A Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror) realizou ações de capacitação e visitas a propriedades de piscicultores nos meses de janeiro a outubro de 2019, para orientação técnica e regularização ambiental, realizando levantamento de campo para elaboração de projetos e licenciamentos. As ações fazem parte das metas estabelecidas pelo Programa Pró-Piscicultura, criado pelo atual governo e executado pela Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa/Sepror). Em 10 meses, foram capacitados 317 piscicultores no curso de Boas Práticas de Manejo e Gestão da Piscicultura. Também foi distribuído um total de 1,4 milhão de pós-larvas, atendendo piscicultores de seis municípios, e 690 mil alevinos, beneficiando ao todo 320 piscicultores de 14 municípios: Presidente Figueiredo, Manaus, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Maués Parintins, Manacapuru, Iranduba, Careiro, Autazes, Borba, Envira, Japurá e Tefé.
Patrocinadores de Peso
A 1ª Feira de Sustentabilidade do Pólo Industrial de Manaus (fesPIM), que acontece nos dias 27, 28 e 29 de novembro, no Studio 5, conta com o patrocínio de nove grandes empresas e instituições que possuem programas e atividades que levam em consideração a prática de ações sustentáveis para o bem estar social e econômico do Amazonas. Os patrocinadores da fesPIM são: Sansumg, Coca-Cola, Moto Honda, Samel, Amazonas Energia, Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, Porto Chibatão, Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas. Para o gerente de relações internacionais da Moto Honda, Hélio Shimpei, “participar da iniciativa pioneira é uma grande honra, uma vez que o evento alia sustentabilidade e tecnologia, o que agrega valor não somente para a empresa, mas para toda a região amazônica”. É por aí!
Acordo de livre comércio com a China é benéfico?
Na economia há um axioma que diz: protecionismo leva à escassez de bens e serviços. Porém essa verdade absoluta merece toda a atenção quando o assunto é o comércio com a China. É obvio que o Brasil não deve afastar-se da China, o questionamento é: o que deve ser negociado? O objetivo do partido comunista Chinês é a centralização do poder econômico e industrial mundial. E para isso usa algumas estratégias, dentre elas cito: 1) A China prevê a integração da Europa, Ásia e América Latina no chamado cinturão de rota , o objetivo é centralizar o comércio mundial em suas mãos; 2) A China investe pesado em setores estratégicos – robótica e aeroespacial – no chamado projeto China 2025. 3) A China está convertendo a sua base industrial civil em militar – projeto Civil Military Fusion. Então, o que comercializar? Tucumã, açaí, comida em geral. O Brasil não deve negociar setores de inteligência com a China, não mesmo. (Bruno Veiga – Economia Liberal)
Concerto Amazônico
Grandes nomes da música amazonense subirão ao palco do Teatro Amazonas na próxima terça-feira (18), acompanhados da Orquestra Amazonas Band, para uma apresentação com repertório de composições locais, nacionais e internacionais. Lucilene Castro, Márcia Siqueira, Ellen Mendonça, Ketlen Nascimento, Dudu Brasil, Elias Moreira e Josenor Rocha serão, juntamente com a Amazonas Band – sob regência do maestro Rui Carvalho –, as estrelas da noite, que terá, ainda a participação de Carol Martins. Os ingressos para o Concerto Amazônico estão à venda na bilheteria do teatro e pelo site Bilheteria Digital. O espetáculo inicia às 20h. Fica a dica!
Ciclismo de Estrada
A 2ª Volta do Amazonas 2019 – Ciclismo de Estrada acontece no sábado (16) e domingo (17/11), na Rodovia Municipal Carlos Braga, que leva ao Município de Iranduba,. A competição contará com a participação de atletas de vários estados da Região Norte. A competição é realizada pela Federação de Ciclismo Amazonense (Feciclam) e conta com o apoio da Secretaria de Educação e Desporto, e da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Durante os dois de competição serão disputadas três provas, nas modalidades Contra o Relógio Individual, Circuito e Resistência. Além de atletas do Amazonas, incluindo municípios do interior do estado como Parintins, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Iranduba, participam competidores do Pará e de Roraima. A premiação com medalhas e pódio acontece no domingo.
Brigas e ofensa desencantam o brasileiro
O povo está irritado e distanciado na enfadonha pantomima de troca de partido e criação de nova sigla partidária. Arranca-rabo que só interessa aos políticos envolvidos. Estão preocupados é com seus próprios interesses e ambições pessoais. Na irritante refrega o que importa, no final, é quem levou o troféu da vaidade e da ambição desenfreada. Os brasileiros, por sua vez, na imensa maioria, sonham por governantes que trabalhem pela coletividade. Que se desdobrem em busca de soluções que melhorem a qualidade de vida da população mais carente e sofrida. Que cumpram as promessas de campanha. Basta de humilhações. De picuinhas, agressões, xingamentos e ameaças. Que destroem sentimentos, afloram rancores, ódios e deslustram a saudável convivência. (Vicente Limongi Netto)
Palestras e Oficinas
O Samsung Ocean Manaus, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), oferecerá mais de dez cursos, palestras e oficinas ainda no mês de novembro. A programação acontece a partir da próxima segunda-feira (18), na Avenida Darcy Vargas, 1.200, Parque Dez, na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA). Todas as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Samsung Ocean, no endereço http://www.oceanbrasil.com/site/index/, na aba Agenda. A oferta de cursos em parceria pela Samsung Ocean Manaus e pela UEA busca suprir parte da demanda cada vez maior no Brasil por talentos no setor de TI, conforme apontam as pesquisas da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).
Amazonicamente
A comunicadora Natália Freire volta à cena televisiva de Manaus, com a avant-première do programa Amazonicamente. Conhecida do público manauense, a bela apresentadora promete grandes novidades aos telespectadores do programa. A estreia da atração está marcada para as 19h do próximo dia 28, na Inova TV da Rede TV Manaus. Boa sorte, Natália!
Bodó Solidário
Com o objetivo é arrecadar fundos para o Instituto Mãos que Criam Artes, que ajudam mulheres em tratamento de câncer, acontece neste domingo (17), a partir de 12h, no Clube da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia e Bombeiros do Estado do Amazonas, o 2º Festival do Bodó Solidário. Os pratos variam entre bodó assado, no tucupi, caldeirada, mujica e bolinhos de piracuí com vinagrete, farinha e pimenta de guarnições. O convite custa apenas R$ 25,00 por pessoa e permite a degustação de três pratos do cardápio. Bom demais!
Seleção de Projetos
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou edital para seleção de projetos nos estados Amazonas e Piauí. O objetivo é identificar experiências e metodologias de inovação alinhadas aos aceleradores ou às cadeias de produção locais. As propostas vencedoras receberão R$ 100 mil cada uma para ampliar, aprimorar ou dar continuidade a projetos que promovam o desenvolvimento sustentável da região. O Governo do Amazonas e o PNUD estão desenvolvendo uma parceria inovadora para acelerar o desenvolvimento socioeconômico e sustentável no Estado. É por aí!
Conscientização
O farmacêutico Cassiano Fiad Martins é o convidado da distribuidora Atem para palestras sobre prevenção ao câncer de próstata, dentro da programação do Novembro Azul. No dia 19, o evento acontece na sede da Rua Rio Javari e na base da distribuidora, que fica no Distrito Industrial, tendo como público alvo os colaboradores dos diversos setores da empresa.
BDay
Ex-governador Amazonino Mendes, Eliane Schneider (no belo Rio), José Pacífico, Gilson Monteiro, Christian Naranjo e Edilúcio Castro Alves figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA