Começou o Festival Folclórico de Parintins, a maior ópera a céu aberto do mundo

Começou ontem (28), o 57º Festival de Parintins. Ao longo de três noites de espetáculo, os bois Caprichoso e Garantido buscarão a vitória no Bumbódromo, na Ilha Tupinambarana, a Ilha da Magia (Parintins), interior do Amazonas. Para defender o bicampeonato e buscar o tão sonhado tri seguido

Irrepreensível, técnico e com gigantescas alegorias,  o Caprichos adentou na arena do Bumbódromo o subtema “Raízes: O Entrelaçar de Gentes e Lutas” do tema “Cultura, o Triunfo do Povo”. O espetáculo destacou as tradições e a história do boi-bumbá azul, emocionando o público.

Já o Garantido, que é representado pela cunhã-poramga Isabelle Nogueeira, do BBB 24,, tenta voltar a ser campeão, algo que não acontece desde 2019. Para isso, o boi vermelho e branco mostrou a primeira parte da trilogia defendida sobre o tema  “Segredos do Coração” na arena de Parintins.

Como sempre, o boi da Baixa do São José adentrou apoiado por sua aguerrida galera e sob o ritmo cadenciado e peculiar de sua cadenciada batucada. Destaque para as tribos indígenas, muito bem coreografadas. Hoje, tem a segunda noite do espetáculo que mexe com o coração de gente daqui, de lá e dacolá. Aguardem!

A transmissão do evento será veiculada ao vivo para quem estará no Amazonas e em outros 13 estados brasileiros pela TV A Crítica (canal 4 em Manaus, canal 17.1 em São Paulo) e pelo YouTube de A Crítica, disponível para todo o país.

Na primeira noite do 57º Festival de Parintins, governador Wilson Lima apresenta proposta do novo Bumbódromo de Parintins que deve ficar pronto em 2026 (Alex Pazuello-Secom)

Iniciando um novo ciclo no Festival de Parintins, o governador do Amazonas, Wilson Lima apresentou, ontem (28), na primeira noite de apresentações do 57º Festival de Parintins, a proposta de ampliação do Bumbódromo. O governador destacou que já há a concepção de um projeto inicial, mas que o projeto final será feito com a colaboração dos bois Caprichoso e Garantido, e terá a palavra final da população de Parintins. “Esse é o palco da Amazônia, porque aqui nessa arena não está somente a nossa arte, mas está um apelo do povo que mora nesta região. É o apelo do caboclo, do índio, do quilombola, do ribeirinho, é um grito pela preservação da Amazônia, mas, acima de tudo, um grito pela preservação do homem, do cidadão que está aqui, que mora e que preserva a Amazônia melhor do que ninguém”, disse o governador. Após a definição do projeto final, a previsão de duração da obra é de dois anos, sem acarretar prejuízos a realização do festival enquanto estiver sendo executada. Vamos aguardar!

Mais de 1.500 brincantes apaixonados animaram a primeira noite de transmissão do 57º Festival de Parintins, que aconteceu nesta sexta-feira (28/06), no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus. A disputa entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido agitou um dos principais pontos turísticos da capital. Pelo terceiro ano consecutivo, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, montou uma estrutura para a transmissão ao vivo das três noites de apresentações. A programação alternativa é gratuita para os torcedores no período do Festival na Ilha Tupinambarana e conta com um telão de 6 metros por 3 metros, duas caixas de som amplificadas, com cerca de 4.000 Watts de potência, aproximadamente 200 cadeiras, reforço na segurança e uma área destinada para o público brincar e dançar em frente ao telão. Muito bom!

Titular da Embratur, Marcelo Freixo e o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro anunciam a retomada do voo Manaus-Lisboa pela TAP (Lucas Silva-Amazonastur)

Para fortalecer o turismo amazonense, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), anunciaram a retomada do voo Manaus-Lisboa, operado pela companhia aérea TAP Air Portugal. O voo sairá de Manaus três vezes por semana, a partir de novembro deste ano. O anúncio foi feito ontem (28), pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo e o pelo presidente da Amazonastur Ian Ribeiro, no Turistódromo, em Parintins. “Conseguimos, depois de muitos meses de negociação e a Amazonastur foi muito importante para isso. Vamos conectar Manaus ao mercado europeu. Isso tem uma enorme relevância e perspectiva para o turismo na região”, afirma Freixo. Ribeiro destacou a importância do Amazonas como destino internacional, principalmente com a nova conexão para a Europa. “Temos a total convicção de que o número de turistas europeu irá aumentar aqui no nosso estado”, ressalta Ribeiro. Vale salientar que durante o comando de Oreni Braga na Amazonastur, a TAP começou a operar a rota Manaus-Lisboa entre 2014 e 2017, quando voo passou a sair de Belém (PA), rumo a Lisboa. Só para registrar!

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), de forma integrada com as Polícias Militar (PMAM), Civil (PC-AM) e Corpo de Bombeiros (CBMAM), não registrou intercorrências durante a 1ª noite de apresentação do Festival de Parintins, nas dependências do Bumbódromo. O monitoramento foi realizado a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC-L). A Polícia Militar do Amazonas realizou intervenções, mas não registrou intercorrências graves. As equipes do Corpo de Bombeiros realizaram 21 atendimentos, a maioria com apoio pré-hospitalar. A SSP-AM registrou a prisão de duas pessoas em cumprimento a mandados de prisão. Todas as ações foram coordenadas a partir da ativação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC-L). Muito bom!

A biografia autorizada sobre a vida e a obra da festejada atriz amazonense Ednelza Sahdo (in memoriam) será contada no livro “Ednelza Sahdo – A dama do Teatro, do Carnaval e da Cultura Amazonense”, que será lançada no dia 5 de julho, no Teatro da Instalação (Divulgação)

A biografia autorizada sobre a vida e a obra intitulado “Ednelza Sahdo – A dama do Teatro, do Carnaval e da Cultura Amazonense” será lançada no dia 5 de julho, no Teatro da Instalação. A Prefeitura de Manaus, via Conselho Municipal de Cultura (Concultura), e o Ministério da Cultura (MinC), gestor do Fundo Municipal de Cultura (FMC) possibilitaram a publicação do livro, um projeto inédito foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), do Governo Federal, por meio do Edital de Chamamento Público nº 005/2023 – Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural Demais Linguagens, gerido pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura). Em visita à sede do Concultura, o autor, Adailson Veiga, entregou exemplares da obra ao presidente do Concultura/FMC, Neilo Batista e ao vice-presidente, Carlos Guedelha. Segundo o autor Adailson Veiga, a importância do registro impresso sobre nossa cultura contribui de maneira direta para a preservação da memória, da nossa história cultural com nossos personagens importantes, como Ednelza Sahdo entre outros baluartes da cultura amazonense. A primeira tiragem totaliza 200 exemplares que serão distribuídos ao público durante o lançamento, e distribuídos nas principais bibliotecas públicas de Manaus. Para quem ainda não sabe, Ednelza Sahdo foi uma atriz, cantora e diretora que se eternizou como a “Dama do Teatro Amazonense”, sendo referência para diferentes gerações de artistas, seja no teatro, no carnaval, se tornando símbolo da cultura amazonense. Fica o registro!

Quem não foi ao Festival Folclórico de Parintins pode acompanhar a apresentação dos bois Caprichoso e Garantido no Park Mall Ephigênio, maior shopping a céu aberto de Manaus. A exibição ocorre neste sábado (29), a partir das 19h. Serão dois telões, montados no deck da praça de alimentação do Park. O espaço contará com uma ambientação para os visitantes se sentirem na arena, para torcer para seu boi favorito, com segurança. Localizado na avenida Efigênio Salles, nº 3047, bairro Aleixo, o Park Mall Efigênio Salles tem um espaço diversificado que abrange compras, lazer e entretenimento. O shopping oferece uma ampla variedade de lojas, praça de alimentação, supermercado, sistema de climatização e amplo estacionamento, tudo em um ambiente moderno e seguro. Que tal?

O kit para a temporada 2024/25 do clube de futebol holandês PSV Eindhoven , presta um vibrante tributo ao Brasil. Maravilha

O clube de futebol holandês PSV Eindhoven revelou seu terceiro kit para a temporada 2024/25, que presta um vibrante tributo ao Brasil. A nova camisa é uma fusão elegante de design e respeito pelo futebol brasileiro, apresentando as cores da bandeira do Brasil – azul, verde e amarelo – destacadas de forma criativa. A parte principal do uniforme é predominantemente branca, mas os detalhes nas cores da bandeira brasileira não apenas adicionam um toque estético significativo, mas também simbolizam o profundo vínculo entre o clube e os jogadores brasileiros que se destacaram na Europa vestindo as cores do PSV. Bela homenagem ao nosso Brasil!

Ontem, 28 de junho, data em que se celebra o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, os bois-bumbás Boiola e Rasgadinho entraram no Bumbódromo pela primeira vez, com seus itens, em um ato histórico pelo respeito à diversidade. Exaltados pelas torcidas dos bumbás Caprichoso e Garantido, eles estavam acompanhados pela bandeira que representa a população LGBTQIAPN+, negros e refugiados. A ação foi idealizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), além da Aliança Nacional LGBTI+, Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (ABRAFH) e Rede Gay Latino. É a diversidade mostrando sua força!

Em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, comemorado na quarta-feira (26), o Centro de Ensino Literatus realizou ações educativas para os adolescentes que fazem parte do programa de aprendizagem. A iniciativa aconteceu em parceria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).  A escolha desse público se dá em função do crescente consumo de drogas entre os jovens. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que cerca de 63,3% dos estudantes de escolas públicas e particulares entre 13 e 17 anos já experimentaram bebida alcoólica, sendo mais de um terço deles antes dos 14 anos. Além disso, cerca de 13% dos escolares já haviam experimentado algum tipo de droga ilícita. Por isso, ações educativas nas escolas são essenciais para ajudar a diminuir esses números. Muito bom!

BDay

Socorro Iannuzzi (em Parintins-AM), Marivaldo Júnior, Harissa Picolotto, Mário Lúcio Covas, Grace Assem Balbi, Pedro Nogueira e Sônia Pazuello Sabbá e Tanamara Corrêa Cabral figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado, 28 de junho. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

No camarote governamental, Wilson Lima e a primeira-dama Tatiana Lima, rebem a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Lins antes do início do 57؜º Festival Folclórico de Parintins
Conferindo a primeira noite do Festival de Parintins, o conselheiro Mario de Mello e sua Elza Vitória, emolduram Yara Lins (presidente TCE-AM) e o vice-presidente Luís Fabian Barbosa e sua Claudia
No camarote do Bradesco, comandante Sérgio Lacerda e sua Socorro Iannuzzi, uma das festejadas aniversariantes deste sábado, com o filho Serginho e sua noiva. Todos vermelhos até a raiz do cabelo
Comentarista Socorrinha Carvalho em momento de pleno carinho com o Boi Caprichoso. Estranho sentimento que só azulados têm pelo boi da estrela azul na testa
Débora Benchimol encarna com muita categoria uma sinhazinha da fazendo do Caprichoso, uma de suas grandes paixões
A cunhã-poranga do Boi Garantido foi a atração mais esperada na primeira noite do Festival de Parintins, com sua grande performance pelo boi branco do coração na testa. Arrasou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.