Wilson Lima anuncia criação de três secretarias e diz que não haverá impacto no orçamento

O governador Wilson Lima (União Brasil) anunciou, na segunda-feira (3), a criação de três novas secretarias estaduais. A declaração foi feita durante a leitura da mensagem governamental na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM). As secretarias a serem criadas este ano são: Secretaria de Pesca, Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal e Secretaria da Pessoa com Deficiência.

“Vamos enviar para a criação da Secretaria de Pesca e Aquicultura, para a Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal, e vamos recriar uma secretaria importante que ganhou muita relevância no nosso governo devido às ações que estamos implementando, e ela ganhou uma estrutura muito grande, que é a recriação da Secretaria da Pessoa com Deficiência”, afirmou o governador.

Wilson Lima explicou que a criação das novas pastas não impactará nos gastos da administração estadual. “Para a criação da Secretaria de Pesca, vamos aproveitar parte de uma estrutura que já existe na Secretaria de Produção Rural (Sepror). Quanto à Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal, temos um departamento na Secretaria de Meio Ambiente (Sema), mas a demanda é muito grande, o que justifica essa criação.

Da mesma forma, a Secretaria da Pessoa com Deficiência já tem uma ramificação na Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejusc)”, explicou o governador. A sessão inaugural de cada ano legislativo é marcada pela apresentação da mensagem do governador, que trata da situação do Estado e aponta medidas de interesse do governo, conforme o Artigo 54 da Constituição do Estado. É por aí!

Convidada, a conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins, compôs a mesa de honra da solenidade de abertura dos trabalhos legislativos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Divulgação)

A conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins, compôs a mesa de honra da solenidade de abertura dos trabalhos legislativos da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM) na manhã de segunda-feira (03), no plenário Ruy Araújo. A solenidade marcou o início da 3ª Sessão da 20ª Legislatura e a posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2025/2026. Além da presidente do TCE-AM, estiveram presentes na solenidade o conselheiro Josué Cláudio Neto, corregedor da Corte de Contas, e o procurador-geral de contas do Ministério Público de Contas, João Barroso. Durante o evento, a presidente Yara Amazônia Lins destacou a importância da harmonia entre os Poderes e a relevância do trabalho técnico do Tribunal na fiscalização dos recursos públicos estaduais. “O Tribunal de Contas e a Assembleia Legislativa têm um papel fundamental na construção de uma gestão pública mais eficiente e transparente. A harmonia entre as instituições fortalece a governança e garante que as políticas públicas cheguem com mais qualidade à população”, destacou a conselheira. Com a nova posse, o deputado estadual Roberto Cidade comandará a presidência da casa legislativa até 31 de janeiro de 2027. A sessão solene também contou com a presença do governador Wilson Lima, que, após a posse da nova Mesa Diretora da ALE/AM, fez a leitura da Mensagem Governamental, momento que marca o início das atividades legislativas do ano.  discurso, o chefe do Executivo estadual apresentou um balanço das ações desenvolvidas em 2024 e as principais metas e diretrizes da administração para 2025.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) oficializou, a candidatura do Teatro Amazonas à lista de Patrimônio Mundial da Unesco. Com 128 anos, o teatro é um dos principais símbolos do período áureo da borracha e um cartão-postal de Manaus. Além do Teatro Amazonas, o Iphan também indicou o Theatro da Paz, em Belém, para a mesma lista. A proposta será avaliada pelo Comitê do Patrimônio Mundial, composto por 23 países signatários da Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural da Unesco. A oficialização do pedido ocorreu em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e incluiu a entrega de um dossiê técnico elaborado pelo Iphan, em conjunto com as secretarias de cultura do Amazonas, Pará, Manaus e Belém. O documento será analisado pela Unesco com base em critérios de autenticidade, integridade e valor universal excepcional. Não há prazo definido para a conclusão da análise. Resta aguardar!

Situada no coração da Amazônia, Manaus é um reflexo da diversidade e riqueza dos sabores da floresta, com uma culinária enraizada na ancestralidade e na biodiversidade local (Divulgação)

Manaus, coração da Amazônia, é um reflexo da diversidade e riqueza dos sabores da floresta. Com uma culinária enraizada na ancestralidade e na biodiversidade local, a gastronomia manauara mistura ingredientes e técnicas únicas, resultando em pratos que encantam e surpreendem. O tambaqui, o tucumã, o jambu e a farinha do Uarini são exemplos de uma cozinha que valoriza e promove essa conexão peculiar entre o homem e a natureza. A autenticidade dos sabores de Manaus vai muito além dos pratos típicos. Nossa culinária carrega histórias, tradições e saberes, que moldam nossa identidade cultural e nos conectam com a Floresta. Cada receita é uma expressão de criatividade e respeito ao meio ambiente, compondo um cenário gastronômico que, ao mesmo tempo, preserva e inova. Com um compromisso forte entre setor público e privado, Manaus vem implementando ações que destacam sua cozinha como um elemento estratégico de desenvolvimento sustentável e cultural. Ao receber essa chancela, Manaus tem a chance de inserir nossa culinária no mapa internacional, se posicionando como uma referência de gastronomia sustentável, além de abrir novas portas para o turismo e a economia criativa local. É a oportunidade de integrar uma rede global de cooperação, fomentar a inovação e compartilhar o que temos de mais autêntico: a conexão profunda entre o alimento, a floresta e o nosso povo.

O espetáculo “Sebastião” marca a retomada da temporada de espetáculos da companhia amazonense de artes cênicas Ateliê 23. Os atores sobem ao palco do Teatro Gebes Medeiros, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, 937 – Centro, zona sul de Manaus, nos dias 6, 7, 8 e 14 de fevereiro, às 20h. A obra apresentada traz a combinação perfeita entre arte, resistência e representatividade. “Sebastião” é uma realização do Ateliê 23, com apoio do Itaú Cultural, por meio do Programa Rumos, do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e Ministério da Cultura, via Fundação Nacional de Artes (Funarte). Inspirado na obra amazonense “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca, “Sebastião” vai além da dança e do teatro, explorando vivências pessoais e históricas da comunidade LGBTQIAPN+. Com um enredo que revisita memórias dos anos 70, o espetáculo dirigido por Taciano Soares e Eric Lima, recria o universo do Bar Patrícia comandado na época pelo boliviano Alonso Puertas, se tornando posteriormente referência e um dos primeiros redutos gays em Manaus. O espetáculo aborda temas como homofobia e violência, além de celebrar a cultura drag e a liberdade de ser. Vale conferir, eu recomendo!

O presidente da ALE/AM, deputado estadual Roberto Cidade (UB) recebeu, a visita do presidente do TJAM, Jomar Fernandes, e do desembargador Flávio Humberto Pascarelli, diretor da Esmam, que o presentearam com exemplares do livro “Comentários à Constituição do Amazonas” (Divulgação)

O deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, ontem (04), a visita do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Jomar Fernandes, e do desembargador do TJAM, Flávio Humberto Pascarelli, diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Amazonas (Esmam). Acompanhado dos demais parlamentares, o deputado presidente recebeu exemplares do livro “Comentários à Constituição do Amazonas”. “Fico muito honrado e grato em receber os senhores desembargadores aqui, que vieram nos presentear com esse livro que traz a Constituição do Estado do Amazonas comentada. Todo legislador do estado deve procurar ter acesso a essa obra. É muito importante porque é conhecendo a Constituição do nosso Estado e a Constituição Federal que nós iremos ter melhores condições de respeitar e zelar por elas”, declarou o deputado presidente. A obra tem como organizadores, o corregedor Nacional de Justiça e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques; o desembargador Flavio Pascarelli; João Paulo Ramos Jacob, secretário-geral da Esmam e Fernanda Pereira Calegare. O presidente do TJAM, Jomar Fernandes, reforçou a importância do livro e destacou a convivência harmoniosa entre os poderes Legislativo e Judiciário. “Estamos muito satisfeitos e agradecidos pela parceria de décadas entre os dois poderes. Aproveitamos a oportunidade para trazer essa obra de relevância, que é a Constituição do Estado do Amazonas comentada. Senhores deputados, sintam-se homenageados com este livro que será, com absoluta certeza, a Bíblia com a qual todos nós devemos nos inspirar”, opinou Fernandes. O desembargador Pascarelli destacou que se trata de uma obra feita a muitas mãos e que tem a coordenação geral do ministro Mauro Campbell. “É a primeira vez que a Constituição do Amazonas é realmente comentada. Nós tivemos um trabalho pioneiro e anterior, com alguma referência, porém dessa vez nós reunimos juristas do Brasil todo, mas com predominância de juristas do Amazonas para executar essa obra. É uma honra poder entregar essa obra à ALE/AM, principalmente sob a presidência do meu amigo, o Roberto”, finalizou.

