Festa popular que mobiliza o Brasil inteiro, o Carnaval de 2018 chega ao fim nesta terça-feira de tempo instável aqui em Manaus. As bandas, que se multiplicam a cada ano atraíram milhares de foliões no período carnavalesco. Aliás, bandas e blocos foram as grandes estrelas da época momesca. Cada um no seu quadrado, o folião divertiu-se como pode, com ou sem dinheiro, todos esqueceram momentaneamente a crise que nos rodeia e caíram na fuzarca sem medo de serem felizes. Falando em Carnaval, lembro que, a meu ver, o desfile das escolas de samba do Grupo Especial, não estão atraindo mais tanta gente. A cada ano as arquibancadas se esvaziam. Antes, os espectadores lotavam o Sambódromo a partir das 19h. Agora, a freqüência caiu e muito. Desinteresse do folião? Falta de grana? Quem poderá explicar?
No sábado, fui ao Sámbódromo para ver a Aparecida, escola de samba do meu coração desfilar, confesso que fiquei decepcionado com a performance da minha amada verde e branco. A bateria atravessou, a comissão de frente estava simplesmente sem nenhuma expressão. A harmonia passou longe. Carros alegóricos mal acabados e, algumas alas com fantasias que deixaram a desejar. Confesso que chorei, em ver a grande campeã de tantos carnavais desfilar apática, sem nenhuma empolgação, o que lhe rendeu um mixuruca sexto lugar. Faço esta crítica como espectador. Sei que muitos não vão gostar. Porém, é preciso rever alguns conceitos de qualidade, do contrário, minha ‘Pareca’ vai pro brejo de salto alto e tudo. Aliás, salto que alguns membros da diretoria devem descalçar e parar de andar com o nariz empinado como se fossem os donos do mundo.
Parabéns ao GRES Reino Unido da Liberdade pela merecida vitória. A escola desfilou linda, coesa, harmoniosa, com belas fantasias e o carro abre-alas com a coroa símbolo da agremiação muito bem acabado. O tricampeonato da verde e branco do Morro da Liberdade foi merecidíssimo. Parabéns! A grande surpresa deste ano foi o vice-campeonato conquistado pelo GRES Vila da Barra. Ultima agremiação a se apresentar no fim da madrugada sabatina, a escola do bairro Compensa tingiu a pista de azul e amarelo, as cores do seu pavilhão. Vale ressaltar que Vila da Barra ascendeu ao panteão do Grupo Especial no ano passado e, pelo que vi, veio para ficar. Confratulações, Vila Barra pelo belo desempenho. O terceiro lugar coube ao GRES Unidos do Alvorada, que sempre apresenta um desfile técnico e de bom gosto. Meus cumprimentos à nação azul e branca, pelo belo desempenho. Em 2019 tem mais Carnaval. As fotos da Passarela são de personalidades curtiram a folia momesca em grande estilo.
GALERIA