O deputado federal Arthur Virgílio Bisneto (PSDB-AM), vice-líder da Oposição, propôs, na Câmara dos Deputados, um projeto de lei (nº 3441/2015) que altera o prazo de validade do bilhete de passagem aérea para dois anos. A proposta altera o artigo 228 da lei 7.565 de 19 de dezembro de 1986, que dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), para estender o prazo de validade do bilhete de passagem aérea. Segundo o deputado, ao alterar o CBA, estendendo o prazo de validade do bilhete, de um ano, a partir da data de emissão, para dois anos, a contar da data de início da viagem, beneficia os consumidores que enfrentam imprevistos sem prejudicar, de modo algum, o planejamento financeiro das companhias aéreas. “De fato, ao impor sanção para aquele que, comprando bilhete promocional, deseja alterar a data de sua viagem, retardando-a, o transportador já é ressarcido dos custos que a remarcação possa lhe impor. Em suma, a mera extensão do prazo de validade do bilhete não altera o fato de que a empresa tem em mãos os meios bastantes para lidar com as alterações de reserva, pretendam elas deslocar em um ano ou em dois a data para usufruto do serviço”, justifica o tucano. Pelo projeto “se um passageiro for impedido de viajar no período de validade da passagem, por culpa exclusiva do transportador, a validade do bilhete desse passageiro será prorrogada até o primeiro voo do transportador no qual haja lugar disponível na classe de serviço para a qual a tarifa foi paga”. É por aí!
Dirce Nunes celebra a vida com amigos
Escorpiana da melhor estirpe e festeira da hora, a queridíssima Dirce Nunes ao lado do marido Nelson abriu, no domingo, as portas de sua gostosa morada na Cachoerinha, para receber os amigos queridos com um jantar dos mais supimpas celebrando mais um novembro em sua vida. O terrace da casa ficou congestionado com a presença de gentes descolada, interessante e de bem com a vida. Destaque para o estrogonofe de filé e o pernil assado, simplesmente de-li-ci-o-sos!!! Dirce é uma anfitriã nata e sabe receber os amigos com grande categoria. A música ao vivo foi propiciada por um dos netos da aniversariante, o João Roberto Akel, filho da Sâmia Nunes Cardoso, agradando de montão e levando alguns pés de valsa a dançar. A festa entrou pela madrugada da segunda-feira sempre muito animada e com um alto astral ímpar. Foi muito bom, para o ano que vem tem mais!
Palestras sobre empreendedorismo
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus/Unidade Gestora de Projetos Especiais (SRMM/UGPE), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) promove, até 10 de novembro, um ciclo de palestras sobre empreendedorismo para os moradores dos Parques Residenciais do Programa Social e Ambiental do Igarapés (Prosamim). A proposta consiste em fortalecer as ações de geração, emprego e renda, que acontecem nos Parques Residenciais do Programa, além de repassar informações para ajudar os beneficiários a incrementar seus negócios e melhorar seus rendimentos. Ações desse gênero já possibilitaram a formalização e organização de grupos dentro dos Parques Residenciais, como a Associação da Feira Artesanal do Parque Residencial Manaus (Afarprem) e os grupos de idosos “Prosamim Ativos” e “Vencedores”, que ambos trabalham com artesanato.
Manaus mais verde
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) participou, na manhã do domingo (1º), do ato público de repúdio às queimadas no Amazonas, promovido pelos movimentos Manaus Mais Verde e Eu Que Plantei, ambos criados para incentivar a arborização da cidade. A ação teve o apoio de outros órgãos parceiros, como a Universidade da Terceira idade (Unati), Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), OCAs do Conhecimento Ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer (Semjel) e Implurb. Foram distribuídas mais de 400 mudas, além de material informativo produzido pela Semmas sobre os malefícios causados pelas queimadas à saúde humana, principalmente para crianças e idosos. O ato ocorreu na orla do Parque Ponta Negra.
