Agremiação tradicional de Manaus, o Olímpico Clube fechou em grande estilo na terça-feira o Carnaval de Manaus, com o baile “Despedida da Kamélia”. A festa foi um sucesso tendo como atração o puxador Gilsinho da Portela. Parabéns ao presidente do Olímpico, o incansável Almerinho Botelho, pela iniciativa de resgatar a beleza dos grandes bailes de salão do clube dos 5 aros. A festança de despedida da Boneca Kamélia, a eterna Rainha do Carnaval do Amazonas lacrou geral a terça-feira de Carnaval, animada por uma afinada orquestra de metais, bateria do GRES Vitória-Régia e prestigiada por expressivas personalidades da alta sociedade amazonense. Ano que vem tem mais com muitas novidades. Aguardem!
Homenagem Emocionante
A emoção tomou conta do Centro de Convenções – Sambódromo na noite da última segunda-feira (24), quando a nata do boi-bumbá se reuniu no Carnaboi para homenagear Arlindo Júnior, o eterno Pop da Selva. Mesmo com a forte chuva que atingiu a cidade, o público que lotava a pista da ferradura do Sambódromo não desanimou e a nova configuração da festa, com as apresentações acontecendo direto do camarote, deixou a homenagem ainda mais emocionante, com todos os artistas cantando as músicas imortalizadas na voz do Pop da Selva, como “Saga de um Canoeiro”, “Requiem” e “Pesadelo dos Navegantes”. No final do tributo, um vídeo com imagens do Arlindo foi exibido nos telões para o delírio do público. “Gostaria de estar ai, mas não deu!”, dizia o cantor em parte do vídeo, feito por ele no final de 2019, uma das últimas imagens gravadas do artista.
Carnaval da Paz
O Governo do Estado, por meio de suas secretarias, ofereceu diversos serviços aos foliões durante a programação do Carnaboi, realizado na segunda-feira (24/02), no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo. Com aparato de Segurança, Saúde e Assistência Social, o público aproveitou a 20ª edição da festa, que neste ano homenageou o cantor de toadas Arlindo Júnior. O esquema de segurança utilizado durante o Carnaboi integra a operação Carnaval da Paz 2020, deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança do Amazonas (SSP-AM) para garantir segurança e tranquilidade aos foliões durante a realização de bandas e blocos de rua em diversas zonas de Manaus e dos desfiles das Escolas de Samba durante todo o período do Carnaval. A operação envolveu todo o sistema de segurança do Estado: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito, além de contar com o apoio das secretarias de Saúde, Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Assistência Social e Cultura e Economia Criativa.
Mistura Brasileira
A Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) retoma as atividades em 2020 com o concerto “Mistura Brasileira”, que acontece nesta quinta-feira (27), às 20h, no Teatro Amazonas. Neste ano, a orquestra que demonstra a importância histórica do violão como um instrumento de uso de popular e erudito, capaz de agregar os mais diversos interesses técnicos e artísticos, completa 20 anos. O regente titular da orquestra, Davi Nunes, disse que a programação deste ano será focada em retrospectivas, e novos projetos. Em “Mistura Brasileira”, que faz parte das retrospectivas da Ovam, o repertório é uma mescla de vários artistas brasileiros.
Nos Trinques
A revitalização da ponte Antônio Plácido de Souza, que faz o acesso do Educandos ao Centro, na Zona Sul, está com 30% dos serviços concluídos priorizando a recuperação da parte inferior da estrutura, enquanto as águas do rio não sobem por conta da cheia. A obra integra o pacote de grandes intervenções lançadas pelo Governo Municipal, ainda em 2019, como parte das comemorações pelo aniversário da cidade. Segundo o superintendente da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Orlando Holanda, os trabalhos se concentram agora na parte superior da ponte. Toda a obra está sendo feita para atender o cronograma até o mês de maio.
Colônia de férias
Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), localizado na Rua Wilkens de Matos, Bairro Aparecida, inicia as atividades deste ano com uma Colônia de Férias para 60 pessoas, trazendo uma programação especial com atividades físicas, aulões de ritmos, dança circular e zumba. Haverá, também, sessão de embelezamento, com limpeza de pele, maquiagem e esmaltação, bem como oficinas de teatro e de máscara carnavalesca, cine pipoca e passeios em pontos turísticos da cidade, como Teatro Amazonas, balneários, entre outros.
Novo defensor público geral do Estado
O defensor público Ricardo Paiva assume, no próximo dia 2 de março, o comando da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), em solenidade no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). O mandato é de dois anos. A eleição que aclamou Ricardo Paiva como defensor geral – ele não teve concorrentes – contou com a participação de 100 defensores. Ricardo Paiva recebeu 88 votos. Atual diretor de Planejamento da DPE-AM, ele substitui Rafael Barbosa, que ficou na função de defensor geral nos últimos quatro anos. Ele trabalhou como assessor jurídico, em cargo de provimento em comissão antes de ser empossado defensor público em 2005. Na função, atuou nas comarcas de Urucará, Rio Preto da Eva e Careiro da Várzea, antes de começar a trabalhar na área Cível, em Manaus, no ano de 2009.
De volta aos Espetáculos
Após um período de manutenções, o Teatro Amazonas volta a receber espetáculos, começando neste fim de semana, com o show de Geraldo Azevedo. Espetáculos de dança, balé, teatro e música complementam a programação do mês de fevereiro no espaço administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Em janeiro, o Teatro Amazonas recebeu serviços de manutenção e restauro, como: limpeza do palco e fosso; restauro das tábuas de rosto do palco e fosso; conservação dos elementos artísticos do palco e do salão de espetáculos; dedetização; troca das passadeiras da área do turismo; pintura da fachada; serviços de jardinagem e poda das árvores na Avenida Eduardo Ribeiro; e serviço de limpeza das cisternas e tubulações. Maravilha!
Biblioteca
da Fieam
Estudar
na Biblioteca Raimar Aguiar, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas
(Fieam), deu certo neste início de ano para 30 usuários, aprovados em
vestibular e concurso público. Com um destaque, do total, 20 serão calouros do
curso de medicina na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do
Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal de Roraima (UFRR). Em 12 anos
de funcionamento a biblioteca, a biblioteca da Fieam já contabilizou 134
frequentadores aprovados em vestibulares e concursos públicos. Há mais de 12
anos aberta ao público em geral, a Biblioteca Raimar Aguiar, instalada no
edifício homônimo, na Avenida Joaquim Nabuco, 1919, Centro, possui acervo de
5,3 mil títulos para atender às necessidades de vestibulandos e
concurseiros. Olha, que beleza!
BDay
Ana Virgínia Lemos de Aguiar, Sandro Martins, Andréa Limongi Abrahim, Abner Viana (em Rosário-Argentina), Carliette Oliveira, Milton Castro, Nívea Rodrigues, Eduardo Bessa Filho (em Niterói-Rio) e Smith Neves figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA