Procurador-geral de Justiça reúne imprensa amazonense para almoço especial na sede do Ministério Público

Com papel de extrema importância à sociedade, os jornalistas amazonenses foram os grandes homenageados ontem (17), com almoço no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo,  do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). Mais de 100 nomes de destaque do jornalismo baré marcaram presença no encontro, que teve como anfitrião o procurador-geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior.

Na ocasião, o Procurador-Geral de Justiça destacou a importância da transparência na relação com a imprensa, enfatizando que essa parceria é essencial para informar a população sobre as ações do Ministério Público ao longo dos anos. Segundo ele, essa proximidade permite não apenas divulgar informações, mas também promover a conscientização acerca dos direitos e deveres dos cidadãos do Amazonas.

“Agradecemos sinceramente a dedicação de vocês ao nosso Estado e à nossa instituição. A transparência e a ética na comunicação são valores pelos quais prezamos e que fortalecem o nosso trabalho em prol da Justiça e da transformação social”, afirmou.

Para o chefe de Comunicação do MPAM, o jornalista Elvis Chaves, que organizou o almoço com apoio da Assessoria de Cerimonial, a aproximação entre órgãos públicos e imprensa é saudável e possibilita a ampliação da cobertura jornalística do órgão anfitrião. “Parabenizo o procurador-geral Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior por abrir as portas do MP e receber os colegas jornalistas de forma tão receptiva e calorosa. Quem ganha com essa acolhida é a sociedade”, comentou.

Ao falar com os jornalistas, o procurador-geral reafirmou o compromisso do Ministério Público em manter uma relação próxima e colaborativa com a imprensa local, destacando que a parceria é fundamental para promover mudanças positivas no Estado do Amazonas. Fica o registro!

O programa Aluno Ouvidor da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) finalizou mais uma ação em uma escola da capital amazonense (Filipi Jazz)

Após três dias de capacitação, o programa Aluno Ouvidor da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) finalizou na sexta-feira (14), mais uma ação em uma escola da capital amazonense. Desta vez, o programa foi realizado no grêmio estudantil da Escola Estadual Senador Petrônio Portella, localizada no bairro Dom Pedro. A formação, que promove o controle social e a participação cidadã, foi destinada a incentivar o protagonismo juvenil dos estudantes do ensino médio da rede pública estadual. Além disso, apresentou atividades que podem ser desenvolvidas por esses estudantes na atuação como alunos ouvidores. Ao final da capacitação, a Ouvidoria entregou certificados aos estudantes participantes e promoveu uma palestra para a comunidade escolar. A palestra abordou a dinâmica de trabalho de uma ouvidoria e a importância dos alunos ouvidores no ambiente educacional. Com o apoio da presidente da Corte de Contas, conselheira Yara Amazônia Lins, o projeto é executado pelo conselheiro-ouvidor Mario de Mello. Somente neste ano, o programa já alcançou escolas da rede estadual de ensino na capital e em municípios do interior do estado, como Manaquiri e Presidente Figueiredo. A edição 2024 do programa Aluno Ouvidor deve ser realizada até novembro deste ano e a segunda etapa durante o primeiro semestre de 2025.

Até o fim deste mês, o Manauara Shopping vai distribuir, 2.863 livros para 13 instituições em 11 bairros de Manaus. A iniciativa faz parte da quarta edição do projeto “Leitura Para Todos”, proposto pela ALLOS, a maior plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina, da qual o Manauara é integrante. O projeto busca impactar positivamente a vida de crianças em situação de vulnerabilidade, promovendo o hábito da leitura e a conscientização ambiental. Além de receberem os livros, as instituições também receberão uma rodada de contação de histórias, para envolver ainda mais as crianças e estimular a imaginação e o amor pela leitura. O livro escolhido para este ano é “Suvaco – O oceano e uma viagem no tempo”, escrito por Jana del Favero e Mariana Trindade, com ilustrações de Gilberto Cunha Jr e Mariane Soares. A obra aborda a necessidade do cuidado com o oceano e o meio ambiente, trazendo a possibilidade de dois desfechos distintos, dependendo de como os humanos cuidarão do oceano nos próximos anos. Muito bom!