Oficinas de Artes Cênicas
A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) em uma parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), por meio do programa “Cena em Construção”, promovem um ciclo de oficinas de capacitação em técnicas de Artes Cênicas, no período de 16 a 27 de novembro. A proposta do programa é estimular a mobilização para o debate e a reflexão sobre esse campo de formação para fortalecimento da formação e capacitação técnica. Serão oferecidas quatro oficinas, cada uma com 20 vagas. São elas, oficina de “Montagem e Operação de Som”, “Criando o vídeo relevante para a cena”, “Habitando a imagem em Cena”, e de “Trilha Sonora para Cena”. Para participar, os interessados devem preencher um formulário de inscrição online, disponível no link http://bit.ly/oficinasfunarte, até o dia 09 de novembro, com todos os campos devidamente preenchidos.
Passarela
Orsine Oliveira, Carol Frota, Frank Abrahim Lima e Zenilda Castelo Branco, figuram na lista dos estrelados aniversariantes desta terça-feira. Personalidades estimadas em sociedade por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Os parabéns da coluna.
O projeto Vitrine Cultural desta terça-feira, contará com o humor de Luiz França, uma das principais promessas do novo humorismo brasileiro. Ele se apresenta às 20h no Shopping Ponta Negra. O público pode esperar momentos de boas risadas e descontração. O acesso ao evento, na Praça de Alimentação, no piso L3, é gratuito.
Para fechar as ações em comemoração ao mês dos professores, foi realizada no sábado, a II Corrida e Caminhada do Professor. O certame reuniu mais de 1,3 mil profissionais do magistério, que deixaram o descanso do feriado para percorrer os quase cinco quilômetros da prova. O evento, além de atuar na promoção na qualidade de vida, serviu como confraternização entre os participantes.
Em transação bilionária, a multinacional de cosméticos Coty, uma das maiores do mundo comprou, ontem, a divisão completa de cosméticos da brasileira Hypermarcas pela quantia estimada em R$ 3,8 bilhões. Em comunicado a Coty informou que o negócio precisa ainda passar ações regulatórias e dever ser fechado até março de 2016.
Conhecimentos e experiências entre etnias de comunidades indígenas situadas nas zonas rural e urbana de Manaus foram compartilhados durante a 8ª edição da Mostra Pedagógica dos Professores Indígenas da rede municipal de ensino. O evento começou na última quinta-feira e encerrou-se no sábado, no Centro Cultural Tuxaua Valdomiro Cruz, localizado na comunidade Três Unidos, onde também está instalada a Escola Indígena Municipal Kanata T-ykua.
O Mercado Adolpho Lisboa abriu as portas, à noite da sexta-feira (30), para a terceira edição do “Mercado Cultural”, promovido pela Subsecretaria Municipal do Centro Histórico, com o apoio da Manauscult. As atrações musicais foram a banda Cabocrioulo e o cantor Eraldo Bandeira com a banda ‘Os foras da lei’.A ação cultural também teve exposições, artesanato e gastronomia.
O projeto Barco-Escola Samaúma, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, abrirá inscrição para dois novos cursos gratuitos em Codajás: Empreendedorismo (em parceria com o Sebrae) e Educação Alimentar (do programa Cozinha Brasil Sesi). As inscrições começam nesta terça-feira e serão anunciadas na Secretaria de Educação do município. O convênio contempla a formação de jovens de comunidades ribeirinhas por dois anos.
A Galeria l’Amazonie transformou-se, em muito pouco tempo, na única vitrine das artes plásticas do Amazonas. Sua reserva técnica descreve tão bem como qualquer pinacoteca o panorama extenso das modalidades de expressão amazônica. “Para os artistas que adquiriram uma atitude mais consciente com respeito à sua produção, o efeito foi mais do que benéfico”, declara o curador da galeria, Óscar Ramos.
Com estimativa de gerar economia anual em torno de R$ 1 milhão para os cofres públicos, o governador José Melo lançou o programa de Virtualização de Processos do Governo do Amazonas objetivando modernizar, desburocratizar e reduzir despesas na gestão administrativa. O novo Portal do Servidor, um aplicativo para consulta de contracheques e informações pelos servidores, e a virtualização de processos, como troca de documentos internos, são as principais novidades.
Paro por aqui, lembrando que, segundo a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Manaus receberá entre novembro e dezembro mais de 5,7 mil turistas marcando o começo da temporada de cruzeiros 2015/2016. No total, 15 transatlânticos vindos do Caribe, Peru, Punta del Este e da Antártica com mais de 17,5 mil pessoas, passarão pela capital amazonense, durante toda a temporada que encerrará em maio de 2016. Até amanhã!
GALERIA