A convite da Conviasa Airlines – empresa estatal com sede em Caracas, criada em 2014 com o objetivo de ser a principal linha área da Venezuela – e Paradise Turismo, de Manaus, circulamos entre 04 e 06 deste mês de outubro em Margarita, ilha venezuelana fincada no Mar Caribe. A comitiva do famtour era formada por 100 convidados entre agentes de viagem, formadores de opinião e empresários do trade turístico. Na chegada ao Aeroporto Santiago Mariño fomos recebidos por um animado grupo folclórico com cantos e dança do lugar.
A iniciativa de levar a caravana até Margarita foi de hoteleiros e agências de viagem da ilha com o intuito de alavancar o turismo, já que o índice de ocupação hoteleira caiu 35% este ano, de acordo com o conselho local de turismo. Uma programação extensa de boas-vindas aconteceu em renomados hotéis margaritenhos, com coquetéis, passeios de barco e visita ao arquipélago Los Roques, um verdadeiro paraíso encravado no caribe venezuelano.
Mesmo com a crise que abala a Venezuela, Margarita persiste na sua vocação turística, com grandes hotéis à beira-mar e shoppings centers recém inaugurados. Recomendo o Centro Comercial La Vela (em Porlamar), Sambil Margarita (em Pampatar) e Parque Costa Azul (em Porlamar). Os preços são bem atrativos e podem ser negociados em dólar. Sugiro perguntar ao atendente se o troco é em dólar. Algumas lojas gostam de passar o troco em bolívar, o que não vale a pena.
As praias de areia branca continuam sendo os grandes atrativos para os viajantes, como Playa El Agua, Playa Guacuco, Playa El Yaque, Playa Parguito, Playa Caribe, em Juan Griego. Playa Pampatar e outras de grande beleza. Os restaurantes na sua maioria, acenam com comida caribenha, latina, italiana, mediterrânea, frutos do mar e exóticos pratos da culinária local. Entre as casas de comidas recomendadas estão: Juana La Loca, Il Mercato Bianco, Amaranto e Portarossa Margarita.
Avenidas e ruas são bem sinalizadas, com excelente pavimentação. A cadeia de hotéis é vasta, alguns endereços estão localizados nas praias, com atendimento cortês e atencioso – uma característica dos margaritenhos. Uma dica de passeio é passar um dia em Isla Cubagua, com água azul turquesa e vento generoso. Outra opção é ver o pôr do sol apreciando a orla da ilha. A escuna Capitão Pirata leva o viajante a curtir essa experiência saindo às 17h do píer do Hotel Concorde em um passeio de 4h dos mais animados com música e open bar.
Ficamos hospedados no Hotel Tamarindo Paradise, em Playa Guacuco. Um belo empreendimento inaugurado em dezembro de 2018, com acomodações práticas no melhor estilo clean distribuídas em duas torres. O hotel possui praia privativa, piscina com bar anexo, restaurante exclusivo, apartamentos confortáveis com vista para o mar. A equipe do hotel é super atenciosa e os garçons gentilíssimos. O chef Fred Hernandez dá show de criatividade nos pratos preparados por ele. Recomendo!
Acomodaram a comitiva do famtour Conviasa/Paradise Turismo os hotéis Unik, Hesperia Isla Margarita, Sunsol Ecoland, Palm Beach, Hesperia Playa El Agua, Tamarindo Guacucom Tibsay, Ikin e Windham Margarita. Todos os traslados foram da Operadora Macanao. O jantar de despedida aconteceu no Hotel Venetur com direito a danças e cantos folclóricos. Nossos agradecimentos a Maurinei Santos, representante da Conviasa no Brasil e a Claudia Mendonça, CEO da Paradise Turismo e representante da Conviasa em Manaus. O primeiro voo com destino para Margarita está programado para o próximo dia 14 de novembro. Procurem seu agente de viagem e divirtam-se. Margarita vos espera!!!