. De acordo com a Eletrobras, esse valor será ajustado em caso de necessidade entre a companhia e a Eletronorte. Grana altíssima!!!
BDay
Dissica Calderaro, Therezinha Ruiz, Beto Ribeiro, Regiana Góes Souza, Hélcio Ferreira Júnior, Zuíla Tapajós Folhadela, Ivano Cordeiro, Liduína Moura (em Fortaleza-CE) e David Reis figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA