

Na última quarta-feira (23), a educação amazonense viveu um momento histórico, quando os educadores Edinho, Modesto e Odorico se tornaram os primeiros indígenas Yanomami a obterem o título de mestre do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), da Universidade Federal do Amaz onas (UFAM).
As defesas ocorreram no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) do campus sede, localizado em Manaus, como parte da programação do encontro inédito “Davi Kopenawa: palavras de um xamã Yanomami”.
Edinho, Modesto e Odorico são graduados em Licenciatura Indígena – Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável e atuam como professores do ensino básico em dois Xaponos (casa coletiva Yanomami), no Rio Marauiá, onde constroem pontes entre o saber tradicional e a formação escolar.
O ingresso no mestrado ocorreu em 2023, quando o PPGSCA ofertou uma turma em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros da capital). Todos enfrentaram dificuldades para concluir os estudos: domínio da língua portuguesa, compreensão das atividades, disponibilidade de computadores e o deslocamento, interrompido durante a estiagem recorde de 2023, foram alguns dos desafios.
Com apoio da UFAM, e concessão de bolsas e equipamentos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), os três finalizaram suas dissertações, cujo objeto de pesquisa tratou da ancestralidade do povo Yanomami.
Odorico Xamatari Hayata Yanomami foi o primeiro aprovado pela banca de mestrado com o tema “O Matohi Yanomami: uma autoetnografia do corpo de um aprendiz de hekura do Xapono Balaio do Rio Marauiá/AM”. Após defender sua dissertação, ele não escondeu a felicidade.
A segunda defesa de dissertação foi feita Edinho Yanomami Yarimina Xamatari com o tema “Pohoropihiwitëri Pë á Rii Rë Haiwei – A língua materna dos Yanomami de Pohoroâ”, motivada por sua percepção sobre a importância de manter viva a língua de seu povo.
Quem finalizou as defesas foi Modesto Yanomami Xamatari Amaroko, cujo tema de dissertação foi “Amôa Yanomami: Reflexões sobre a função e as transformações das amôa (músicas) na vida do Xapono Balaio do Rio Marauiá”. Agora, o próximo passo é seguir para o Doutorado, onde pretende continuar explorando a música Yanomami.
Em seu momento de fala, Davi Kopenawa não foi brando ao cobrar publicamente a construção de escolas em pontos estratégicos para atender a população indígena — uma promessa que a cada ano se repete. “Em 2025, precisamos que o Ministério da Educação [MEC] olhe para nós, todos os Yanomami. Isso é o que nós queremos: ter escolas construídas. […]. Não queremos aprender para ganhar dinheiro, mas para proteger a floresta onde está a saúde, a harmonia, a alegria, o trabalho. Se não funcionar, vamos nos pintar para pressionar quem está suvinando as escolas nas comunidades. […]. Se não resolverem, vamos para o exterior até chegar na ONU [Organização das Nações Unidas]”, afirmou veementemente.
Campanha de doação de sangue do TCE-AM arrecada 62 bolsas e mobiliza servidores