No Centro Educacional Pinocchio é utilizado o programa bilíngue da International School. Nele, as aulas e atividades propostas são realizadas na língua inglesa (Divulgação)

A fase inicial da vida escolar é um momento muito importante para o desenvolvimento das crianças e ser exposto a um outro idioma pode proporcionar diversos benefícios que farão toda a diferença no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais dos pequenos. Por isso, as instituições têm apostado na educação bilíngue para potencializar o aprendizado dos seus alunos. “Em contato com diferentes culturas, brincadeiras e músicas, as crianças aprendem sobre o respeito, empatia e exploram o mundo a partir de novas perspectivas”, aponta a professora de educação bilíngue do Pinocchio Centro Educação, Ariel Maia. Além disso, a educação bilíngue traz também algumas vantagens cognitivas comprovadas, como memória, atenção e resolução de problemas, tendo em vista que a criança é exposta a um novo idioma e tem que aprender a lidar com as dificuldades sem usar a sua língua materna, fazendo o cérebro trabalhar muito mais. No Pinocchio é utilizado o programa bilíngue da International School. Nele, as aulas e atividades propostas são realizadas na língua inglesa. “E o aprendizado não se limita ao vocabulário, porque também são trabalhadas habilidades científicas, matemáticas e sociais”, informa a professora Ariel. A rotina das crianças inclui jogos, brincadeiras, musicalidade e diversas outras atividades que prendam a atenção e gerem interesse em aprender mais o idioma. Maravilha!

O Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), localizado na Rua Barroso, 279, Centro, entrou ontem (17) em recesso, em decorrência da finalização da obra de readequação e de expansão. As atividades, bem como os novos ambientes, irão retornar no dia 4 de julho. Na expansão, o público poderá encontrar uma nova sala de cinema, a Livraria da Barroso, um espaço para oficinas, que ficará na área externa da construção, além de um ambiente colaborativo, destinado a artistas que desejam fazer exposições, apresentar coleções de roupas, entre outros. “Vem aí um novo momento para a cultura da cidade”, finaliza João Fernandes, diretor-presidente do Casarão de Ideias. O projeto de expansão e reforma foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, e tem o apoio da Prefeitura de Manaus, ConCultura, Governo do Amazonas, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Conec, Ministério da Cultura e Governo Federal. Muito bom!

O reitor da Ufam, Sylvio Puga e o vice-governador Tadeu de Souza lideram a equipe composta por especialistas que discutiram, junto aos reitores e cientistas da universidade, a renovação de cooperações técnicas e o alinhamento de novos acordos (Ricardo Machado)

O Governo do Amazonas e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) irão intensificar parcerias institucionais voltadas a soluções científicas que ajudem a reduzir os efeitos da crise climática sobre a população. As tratativas nesse sentido avançaram, ontem (17), durante reunião no campus da instituição, no bairro Coroado, zona leste de Manaus. O vice-governador Tadeu de Souza liderou a equipe de governo composta por especialistas que discutiram, junto aos reitores e cientistas da universidade, a renovação de cooperações técnicas e o alinhamento de novos acordos. De acordo com estudos hidroclimatológicos, a previsão para o segundo semestre deste ano é de uma estiagem tão ou mais severa que a de 2023. “Estamos prestes a, novamente, enfrentar um período extremo vinculado aos acontecimentos climáticos e a gente precisa se preparar, com o esforço humanitário e, acima de tudo, o planejamento de políticas públicas futuras. E quem vai subsidiar a reorientação dessas políticas são os formadores de conhecimento, quem produz conhecimento”, ressaltou o vice-governador. Durante o encontro, os membros da Ufam apresentaram iniciativas que poderão servir de base para o enfrentamento do período de seca, incluindo um projeto de adaptação climática com enfoque em comunidades tradicionais e o treinamento de brigadistas para o combate a incêndios florestais. Segundo o reitor da Ufam, Sylvio Puga, a cooperação com o estado pode consolidar iniciativas inovadoras. É por aí!

 São João, Santo Antônio e São Pedro. O mês de junho é repleto de comemorações. E se tem algo que as pessoas amam nessa época do ano são as comidas tradicionais dos arraiais. Para quem gosta de praticidade, o chef Lucas Pyetro, do Pátio Gourmet, desenvolveu um cardápio especial com delícias típicas, como bolo podre, mugunzá e maçã do amor. Os pratos estão disponíveis nas três unidades do Pátio Gourmet, localizadas nas avenidas Djalma Batista, na Chapada; Via Láctea, no Conjunto Morada do Sol; e na rua Terezina, em Adrianópolis. Para quem está pensando em organizar o seu próprio arraial, o chef Lucas Pyetro explica que tem a opção de encomendas de pratos. O número de contato é (92) 0800-018-0016.

A Praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Parintins, ponto central de encontro dos visitantes vai se transformar em um centro cultural com a instalação da Estação da Cultura Tupinambarana no período da grande festa de Caprichoso e Garantido

Pelo segundo ano consecutivo, a Praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Parintins, ponto central de encontro dos visitantes que vão à Ilha Tupinambarana no período da grande festa de Caprichoso e Garantido, vai se transformar em um centro cultural com a instalação no local da Estação da Cultura, uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Arte, música, economia criativa e diversas outras manifestações culturais estarão gratuitamente à disposição dos parintinenses e visitantes, que já transformaram em tradição lotar a Praça da Catedral e adjacências durante o dia no período do festival. O espaço dedicado às artes, música e economia criativa estará em pleno funcionamento do dia 26 a 30 de junho, das 10h às 18h, sendo uma atração alternativa, aberta ao público, durante a temporada bovina. O projeto, que está em sua terceira edição e, em 2022, ocupou o estádio Tupy Cantanhede, traz ainda os shows das bandas amazonenses Samboi, Kontra Tempo, Ajuri Amazon Music e Canto da Mata, entre outras atrações musicais. A Estação da Cultura tem como objetivo criar novos espaços de arte e economia criativa durante o período do festival. Muito bom!

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Doutor Thomas (FDT), realiza uma programação especial em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho. A ação educativa e de sensibilização acontece nesta terça e quarta-feira, 18 e 19/6, das 11 às 20h, nas dependências do Sumaúma Park Shopping, no bairro Cidade Nova. Equipes de colaboradores estarão no local distribuindo o material informativo sobre os diferentes tipos de violência contra a pessoa idosa e orientações sobre como agir diante dessas situações, além de tirar dúvidas sobre os programas ofertados pela Fundação Dr. Thomas. A programação inclui, também, uma integração lúdica e educativa com Aline Cassiano, a “Palhaça Coração”, e a narrativa didática do gibi, a partir dos personagens oficiais da instituição, o “Dr. Thomas e Dona Linda”, para conscientizar crianças e adolescentes sobre a violência contra os idosos. Muito bom! 

Após seleção de comarcas realizada na última semana, os novos promotores de Justiça Ney Costa Alcântara de Oliveira Filho (Guajará), Ana Carolina Arruda Vasconcelos (Nhamundá) e Jéssica Vitoriano Gomes (Novo Aripuanã) tomaram posse, no fim da tarde de ontem (17), no plenário Antônio Trindade. A solenidade foi presidida pelo procurador-geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, com presença dos demais membros do Colégio de Procuradores de Justiça. Na cerimônia de posse dos novos promotores do Ministério Público do Amazonas (MPAM), o PGJ Alberto Nascimento enfatizou a importância da nobre missão de transformar vidas por meio da Justiça. Em seu discurso, destacou que cada ato de promoção da Justiça é um passo crucial para um futuro mais justo e igualitário para todos. Os empossados agora aguardam o curso de ingresso, que será ministrado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e o estágio de adaptação, fases obrigatórias da formação de novos promotores de Justiça. A previsão é de que sigam para o interior até o mês de agosto. O trio se junta aos 22 promotores recém-empossados, totalizando 25.

BDay

Trícia Tadros, Sérgio Henrique Martins, Odelir Mendonça, Marcos Antonio Almeida, Beth Bittencourt, Ambrósio Calvantate e Cleia Viana figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira, 18 de junho. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Amazonense, empresário, bacharel em Direito, flamenguista e criador de cães da Raça Dogue Alemão, Sérgio Henrique Martins é um dos celebrado amigos desta terça-feira. A comemoração será em família. Parabéns, amigo querido
Outra aniversariante desta terça-feira e a descolada comunicadora Trícia Tadros, a nova colunista social do Diário do Amazonas. Happy Birthday
Com festa temática inspirada na Capadócia (Turquia), o promoter Fernando Salignac festejou domingo no Novotel Manaus, mais uma virada de folhinha. Foi tudo de bom
Advogada com escritório em Miami, a amazonense Gina São Thiago, agora é Mestre em Direitos Humanos Intercultural, concluído na St. Thomas University – Miami. Sucesso amiga
Minha-irmã querida Roselene Medeiros, já está devidamente instalada na casa da família em Parintins para torcer nas três noites pelo Caprichoso, o boi do seu coração. Danada
O Procurador Geral de Justiça Alberto Rodrigues do Nascimento Junior e os novos promotores empossadas, Ney Costa Alcântara de Oliveira Filho, Ana Carolina Arruda Vasconcelos, e Jessica Vitoriano Gomes