Colégio de Procuradores do MPAM aprova regras para eleição do novo procurador-geral

Em sessão extraordinária realizada na manhã de ontem (11), o Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) aprovou o regulamento para a eleição do novo procurador-geral de Justiça (PGJ). A votação elegerá o sucessor do promotor Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, atual PGJ, para o biênio 2024-2026.

As resoluções aprovadas estabelecem as diretrizes para a realização da eleição que definirá a lista tríplice de candidatos ao cargo de novo PGJ. O processo eleitoral está previsto para ocorrer no dia 2 de setembro de 2024, das 8h às 16h, e será realizado de forma virtual, por meio do Sistema Votus.

O voto será facultativo, direto e secreto, não sendo permitido o voto por portador, mandatário ou por correspondência. O processo de votação escolherá até três candidatos, pelo voto de todos os integrantes de carreira do MPAM em efetivo exercício da função.

O procurador de Justiça Elvys de Paula Freitas será o presidente da comissão e a procuradora de Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva como suplente. Essa comissão será responsável por assegurar a transparência e a lisura do pleito.

A discussão e a aprovação das resoluções garantem que todas as etapas sejam conduzidas com clareza e eficiência, em conformidade com os princípios institucionais do MPAM.

Ao lado da ministra da Cultura Margareth Menezes, a artista visual amazonense Duhigó, foi reconhecida como uma guardiã do saber em sua área de atuação, as artes visuais, por meio do Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes (Divulgação)

Durante Encontro oficial da Funarte que celebrou a retomada da Política Nacional das Artes, no Rio de Janeiro, a artista amazonense recebeu o diploma de Mestra alçando mais um degrau na sua carreira nacional e internacional. A artista visual amazonense Duhigó, do povo Yepá Mahsã (Tukano), foi reconhecida como uma guardiã do saber em sua área de atuação, as artes visuais, por meio do Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes. A entrega do diploma de Duhigó aconteceu no início deste mês de julho, durante o Encontro Funarte Rede das Artes – da Retomada à Política Nacional das Artes, realizado no Rio de Janeiro, que contou com a presença da ministra Margareth Menezes, a presidente da Funarte Maria Marighella e autoridades de universo cultural e artístico brasileiro. O reconhecimento do Ministério da Cultura e da Funarte confirmam a ascensão de Duhigó como a primeira artista visual feminina e indígena do Amazonas a alcançar projeção nacional e internacional no mundo da arte contemporânea.  Maravilha!

Conhecida como “A Voz do Amor”, a cantora e intérprete amazonense Goreth Almeida preparou um show especial para comemorar suas quatro décadas de carreira. Nesta sexta-feira (12), às 20h, a cantora convida o público para prestigiar seus 40 anos de carreira, no Teatro Amazonas. O espetáculo abrange a carreira de Goreth Almeida na música amazonense, incluindo repertório que fez parte de sua trajetória e convidados que participaram de sua história profissional. A cantora expressa sua expectativa ao se apresentar pela primeira vez no Teatro Amazonas. “A expectativa é indescritível, pois trata-se de um sonho. Já cantei em muitos palcos, mas o Teatro Amazonas sempre foi uma meta para mim, como profissional. Mesmo com a experiência de 40 anos de carreira, aquele ‘frio na barriga’ será inevitável”, afirma Goreth. A entrada é livre. Show imperdível!

O Uiara Amazon Resort, maior hotel flutuante do mundo, vai celebrar a vitória do Boi Caprichoso no 56º Festival Folclórico de Parintins, com uma grande festa no dia 20 de julho (Divulgação)

O Uiara Amazon Resort, maior hotel flutuante do mundo, está preparando uma grande festa para celebrar a vitória do Boi Caprichoso no 56º Festival Folclórico de Parintins. No dia 20 de julho, o resort receberá torcedores e admiradores para comemorar o tricampeonato em grande estilo. A festa contará com a presença dos itens oficiais do Boi Caprichoso, incluindo o levantador oficial Patrick Araújo e o tripa, Alexandre Azevedo. Além disso, dançarinas e bandas locais animarão o evento, prometendo uma noite repleta de música, dança e muita alegria. Wander Areosa, CEO do Uiara Amazon Resort e caprichoso assumido, destacou a importância da celebração. “O Uiara e o festival folclórico de Parintins têm tudo a ver. Os Bois retratam essa vivência e resgatam a essência das vivências indígenas, mostrando que os povos originários precisam ser evidenciados. Por isso resolvemos realizar pela primeira vez a festa da vitória no nosso resort,” afirmou Wander. A experiência completa da festa inclui não apenas as apresentações dos itens oficiais, mas também hospedagem para duas pessoas, todas as refeições inclusas, tour pelo lago Salvador, tour na selva, prática de canoagem cabocla, arco e flecha, pescaria recreativa, escalada, área kids e jogos para crianças e adultos. Que tal?