A partir das 9h desta sexta-feira (07), o Millennium Shopping sediará a 1ª edição dos Quadrinistas Barés, que tem como objetivo ajudar a fortalecer a cultura dos quadrinhos no Amazonas. O evento acontece até domingo (09), no Espaço Cultural Millennium, sob a organização do projeto Canoa da Cultura e galeria Palácio das Artes. O público terá a oportunidade de conhecer os maiores nomes das HQs locais. Segundo o criador do projeto, Evaldo Ferreira, o movimento dos quadrinistas em Manaus é recente, tendo iniciado na década de 1990 com o Clube dos Quadrinheiros, existente até hoje. Muitos quadrinistas renomados conseguem conquistar leitores fieis, mas poucos em Manaus conseguem viver só de desenhar. As oportunidades surgem quando grandes editoras os descobrem em eventos, mas a maioria deles acaba saindo da cidade. “Por isso, é crucial apoiar e promover os artistas que ficam, para que continuem criando, formando novos quadrinistas e alcançando uma carreira estável com sua arte”, salientou. Vale conferir!

Nomeado pelo governador Wilson Lima novo titular da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o ex-vereador Caio André tem recebido resistência dos trabalhadores da cultura visto que o ex-parlamentar não possui relação com a cultura amazonense (Divulgação)

A mobilização coletiva dos trabalhadores da cultura do Amazonas tem buscado, ao longo da última semana, acompanhar a nova composição do cargo de titular da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC). O setor representa um importante ativo no desenvolvimento social e econômico do Estado, gerando emprego, renda e perspectiva profissional para inúmeros cidadãos amazonenses. Além de representar também a expressão, memória e identidade do maior Estado em território do país. O Brasil e o mundo podem conhecer melhor o Amazonas através das artes plásticas, audiovisual, dança, escultura, fotografia, literatura, música, pintura, teatro, entre outros segmentos que configuram geração após geração o que se entende como cultura amazonense. A importância da pasta move manifestações diversas que pedem por profissionalismo por parte do Governo do Estado na escolha do próximo titular da SEC. A possibilidade do ex-vereador Caio André, que atuou também como presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) assumir a secretaria gerou o movimento multissetorial que se organiza e ganha o apoio da opinião pública conforme se espalha. O advogado cotado para a assumir a instituição possui proeminente relação política com o governador do Estado, Wilson Lima (UB). No entanto, nas últimas eleições não obteve a votação necessária para continuar no cargo de vereador da capital amazonense, faltando 62 votos para vencer a disputa. A possibilidade de sua nomeação para a pasta evidencia uma estratégia política interna, visto que o ex-parlamentar não possui relação com a cultura amazonense, atuando anteriormente com o setor esportivo. Caio André também não possui destaque algum em sua atuação quanto à transparência pública, valor essencial para atuação de um cargo representativo. No radar da transparência pública sua atuação é classificada como “inexistente”. E também acumula casos como funcionários fantasmas e mau uso em relação à destinação de emendas durante sua gestão na CMM. A comunidade artística do Amazonas, com 62 municípios, cada um com suas particularidades e necessidades, aguarda diálogo. Na capital amazonense foi entregue um requerimento na sede do Governo do Estado, protocolando o pedido de diálogo para que a representatividade prevista seja garantida, direito este previsto em constituição. O temor quanto ao cenário é sentido pelos trabalhadores desde meados do mês de março, há incerteza quanto ao período de carnaval, a ser realizado em março, o atual secretário, Cândido Jeremias, considerado como um gestor técnico, também é uma grande perda para a pasta caso seja confirmada sua saída da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. E agora? Caio André já foi confirmado e nomeado pelo governador Wilson Lima!

O Bloco da Fervo chega à sua sétima edição neste sábado (8), a partir das 16h, em Manaus. O bloco é um dos principais do Carnaval LGBTQIA+ da cidade, promete muita música, diversidade e animação. Os ingressos estão à venda on-line. A folia vai acontecer no Espaço Via Torres, na zona Norte, e espera reunir mais de quatro mil foliões. Com uma programação diversificada, o Bloco da Fervo traz nove atrações musicais. Rebecca Grana, Gabriel Sidrone, DJ Hayden, Rafa Militão,  Ordy, Gustavo Sill, Naomy Lopes, Guetta e Bateria Furiosa da G.R.E.S. Reino Unido da Liberdade. Caio Costa, um dos organizadores do evento, destaca o crescimento do Bloco da Fervo ao longo dos anos, que em sua primeira edição reuniu cerca de 500 pessoas e, no ano passado, alcançou mais de 4 mil participantes. Alegria garantida!

Ações específicas são executadas focadas no fomento ao empreendedorismo e à inclusão, com o objetivo de gerar emprego, renda e novas oportunidades nos municípios. Desenvolvido pelo Sebrae Amazonas, 26 prefeituras municipais assinaram ao termo de interesse para executar o Cidade Empreendedora no ciclo de 2025 e 2026. Municípios como Barcelos, Novo Airão, Alvarães, Tefé, Boa Vista do Ramos, Maués, Barreirinha, Silves, Parintins, Benjamin Constant, Rio Preto da Eva, Atalaia do Norte, Amaturá, Nova Olinda, Apuí, Eirunepé, Ipixuna, Humaitá, Nhamundá, Manicoré, Careiro da Várzea, Beruri, Fonte Boa, Carauari, Coari e Jutaí manifestaram interesse em executar o programa. Edital de chamamento público foi encerrado no dia 31/01. No total, 26 municípios pretendem implantar o programa. A assinatura do termo de interesse é uma das etapas fundamentais para a atuação do programa. A partir da adesão ao edital de chamamento público, a equipe técnica do Sebrae-AM realiza uma oficina de mapeamento de demandas a fim de elaborar um plano de trabalho participativo. Nessa etapa, o secretariado de cada município levanta as principais necessidades locais para definir as ações a serem implementadas. Muito bom!

BDay

Ricardo Braga, Isinha Medeiros, Romário Vieira, Selma Lopes. Dototéia Soares, Osmar Back Júnior, Lili Andrade, Ronan Pacheco, Dorotéia Soares, Ricardo Felicori, Karla Moreno e Jorge Simonetti figuram na lista dos celebrados aniversariantes desta quarta-feira, 05 de fevereiro serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna

Festejado aniversariante desta quarta-feira, meu considerado Ricardo Braga, no clique com sua Ana Lúcia, celebra a chegada de seus 80 anos rodeado pelo carinho da família. Parabéns, amigo
Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço Júnior ganhou jantar intimista de sua cara-metade Tininha Auzier por conta de mais uma virada de folhinha
Acompanhado do advogado e escritor Júlio Antonio Lopes, o jornalista Rômulo Sena entregou à presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, o diploma e a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, por seus relevantes serviços à comunidade amazonense
Quem também recebeu a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, foi a secretária de Estado da Saúde, Nayara Maksud e o administrador Sílvio Romano Benjamin. Merecido
No belo Rio, Yeda Sapha, Creuza Lopes e a irmã Maria Eunice (Maru) Lopes, encontro de três manauenses da melhor qualidade. Gosto delas
Avós babões, Belmirinho Vianez e sua amada cara-metade Soraya, nascida Michiles, estão em Orlando curtindo férias com os netos. Coisa boa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.