Com o objetivo de contribuir para os estoques de sangue no Amazonas, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) promoveu, ontem (24), mais uma edição da campanha “Vampirão no TCE”, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). A ação conseguiu arrecadar 62 bolsas de sangue e registrar 82 novos cadastros, beneficiando também ao menos 250 pessoas com hemocomponentes derivados das bolsas. A ação já é consolidada como marco solidário no calendário institucional da Corte de Contas amazonense. A chefe da Divisão de Assistência Social do Tribunal, Etelvina de Andrade, destacou o sucesso da campanha. “Sabemos que o número de doações efetivas costuma ser menor que o de inscrições, mas fechamos com um resultado muito positivo, especialmente com a participação ativa de doadores frequentes e muitos jovens, como estagiários e aprendizes”, relatou Etelvina. Para garantir o bem-estar dos doadores, todos receberam um kit de lanche composto por maçã, banana, cereal, suco e iogurte, ajudando na recuperação das energias após a doação. A campanha é realizada duas vezes por ano, nos meses de abril e setembro, e conta com intensa mobilização interna. Muito bom!
Um Amazonas mais forte!
Pré-candidato ao governo do Amazonas, o senador Omar Abdel Aziz reuniu ontem, lideranças de todos os cantos do Estado, com diferentes trajetórias e visões, mas com um mesmo compromisso: trabalhar juntos por um futuro mais justo, com mais desenvolvimento para a capital e para cada município do interior. Omar agradeceu a cada prefeito, prefeita, vereador, liderança política, aos deputados estaduais e federais, ao prefeito David Almeida e ao senador Eduardo Braga. “Essa parceria é o começo de um novo ciclo de esperança e resultados que irão mudar a vida de quem mais precisa: o povo do nosso Amazonas. Juntos vamos trabalhar para deixar o nosso Amazonas forte de novo”. Proclamou Omar!
Em três dias de fiscalização Prefeitura de Manaus remove 38 veículos estacionados irregularmente

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), retirou 38 veículos estacionados irregularmente durante três dias de intensas fiscalizações em diferentes pontos da cidade. As ações, realizadas em vias de grande circulação, tiveram como objetivo garantir a segurança dos pedestres e a fluidez do trânsito. As operações ocorreram nos períodos da manhã e da tarde, abrangendo importantes avenidas, como João Valério, Constantino Nery, Djalma Batista, Álvaro Maia, Umberto Calderaro, além das ruas Belo Horizonte e André Araújo.De janeiro a abril deste ano, o IMMU aplicou 7.818 multas por estacionamento irregular em vias de Manaus. A autuação é uma das principais medidas adotadas pelo órgão para combater práticas que impactam negativamente o trânsito e a segurança dos pedestres na cidade. A Prefeitura de Manaus reforçou que continuará com as ações de fiscalização para assegurar um trânsito mais seguro e organizado na capital. O trabalho tem como prioridade a preservação de vidas, protegendo principalmente os pedestres – os mais vulneráveis – e, em seguida, garantindo a segurança dos motoristas. É por aí!
Economia Criativa ganha foco central nos três dias do Dia Mundial da Criatividade
Nos dias 21, 22 e 23 de abril, Manaus experimentou uma imersão no universo da economia criativa com a realização do Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day -WCD), maior festival colaborativo de criatividade do mundo. Shows musicais, desfiles de moda, palestras, vivências, rodas de conversa, workshops, oficinas, feiras de economia criativa e gastronômicas ocuparam cinco espaços da cidade com mais de 150 ações que colocaram a economia criativa como o centro das atenções. Casarão de Ideias, Faculdade Martha Falcão Wyden, Bosque da Ciência do Inpa e Galeria 07 foram os anfitriões da edição manauara World Creativity Day, levando a milhares de pessoas informações sobre economia criativa. O festival tem como objetivo evidenciar que a economia criativa se apresenta como uma matriz econômica com potencial de ser uma alternativa pujante e sustentável para a Amazônia.
Governo do Amazonas promove melhoria na mobilidade urbana de Manaus

Durante a inauguração da ligação viária entre as avenidas Silves e Maués, na zona sul da capital, ocorrido ontem (25), o governador Wilson Lima destacou que a nova via faz parte da maior obra de mobilidade urbana de todos os tempos, já realizada em Manaus. São mais de 40 quilômetros de novas avenidas na capital, desde a zona leste até o Centro da capital, abrangendo o Rodoanel Metropolitano de Manaus, conhecido como Rapidão. A obra faz parte do Prosamin+, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais, órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). De acordo com o secretário Sedurb, Marcellus Campêlo, as melhorias vão garantir mais fluidez no trânsito e redução no tempo de deslocamento e do transporte de cargas entre o Distrito Industrial e o porto da Manaus Moderna, impulsionando também a economia local.
Coach NY escolhe Manaus para inaugurar primeira loja no Norte do Brasil
Marca de bolsas mais vendida nos EUA, a Coach NY inaugura sua primeira loja na Região Norte, no Manauara Shopping, em Manaus. É a 14ª unidade da grife no Brasil e a primeira com o novo conceito global da marca — em tons de bronze, como nas lojas recém-inauguradas de Nova York. Com 76 m², o espaço foi projetado pelo Grupo Global de Arquitetura da Coach e oferecerá bolsas, cintos, lenços, perfumes e outros acessórios em couro para o público feminino e masculino. “É uma marca muito desejada pelos manauaras. Trazer essa exclusividade reforça o potencial da nossa capital e a força do mercado da região”, diz Karla Henderson, gerente de marketing do Manauara.
Corridas de rua unem prática de esportes e inclusão social, em Manaus