Parabenizo o senador Eduardo Braga pela indicação para a relatoria do Projeto de Lei Complementar 68/2024, que regulamentará o texto da reforma tributária. Estamos confiantes no empenho do senador, ao lado do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Davi Alcolumbre, na condução do PLP para a construção de um texto consensual, que represente os anseios do setor produtivo e de toda a sociedade brasileira, como passo importante para o país avançar na competitividade e atrair investimentos de longo prazo, na indústria, que precisa de um ambiente com regras claras e com menor peso de encargos sobre a atividade, para ampliar a atividade, ao abrir mais oportunidades de renda e emprego e geração de riquezas para o Brasil. (Antonio Silva – Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas-Fieam)

As medições das águas demostram que a estiagem em 2024 pode ser mais grave do que a vivida no ano passado, quando foi registrada a maior seca da história do estado (Reprodução Internet)
Comemorando 148 anos de criação, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas realizou, ontem, a solenidade de formatura geral com as tropas da capital (Roberto Carlos-Secom)

Em comemoração aos 148 anos de criação no estado, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, ontem (11), a solenidade de formatura geral com as tropas da capital. Na oportunidade foi entregue o Espadim – a espada símbolo dos alunos oficiais –, que representa um importante passo na carreira militar. Os alunos foram convocados, em 2023, por meio de concurso público e estão no curso de formação. O comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Freitas, pontuou que o Corpo de Bombeiros tem construído um legado de grandes conquistas ao longo dos anos; e que o empenho de cada bombeiro e bombeira é peça-chave na missão de servir e proteger a população amazonense. O Corpo de Bombeiros no Amazonas foi criado no dia 11 de julho de 1876, com a promulgação da Portaria nº 268-1, que ordenava o serviço de extinção de incêndios. A princípio, a corporação era subordinada à Polícia Militar do Amazonas e, posteriormente, conquistou a independência e passou a abranger muitas outras modalidades de atuação, além do combate aos incêndios. Parabéns aos nossos valorosos soldados do fogo!

Nesta sexta-feira (12), às 18h30, a Casa das Artes, localizada na rua José Clemente, 564, Largo de São Sebastião – Centro, inaugura cinco novas exposições que contemplam diversos aspectos da arte contemporânea. Há desde celebração da religiosidade afro-brasileira até uma homenagem à feminilidade. Tem também exposição coletiva de jovens artistas refletindo sobre o individual e o coletivo, além de espaço dedicado a colagens. Uma diversidade de expressões que vale a pena conferir. Bora lá?

O deputado Silas Câmara (Republicanos-AM) foi o único parlamentar da bancada do Amazonas a votar a favor do projeto de regulamentação da Reforma Tributária, que deixou de fora pontos importantes propostos pelos demais deputados do estado para a proteção do modelo Zona Franca. A votação ocorreu na quarta-feira (10), em Brasília. O texto, que teve relatoria do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), foi aprovado com 336 votos a favor e 142 contrários, e agora segue para o Senado. Entre a bancada amazonense, sete votos foram contrários ao projeto, contra apenas o de Silas Câmara. Nas redes sociais, o parlamentar se justificou. “Estou aqui há 28 anos, sempre em defesa da Zona Franca, da nossa economia e do povo do Amazonas. Apenas começou o processo legislativo da reforma, foi votado na Câmara, vai ser votado no Senado e volta para a Câmara”, explicou o deputado. Esse parlamentar é grande traíra do nosso povo!

BDay

Osíris Silva, Trícia Cabral, Evilazio Nascimento, Diana Braga Gonçalves, Epitácio de Alencar e Silva Neto, Larissa Affonso Guerra, Bruno Lobato, Michelle Cardoso Aleixo, Claudio Rocha, Luzanira Muniz, Elvis Braga Ferreira, Cássio Roberto do Espírito Santo e João Rocha figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira 12 de julho. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Incensado economista e escritor amazonense Osiris Silva figura entre os festejados aniversariantes desta sexta-feira. A celebração será em casa, ao lado sua amada Arabi. Parabéns
A descolada Erika Kurschat de Souza recebeu ontem à noite na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré o sacramento da crisma tendo como madrinha sua amada sogra Nelly Falcão de Souza. Coisa boa
Jandr Reis e Abílio Nery foram prestigiar ontem o lançamento do livro do artista plástico Buy Chaves no Casarão de Ideias. O trio é da melhor qualidade
Rainha da sofrência amazonense, a cantora Goreth_Almeida_ celebra 40 anos de carreira com show requintado à noite desta sexta-feira no Teatro Amazonas. Imperdível
Zeca Nascimento, meu amigo-irmão de uma vida. Tenho por ele o maior respeito e consideração. Nossa amizade beira os 50 anos desde os bons tempos da Vila Municipal. É muita história
No belo Rio, o incensado cirurgião plástico Rômulo Mêne em animado jantar com os irmãos Estevão e Evandro Monteiro de Paula. Os três mosquiteiros também fazem parte da minha juventude dourada. Amo-os demais