As corridas de rua com propósito estão movimentando Manaus, aliando a prática de esportes à inclusão social. Neste fim de semana, a 2ª Corrida e Corridinha da Difusora – Thales Miguel vai reunir crianças de 0 a 14 anos e adultos em percursos que passam por ruas do Centro Histórico de Manaus, com objetivo de promover a conscientização sobre o autismo e a inclusão. E, no dia 11 de maio, será a vez da 10ª Corrida da Mulher Amazônica, que vai beneficiar 12 instituições socioassistenciais de Manaus que atendem mulheres – e que está com inscrições abertas. Organizada pela Rádio Difusora do Amazonas, a 2ª Corrida e Corridinha da Difusora – Thales Miguel homenageia Thales Miguel Campos Anzoategui, filho do radialista André Anzoategui, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A competição acontece neste sábado (26), com a Corridinha Kids, que terá duas categorias diferentes: crianças de 0 a 6 anos, com largada às 16h, e crianças de 7 a 14 anos, com largada às 16h45. A concentração acontece ao lado do Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião. Os dois eventos são patrocinados pela Atem Distribuidora.

Sicredi comemora impactos positivos no Amazonas
Presente no Amazonas desde 2020, o Sicredi já conta com nove agências em sete municípios, oferecendo atendimento físico a mais de 22 mil associados e promovendo programas de educação financeira e inclusão social que impactaram mais de 8 mil pessoas em 2024; no mesmo ano, a cooperativa alcançou R$ 308 milhões em ativos (alta de 57%), R$ 168 milhões em depósitos (63% de crescimento) e R$ 288,3 milhões em crédito, com destaque para o apoio a micro, pequenos e médios negócios, agricultura familiar e pessoas físicas com renda de até R$ 4 mil. Que tal?

“O Dia que a Terra Explodiu”
A sessão de abril do CineMaterna, iniciativa voltada para as famílias com bebês de até 18 meses, será realizada neste sábado (26), às 14h, com a exibição de ‘Looney Tunes – O Filme: O Dia que a Terra Explodiu, na Cinépolis do Shopping Ponta Negra. A animação acompanha as aventuras de Gaguinho e Patolino, que se tornam heróis inesperados quando suas travessuras na fábrica de chicletes local revelam uma trama secreta de controle mental alienígena. Contra todas as probabilidades, os dois estão determinados a salvar a sua cidade e o mundo. As dez primeiras famílias com bebês de até 18 meses que chegarem para a sessão ganham ingressos de cortesia, limitado a um adulto por criança. Bebês de até 2 anos não pagam entrada. Esgotadas as cortesias, as demais famílias e acompanhantes podem adquirir ingressos na bilheteria ou nos totens do cinema.

BDay
Sílvio Puga, Ana Claudia Jatahy, José Fernando (Zica) Pereira da Silva, Gina Araújo, Rogério Rodrigues (em Lisboa), Jussara Pordeus, Clayton Pascarelli, Claudia Telles de Souza, Marcelo Guilherme Magalhães, Vanessa Carvalho, colunista Sávio Pereira (em Cuiabá-MT) e Bella Queiróz figuram na lista dos celebrados aniversariantes deste sábado, 26 de abril. Personalidades estimadas por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA





